Padrão dos Descobrimentos Serviço Educativo 2017- …€¦ · Será que as estrelas-do-mar são...

Post on 17-Sep-2018

217 views 0 download

Transcript of Padrão dos Descobrimentos Serviço Educativo 2017- …€¦ · Será que as estrelas-do-mar são...

Padrão dos DescobrimentosServiço Educativo 2017- 2018

O Projeto Educativo do Padrão dos Descobrimentos oferece uma programação diversificada para dar a conhecer a aventura dos descobrimentos marítimos e tornar acessível a compreensão de um período de transição, experiência e novidade, propondo-se a partilhar com os vários públicos, momentos únicos e enriquecedores, que possam contribuir para um processo de aprendizagem em constante construção.O património cultural, a arquitetura do monumento e a evolução do espaço envolvente, constituem temas fundamentais que integram a nossa proposta pedagógica.As exposições temporárias que se apresentam neste ano letivo são ainda a oportunidade para explorar novas temáticas e abordagens. Em Atlântico Vermelho,a artista Rosana Paulino apresenta uma interpretação plástica sobre a posição social dos negros na sociedade brasileira; O Corpo Insólito e a Espantosa Variedade do Mundo, propõe uma viagem sobre as múltiplas interpretações construídas ao longo dos séculos em torno deste tema; Na Ponta dos Dedos, revela-nos a obra de restauro do Padrão dos Descobrimentos através da fotografia de Luís Pavão, uma experiência visual e sensorial única.

Para descobrir a partir de Outubro…

Visitas

Para Além do MuroPara os mais pequenos

Ser pequenino é divertido! No topo da caravela de pedra chamada Padrão dos Descobrimentos,há um muro alto que esconde o que a criança quer descobrir sozinha. Através de um pequeno periscópio manual, as crianças conseguem ter acesso a toda a paisagem envolvente ao Padrão dos Descobrimentos.

Um Monumento SingularPúblico geral, 3º Ciclo (9ºano) e Secundário

Visita orientada para a interpretação histórica e artística do monumento, visando o seu enquadramento na Exposição do Mundo Português, na história da arquitetura, da escultura e do urbanismo, e a sua exploração iconográfica à luz das orientações estéticas e propagandísticas defendidas pelo Estado Novo.

Visita GuiadaPúblico geral (português, espanhol, inglês e francês), grupos escolares (do 1º Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Universitário) e Famílias

A visita oferece uma visão geral sobre a origem do Monumento e a sua integração na Exposição do Mundo Português, realizada em 1940. Ao visitante é também dado a conhecer um percurso sintético sobre os Descobrimentos Portugueses; alguns dos seus protagonistas, as grandes viagens e o encontro com outros povos e culturas.

A Primeira VisitaPré-Escolar e 1º Ciclo (1º e 2º anos)

Para os mais pequenos o serviço educativo propõe uma breve visita para dar a conhecer alguns dos aspetos da História do Monumento, a sua ligação com o Mar e as Viagens de Desco-brimento. Esta opção permite ainda proporcionar às crianças a realização de um ateliê – Faz-te ao Mar, deixando espaço e liberdade para que possam conhecer outras experiências que inter-ferem positivamente na sua formação e desenvolvimento.

Descobrir Camões e PessoaPúblico geral, 3º ciclo (9º ano) e Secundário

Uma proposta para revisitar Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões ou a Mensagem de Fernando Pessoa. A visita proporciona um contato privi-legiado com a história dos Descobrimentos e explora a carga simbólica associada ao mar, partindo de obras ímpares da literatura portuguesa.

Visita Encenada1º Ciclo

Esta visita propõe um percurso animado por pequenas recriações históricas de factos e personagens associados ao tema dos Desco-brimentos Portugueses. Infante D. Henrique, Vasco da Gama e Bartolomeu Dias são algumas das figuras históricas que poderão acompanhar os visitantes neste percurso dinâmico.

Atividades Lúdico-Pedagógicas

Os Segredos do MarOficina de experiências de flutuação e de modelagem Pré- Escolar e 1º Ciclo (1º e 2º anos)

Será fácil ser marinheiro? Que perigos e segredos se escondem no mar? Mas porque escolheu o ratinho a noz para barquinho? Será porque a noz flutua? Que som é este?…Vamos brincar com a água e fazer mil experiências divertidas…

O Médico do MarTeatro de Luz Negra Pré- Escolar, 1º Ciclo (1º e 2º anos), Ensino Especial

Todos os dias, o Doutor Sulfamida mergulha nas profundezas do oceano no seu fantástico submarino, em busca de peixes ou outras criaturas marinhas em apuros: um golfinho com dores de barriga, uma sardinha com mau cheiro, uma alforreca com febre e dores nas costas… Mas, um dia, algo corre mal e o médico do mar vai ficar muito aflito. Uma peça de teatro de luz negra baseada no conto de Leo Timmers.

Meninos e Casas de todas as CoresOficina de construção de cartazes e debate de ideias 1º Ciclo (3º e 4º anos), 2º e 3º Ciclos

Esta atividade procura questionar e partilhar um conjunto de perceções e perspetivas sobre o racismo e a cidadania. Neste contexto, os participantes são desafiados a criar mensagens de prevenção contra o racismo e a construir uma casa imaginada onde todos podem sentir que pertencem e que são igualmente aceites.

Puzzle FantásticoOficina de expressão plástica Pré- Escolar, 1º Ciclo (1º e 2º anos) e Ensino Especial

Construir monstros marinhos: uns bons e felizes, outros maus e tristes, para num painel mágico contar a história de como vivem todos juntos no fundo do mar. Com estas construções e desconstruções animalescas as crianças brincam com os seus medos num lugar mágico, de mistérios e seres fantásticos – O Mar.

Dom PlásticoTeatro de fantoches e oficina de expressão plástica Pré-Escolar, 1º Ciclo e Ensino Especial

Dom Plástico estava furioso. Sentia-se descon-siderado. Aquele miúdo piroso deixara-o na praia, abandonado. Este nobre plástico convenceu-se de que ia ser usado, reutilizado e reciclado sempre que necessário. Como vai ele agora cumprir a sua missão? Dom Plástico está em perigo. Por isso conta contigo!Nesta atividade são abordados os problemas que afetam o ambiente e as riquezas naturais do planeta, apelando à consciência ambiental e cívica dos mais novos.

Cruzando Oceanos e MaresOficina de expressão plástica1º Ciclo e 2º Ciclos

O que é preciso para viajar? Ter um mapa e começar a sonhar! Foi isto que os portugueses fizeram, quando cheios de coragem, soltaram as amarras e se lançaram ao mar. Na volta tinham sempre novas histórias para contar, falavam das frutas deliciosas de cheirar, mas de estranho paladar, dos animais exóticos que conseguiram avistar e das muitas riquezas que tinham acabado de encontrar…Esta oficina desafia os participantes a descobrir novos territórios e a criar um mapa para os representar com muita fantasia e imaginação.

O Grande Jogo dos DescobrimentosJogo Lúdico1º Ciclo, 2º Ciclo e Ensino Especial

Um jogo da glória gigante, dois dados, duas equipas de destemidos marinheiros e um desafio, onde tudo pode acontecer! Um jogo que se converte numa viagem cheia de peripécias, numa grande aventura de Lisboa ao Extremo Oriente.

Musas à soltaOficina de expressão dramática ou de poesia 1º, 2º e 3º Ciclos

Uma mala que nos aguça a curiosidade e que nos desperta para uma aventura inesquecível. A quem pertence? Que segredos e histórias nos revelará? Esta oficina explora alguns episódios da vida de Luís Vaz de Camões, acompanhados por breves excertos da sua obra poética, para dar finalmente lugar a experiências e dramatizações realizadas pelas próprias crianças.

Aprendiz de BoticárioOficina de mezinhas 1º, 2º e 3º Ciclos

Os boticários, antes de se tornarem mestres experientes, tinham que aprender o seu ofício. Era necessário conhecer muito bem as plantas, os seus usos e aplicações. Nesta oficina vamos conhecer o trabalho do boticário, as plantas, ervas e frutos que usavam e quais as doenças que podiam tratar. Esta é uma verdadeira viagem no tempo para conhecer as mezinhas de antigamente, e descobrir que algumas ainda hoje são utlizadas por todos nós. Vamos aprender como a descoberta de novos mundos naturais veio enriquecer os saberes europeus existentes e permitir a circulação de numerosas espécies de plantas a uma escala global.

Oficinas de Escrita CriativaMonstros debaixo da línguaOficina de escrita e expressão plástica1º e 2º Ciclos

Como nascem afinal as palavras? Como se criam? Como crescem? Nesta oficina os participantes inventam palavras novas a partir de raízes etimológicas de origem grega, latina, árabe ou crioula…, ao mesmo tempo que plasticamente criam e descrevem as suas caraterísticas físicas, o local onde vivem, e outros tantos hábitos, dando-nos a conhecer estes inigualáveis pequenos monstros…

Entre FronteirasJogo de dramatização e oficina de escrita 1º e 2º Ciclos

Uma mala, uma identidade, e uma viagem imaginária constituem o ponto de partida deste jogo. Sob a forma de um jogo de drama-tização, são trabalhados conceitos que fazem parte do fenómeno das migrações que ocorrem entre todos os povos, e por todo o mundo.O desafio criado ao longo deste percurso envolve escolhas e decisões das crianças, procurando favorecer a reflexão conjunta sobre estes movimentos, os seus atores e os diferentes cenários de adaptação a uma nova vida. Uma oficina que convida à participação de todas as crianças, estimulando a capacidade de diálogo, a reflexão e o espírito crítico.

A Ilha das PalavrasOficina de escrita 1º e 2º Ciclos

Desafiados a iniciar uma viagem, os participantes levam na bagagem apenas algumas das suas palavras favoritas. Como decorrerá esta aventura que conduz tão extraordinários viajantes pelo mar da imaginação? E o que fazer com tão insólita bagagem? Quais as palavras que guardarão e quais as que irão abandonar ao primeiro sinal de perigo?A Ilha das Palavras é apenas o começo de um caminho mágico que vamos desvendar ao ritmo das palavras que cada um transporta consigo. Uma oficina que favorece a participação de todas as crianças, pondo à prova a criatividade, mas também a capacidade de diálogo e entreajuda.

Um dia na Vida de um Navegador Quinhentista Oficina de escrita 2º Ciclo, 3º Ciclo e Secundário

Durante os Descobrimentos, os portugueses foram mergulhando em espaços e culturas diferentes, que lhes trouxeram novas formas de ver o mundo e vivências inesquecíveis. Vem navegar pela escrita, imaginando que és um navegador quinhentista que vai embarcar numa viagem rumo à Índia, ou ao Brasil, ou à China, sem dispensar o escorbuto, as tempes-tades, os enjoos, os esforços para trocar palavras de entendimento com outros povos e a beleza do azul do mar.

Histórias do Faz-de-Conta Pais e filhos (M/ 4 anos)

Para os mais pequeninos, e também para os pais, o 3º domingo do mês propõe atividades e ateliês sempre diferentes. Este é um tempo único, para partilhar novos territórios com muita imaginação.

22 OutubroTapete MágicoOficina de expressão plástica

19 NovembroO Brilho do MarOficina de expressão plástica

21 JaneiroMeninos e Casas de Todas as Cores Oficina de construção de bonecos alusivos a diferentes culturas e debate de ideias

18 FevereiroAmigo, Amigão!Oficina de presentes e de bilhetinhos criativos

18 Março O Pai mais horrível do mundoOficina de criação de monstros e de mensagens especiais

15 AbrilO incrível rapaz que devorava livros Oficina de escrita e de ilustração

20 MaioO Totem da minha TriboOficina de expressão plástica

17 JunhoEm Junho Todos Bailam!Oficina de expressão plástica e bailarico

Dias Temáticos

Dia Nacional do Mar - 16 Novembro10h30 e 14h30

O Brilho do MarOficina de expressão plásticaPré-Escolar e 1º Ciclo

Sabias que o mar brilha como uma noite estrelada? De que cor é o mar à noite? Que diferenças existem entre as estrelas do céu e as estrelas-do-mar? Será que as estrelas-do-mar são estrelas cadentes que se apaixonaram pelo mar? E como serão os peixes que habitam nesse mar de luz? Consegues imaginá-los?

Dia Nacional da Poesia - 14 Março10h30 e 14h30

Descobrir Camões e PessoaVisita Guiada3º Ciclo e Secundário

Nesta visita revisitamos Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões ou a Mensagem de Fernando Pessoa. A visita proporciona um contato privilegiado com a história dos Descobrimentos e explora a carga simbólica associada ao mar, partindo de obras ímpares da literatura portuguesa.

Dia dos Monumentos e Sítios - 18 Abril10h30 ou 14h30

Maldita Madame ChicleteOficina de expressão plástica e de sensibilização para a preservação do património 1º e 2º Ciclos

Esta oficina procura dar a conhecer a história da Rosa-dos-Ventos, os processos de restauro e de limpeza desta peça e as maldades causadas pela peganhenta Madame Chiclete. Neste animado programa, as crianças são desafiadas a desempenhar o papel do restaura-dor e têm de convencer a Madame Chiclete a passar umas férias num caixote do lixo à sua escolha. Por fim, vão construir e redesenhar uma nova e colorida Rosa-dos-Ventos.

Dia Mundial da Criança - 1 Junho10h30 e 14h30

Coisas de índioJogo e oficina de expressão plásticaPré-Escolar

Agora eu era um índio!Oficina de expressão plástica e de construção de instrumentos musicais 3º Ciclo e Secundário

Vamos viajar até ao Brasil e descobrir como foi o encontro de Pedro Álvares Cabral com os índios. Como era o dia-a-dia dos índios? Onde dormiam? O que comiam? Como é que se divertiam? Quantos idiomas falavam? E tu gostas de brincar aos índios? Então junta-te a nós! Vamos celebrar o dia do índio com uma festa cheia de ritmo e diversão.

No Padrão também se aproveita o Verão! Escolas e ATL’s

Um convite para celebrar o Verão e partir à descoberta de inesquecíveis brincadeiras e aventuras, entre Julho e Setembro.

Faz-te ao Mar! Visita guiada e oficina de expressão plástica

O Grande Jogo dos DescobrimentosJogo da glória gigante

Marinheiros em Apuros Gincana temática

Dom Plástico Teatro de fantoches e expressão plástica

Exposições Temporárias Atlântico Vermelho

Rosana Paulino14 Out - 30 Dez 2017

O projeto “Atlântico Vermelho” foi concebido a partir da extensa pesquisa desenvolvida pela artista Rosana Paulino, tanto no âmbito académico como no campo das artes visuais, sobre questões sociais, étnicas e de género, especialmente acerca da posição do negro e da mulher negra na sociedade brasileira. A exposição apresenta um conjunto de desenhos e obras sobre tecido que desafiam as noções tradicionais de história e hierarquia de géneros artísticos. Apropriando-se dos elementos do quotidiano e fazeres historicamente associados ao universo feminino, como a arte têxtil, a artista subverte-os, imputando-lhes elementos de violência que rompem com a noção de docilidade e passividade a eles associados. Estes elementos desvelam a problemática da condição do negro na sociedade atual, rever-beram marcas de um passado não resolvido, e somam-se ao corpo de trabalho da artista que é, ao mesmo tempo, poético, autobiográfico e social.

Gustavo Nóbrega

O Corpo Insólito e a Espantosa Variedade do Mundo17 Fev - 3 Jun 2018Comissários Científicos: Palmira Fontes da Costa e Adelino Cardoso

Ao longo da história, os seres descritos como monstruosos têm sido motivo de perplexidade e fascínio. As suas formas singulares questionam os contornos da identidade do ser e urgem a nossa atenção para o papel ambíguo das aparências na perceção do mundo. Eles não são só uma fonte de novidade na ordem da natureza como também uma metáfora da diferença.

Na Ponta dos Dedos 7 Jul - 16 Set 2018Exposição de fotografia de Luis Pavão

Esta proposta apresenta um conjunto de fotografias das esculturas realizadas durante as obras de restauro, no Padrão dos Descobri-mentos, de agosto a dezembro de 2016. Mostram-nos grandes planos da peça escultó-rica, os heróis dos descobrimentos à distância de um braço. Graças à existência de um andaime, que envolveu o monumento de cima a baixo, o fotógrafo pode deslocar-se com alguma liberdade pelo exterior e aproximar-se das cabeças, das mãos e pernas, das espadas, astrolábio e crucifixos destas figuras. As imagens permitem-nos uma nova perceção das escul-turas. Dada a proximidade invulgar ao objeto, vemos e sentimos todo o trabalho do escultor, o detalhe, a textura da pedra, a aspereza das botas, o pormenor de narizes, bocas e olhos, o trabalho do cinzel do escultor, o volume e a forma ao alcance dos nossos dedos. Esta é uma experiência visual e sensorial única.

Conheça o calendário das visitas, conteúdos e orientadores, e saiba que existem também visitas guiadas em Língua Gestual Portuguesa (LGP) para pessoas Surdas, e Visitas Guiadas com recurso a audiodescrição para pessoas com deficiência visual.

Consulte em: www.padraodosdescobrimentos.pt

Documentários

Belém, conta-me a tua história 1º, 2º e 3º Ciclos, Ensino Especial, Famílias, Jovens

Este documentário dá a conhecer a história do Padrão dos Descobrimentos, a sua carga simbó-lica e a respetiva integração na zona de Belém.Proporciona simultaneamente uma viagem visual através da evolução de Belém até aos nossos dias, local onde se reúnem diversos monumentos e espaços conotados com a temática e história da expansão marítima.Um documentário repleto de curiosidades, com um discurso leve, recorrendo à imagem de forma apelativa, que promete conquistar os espectadores mais jovens.

Duração: 15’

A Construção de um Símbolo Uma história do Padrão dos DescobrimentosPúblico geral (português, castelhano, inglês e francês), 3º ciclo (9º ano) e Ensino Secundário

A história do Padrão dos Descobrimentos cruza-se de forma íntima com a História do século XX Português. Em Belém, em frente ao Tejo, o Padrão dos Descobrimentos foi testemu-nha do apogeu do Estado Novo e do seu fim.Concebido de forma provisória em 1940, como peça central do esforço de propaganda do Estado Novo e exaltação da narrativa naciona-lista e imperial, é reerguido em versão definitiva em 1960, tendo como fundo uma nova orientação ideológica e um Mundo em transformação.Alicerçado num vasto trabalho de pesquisa e recolha arquivista e iconográfica, o filme apre-senta uma perspetiva pouco conhecida do monumento. A história dos seus construtores, do mundo que rodeou a sua edificação e das ideias de que é símbolo. A história de uma parte marcante dos últimos setenta anos de Portugal.

Duração: 47’

HorárioMarço a Setembro10h00 às 19h00 -Todos os DiasÚltima Admissão: 18h30

Outubro a Fevereiro10h00 às 18h00 - Terça a DomingoÚltima Admissão: 17h30

Encerrado nos dias:1 Janeiro; 1 Maio; 25 Dezembro

MarcaçõesTodas as atividades estão sujeitas a marcação

Serviço de AtendimentoO serviço educativo dispõe de um serviço de atendimento que presta as informações necessárias à visita e respetiva preparação.

Projetos à medidaOs professores que desejem desenvolver temas espe-cíficos de interesse curricular para os seus alunos, ou projetos de escola em parceria com o Padrão dos Desco-brimentos, devem encaminhar para o SE as suas suges-tões. A equipa do SE pode realizar visitas e projetos em função das sugestões apresentadas, desde que os temas a tratar se integrem no âmbito das suas atividades e mediante a disponibilidade do serviço.

Informações/AtualizaçõesA informação atualizada sobre as atividades educativas, designadamente as atividades propostas nos períodos específicos de férias escolares, dias temáticos, e outras iniciativas culturais que o Padrão dos Descobrimentos apresenta ao longo do ano, encontra-se igualmente disponível no nosso site em:

www.padraodosdescobrimentos.pt

EquipaDiretora Margarida Kol de Carvalho

Adjunta de DireçãoConceição Romão

ComunicaçãoMaria Cecília Cameira

Coordenação Serviço EducativoCristina Simões

Serviço EducativoAna MadeiraMiguel VianaRegina GonçalvesRita LonetTiago Serejo

Ilustrações Tiago Galo

DesignOland - Denominação de Origem Criativa

Padrão dos DescobrimentosAv. Brasília, 1400 – 038 Lisboa Telefone 213 031 950 www.padraodosdescobrimentos.ptinfo@padraodosdescobrimentos.ptse@padraodosdescobrimentos.ptfacebook e instagram:@padraodosdescobrimentos