Projeto Ubuntu Brasil O renascer afro-brasileiro

Post on 11-Mar-2016

231 views 7 download

description

Projeto Ubuntu Brasil O renascer afro-brasileiro

Transcript of Projeto Ubuntu Brasil O renascer afro-brasileiro

PROJETO: UBUNTU BRASIL.O renascer afro-brasileiro

Cultura Indígena

E.E.I.EF Profª Maria Mirtes Holanda do Vale

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião.Para odiar, as pessoas

precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a

amar."Nelson Mandela.

Público alvo: Alunos do Ensino Fundamental da Escola Mirtes Holanda.

Período: Ano letivo de 2011.

Áreas do conhecimento:Todas as disciplinas ofertadas pela instituição de ensino.

Apresentação

As Culturas Afro-brasileiras e africanas não é mais uma questão de vontade pessoal e de interesse particular. É uma questão curricular de caráter obrigatório que envolve as diferentes comunidades: escolar, familiar, e sociedade. O objetivo principal para inserção da Lei é o de divulgar e produzir conhecimentos, bem como atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos quanto à pluralidade étnico-racial, tornando-os capazes de interagir objetivos comuns que garantam respeito aos direitos legais e valorização de identidade cultural brasileira e africana, como outras que direta ou indiretamente contribuíram (contribuem) para a formação da identidade cultural brasileira.

A lei 10639/03 visa fazer um resgate histórico para que as pessoas negras afro-brasileiras conheçam um pouco mais o Brasil e melhor a sua própria história.

Desse modo, prevê ainda trabalhar o conhecimento da história e cultura da África a partir do processo de escravidão, bem como conceitos sócio-político-históricos baseados no estudo da mesma como produtora de temáticas diversas: filosofia, história, matemática, dentre outras.

Justificativa

Este projeto visa além de despertar no educando o senso crítico sobre os problemas sócio - culturais afrodescendentes, estará voltado para o estímulo e o interesse na discussão para a solução de problemas relacionados ao racismo e outros tipos de discriminações, com o intuito de promover um modelo mais justo de convivência social. No entanto, é importante ressaltar o respeito para com a etnia negra, pois a sociedade brasileira é fruto da miscigenação racial, do entrelaçamento de brancos, negros e índios.

Contudo, observamos a prática imoral do preconceito, discriminação da etnia negra no país. Com base nesses problemas presentes nos mais diversos setores da sociedade, visamos discutir essas práticas de desrespeito à etnia, com o propósito de construir a tolerância e o respeito à diversidade étnica, utilizando-se das mais diversas áreas do conhecimento, e levando ao conhecimento de nossos educandos a contribuição da cultura africana para a nação brasileira.

Objetivo Geral

Este trabalho tem o objetivo de discutir a diversidade étnica no Brasil, com ênfase na contribuição do povo e da cultura africana para a formação da sociedade brasileira, e sua colaboração para a identidade nacional.

Objetivos Específicos

Colaborar para que haja a interação dos indivíduos, sem diferenças quanto à cor de sua pele;Trabalhar esta temática com todo o corpo que forma a instituição de ensino;Discutir sobre origem da diversidade étnica no Brasil;Orientar os educandos para que não reproduzam atos preconceituosos com relação à etnia de uma pessoa.

Metodologia

O desenvolvimento do projeto ocorrerá envolvendo uma equipe multidisciplinar formada na escola, onde cada educador dentro de sua área específica desenvolverá trabalhos durante o ano letivo.

Os alunos irão trabalhar com pesquisas, documentos históricos, vídeos, filmes. Também serão organizados debates e discussões de textos pertinentes aos temas que serão abordados no decorrer do projeto, visando à formação e a informação dos alunos participantes. Objetivando conhecer os conteúdos e questões apresentadas aos seus respectivos temas.

Integração das disciplinas:

Português: Textos relacionados às africanidades (leitura, interpretação e produção textual); mediar estudos da literatura afro-brasileira; pesquisa de músicas que abordem as temáticas; procurar receitas que influenciam na nossa culinária; confecção de paródias, cordéis; bingos do vocabulário afro-brasileiro; listagem de palavras de origem africana; trabalhar os autores negros da literatura (vídeo heróis de todo tempo); contos africanos; produção de texto a partir do filme quilombo de palmares.

Matemática:Análise dos dados do IBGE sobre a composição da população brasileira e por cor, renda e escolaridade no país e no município; Coletar dados sobre a população negra no Brasil (afro descendente) e analisar criticamente suas condições; Construir tabelas e gráficos demonstrativos de situações de dados sobre a condição de vida do negro no Brasil; analisar formas geométricas que se desenvolvem em algumas manifestações artísticas corporais, e relaciona-las com a teoria estudada em sala de aula; desenvolver idéias associadas à probabilidade utilizada em arremessos de búzios ( disposição: aberto/ fechado); utilizar escalas numéricas na elaboração de mapas, realização com os alunos de pesquisas de dados no município com relação à população negra, análise de pesquisas relacionadas ao negro e mercado de trabalho no país.

Frederick Jones,  inventor do ar- condicionado;

Geografia: Identificar os países africanos, mapa do mundo; dinâmica da continuação: Fui à África e visitei o... (dizer o país) africano; percorrer no mapa a rota do tráfico negreiro; conhecer através de documentário a geografia do continente africano.História: Entender como viviam os negros na África antes e depois do seu processo de colonização; caracterizar a cultura do povo africano; observar a partir de textos, documentários, as conquistas dos negros na sociedade brasileira e no mundo; história da África: problemas e culturas tradicionais africanas; fronteiras, nações e Estados da África: trabalhar a partir de aulas expositivas, elaboração de resumos de textos, mapeamentos, resolução de exercícios, filmes; pesquisar sobre acontecimentos históricos do povo africano, sobre a cultura e a influência dela na cultura brasileira.

Filosofia: Trabalhar com textos, figuras com ascendência africana; trabalhar o preconceito-racismo, etnias e a inferioridade perante a sociedade; trabalhar as religiões, culturas e civilizações afro-brasileiras; discutir fé e religiosidade africana; abordar em vídeos o preconceito que ainda é presente em nossa sociedade; exposição de trabalhos e confecção de mini-livros (confeccionados em sala).Ciências: Trabalhar com vídeos que tratam sobre os bichos da África, meio ambiente e saúde e o filme o jardineiro fiel; confecção de mural; pesquisa sobre as plantas medicinais; interpretação de músicas que tratem sobre a África, debates, conversas informais, pesquisa sobre as doenças da África.Inglês: fazer um comparativo entre a cultura afro nos EUA em paralelo com o que ocorreu/ocorre no Brasil; biografia de autores norte-americanos negros, trabalhar texto closet a partir de músicas de cantores famosos (negros), pesquisa das palavras inglesas com etimologia africana.

Artes: Construir o jogo da memória com as bandeiras africanas; apresentar obras literárias que marcam o período da escravidão ( poesias de Castro Alves- Navio Negreiro e Vozes da África) com vídeos do Projeto Mojubá; escutar músicas de origem africana e montar uma dança a partir de cd com músicas da África; construir um texto através dos símbolos (texto-origem), trabalhar com peças teatrais.Ensino Religioso: Trabalhar a origem do candomblé e umbanda através de documentários, discutir as normas e costumes dessas religiões, despertar para o respeito à diversidade religiosa, trabalhar com pesquisas, textos, vídeos.Educação Física: Fazer um estudo sobre a capoeira, dança ou luta? Qual sua origem; apresentação da dança, trabalhar diversas danças de origem africana e ou afro-descendentes.

Resultados EsperadosDespertar para que todo o corpo escolar esteja atento aos assuntos que serão discutidos sobre esta temática;Fazer com que aquele educando que tem problema de aceitação com relação á sua etnia possa vir a desmistificar as imagens tidas em sua consciência, muita das vezes impostas em seu processo de formação;Fazer com que todos aprendam a conviver com as diferenças étnicas;Contribuir para que todos possam vir a construir a tolerância, e superar o preconceito racial diante do Pluralismo cultural brasileiro.

CronogramaAno letivo de 2011.Culminância semestralmente, através da montagem de um Portfólio, com a exposição dos trabalhos desenvolvidos no decorrer de cada semestre.

Recursos

Professores e alunos;Computador;Data Show;Cartolinas;Tesoura e cola;Músicas;Textos;Som;Mapas.

Considerações Finais.

“Precisa o Brasil, país multi- étnico e pluricultural, de organizações escolares em que todos se vejam incluídos, em que lhe seja garantido o direito de aprender e de ampliar conhecimentos, sem ser obrigados a negar a si mesmos, ao grupo étnico/racial a que pertencem e a adotar costumes, ideias e comportamentos que lhes são adversos. E estes, certamente, serão indicadores da qualidade da educação que estará sendo oferecida pelos estabelecimentos de ensino de diferentes níveis”.

Pensando nestas propostas lançadas na citação acima, a Escola Mirtes Holanda do Vale vem por meio deste trabalho, contribuir para que haja uma maior visibilidade para com a etnia negra, esta que tem uma importante parcela na construção da identidade do Brasil.

Nosso principal objetivo é, além de conhecer a história da África, as influências da cultura, valores, hábitos, costumes desse povo, é também a de contribuir para a superação do preconceito racial, ainda bastante presente na sociedade brasileira. Assim, quando aprendermos a conviver com a diversidade étnica, com a diferença, teremos uma sociedade mais harmoniosa e justa.