Procedimento para instalação do SAPSPrint nos servidores de impressão da CTIS

Post on 02-Jul-2015

316 views 40 download

Transcript of Procedimento para instalação do SAPSPrint nos servidores de impressão da CTIS

Procedimento para instalação do SAPSPrint nos servidores de impressão da CTIS

Autor: Luiz Roberto Rocha

Versão: 001 de 12/04/2010

Objetivo: Para que o SAP possa imprimir na CTIS é necessária a instalação do produto SAPSPrint, que implementa um serviço de impressão LPD no ambiente Windows, usando o protocolo da SAP.

Desta maneira, o SAP (que roda sobre o Linux) passa a “enxergar” os compartilhamentos do servidor de impressão (Windows 2003) com o mesmo nome que uma estação de trabalho.

Este produto instala um serviço no servidor do Windows, atendendo pela porta 515 (LPD) mas usando o protocolo da SAP. Desta maneira, servidores Linux não conseguem usar este serviço para ter acesso aos compartilhamentos, somente produtos que se comunicam com o protocolo da SAP podem acessá-lo. Caso a porta 515 venha a ser utilizada, a porta de comunicação pode ser trocada através de parâmetros passados na inicialização do serviço no Windows.

Para maiores detalhes sobre o SAPSprint veja a nota 894444

Processo de instalação:

Faça o download do pacote SAPxSprint a partir do SAP Service Market Place. Sempre instale a versão mais atual do pacote. Não existem problemas de compatibilidade entre versões diferentes, isto é, um servidor pode estar com uma versão do SAPSPrint diferente de outro e isto não irá causar nenhum problema ao SAP ou ao sistema de impressão da CTIS.

Para efeitos de segurança e padronização, além de garantir um padrão para o relatório de bilhetagem da DPOI, criamos uma conta administrativa local em cada um dos servidores de impressão. Esta conta será SEMPRE em nome de SAPPrint, senha SAPPrint e sem alteração e expiração de senha.

Faça este usuário membro dos grupos Administradores e Operadores de Impressora.

Inicie a instalação do SAPSPrint, clicando duas vezes no seu ícone:

O arquivo executável é automaticamente descompactado. No início da execução, a tela abaixo, indicando a necessidade de reboot pode ser apresentada e pode ser ignorada.

Selecione SAP Gui Print Service:

Aceite a indicação de diretório de destino:

Selecione a porta de serviço ou aceite o default:

A instalação prossegue automaticamente:

Ao final da instalação, obtemos a seguinte tela:

Na administração de serviços, encontramos o serviço já em execução:

Editamos as propriedades do serviço para que o mesmo utilize a conta SAPPrint. Após a troca, reinicie o serviço para verificar o sucesso na troca.

No SAP, na transação de cadastramento de impressoras (SPAD), a impressora é identificada pelo nome do servidor Windows e nome do compartilhamento do Windows:

Da maneira como instalamos o SAPSPrint, o controle de bilhetagem da CTIS irá detectar que o usuário que fez a impressão foi o SAPPrint, mas no campo do nome do job, o primeiro campo é o nome do usuário do SAP que solicitou a impressão, seguido por uma ‘/’.