Projeto (Re)Contando Historias

Post on 05-Dec-2014

6.109 views 5 download

description

Projeto criado por Patrícia Campelo e executado na Escola Municipal Ministro Marcos Freire em Olinda/PE.Projeto de releitura de contos, histórias e poesias em que os estudantes produziram imagens, textos sobre as obras trabalhadas.

Transcript of Projeto (Re)Contando Historias

ESCOLA MUNICIPAL ESCOLA MUNICIPAL MINISTRO MARCOS MINISTRO MARCOS FREIRE.FREIRE.ALTO DO SOL NASCENTE/ ALTO DO SOL NASCENTE/

OLINDAOLINDA

ATIVIDADES REALIZADAS ATIVIDADES REALIZADAS NA BIBLIOTECA.NA BIBLIOTECA.

PROJETO (RE)CONTANDO PROJETO (RE)CONTANDO HISTÓRIAS HISTÓRIAS

PROFESSORA: PATRICIA CAMPELOPROFESSORA: PATRICIA CAMPELO

ATIVIDADES REALIZADAS ATIVIDADES REALIZADAS NA BIBLIOTECA...NA BIBLIOTECA...

PROCESSOPROCESSO JUSTIFICATIVA:JUSTIFICATIVA:

Após observar que o número Após observar que o número de estudantes que frequentavam a de estudantes que frequentavam a biblioteca era muito inferior à quantidade biblioteca era muito inferior à quantidade de matriculados no turno, sentimos a de matriculados no turno, sentimos a necessidade de promover atividades necessidade de promover atividades diferenciadas, usando a leitura e a diferenciadas, usando a leitura e a contação de histórias como momento de contação de histórias como momento de interação e de sensibilização da interação e de sensibilização da comunidade escolar para o despertar comunidade escolar para o despertar para o uso da leitura.para o uso da leitura.

OBJETIVO GERALOBJETIVO GERAL

Incentivar os estudantes a frequentar, de Incentivar os estudantes a frequentar, de forma espontânea e prazerosa, a forma espontânea e prazerosa, a biblioteca, assim como tornar a leitura biblioteca, assim como tornar a leitura uma prática comum dentro e fora da uma prática comum dentro e fora da escola. escola. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOSOBJETIVOS ESPECÍFICOS

Estimular o gosto pela leitura;Estimular o gosto pela leitura; Promover interação entre grupos;Promover interação entre grupos; Construir o hábito de ouvir com Construir o hábito de ouvir com

atenção;atenção; Estabelecer condições para a Estabelecer condições para a

interpretação das idéias centrais interpretação das idéias centrais do texto;do texto;

Criar um clima favorável à leitura, Criar um clima favorável à leitura, despertando a curiosidade dos despertando a curiosidade dos estudantes em relação à estudantes em relação à modalidade do texto;modalidade do texto;

Estimular a iniciativa de ler para o Estimular a iniciativa de ler para o grupo em voz alta;grupo em voz alta;

Fazer uso da leitura dentro e fora Fazer uso da leitura dentro e fora da escola.da escola.

METODOLOGIAMETODOLOGIA

Nas oficinas, os estudantes terão Nas oficinas, os estudantes terão acesso à diversos tipos de acesso à diversos tipos de gêneros textuais, tais como, gêneros textuais, tais como, fábulas, histórias infanto-juvenil, fábulas, histórias infanto-juvenil, poemas e contos.poemas e contos.

No 1º Ciclo de aprendizagem serão No 1º Ciclo de aprendizagem serão trabalhados poemas, fábulas e histórias trabalhados poemas, fábulas e histórias curtas e não verbais, respeitando cada curtas e não verbais, respeitando cada nível de aprendizado. Para a nível de aprendizado. Para a “recontação”, os estudantes irão expor “recontação”, os estudantes irão expor oralmente, através de desenhos e oralmente, através de desenhos e pequenos textos, as idéias centrais das pequenos textos, as idéias centrais das obras trabalhadas.obras trabalhadas.

No 2º Ciclo de aprendizagem serão No 2º Ciclo de aprendizagem serão trabalhados textos médios como trabalhados textos médios como contos, histórias infanto-juvenil e contos, histórias infanto-juvenil e poemas das quais apresentarão a poemas das quais apresentarão a reescrita do texto, mantendo a idéia reescrita do texto, mantendo a idéia principal.principal.

As oficinas serão realizadas na As oficinas serão realizadas na biblioteca escolar, onde serão biblioteca escolar, onde serão formados grupos de até 16 formados grupos de até 16 estudantes, dentro do horário estudantes, dentro do horário escolar e com carga horária de escolar e com carga horária de 2h/a.2h/a.

  

ETAPASETAPAS

Leituras diversas na biblioteca Leituras diversas na biblioteca escolar;escolar;

Releitura das histórias lidas pela Releitura das histórias lidas pela professora;professora;

Produção oral e escrita de Produção oral e escrita de histórias vivenciadas;histórias vivenciadas;

Produção de textos coletivos e Produção de textos coletivos e individuais;individuais;

Leitura em voz alta (feita pelo Leitura em voz alta (feita pelo estudante) das produções dos textos estudante) das produções dos textos produzidos durantes as oficinas na produzidos durantes as oficinas na biblioteca;biblioteca;

Releitura de histórias lidas em casa;Releitura de histórias lidas em casa; Escolha de um texto para ser Escolha de um texto para ser

socializado no pátio da escola para socializado no pátio da escola para todas as turmas, na “Manhã de todas as turmas, na “Manhã de Leitura”.Leitura”.

  

AVALIAÇÃOAVALIAÇÃO Exposição das produções dos Exposição das produções dos

estudantes e leitura feita por eles estudantes e leitura feita por eles na “Manhã de Leitura”, oferecida no na “Manhã de Leitura”, oferecida no pátio da escola. O estudantes pátio da escola. O estudantes serão avaliados de forma contínua, serão avaliados de forma contínua, visando o despertar com o prazer e visando o despertar com o prazer e a prática da leitura de forma a prática da leitura de forma contagiante e feliz.contagiante e feliz.

EDUCAR COM PRAZER NOS EDUCAR COM PRAZER NOS TORNA MAIS PRÓXIMOS DE TORNA MAIS PRÓXIMOS DE UMA EDUCAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADEQUALIDADE..