O Olho Oumano

Post on 18-Dec-2014

75 views 3 download

description

Por: Lucas Frois e Samara Luz Data : Novembro/ 2013

Transcript of O Olho Oumano

O Olho Humano

Colégio VipLucas Frois N°4Samara Luz N°5Prof° Diego Mata

IntroduçãoO olho é um órgão do nosso corpo extremamente complexo. Com ele podemos focalizar um objeto, controlar a quantidade de luz que entra e produzir uma imagem nítida de um objeto. Sob esse aspecto o olho humano pode ser comparado a uma câmara fotográfica, pois ambos possuem abertura para a passagem de luz, uma lente (cristalino) e um anteparo(retina), onde a imagem é recebida e registrada.

Resumo da formação da imagem no olho humano:

Para iniciar a visão é necessário uma fonte de luz, a luz emite partículas chamadas fótons, que batem e são devolvidas pelos objetos sólidos em todas as direções, e ao atingir o olho, essa reflexão do objeto atravessa a córnea e chega à íris, que regula a quantidade de luz recebida por meio de uma abertura chamada pupila. Passada a pupila, a imagem chega ao cristalino e é focada sobre a retina. A lente do olho produz uma imagem invertida e o cérebro a converte para a posição correta. Na retina, mais de cem milhões de células fotorreceptoras transformam as ondas luminosas em impulsos eletroquímicos, que são decodificados pelo cérebro. Formando então a imagem real.

Quais são as estruturas do olho ?

Defeitos Visuais

Em um olho normal, a imagem dos objetos projeta-se sempre sobre a retina. Quando isso não ocorre, essa imagem deixa de ser nítida. Para corrigir esse efeito indesejável, utilizam-se lentes corretoras, de acordo com os distúrbios visuais apresentados pelo olho. Os principais distúrbios visuais são: Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo

Miopia - O míope vê mal ao longe mas bem ao perto.

Hipermetropia - A hipermetropia ou “visão de longe” é exatamente o oposto da miopia, ou seja a pessoa enxergar bem de longe mais de perto não enxergar.

Defeitos Visuais

Astigmatismo – a visão fica sem foco e sem nitidez

Presbiopia - Também conhecida como "vista cansada", a presbiopia é uma perda na capacidade de acomodação do olho, que resulta na piora da visão de perto.

Defeitos Visuais

Estrabismo - O estrabismo é a perda do paralelismo dos olhos. (Famoso vesgo)

Catarata - A catarata é a perda da transparência do cristalino, impedindo total ou parcialmente os raios de luz de chegarem à retina, prejudicando a visão.

Defeitos Visuais

Defeitos VisuaisGlaucoma O Glaucoma é uma doença causada por um aumento da pressão intraocular, como um resultado do bloqueio do fluxo do fluido produzido pelo corpo ciliar. Os sintomas são, em geral, o aparecimento súbito de miopia ou hipermetropia associados a dores nos olhos, cabeças e, algumas vezes, náusea e vômitos. Muitas vezes a pessoa afetada percebe discos amarelos quando olha para fontes luminosas.

Daltonismo - O daltonismo é uma deficiência da visão das cores. Consiste na cegueira para algumas cores, principalmente para o vermelho e para o verde. Os daltônicos veem o mundo em tonalidades de amarelo, cinza-azulado e azul.

Defeitos Visuais

Heterocromia - É uma anomalia genética na qual o indivíduo possui um olho de cada cor. Isso acontece por falta de melanina na célula responsável pela pigmentação do íris

Defeitos Visuais

Correções

Miopia Hipermetropia

Lentes de correção

Óculos Lentes de contato

Referências Bibliográficas

– http://pt.wikipedia.org/wiki/Olho

– http://pt.wikipedia.org/wiki/Olho_humano

– http://www.passeiweb.com/estudos/sala_de_aula/fisica/optica_visao

– http://www.slideshare.net/canandamirella/olho-humano-24177397?from_search=9

– http://www.slideshare.net/guerragabi/ptica-o-olho-humano?from_search=1

– http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Eye_orbit_anatomy_anterior2.jpg

Fim!Lucas Frois N°4Samara Luz N°5Prof° Diego Mata