PERSPECTIVAS · Perspectivas Técnicas: ... 1-Perspectiva Cavaleira –visto de frente (face...

Post on 12-Nov-2018

215 views 0 download

Transcript of PERSPECTIVAS · Perspectivas Técnicas: ... 1-Perspectiva Cavaleira –visto de frente (face...

PERSPECTIVAS

Desenho de Sólidos - Perspectivas

• Além de conhecer os tipos de sólidos geométricos, o designer deve também saber representá-los.

• Para tal, é necessário ter noção básica dos tipos de perspectivas e suas aplicações. São dois estilos de perspectivas que o designer pode optar: Técnicas e Artísticas.

Perspectivas Técnicas: não existem pontos de fuga – os objetos não sofrem deformação nas suas proporções –pode ser utilizada para desenhos técnicos, de construção.

1- Perspectiva Cavaleira – visto de frente (face frontal), o objeto tem suas arestas paralelas entre si, sem distorcer o tamanho delas.

2- Perspectiva Isométrica – representada sobre três eixos (linhas) a 120°.

George Sowden

George Sowden

eboy

eboy

eboy

Perspectivas Artísticas: tem aspectos mais próximos da realidade que observamos – distorção dos ângulos e formas.

1- Perspectiva com 1 ponto de fuga: o observador está olhando o objeto de frente – a face frontal mantém suas proporções;

2- Perspectiva com dois pontos de fuga (Doblin/oblíqua): o objeto está inclinado em relação ao observador – há distorção de todas as faces do sólido.

Em ambos os casos, a posição que o sólido está em relação á linha de horizonte é que define como o observador enxerga o objeto: acima, abaixo, de frente...

3- Perspectiva com 3 pontos de fuga (aérea): não existem linhas paralelas, o objeto sofre distorção em todas as suas partes. É o tipo de representação que mais deforma os objetos representados.

M. C. Escher