Planejamento eri cacau

Post on 14-Jun-2015

1.998 views 0 download

description

Planejamento empresarial de uma empresa fictícia - EriCacau

Transcript of Planejamento eri cacau

PLANEJAMENTO

COMPONENTES:

Eliziane Maciel Izabel Cristina Jaqueline Magalhães Karla Érica Paulo Sérgio Thamires Sant’Ana Daniele Gonsalves

MISSÃO

Surpreender desde o aroma ao abrir a embalagem até a primeira mordida.

VISÃO

Ser conceito na fabricação de chocolates no Brasil,

atingindo o mercado internacional em 5 anos,

atentos à responsabilidade socioambiental.

CENÁRIO

CENÁRIO

Observando que o comercio de chocolate vem cada vez mais sendo valorizado devido à visão do cliente, de que o chocolate deixou de ser um simples prazer em comer e passou a ser apaixonante e também por estar presente em todas as comemorações, como Natal, Aniversário, Páscoa, Dia dos Namorados entre outros. O comércio de chocolates cresce diariamente e tem uma fácil comercialização do produto. A cultura do cacau absorve mão-de-obra garantindo condições de melhoria social, gerando empregos e movimentando a economia.

CENÁRIOA fábrica surgiu com o intuito de atender a

demanda da cidade e também dos municípios vizinhos, pois, ambas tinham necessidades mais não havia onde supri-las e com a localização da mesma facilitou a obtenção de doces, bombons e bolos para a realização de festas e eventos em datas comemorativas. Através de fornecedores adquirimos os ingredientes necessários para a fabricação de produtos com qualidade já que a matéria prima não é de difícil acesso porque o cacau é um produto de alta produção agrícola no Brasil e existem muitos cursos de especialização para fabricá-lo.

CENÁRIO

E com a possibilidade de se expandir por franquias no mercado, o município pode passar a ser mais conhecido no estado, pois fabricaremos chocolate de alta qualidade, com estilo caseiro e artesanal. Já que o nordeste é a terceira maior região que mais consume esse produto no país. Segundo uma pesquisa realizada cerca de 72% da população brasileira consomem bombons de chocolate e em grande maioria é consumido pelas mulheres. O Brasil é o quarto maior mercado de chocolate no mundo, perdendo apenas para Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido. As principais razões são o aumento da renda do brasileiro e a maior diversidade de produto. É um mercado muito bom, porém existe uma grande concorrência.

VANTAGENS COMPETITIVAS

EMBALAGENS RECICLÁVEIS

Com a preocupação ambiental inovaremos os nossos produtos com embalagens que podem ser recicladas após serem utilizadas. Esse ato contribui para a conservação e preservação do meio ambiente, também ajudará a criar uma consciência ambiental na população, pois elas proporcionam produtos que vem em embalagens que podem ser recicladas posteriormente, e dessa forma, os consumidores verão essa nova iniciativa e poderão começar a reciclar, ou até mesmo doar as embalagens para profissionais ou empresas especializadas em reciclagem.

CHOCOLATES EM FORMATOS ERÓTICOS

O chocolate é muito consumido e por isso é necessário sempre inovação e pensando nisso a nossa empresa irá atender as necessidades de nossos clientes na aquisição de artigos destinados ao lazer adulto, sigilo, descrição, segurança e qualidade.

DATAS COMEMORATIVASA nossa empresa também resolveu

investir em chocolates com formatos diferentes e brindes que favoreçam as datas comemorativas. Ex: Dias dos namorados (Bombons em formatos especiais e brindes como uma rosa), Dia das Crianças (Brinquedos). Com ênfase na Páscoa investiremos em vários sabores de diferentes tipos de Ovos de Páscoa.

CUSTOMIZAÇÃO DE CHOCOLATES

Pretenderemos desenvolver chocolates com formas e formatos de acordo com a necessidade do cliente usando um pouco de criatividade para atender o gosto de cada um.

CHOCOLATES COM ESSÊNCIAS DE BEBIDAS ALCOÓLICAS

Com o aumento da procura de diferentes tipos de chocolate, nossa empresa procurou investir em bombons que agradasse o paladar dos consumidores e proporcionando novas sensações de prazeres.

ESPAÇO CACAU

Um espaço onde os amantes dos chocolates

possam mergulhar no universo de combinações a

partir do cacau, de acordo com as possibilidades

criativas.

CHOCOLATE COM CAFÉ

Além de trazer o conceito no aroma e sabor do chocolate, há a composição com o delicioso aroma do café, e as infinitas possibilidades para agradar o paladar dos nossos clientes.

ANÁLISE SWOT - FOFAForças Fraquezas

- Produtos criativos e de qualidade- Inovação a cada receita- Compromisso com o cliente- Divulgação

- Funcionários- Fornecedores-Problemas operacionais-Produtos ultrapassados

Oportunidades Ameaças

- Ampliação- Expansão por franquias-Fácil comercialização- Parcerias estratégicas

- Concorrência- Redução de custos- Falha na climatização da loja- Perda de vendas para concorrentes- Elasticidade

GESTÃO DE CADEIA DE ABASTECIMENTO

GESTO DE CADEIA DE ABASTECIMENTO

Na nossa cidade não temos estabelecimento que forneça chocolate então para adquirirmos a matéria prima do nosso trabalho, é através de encomendas a fazendeiros que tenham uma preocupação socioambiental Depois do cacau em nossas mãos vamos para a parte de produção, a primeira fase é a chamada torrefação, um processo de aquecimento que elimina de vez a umidade e faz surgir o aroma peculiar do cacau. Em seguida as sementes são resfriadas e seguem para o triturador que retira a casca da amêndoa.Quando já estão descascadas as amêndoas passam pela moagem etapa em que as sementes são picadas em pedacinhos minúsculos. Em seguida, a massa de cacau passa por uma máquina de prensagem que separa o ingrediente em dois produtos. O primeiro é a manteiga de cacau que será reintroduzida na próxima etapa o segundo é chamado de torta de cacau, uma espécie de “bolo” que se esfarela facilmente parte dela é dissolvida e misturada ao açúcar para se fazer o chocolate em pó.

GESTÃO DE CADEIA DE ABASTECIMENTO

Outra posição é resfriada e quebrada em tabletes que serão usadas na fabricação de chocolate. Na fase seguinte conhecida como malaxação, começa a diferenciação entre os tipos de doce. Na produção do chocolate preto, a torta e a manteiga de cacau recebem açúcar e leite, formando a massa do chocolate tradicional. O chocolate meio amargo leva todos esses ingredientes menos o leite, já o branco é feito apenas com manteiga de cacau açúcar e leite. Em qualquer tipo de chocolate a massa resultante passa pelos cilindros de refinação, onde os cristais de açúcar da mistura são triturados e quebrados em partículas. Isso melhora a textura do doce, deixando-o bem mole e gostoso de comer. É esse o processo que determina a “fineza” da nossa marca de chocolate.

GESTÃO DE CADEIA DE ABASTECIMENTO

Após a refinação, aparelhos conhecidos como agitadores mantêm a massa em movimento, retirando a acidez e a umidade do doce. Em outro momento, o chocolate passa por diversas trocas de temperaturas para cristalizar a manteiga de cacau e deixar a pasta na consistência ideal para ser moldada. No último passo, ocorre a moldagem em fôrmas especiais que atendem as preferências dos clientes para que o chocolate ganhe o aspecto desejado. No caso das barras crocantes, coloca-se um recheio de castanhas, amêndoas ou flocos de arroz antes de encherem os moldes. Finalmente, os chocolates são resfriados até ficarem sólidos e estarem prontos para a embalagem. E sempre pensando no meio ambiente nossos bombons são embalados em embalagens de materiais recicláveis.

GESTÃO DE CADEIA DE ABASTECIMENTO

O nosso estabelecimento onde são vendidos os bombons é um ambiente totalmente climatizado e bem convidativo. Os clientes são atraídos através do design e do aroma especial de nossos produtos que propicia desde as embalagens que são recicláveis até a degustação que tem um sabor incomparável.