Peneiras, Grelhas e

Post on 07-Dec-2014

151 views 0 download

Transcript of Peneiras, Grelhas e

PENEIRAS, GRELHAS EBANANA SCREEN

Sumário

- Peneira vibratória horizontal- Grelhas- Fixas - móveis

- Banana screen

PENEIRA VIBRATÓRIA HORIZONTALEspecialmente projetadas para a classificação final de produtos, podendo ser utilizadas em processos de lavagem e desaguamento dos mais variados materiais, em indústrias e minerações.Apresentam como principais características construtivas a estrutura super-reforçada e o movimento vibratório linear queé gerado por um par de vibradores autossincronizados,permitindo o transportehorizontal do material.

Movimento vibratório é praticamente retilíneo, num plano normal à superfície de peneiramento – a altura de vôo imprimindo a partícula é menor que na peneira inclinada, o que impede o seu uso cm aberturas grandes. Por tudo isto é necessário um movimento diferente. Transportam o material sobre o leito à velocidade de 12 m/min. Esta diferença de movimento exige mecanismos diferentes de acionamento, um projeto mecânico diferente, acarretando algumas alterações no processo: 1) A capacidade da peneira horizontal é 40% maior que a de uma peneira vibratória de mesma área. 2) A faixa ótima é restrita.

DIMENSIONAMENTO DOS EQUIPAMENTOS DE PENEIRAMENTO

Os dados necessários para seleção e dimensionamento dos equipamentos de peneiramento são:

1. Característica do material a ser peneirado;2. Capacidade3. Faixas de separação do produto 4. Eficiência desejada5. Típo de serviço

GRELHAS

Barras metálicas dispostas paralelamente, mantendo um espaçamento regular entre si.

As grelhas podem ser classificadas de acordo com seu movimento:FIXAS

A única força atuante é a gravidade e por isso esses equipamentos possuem superfície inclinada. Constituídas de barras ou trilhos eqüidistantes apoiados numa estrutura de suporte. São muito comuns as grelhas horizontais, usadas para o marroamento manual do material retido, antes do britador primário. As grelhas inclinadas são auto-descarregáveis.

MÓVEISSão semelhantes às grelhas fixas, mas sua superfície está sujeita a

vibração. São utilizadas antes da britagem primária. O escalpe de “run of mine” envolve matacões que podem pesar algumas toneladas. Exige, portanto equipamentos extremamente robustos e a eficiência é uma consideração secundária, pois o objetivo é apenas aliviar o britador.

DIMENSIONAMENTO DE UMA GRELHA

Para uma grelha, onde se tem apenas o afastamento livre entre as barras, este determina o tamanho máximo da menor dimensão da partícula que atravessa as barras paralelas.

Para aberturas quadradas ou retangulares é definida a largura máxima. O fato de ser quadrada ou retangular tem pouca influência, visto que a malha retangular é colocada apenas para compensar a perda de área real de passagem pela inclinação dos equipamentos de peneiramento, embora também algumas vezes seja para atender à forma lamelar do material.

BANANA SCREENA “banana screen” ou mais precisamente, peneira modular, é um

conceito novo. A peneira, de movimento retilíneo, é projetada com o deck dividido em

dois ou três módulos de inclinações diferentes. O primeiro módulo tem inclinação elevada, de modo que a altura do leito é baixa e as partículas finas chegam rapidamente à tela.

Ocorre rapidamente à passagem das partículas fáceis de peneirar, o que alivia a peneira rapidamente.

O leito assim diminuído chega ao segundo módulo, que tem a inclinação adequada para a tela de peneiramento desejado. Ocorre a passagem das partículas, facilitada pelo menor volume do leito, pois as partículas fáceis de peneirar já saíram e o leito está muito mais baixo, além de já ter ocorrido à estratificação.

Finalmente, o terceiro módulo tem inclinação bastante reduzida, dificultando a passagem do oversize sobre ele e aumentando a eficiência do peneiramento, pela maior chance que as partículas de baixa probabilidade de peneiramento têm a passagem.

Dessa forma a eficiência do peneiramento é aumentada e, como o movimento é retilíneo, a área necessária é reduzida de 40% em relação à peneira vibratória inclinada – segundo os fabricantes.

FIM