O que vem a ser essa tal tecnologia

Post on 05-Jul-2015

104 views 0 download

description

slide Tecnologia e educação

Transcript of O que vem a ser essa tal tecnologia

A tecnologia é tudo aquilo que o homem constrói a ao seu favor...

Em nossas atividades cotidianas mais comuns como dormir,comer, trabalhar, nosdeslocarmos para diferentes lugares,ler, conversar e se divertir.são possíveis graças àstecnologias a que temosacesso. Elas estão tão presentes em nossasvidas que já nosacostumamos e nempercebemos que não são coisas naturais.

A mídia televisiva, como tecnologia de comunicação e informação, invade o cotidiano epassa a fazer parte dele. Não é mais vista como tecnologia, mas como complemento, comocompanhia, como continuação do espaço de vida das pessoas.

Um dos maiores desafios para a ação da escola diante do que é veiculado pelatelevisão na atualidade: viabilizar-se como espaço crítico em relação às informações e àsmanifestações veiculadas pela TV.

Aos professores é designada a importante tarefa de refletircom seus alunos sobre o que é apresentado pela televisão, suas posições e problemas,reconhecer sua interferência no modo de ser e de agir das pessoas e na própria maneira dese comportar diante do seu grupo social, como cidadãos.

As tecnologias chegaram na escola, mas estas sempre privilegiaram mais o controle a modernização da infra-estrutura e a gestão do que a mudança. Os programas de gestão administrativa estão mais desenvolvidos do que os voltados à aprendizagem.

Há avanços na virtualização da aprendizagem, mas só conseguem arranhar superficialmente a estrutura pesada em que estão estruturados os vários níveis de ensino.

A educação presencial está incorporando tecnologias, funções, atividades que eram típicas da educação a distância, e a EAD está descobrindo que pode ensinar de forma menos individualista, mantendo um equilíbrio entre a flexibilidade e a interação.

A maior parte dos cursos presenciais e on-line continua focada no conteúdo, focada na informação, no professor, no aluno individualmente e na interação com o professor/tutor.

Convém que os cursos

hoje – principalmente

os de formação – sejam

focados na construção

do conhecimento e na

interação; no equilíbrio

entre o individual e o

grupal, entre conteúdo

e interação

(aprendizagem

cooperativa), um

conteúdo em parte

preparado e em parte

construído ao longo do

curso.

O isntrucionista é quando o aluno recebe informações, mas não aprende só segue a instruções.

O computador pode ser usado na educação como máquina de ensinar ou como máquinapara ser ensinada.

O uso do computador como máquina de ensinar consiste nainformatização dos métodos de ensino tradicionais. Do ponto de vista pedagógico esse éo paradigma instrucionista.

Alguém implementa no computador uma série deinformações e essas informações são passadas ao aluno na forma de um tutorial,exercício-e-prática ou jogo.

Na educação nos tempos de twiter as aulas tornan-se mais dinâmicas, os alunos mais ativos, o há um maior planejamento.