Projeto de Fabricação de Sabão Ecológico e Reciclagem de Papel na ASCAMARC

Post on 13-Apr-2017

625 views 2 download

Transcript of Projeto de Fabricação de Sabão Ecológico e Reciclagem de Papel na ASCAMARC

FABRICAÇÃO DE SABÃO ECOLÓGICO E RECICLAGEM DE PAPEL NA ASCAMARC – ALTERNATIVAS PARA A CONSERVAÇÃO AMBIENTAL E GERAÇÃO DE RENDA

Prof.: Luiz Neldecilio Alves Vitor - OrientadorProfessor de Biologia e Educação Ambiental – Instituto Federal da Paraíba, IFPB Campus

Cajazeiras Ingrid Lorrana Ferreira Sobreira

Aluna do Integrado de Informática – Instituto Federal da Paraiba, IFPB Campus Cajazeiras Esthefanny Jorge Ribeiro

Aluna do Integrado de Informática – Instituto Federal da Paraiba, IFPB Campus Cajazeiras Francisco Ályson vieira Braga

Aluno do Integrado de Informática – Instituto Federal da Paraiba, IFPB Campus Cajazeiras Nelry César Duarte Moreira

Aluno do Integrado de Informática – Instituto Federal da Paraiba, IFPB Campus Cajazeiras

III Mostra de Pesquisa e Extensão

Introdução É muito fácil percebermos o crescimento

econômico de uma nação atrelada ao aumento da quantidade de resíduos produzidos pelo seu povo.

De acordo com ABIOVE (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais) apenas 1% do óleo usado no Brasil passa por algum processo de reciclagem. São cerca de 3 bilhões de litros de óleos ao ano descartados, diretamente na natureza fato que resulta em impactos ambientais seriíssimos.

Com relação a produção de papel, depois de longos processos mecânicos e químicos, a celulose é aproveitada na sua produção para os mais diversos usos.Estima-se que a cada tonelada de papel reciclado produzido, evita-se o corte de 30 árvores, reduz-se em 74% a emissão de poluentes no ar e 35% na água, além de consideráveis reduções no consumo de água e energia elétrica.

A ASCAMARC (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Cajazeiras) é uma associação de pessoas que contribuem para a valorização e conservação do meio ambiente realizando a coleta seletiva de materiais recicláveis conseguindo com essa atividade, retirar o sustento para suas famílias.

Com as oficinas ministradas de reutilização de óleo de cozinha usado e reciclagem de papel tivemos a oportunidade de propor alternativas que, além de contribuírem para a conservação ambiental, geraram renda para um grupo tão carente de famílias.

Justificativa• O presente projeto teve uma significativa importância

tanto na formação intelectual, quanto na formação social. • Com esse trabalho tivemos a oportunidade de contribuir

na conscientização da preservação do meio ambiente.• Com fabricação do sabão ecológico a partir do óleo e a

fabricação do papel reciclado a partir do papel usado, foi possível contribuir de forma sugestiva, na renda das famílias carentes da ASCAMARC.

Objetivos• Realizar junto a ASCAMARC, oficinas de

produção de sabão ecológico a partir do óleo de cozinha usado e de reciclagem de papel;

• Reduzir os impactos ambiental oriundos de resíduos poluentes;

• Conscientizar a comunidade sobre as boas práticas para conservação ambiental.

Metodologia• Aprofundamento teórico;• Experimentação no Laboratório de biologia do campus

(fabricação de sabão e reciclagem de papel);• Apresentação do projeto aos associados da ASCAMARC;• Realização das oficinas;• Acompanhamento da produção;• Coleta de dados para os resultados.

Resultados

• 500 litros de óleo de cozinho usados deixaram de ser lançados diretamente na natureza para se transformarem em sabão ecológico;

• 30 quilogramas de papel foram reciclados;• A conscientização ambiental.

Oficina de Reciclagem de Óleo e Papel na ASCAMARC

Oficina de Reciclagem de Papel no Programa Mulheres Mil

Oficina de Reciclagem do Óleo no Programa Mulheres Mil

Oficina de Reciclagem de Papel na Fundação Educacional Lica Claudino –

Uiraúna - PB

ConclusãoNo processo de realização do referido projeto foi possível

observar a dimensão de resíduos (óleo e papel usado) que são lançados em lugares inadequados prejudicando a natureza. Com as oficinas ministradas pelos alunos do projeto se pode observar que mesmo num mundo de pessoas consumistas, ainda existe gente preocupada com o planeta deixado para as futuras gerações. Oportunizar um aumento na renda de suas famílias com a venda do sabão ecológico, os associados da ASCAMARC são todos muito simples, desprovidos de recursos financeiros mas que é possível encontar, como em pouco doutos, um nível de conscientização ambiental tão elevado.

Referências BibliográficasABIOVE. Associação Brasileira deÓleos Vegetais. Disponível em <http://www.abiove.org.br/site/index.php>. Acesso em: 16 de jul. 2013 ABRE. Associação Brasileira de Embalagens. O quanto nós reciclamos. 2010. Disponível em <http://www.abre.org.br/meio_reci_brasil.php >. Acesso em 06 de jan. 2013. DIAS, Genebaldo Freire . Educação Ambiental – Principios e práticas. 9 ed.São Paulo: Gaia, 2011. REIGOTA, Marcos. Meio Ambiente e representação social. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2004. RITTNER, H. Sabão: tecnologia e utilização. 1. Ed. São Paulo: Câmara Brasileira do livro. 1995. SABESP. Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. Reciclagem de Óleo (PROL) 2011. Disponível em <http://www.site.sabesp.com.br/site/interno/Default.aspx?secaoId=82>. Acesso em 03 de jan. 2013.

Agradecimentos-A Deus, pela sua providência diária;- Aos associados da ASCAMARC verdadeiros mestre da conservação ambiental- Irmã Francisca e a sua vida dedicada a causa dos menos favorecidos-Ao IFPB – Campus Cajazeiras, pelo apoio irrestrito- A Coordenadora de Pesquisa e Extensão – Wilza Carla, pelo seu espírito de coorperação e disponibilidade.- A todos que colaboraram direta ou indiretamente para a execução desse projeto.