«Onde estão dois ou três reunidos em meu nome, Eu estou no ... · O NOSSO TEMPO chamamento de...

Post on 09-Nov-2018

214 views 0 download

Transcript of «Onde estão dois ou três reunidos em meu nome, Eu estou no ... · O NOSSO TEMPO chamamento de...

A liturgia deste domingo recorda-nos que não construímos história sozinhos, mas caminhamos acompanhados pelos nossos irmãos. Neste sentido ninguém pode ficar indiferente diante da-quilo que ameaça a vida e a felicidade de um irmão e que todos somos responsáveis uns pelos outros. Na primeira leitura (Ez 33,7-9), a profecia de Ezequiel lembra-nos a nossa condição de sentinelas atentas e activas, sensíveis, sempre sintonizadas em hi-fi, velando para que não se desperdice a força performativa da Palavra de Deus. Na segunda leitura (Rom 13,8-10), Paulo desafia-nos a termos sempre boa consciência para saber-mos que temos uns para com os outros uma bela dívida a pagar todos os dias: o amor mútuo. Jesus, no Evangelho (Mt 18,15-20), faz uma chamada de atenção sobre a nossa responsabilidade em ajudar cada irmão a tomar consciência dos seus erros. A prática da correcção fraterna ou promoção fraterna, deve ser levada por diante de forma gradativa e sempre com o perdão no coração e no horizonte. Primeiro, tu a tu, a quatros olhos, dois corações. Depois, com o recur-so a testemunhas. Finalmente na assembleia, sempre multiplicando os olhos e os corações. Jesus ensina-nos que o caminho da correcção fraterna não passa pela humilhação ou pela con-denação de quem falhou, mas pelo diálogo fraterno, leal, amigo, que revela ao irmão que a nossa intervenção resulta do amor.

Boletim Paroquial de Caminha e Vilarelho DOMINGO, 10 SETEMBRO 2017

«Onde estão dois ou três reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles.»

XXIII DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO A

FÁTIMA, SINAL DE ESPERANÇA PARA O NOSSO TEMPO

Carta Pastoral da Conferência Episcopal Por-tuguesa no Centenário das Aparições de Nos-sa Senhora em Fátima

Bênção e interpelação para o mundo inteiro Esta bênção estendeu-se ao mundo inteiro como mensagem de esperança e fonte de paz. O convite à oração e ao compromisso com a construção da paz sacudiu as consciên-cias no limiar de um século conflituoso e trá-gico. Quando a humanidade agonizava numa violência de alcance mundial, a Virgem de Fátima veio pedir a oração do Rosário pela paz, anunciando para breve o fim da guerra e pedindo a conversão dos homens para que não ocorresse outro conflito; nesse sentido, que o mundo e a Rússia fossem consagrados ao seu Coração Imaculado, sob a promessa de que «por fim, […] triunfará», e será conce-dido ao mundo «algum tempo de paz». Ainda hoje, quando vivemos, como diz o papa Francisco, uma «terceira guerra combatida em episódios», a mensagem da Senhora de Fátima agita as nossas consciências para que reconheçamos a tarefa desta hora histórica: a tarefa de não nos deixarmos cair na indife-rença diante de tanto sofrimento; de respei-tarmos a memória de tantas vítimas inocen-tes; de não deixarmos que o nosso coração se torne insensível ao mal tantas vezes banaliza-do. Neste sentido, São João Paulo II recorda-nos que a «mensagem de Fátima é destinada de modo particular aos homens do nosso século, marcado pelas guerras, pelo ódio, pela viola-ção dos direitos fundamentais do homem, pelo enorme sofrimento de homens e nações e, por fim, pela luta contra Deus, impelida até à negação da sua existência». Por isso é que a mensagem de Fátima continua profundamen-te atual.

O dom e o convite da mensagem de Fátima Uma mensagem que nos interpela, hoje A mensagem de Fátima mostra-nos uma ex-periência universal e permanente: o confron-to entre o bem e o mal que continua no cora-ção de cada pessoa, nas relações sociais, no campo da política e da economia, no interior

de cada país e à escala internacional. Cada um de nós é interpelado a corresponder ao chamamento de Deus, a combater o mal a partir do mais íntimo de si mesmo, a compre-ender o sentido da conversão e do sacrifício em favor dos outros, como fizeram os três pastorinhos, na sua pureza e inocência.

Voltar a centrar o olhar em Deus Trindade: a atitude adorante O acontecimento de Fátima está desde o iní-cio centrado em Deus Trindade. A luz e a be-leza que irradiavam da presença do Anjo e da Senhora e inundavam as três crianças eram as mãos estendidas de Deus, que na bondade do seu Amor a todos abraça. A presença de Deus, recorda Lúcia, «era tão intensa que nos absorvia e aniquilava quase por completo. Parecia privar-nos até do uso dos sentidos corporais por um grande espaço de tempo. […] A paz e felicidade que sentíamos era grande, mas só íntima, completamente con-centrada a alma em Deus» Esta experiência tão íntima de Deus não deve ser entendida como simples percepção extra-ordinária do sagrado ou do mistério. Deus não é simplesmente o arquitecto do mundo ou a chave para explicar a realidade. Deus é Pessoa viva que está próxima das suas criatu-ras. Os pastorinhos foram protagonistas de um encontro pessoal com Alguém que vinha ao seu encontro, desvelando os seus desíg-nios de misericórdia: foi assim que compreen-deram «quem era Deus, como [os] amava e queria ser amado». Esse Deus que ama e quer ser amado é a Trindade, «que [os] pene-trava no mais íntimo da alma». E por isso à Trindade Santa é dirigida uma das orações mais originárias e genuínas de Fátima: «Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito San-to, adoro-Vos profundamente…». O encontro com Deus é vivido pelas três cri-anças como fonte de profunda felicidade e alegria. A oração brota, por isso, de modo espontâneo na sua intimidade, como uma disposição constante que há de manter vivo um diálogo que transformara definitivamente as suas vidas. E, desde o princípio, sentem que a adoração é o modo de estar diante d’Aquele que está acima de todos os ídolos que pretendem seduzir os seres humanos.

Continua no próximo boletim…

Centenário de Fátima

Recebeu no passado Sábado, dia 02 de Se-tembro de 2017, o Sacramento do Baptismo, a menina Bianca da Silva Afonso, nascida a 14 de Outubro de 2016. É filha de Fábio Filipe Pires Afonso e de Silvana Moreira da Silva. O seu baptizado realizou-se na Igreja Matriz de Caminha pelas 11:00 horas e teve como pa-drinhos: Gil André Pires Afonso e Dora Sofia Saraiva Rodrigues. Parabéns à Bianca…

————— Recebeu no passado Sábado, dia 02 de Se-tembro de 2017, o Sacramento do Baptismo, o menino João Pedro Pereira Carril, nascido a 08 de Fevereiro de 2017. É filho de Fernando José Mezia Carril e de Susana Isabel Gonçal-ves Pereira Carril. O seu baptizado realizou-se na Igreja Matriz de Caminha pelas 12:00 ho-ras e teve como padrinhos: António Miguel Mezia Carril e Maria João Pereira Correia. Parabéns ao João…

————— Recebeu no passado Domingo, dia 03 de Se-tembro de 2017, o Sacramento do Baptismo, a menina Alexandra da Silva Durán, nascida a 11 de Outubro de 2016. É filha de Óscar Solleiro Durán e de Alexandra Esteves da Sil-va. O seu baptizado realizou-se na Igreja Ma-triz de Caminha pelas 11:30 horas e teve co-mo padrinhos: Juan Agustin Alvarez González e Isabel Barbosa Esteves. Parabéns à Alexandra…

Dia 10:

- Palmira da Silva Alves;

- Maria Cândida T. Alves Dinis;

- Carlos Manuel Sousa Ferreira.

Dia 11:

- Manuel Sebastião da Costa Lima;

- Mateus António Esteves.

Dia 12:

- Maria de Fátima B. Benedito Vieira;

- Sandra Maria Gonçalves Rodrigues;

- Francisca de Sousa Domingues;

- Leonor da Cunha Quarteu.

Dia 13:

- Teresa de Jesus António G. Rodrigues;

- António Xavier da Fonseca O. Rodrigues;

- Olinda Marques Gonçalves.

Dia 14:

- Manuel Maria da Silva Simão;

- Rita Alexandra da Cruz B. Carrasqueira;

- Ana Isabel V. Maciel Cordeiro;

- Carina Lagoa Serro;

- Gonçalo Sousa Torcato;

- Inês Isabel Carvalho Lourenço.

Dia 15:

- Patrícia Lourenço Fernandes;

- Aida Fátima Esteves Barbosa;

- Tiago Miguel B. Nova Silva;

- Raquel Porto Sousa;

- Sara Patrícia Afonso Quitério.

Dia 16:

- Rodrigo Manuel P. V. Boas de Meireles;

- Maria Henriqueta Martins R. Braga;

- Luís Manuel Alves Pires;

- Ricardo Jorge Pereira Coelho;

- Emília Fernanda da Silva M. Lima.

Aniversários

Papagaio do Senhor Padre - Um papagaio, que veio de um bar frequen-tado por adeptos fanáticos de futebol, foi dado de presente a um padre. O padre, mui-to satisfeito, colocou o novo hóspede numa coluna junto a si na igreja. No domingo seguinte, começou seu sermão sob os olhares atentos dos fiéis e do papa-gaio: - Meus irmãos! Cristo nasceu na Terra Santa, passou por Belém, passou por Nazaré, pas-sou pela Galileia, passou por Jerusalém, pas-sou por… - Elahh – interrompeu o papagaio – mas não há ninguém que lhe tire a bola?

Sorria!

Vida Cristã

Propriedade: Director: Colaborador: Publicação: Tiragem: Tel.:

E-mail: Site:

Dia Hora Intenções/Local

Segunda-Feira a Sábado

08h00

Convento de Santo António

Segunda-Feira 11 Setembro

Capela de Nossa Senhora da Agonia - Não há missa

Terça-Feira 12 Setembro

Igreja Matriz de Caminha - Não há missa

Quarta-Feira 13 Setembro

08h30

S. João Crisóstomo Igreja da Misericórdia de Caminha - João Luís Lourenço Ribeiro, avós e padrinho; - Gaspar Marques Moreira Veiga; - Maria Celeste Gandarachão Alves, pais e família.

Sexta-Feira 15 Setembro

Nossa Senhora das Dores Igreja Matriz de Caminha - Não há missa

Sábado 16 Setembro

18h00

19h15

S. Cornélio e S. Cipriano Igreja Matriz de Caminha - Dom da Vida; - Joana Fernandes Porto; - Matilde Rosa Gomes, Maria Martins de Sousa e família; - Ilídia Fernandes Carido, Júlio Ricardo, Manuel João e Júlio Nascimento Capela; - Jorge Saraiva, mãe e sogros.

Igreja Paroquial de Vilarelho - Joana Maria Loureiro e Rosa Maria Alves Guerra; - Carlos Alberto, tios e avós.

Domingo 17 Setembro

11h30

XXIV DOMINGO DO TEMPO COMUM Igreja Matriz de Caminha - António Ferreira Pinto.

Serviço Religioso da Semana