Paisagem protegida da serra do açor

Post on 10-Jul-2015

3.655 views 2 download

Transcript of Paisagem protegida da serra do açor

A Serra do Açor é uma serra no centro de Portugal, junto à Serra daEstrela, que abrange vários concelhos como Oliveira do Hospital, Arganilou Tábua e onde se localizam freguesias históricas como o Piódão ouSão Gião.

A Serra do Açor faz parte da Cordilheira Central, de que fazem parte aSerra da Lousã, Açor e Serra da Estrela. Tem vários pontos de grandeelevação, de que se destacam, O Monte do Colcurinho (1242 m dealtitude), o Alto de S. Pedro (1341 m), Alto Ceira e o Pico de Cebola (comcerca de 1400 m), ponto mais alto do distrito de Coimbra.

Todos este locais, são zonas de grande beleza e pontos de interesseturístico a visitar. Aí se situa a área de Paisagem Protegida da Serra do Açor.

A localização da Serra de Açor, junto à extremidade ocidental da cordilheira central ibérica, confere à sua flora algumas particularidades. A flora desta serra revela um forte carácter de transição entre as influências atlânticas e mediterrânicas.

Sendo predominante o carácter mediterrânico da região, são evidentes as fortes influências atlânticas e mesmo euro siberianas, que se fazem sentir sobretudo nos pontos mais elevados da Serra de Açor.

A complexidade orográfica do relevo contribui para estasituação, levando a que nas encostas com exposição NorteOeste dominem espécies atlânticas e euro siberianas (como asgiestas, o carvalho alvarinho e o castanheiro), enquanto queespécies caracteristicamente mediterrânicas dominam nasencostas expostas a Sul e Sudoeste (urzes, medronheiro,azinheira e sobreiro).

A cobertura vegetal da Serra de Açor encontra-se, de modogeral, bastante degradada devido à acção antrópica,nomeadamente à florestação com pinheiro-bravo e eucalipto,à invasão pelas acácias e, sobretudo, à ocorrência deincêndios; destes factores resulta o empobrecimentoflorístico e a degradação dos solos.

A Mata da Margaraça, com uma área de 68 hectares, constitui uma relíquiado carvalhal primitivo que cobria, em tempos, grande parte dasencostas desta serra.

Esta floresta caracteriza-se pela densidade do estrato arbóreo,que,em muitas áreas, ronda os 100%, influenciando as condições ambientaisdo sub-bosque: elevada humidade relativa, variações da temperaturainferiores às verificadas no exterior do bosque e níveis de luminosidaderelativamente baixos.

O estrato arbóreo desta comunidade é dominado por espécies planocaducifólias de carácter atlântico como o carvalho-alvarinho (Quercusrobur).

Estas espécies são acompanhadas de muitas outras como ocastanheiro, o ulmeiro, a ginjeira, a cerejeira, o azereiro, o loureiro, oazevinho, o folhado, o salgueiro, etc. Destaca-se a abundância noestrato arbustivo da aveleira.

Carvalho Alvarinho

Castanheiro

Ginjeira

Azevinho

Salgueiro

Os biótopos faunísticos que constituem esta AP possibilitam aexistência de uma fauna bastante diversificada e a ocorrência dealguns endemismos ibéricos que incrementam o seu valorecológico.

De entre os biótopos mais relevantes para a fauna destacam-seas Florestas de Folhosas, as galerias ripícolas, os matos e as áreasagrícolas e olival.

Fuinha Martes Foina

Musaranho - de -dentes - brancos Crocidura Russula

lebre Lepuscapensis

ouriço-cacheiro Erinaceus europeus

Esquilo - vermelho Sciurus vulgaris

Doninha Mustela Nivalis

Trabalho elaborado por: João GonçalvesNuno FernandesPedro ViegasRicardo CarvalhoRodrigo Santos

Conclusão

Com este trabalho pudemos alargar os nossos conhecimentos sobre a Serra do Açor, assim como a sua flora e fauna.

DISCIPLINA: CIÊNCIAS NATURAIS 8º ANOPROFESSOR: Agostinho Tomás