Portfólio digital- ´PDPA 2015.2

Post on 06-Apr-2017

61 views 0 download

Transcript of Portfólio digital- ´PDPA 2015.2

PORTFÓLIO DIGITAL

Aluno: Jamerson Gustavo Laurentino SantosEmail: gustavo_brasil13@hotmail.com

QUEM SOU EU?

Jamerson Gustavo Laurentino Santos é graduando em licenciatura em matemática na Universidade Estadual da Paraíba- UEPB.

SOBRE A PROFESSORA

Maria Lúcia Serafim possui graduação em licenciatura plena em pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1983) e mestrado em Ciências da sociedade pela Universidade Estadual da Paraíba (2002). É professora efetiva da Universidade Estadual da Paraíba, departamento de educação, centro de Educação- CEDUC, líder do grupo de pesquisa Tecnológicas Educação mídias e Artes- GPTEMA. Tem experiência na área de educação atuando principalmente nos seguintes temas: educação e tecnologias digitais, TIC e processos educativos, Ead, Internet e formação de professores.

Doutoranda em epistemologia e História da Ciência pela UNTREF- Buenos Aires.

SOBRE O PORTFÓLIO

Esse portfólio foi construído como critério de avaliação para a segunda nota da segunda unidade da componente curricular PDPA, ministrada pela professa Maria Lúcia Serafim.

LIVRO BASE DA DISCIPLINA

A professora Lúcia Serafim escolheu como base para nossa componente curricular o livro “ A didática” de Carlos Libanêo. Em algumas aulas a professora pedia para lermos alguns fragmentos desse livro e debater sobre o mesmo na aula seguinte ou dependendo do assunto poderíamos recorrer ao livro como suporte para pesquisa de determinado assunto.

LIVRO BASE DA DISCIPLINA

SUJEITOS DA PRAXÍS PEDAGÓGICA

Na primeira unidade da componente curricular a professora escolheu alguns fragmentos de textos com determinados textos. A sala foi dividida em grupos e cada grupo ficou com um tema.

O meu grupo ficou com o tema “ Os sujeitos da praxís pedagógicas” e juntamente com as minhas colegas de grupo produzimos um vídeo falando sobre esse tema.

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

Ainda durante a primeira unidade foi mostrado a turma um quadro com várias tendências pedagógicas. A turma foi dividida em grupos e cada um escolheu uma tendência e debateu com toda a sala com a mediação da professora.

QUADRO DE TENDÊNCIAS

QUADRO DE TENDÊNCIAS

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

O nosso grupo ficou responsável pela tendência Critico-social. Segue algumas partes de nossa pesquisa:

“A Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos surge no final dos anos 70 e início dos 80. Difere das duas progressistas anteriores pela ênfase que dá aos conteúdos, confrontando-os com a realidade social, bem como a ênfase às relações interpessoais e ao crescimento que delas resulta, centrado no desenvolvimento da personalidade do indivíduo, em seus processos de construção e organização pessoal da realidade.”

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

Os métodos desta tendência buscam favorecer a coerência entre a teoria e a prática, ou seja, a correspondência dos conteúdos com os interesses dos alunos.

A princípio o professor busca verificar o que o aluno já sabe, pois o conhecimento novo se apoia numa estrutura cognitiva já existente, ou verificar a estrutura que o aluno ainda não dispõe para que haja uma compreensão tanto do aluno como do professor e, através da disposição de ambos, possa se fazer aprendizagens significativas. A aprendizagem se dá quando o aluno ultrapassa sua visão parcial e confusa e adquire uma visão mais clara e unificadora.

Fonte: https://sites.google.com/site/ged0611/critico_social_dos_conteúdos

AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO

No decorrer da segunda unidade a professora dividiu a sala em dois grupos grandes onde metade da sala falaria sobre avaliação, que por sinal foi o grupo que participei, e o outro grupo falaria sobre planejamento.

Para discutir sobre esse assunto eu escolhi o capitulo 2 do livro “ Avaliação de Aprendizagem- Práticas de Mudança: por uma práxis transformadora” de Celso Vasconcelos .

Segue o site onde fiz minha pesquisa : http://nanareyseducacao.blogspot.com.br/2010/02/avaliacao-da-aprendizagem-praticas-de.html

CINE FÓRUM

Como critério de avaliação para a segunda unidade e conclusão da componente curricular a professora Lúcia Serafim dividiu a sala em duplas e pediu que escolhêssemos um filme e o relacionasse com algum conteúdo discutido durante as aulas de PDPA.

Eu e minha parceira de trabalho escolhemos o filme “ O aluno” que conta a história de Kimani Maruge, um queniano de 84 anos que está determinado a aproveitar sua última chance de ir á escola

CINE FÓRUM

Relacionamos o filme com a tendência tradicional, pois durante o filme a professora Jane Obinchu é hostilizada por ter aceito o idoso em sua sala de aula que inicialmente deveria conter apenas crianças de até 6 anos.

O filme pode ser encontrado em sites de filmes e está disponível no Youtube.

Segue o link do filme no Youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=YJhVuVaOx_E

FOTOS DA TURMA