Os Caretos de Podence

Post on 24-Mar-2016

219 views 0 download

description

As tradições do Entrudo

Transcript of Os Caretos de Podence

Grupo de Caretos de Podence

Figuras Enigmáticas do Nordeste Transmontano

Os Caretos representam imagens diabólicas e misteriosas que todos os anos desde épocas que se perdem no tempo saem à rua nas festividades carnavalescas de Podence – Macedo de Cavaleiros.

Interrompendo os longos silêncios de cada Inverno, como que saindo secretos e imprevisíveis dos recantos de Podence, surgem silvando os Caretos e seus frenéticos chocalhos bem cruzados nas franjas coloridas de grossas mantas.

À entrada do Museu do Careto

O café ao lado do museu onde se come muito bem

As máscaras dos caretos expostas no museu

Um p

oem

a a Po

denc

e

As noivas do Carnaval de Podence protegidas no museu

Os Caretos usam máscaras rudimentares, onde sobressai o nariz pontiagudo, feitas de couro, madeira ou de vulgar latão, pintadas de vermelho, preto, amarelo, ou verde.

Mais um conjunto de máscaras expostas no Museu do Careto.

Os Caretos representam imagens diabólicas e misteriosas que todos os anos desde épocas que se perdem no tempo saem à rua nas festividades carnavalescas de Podence – Macedo de Cavaleiros

O seu curriculum é invejável a nível de participações internacionais, destaque para as duas participações consecutivas na “Disneylandia” PARIS, Carnaval de Nice – FRANÇA e Carnaval de Viareggio - ITÁLIA.

A cor é também um dos atributos mais visíveis das suas vestes: fatos de colchas franjados de lã vermelha, verde e amarela, com enfiadas de chocalhos à cintura e bandoleiras com campainhas. Da sua indumentária, faz também parte um pau que os apoia nas correrias e saltos.

Mergulhando na raiz profana e carnal, o verdadeiro motivo que move o Careto é apanhar raparigas para as poder chocalhar. Sempre que se vislumbra um rabo de saia, o Careto é impelido pelo seu vigor.

E lá continua a moça a ser chocalhada! Os sinos batem nas costas, nas pernas… onde calhar!

Parece que a moça está a rezar para que o Careto não a chocalhe mais! Coitada!

Quando os Caretos pegam nesta trança enorme e pesada é porque encontraram um homem para lhe bater com ela!

Em Podence, nos dias de Carnaval, os Caretos surgem em magotes, de todos os sítios, percorrendo a aldeia em correrias desenfreadas, num clima fantástico e fascinante, pleno de sedução e mistério. Ninguém lhes consegue ficar indiferente, aqueles que não se vestirem de Careto abrem as suas adegas aos passantes.

Ao CARETO tudo se permite nesses dias, pois ele assume uma dupla personalidade. O indivíduo ao vestir o fato torna-se misterioso e o seu comportamento muda completamente, ficado possuindo de uma energia transcendental.

OS CARETOS À SOLTA!

A ALEGRIA

OS CHOCALHOS

A COR

AS MÁSCARAS

AS NOIVAS DE

PODENCE

"- Palhas, alhas leva-as o vento!- Oh, oh, oh...- Aqui se vai formar e ordenar um casamento.- Oh, oh, oh...- E quem é que nós havemos de casar?- Tu o dirás.- Há-de ser a Maria rita que mora no bairro do Castelo.- Oh, oh, oh...- E quem é que nós havemos de dar para marido?- Tu o dirás.- Há-de ser o João da Rua que mora lá em baixo no Porto.- Oh, oh, oh...- E que nós havemos de dar de dote a ela?- Tu o dirás.- Há-de ser uma máquina de costura, porque ela é uma boa costureira.- E que é que nós havemos de dar de dote a ele?- Tu o dirás.- Há-de ser uma terra ao Souto, para que não saia um de cima do outro enquanto for Inverno."

Caretos à solta

• http://www.youtube.com/watch?v=06mJhCBd2E0&feature=related

• http://www.youtube.com/watch?v=Fv7AH3i-3gU&feature=related

• http://www.youtube.com/watch?v=x03fIIB9fPY&feature=related

• http://www.youtube.com/watch?v=TygIJY4Vwy0&feature=related