Profª. Paula Djane. É a ciência do movimento racional, sujeito a uma disciplina e a um fim...

Post on 17-Apr-2015

102 views 0 download

Transcript of Profª. Paula Djane. É a ciência do movimento racional, sujeito a uma disciplina e a um fim...

Profª. Paula Djane

É a ciência do movimento racional, sujeito a uma disciplina e a um fim prático”.

No homem pré-histórico a atividade física tinha papel relevante para sua sobrevivência, expressa principalmente a necessidade vital de atacar e defender-se.

Na Grécia nasceu o ideal da beleza humana, o qual pode ser observado nas obras de arte espalhadas pelos museus em todo o mundo, onde a prática do exercício físico era altamente valorizada como educação corporal em Atenas e como preparação para a guerra em Esparta.

Com a queda do Império Romano, o corpo passou a ser ignorado e com isso a ginástica sofreu durante um longo período de tempo, para renascer no século XVIII com a influência de vários pensadores que se debruçaram sobre as vantagens da prática do exercício físico.

A denominação Ginástica, inicialmente utilizada como referência à todo tipo de atividade física sistematizada, cujos conteúdos variavam desde as atividades necessárias à sobrevivência, aos jogos, ao atletismo, às lutas, à preparação de soldados.

A partir de 1800 com o surgimento das escolas e movimentos ginásticos, a ginástica ganhou uma conotação mais ligada à prática do exercício físico.

Com o passar do tempo a ginástica passou a desempenhar importantes funções na sociedade industrial, apresentando-se como capaz de corrigir vícios posturais oriundos das atitudes adotadas no trabalho, demonstrando assim, as suas vinculações com a medicina e, desse modo, conquistando status.

Com a evolução da educação física, a ginástica se especializou, de acordo com as finalidades com que é praticada ou então em correspondência com os movimentos que a compõem. A ginástica como modalidade esportiva vem se desenvolvendo bastante nos últimos tempos.

No elenco de provas esportivas dos Jogos Olímpicos talvez seja um dos espetáculos mais belos e de maior poder de atração.

Força; Agilidade; Flexibilidade; Coordenação; Equilíbrio; Controle do corpo.

OBRIGADA!