Plano de aula PIBID industria cultural

Post on 05-Jul-2015

1.319 views 3 download

Transcript of Plano de aula PIBID industria cultural

Plano de aula 1Plano de aula 1

SérieSérie: 8 ª série: 8 ª sérieDuração previstaDuração prevista: 4 aulas: 4 aulas

Objetivos do plano: Objetivos do plano: Buscar uma reflexão crítica a cerca da Buscar uma reflexão crítica a cerca da indústria cultural, consumismo e alienação. Apresentar de indústria cultural, consumismo e alienação. Apresentar de

que forma artistas estão engajados questionando a sociedade que forma artistas estão engajados questionando a sociedade e despertar nos alunos o senso crítico sobre o tema.e despertar nos alunos o senso crítico sobre o tema.

Aula 1Aula 1

"Eu vi o anjo no mármore e esculpi até libertá-lo."-Michelangelo

"Nós somos como escultores, constantemente esculpindo de outros a imagem que desejamos, necessidade, amor ou desejo."- Anaïs Nin

Leonardo Da Vinci x Marcel Duchamp

Proposição práticaProposição prática

• Proposta 1: Proposta 1: recorte de revistas buscando recorte de revistas buscando imagens de celebridades ou alegorias imagens de celebridades ou alegorias publicitarias e assim agregar elementos publicitarias e assim agregar elementos ressignificando e/ou desconstruindo a ideia ressignificando e/ou desconstruindo a ideia da imagem que elas passam.da imagem que elas passam.

• Proposta 2Proposta 2: buscar objetos do cotidiano e : buscar objetos do cotidiano e inventar uma outra funcionalidade.inventar uma outra funcionalidade.

Aula 2Aula 2

“Terceira Guerra Mundial?.. Mas... Eu acabei de comprar o novo Iphone..!”

Proposta práticaProposta prática

• Pediremos aos alunos que criem uma Pediremos aos alunos que criem uma composição que questiona e satiriza o composição que questiona e satiriza o consumo e/ou o mundo contemporâneo. consumo e/ou o mundo contemporâneo. Técnica mista e materiais livres: revistas, Técnica mista e materiais livres: revistas, tesouras, papéis, cola, tinta, lápis, objetos tesouras, papéis, cola, tinta, lápis, objetos (assemblage). (assemblage).

Aula 3Aula 3

“ “as inserções em circuitos ideológicos as inserções em circuitos ideológicos tinham essa presunção: fazer o caminho tinham essa presunção: fazer o caminho inverso ao dos readymades. Não mais o inverso ao dos readymades. Não mais o objeto industrial colocado no lugar do objeto industrial colocado no lugar do objeto de arte, mas o objeto de arte objeto de arte, mas o objeto de arte atuando no universo industrialatuando no universo industrial”.”.

Cildo Meireles

Carlos Zilio

Aula 4Aula 4

• Retomaremos rapidamente a discussão sobre o Retomaremos rapidamente a discussão sobre o readymade e circuitos ideológicos partindo para readymade e circuitos ideológicos partindo para a prática;a prática;

• Com um pedaço de argila cada um, iremos Com um pedaço de argila cada um, iremos propor aos alunos que criem seu próprio objeto propor aos alunos que criem seu próprio objeto artístico, tendo como base os objetos do artístico, tendo como base os objetos do cotidiano. No final, cada um terá que explicar a cotidiano. No final, cada um terá que explicar a sala seu objeto, suas idéias iniciais e por que sala seu objeto, suas idéias iniciais e por que pensou naquilo.pensou naquilo.