O II REINADO – 1840 a 1889. A ANTECIPAÇÃO DA MAIORIDADE - 1840 O GOLPE DA MAIORIDADE(1840) –...

Post on 17-Apr-2015

127 views 5 download

Transcript of O II REINADO – 1840 a 1889. A ANTECIPAÇÃO DA MAIORIDADE - 1840 O GOLPE DA MAIORIDADE(1840) –...

O II REINADO – 1840 a 1889O II REINADO – 1840 a 1889

A ANTECIPAÇÃO DA A ANTECIPAÇÃO DA MAIORIDADE - 1840MAIORIDADE - 1840

O GOLPE DA O GOLPE DA MAIORIDADE(1840) – MAIORIDADE(1840) – MOVIMENTO MOVIMENTO POLÍTICO POLÍTICO ARTICULADO PELOS ARTICULADO PELOS LIBERAISLIBERAIS

Pedro de Alcântara Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Salvador Bibiano Francisco Xavier de Francisco Xavier de Paula Leocádio Paula Leocádio Miguel Gabriel Miguel Gabriel Rafael Gonzaga;Rafael Gonzaga; - D.PEDRO IID.PEDRO II

A ANTECIPAÇÃO DA A ANTECIPAÇÃO DA MAIORIDADEMAIORIDADE

   A sagração e coroação de D. Pedro II foi marcada para 18 de julho de 1841. A cidade do Rio de Janeiro foi cuidadosamente embelezada para a cerimônia. As festas duraram muitos dias, encerrando-se no dia 24 de julho com um grande baile de gala no Paço da cidade.

campanha pela antecipação ganhou a Câmara, o Senado, e as praças. Manifestações populares em versos e em quadrinhas podiam ser ouvidas nos salões e nas ruas. Algumas a favor, como:

Queremos Pedro II,Ainda que não tenha idade.A nação dispensa a lei. Viva a Maioridade!

Outras, nem tanto:

Por subir Pedrinho ao trono,Não fique o povo contente;Não pode ser coisa boaServindo com a mesma gente.

ORGANOGRAMA POLÍTICO ORGANOGRAMA POLÍTICO DURANTE O II RENADODURANTE O II RENADO

OS PARTIDOS POSSUEM OS MESMOS INTERESSES, POR ISSO ERAM “FARINHAS DO MESMO SACO”

PERÍODOPERÍODOREGENCIALREGENCIAL

RestauradoresRestauradoresLIBERAIS

EXALTADOSLIBERAIS

MODERADOS

II REINADOII REINADO

PARTIDOPARTIDOLIBERALLIBERAL

PARTIDO PARTIDO CONSERVADORCONSERVADOR

PARLAMENTARISMO ÀS AVESSASPARLAMENTARISMO ÀS AVESSAS

Parlamentarismo Parlamentarismo InglêsInglês

Parlamentarismo Parlamentarismo às Avessasàs Avessas

AS ÚLTIMAS REBELIÕES AS ÚLTIMAS REBELIÕES DURANTE O II REINADODURANTE O II REINADO

AS REVOLTAS LIBERAIS AS REVOLTAS LIBERAIS EM MINAS GERAIS E EM MINAS GERAIS E SÃO PAULO – 1842 – SÃO PAULO – 1842 – TODAS PACIFICADAS TODAS PACIFICADAS PELO NOSSO GRANDE PELO NOSSO GRANDE CHEFE MILITAR – CHEFE MILITAR – DUQUE DE CAXIAS.DUQUE DE CAXIAS.

A REVOLUÇÃO PRAEIRA - 1848

CAUSASCAUSAS

1. - Pedro II destituiu o Presidente da Província, Antônio Chichorro da Gama (1845-1848) que representava os liberais....Chichorro havia combatido o poder da aristocracia latifundiária e mercantil, ligados ao Partido Conservador... e é justamente um conservador que Pedro II coloca no lugar de Chichorro.

2. - Insatisfação com a política imperial bastante centralizadora, conservadora, autoritária....ficava insuportável para a elite oposicionista local não existir maiores liberdades democráticas.

3. - Declínio da economia açucareira: Pernambuco atravessava dias difíceis com o preço do açúcar em baixa.

4. - Desemprego: muitos pernambucanos queriam trabalhar no comércio do Recife, mas não podiam pois os comerciantes, em sua maioria portugueses, só empregavam seus parentes vindos de Lisboa.

MAPA DE PERNAMBUCOMAPA DE PERNAMBUCO

CONCLUSÃOCONCLUSÃO

Com o fim da Praieira, no início de Com o fim da Praieira, no início de 1850, iniciou-se a segunda fase do , iniciou-se a segunda fase do Segundo Reinado, um período de , um período de tranquilidade política, fruto do tranquilidade política, fruto do Parlamentarismo e da Política de e da Política de Conciliação implantados por D. Conciliação implantados por D. Pedro II, e da prosperidade trazida Pedro II, e da prosperidade trazida pelo pelo café..