Quimica

Post on 19-Feb-2016

5 views 0 download

description

Quimica

Transcript of Quimica

QUÍMICA

GERAL 1

LIGAS METÁLICAS

A tecnologia moderna não usa mais metais em estado puro, mas ligas com propriedades alteradas em relação ao material inicial, o que visa, entre outras coisas, reduzir os custos de produção.

Em geral os metais puros não possuem todas as qualidades necessárias para determinadas utilizações, daí a pesquisa para a produção de novas ligas, denominadas ligas metálicas.

QUE SÃO LIGAS METÁLICAS?

Consideram-se ligas metálicas os materiais formados por dois ou mais elementos em que o elemento em maior quantidade é um metal.

É interessante constatar que as ligas metálicas possuem propriedades diferentes dos elementos que as originam, como diminuição ou aumento do ponto de fusão, aumento da dureza, da resistência, etc.

Os elementos que entram na composição de uma liga metálica podem ser classificados em:

SOLVENTE: é constituído pelo elemento em maior quantidade, no qual vão ser dissolvidos os elementos da liga.

SOLUTO: é constituído pelos elementos que serão dissolvidos para formarem a liga.

Exemplo: Uma liga de alumínio com 12% de silício, o alumínio (metal) é o solvente e o silício (semi metal) é o soluto.

AS LIGAS PODEM SER CLASSIFICADAS DAS SEGUINTES

MANEIRAS: Pelo metal predominante : ligas de cobre,

ligas de alumínio, ligas de bismuto, ligas de chumbo e assim por diante.

Pelo cheiro : se possui odor azedo, possui enxofre em sua composição.

Pelo número de elementos componentes : as ligas binárias são formadas de dois elementos, as ternárias de três elementos e assim por diante.

AS LIGAS METÁLICAS MAIS COMUNS SÃO:

AÇO— constituído por Fe e C. AÇO INOXIDÁVEL — constituído por Fe, C,

Cr e Ni. OURO 18 K — constituído por Au (75 %), Ag

e/ou Cu(25 %). AMÁLGAMA — constituída por Hg, Ag e Sn. BRONZE — constituído por Cu e Sn. LATÃO — constituído por Cu e Zn.

EXEMPLOS DE PEÇAS FEITAS COM LIGAS METÁLICAS:

TAÇAS DE BRONZE CADEADO DE LATÃO

ALIANÇA OURO 18K

AMÁLGAMA DENTAL PEÇA DE AÇO AÇO INOXIDÁVEL

AS LIGAS PODEM SER OBTIDAS POR DIVERSOS PROCESSOS:

PROCESSO DE FUSÃO

Fundem-se as quantidades adequadas dos componentes da liga, a fim de que estes se misturem perfeitamente no estado líquido. A massa fundida e homogênea, é resfriada lentamente em formas apropriadas. São tomadas precauções especiais, para evitar a separação dos componentes da liga durante o resfriamento, evitar a oxidação dos metais fundidos e minimizar as perdas dos componentes .

COMPRESSÃOO processo de compressão consiste em submeter as misturas em proporções adequadas dos componentes a altíssimas pressões. Esse processo é de importância na preparação de ligas de alto ponto de fusão e aquelas cujos componentes são imiscíveis no estado liquido.

PROCESSO ELETROLÍTICO

O processo eletrolítico consiste na eletrólise de uma mistura apropriada de sais, com o fim de se efetuar deposição simultânea de dois ou mais metais sobre cátodos.

UTILIZAÇÃO DAS LIGAS METÁLICAS:

Nas indústrias automobilísticas (motores, carburadores, radiadores,etc ), aeronáuticas, navais (navios), bélicas (projéteis) e de construção civil (tubulações, etc).

Em objetos decorativos (estátuas), acessórios de bijuteria (brincos, anéis, pulseiras), utensílios domésticos (torneiras, talheres),etc.

É utilizado também na odontologia na restauração dos dentes.

OBRIGADO!