Período Colonial: Capitanias Hereditárias€¦ · Período Colonial: Capitanias Hereditárias...

Post on 03-Oct-2020

4 views 0 download

Transcript of Período Colonial: Capitanias Hereditárias€¦ · Período Colonial: Capitanias Hereditárias...

HISTÓRIA PROF. AMAURY PIO

PROF.ª ISABEL SARAIVA4ªEJA FASE

Unidade IVA Formação dos Estados Modernos

CONTEÚDOS E HABILIDADES

2

Aula 20.1ConteúdoPeríodo Colonial: Capitanias Hereditárias

CONTEÚDOS E HABILIDADES

3

Habilidades • Analisar as causas do estranhamento gerado durante o

encontro entre indígenas e portugueses. • Apontar as expedições exploratórias, o escambo e as

feitorias como instrumentos para exploração portuguesa do Brasil pré-colonial.

CONTEÚDOS E HABILIDADES

4

• O sistema colonial e o trabalho escravo, casa grande e senzala, os quilombos

• Heranças africanas, um pouco das religiões afro-brasileiras

REVISÃO

5

Observe bem a imagem e responda:

Quem são os personagens da imagem?Que prática comercial está sendo retratada na imagem?

HOMEM BRANCO MUITO BOM... DAR

PRESENTES...

SABE DE NADA, INOCENTE!

DESAFIO DO DIA

6

Descobrimento, conquista?

O’DE CASA?

TEM GENTE!

AULA

7

Descobrimento, conquista? • A utilização do termo descobrimento está ligada

ao etnocentrismo dos portugueses, e também dos europeus. Por entenderem o mundo tendo por centro sua própria etnia, seu próprio povo, os portugueses desconsideraram que os indígenas já conheciam o território.

• Desta forma, o termo descobrimento refere-se, então, aos povos da Europa, e não aos povos que já habitavam o continente americano.

AULA

8

Período Pré-colonial: os primeiros contatos

AULA

9

Período Pré-colonial: os primeiros contatosO primeiro contato dos portugueses com os índios foi considerado pacífico. Pero Lopes, irmão de Martim Afonso, relatou que os índios mostravam-se amistosos e se sentiam muito atraídos pelos objetos oferecidos pelos portugueses.

AULA

10

AULA

11

• Nas trocas de presentes, manifestavam a sua ruidosa alegria com abraços e sorrisos, que os portugueses, de sua parte, recebiam com muita reserva. Mesmo quando os primeiros povoadores começaram a chegar, ainda houve um certo entendimento.

• Porém, as hostilidades não demoraram a aparecer. Os Potiguara, aliados dos franceses, atacaram Itamaracá e Pernambuco.

AULA

12

• Os Aimorés castigaram duramente os estabelecimentos portugueses em Ilhéus e Bahia. No Espírito Santo, os povoadores sofreram ataques dos Goitacá.

AULA

13

• A relação entre índios e portugueses pode ser exemplificada através de três cidades: São Vicente, Bahia e Pernambuco. Em cada uma dessas regiões a relação ocorreu de formas diferentes.

• Em São Vicente, segundo o Padre Anchieta, nunca houve guerra entre brancos e índios, a não ser em 1562. Outra testemunha da época, Pero de Magalhães Gandavo, chamou a atenção para a generalizada união das raças.

AULA

14

• Na Bahia, com a instalação do governo-geral, foi implantada uma política baseada na guerra declarada aos Tupinambás e, ao mesmo tempo, em uma sólida aliança com os Tupiniquins. Com essa ideologia de diferenciar indígenas aliados e indígenas inimigos, a Bahia beneficiou-se da criação de um verdadeiro cinturão de proteção representado pelos grupos aliados.

• Em Pernambuco, os indígenas foram militarmente derrotados pelos portugueses. Ao contrário do que ocorreu na Bahia, os povoadores não fizeram alianças e, assim, ficaram mais vulneráveis aos ataques indígenas.

AULA

15

Destaque por que o encontro entre portugueses e indígenas gerou estranhamento para os dois lados.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

16

O escambo, expedições exploradoras, estanco (monopólio) do pau-brasil, feitoriasAs primeiras atividades econômicas concentraram-se na extração de pau-brasil dentro do regime de estanco (monopólio régio).

AULA

17

As expediçõesO primeiro tipo de expedições que Portugal enviou ao Brasil tinha por finalidade reconhecer o litoral da nova terra descoberta, sendo, por isso, denominadas expedições exploradoras.

AULA

18

Primeira Expedição (1501)Com o objetivo de fazer uma exploração geográfica da terra, em 1501 foi enviada a primeira expedição, comandada por Gaspar de Lemos e contando com a participação de Américo Vespúcio.

AULA

20

ALPHA

AULA

21

Tocou o Brasil na altura do Rio Grande do Norte e, costeando o país denominou uma série de acidentes geográficos: Cabo de São Roque, Cabo de Santo Agostinho, Rio São Francisco, Baía de Todos os Santos, Rio de Janeiro, entre outros.

AULA

22

O arrendamento (1502) • As perspectivas de aproveitamento econômico do

Brasil não eram boas. Ausentes as especiarias, o ouro e a prata, um único produto despertou o interesse, o pau-brasil, útil à indústria de tintas.

• O trabalho de extração do pau-brasil era feito com mão de obra indígena, obtida a partir da prática do escambo, ou seja, da troca de mercadorias e bugigangas europeias pelo trabalho pesado.

AULA

23

• Os indígenas encarregavam-se de derrubar as madeiras, cortá-las em toras, transportá-las para as feitorias e acomodá-las; em troca, recebiam objetos como miçangas, tecidos, vestimentas diversas, canivetes, facas e outros utensílios desse gênero.

AULA

24

Desde o início, sua exploração foi considerada monopólio real, mas em 1502 Portugal resolveu arrendar sua extração a mercadores de Lisboa, os cristãos-novos.

AULA

25

• O prazo de arrendamento era de três anos. Constava do contrato a obrigatoriedade do arrendatário de enviar anualmente uma expedição de seis navios, a fim de explorar 300 léguas da costa e estabelecer feitorias fortificadas.

• No ano seguinte, Fernão de Noronha assinou o contrato de arrendamento.

AULA

26

Segunda Expedição (1503)

AULA

27

(Cesgranrio) O início da colonização portuguesa no Brasil, no chamado período “pré-colonial” (1500-1530), foi marcado pelo(a)

a) envio de expedições exploratórias do litoral e pelo escambo do pau-brasil.

b) plantio e exploração do pau-brasil, associado ao tráfico africano.

c) deslocamento, para a América, da estrutura administrativa e militar já experimentada no Oriente.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

28

d) fixação de grupos missionários de várias ordens religiosas para catequizar os indígenas.

e) implantação da lavoura canavieira, apoiada em capitais holandeses.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

29