Release PCHS

Post on 09-Mar-2016

268 views 0 download

description

DÓRIS Projeto Cantando a História do Samba DÓRIS, cantora mineira e intérprete do samba de Belo Horizonte canta com emoção momentos importantes da história do samba. A marca da tradição é a força de DORIS quando percorre com a suavidade o itinerário musical do autêntico ritmo brasileiro. Elzelina Dóris dos Santos, mineira, nascida em Belo Horizonte, com formação acadêmica em Ciências Contábeis, além de pesquisadora e educadora, atua como intérprete desde 2002.

Transcript of Release PCHS

DÓRIS Projeto Cantando a História do Samba

DÓRIS

Elzelina Dóris dos Santos, mineira, nascida em Belo Horizonte, com formação acadêmica em Ciências Contábeis, além de pesquisadora e educadora, atua como intérprete desde 2002.   DÓRIS, o nosso jeito de amar, o samba.   DÓRIS, cantora mineira e intérprete do samba de Belo Horizonte canta com emoção momentos importantes da história do samba. A marca da tradição é a força de DORIS quando percorre com a suavidade o itinerário musical do autêntico ritmo brasileiro.   No palco, a originalidade criativa que DÓRIS imprime nas canções cresce em intensidade e mostra o seu prazer em cantar. Mesmo quando o samba denuncia injustiças, exalta a resistência e afirma a nossa memória e identidade, ao contrário de tirar o brilho, aumenta a carga emotiva das músicas e com a sua contagiante alegria, valoriza a sonoridade rítmica e a poética do samba e nos convida para apreciar os momentos importantes em que a música, o samba, se inscreve no tempo e na historia.

DÓRIS atuou como pesquisadora do livro Heranças do Samba, de Aldir Blanc, Hugo Sukman e Luiz Fernando Viana, editado pela Casa da Palavra, Rio de Janeiro, 2004.

DÓRIS POR DÓRIS

  SAMBA! Presente na minha infância, adolescência, na minha Vida! Foi com Ele e através dele que na fase adulta, tive respostas “aos porquês”de tanta discriminação. É Ele que me embala os sonhos e a vida.

O Samba é o nosso Patrimônio em matéria de arte e cultura. É a herança que nosso povo negro deixou.   Contar e cantar nossas histórias de denúncia, resistência, amor e lamento com ritmos, poesias e muito batuque.   Meu propósito maior e meu compromisso é contribuir com o Povo Brasileiro, fortalecendo sua identidade e auto-estima; é contribuir com a divulgação e valorização da nossa história, nossa cultura, nossa música, com respeito, sinceridade e carinho.

 

PROJETO CANTANDO A HISTÓRIA DO SAMBA

Logomarca Objetivo

DORIS é idealizadora e coordenadora do Projeto Cantando a História do Samba, que tem a finalidade de valorizar a história social do samba a partir do resgate da nossa memória musical. Tem o objetivo de despertar e desenvolver a integração social, o bem estar e a construção de uma cultura de paz e fortalecimento da identidade e auto-estima. Desenvolvido em escolas da rede pública e particular, busca o envolvimento dos professores das diversas áreas do conhecimento com oficinas de sensibilização e interativas com os alunos, possibilitando as crianças e aos jovens a fruição dessa genuína manifestação da cultura negra brasileira. O projeto articula no mesmo espaço, tempo e lugar, formação, informação, conhecimento, história e a importância da cultura afro-brasileira e de matriz africana para a afirmação da nossa identidade étnica e racial. Com atividades lúdicas e pedagógicas com base na musicalidade rítmica do samba e na poesia, o projeto é um espaço para que  aprendamos a valorizar os momentos importantes em que a música se inscreve no tempo e na historia

PROJETO CANTANDO A HISTÓRIA DO SAMBA

Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências.

        

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:  Art. 1o A Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescida dos seguintes arts. 26-A, 79-A e 79-B:

"Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.

§ 1o O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.

§ 2o Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras.

§ 3o (VETADO)”

"Art. 79-A. (VETADO)”

"Art. 79-B. O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’." 

Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 9 de janeiro de 2003;

182o da Independência e 115o da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA Cristovam Ricardo Cavalcanti Buarque

Lei 10.639/03

PROJETO CANTANDO A HISTÓRIA DO SAMBA

 Possibilitar que educadores, professores, pedagogos, viabilizem atividades educativas e culturais nas escolas onde trabalham, valorizando o samba como uma das matrizes fundamentais da musicalidade e da cultura brasileira;

 Contribuir para que as manifestações culturais da população negra, seus costumes, valores, sejam verdadeiramente reconhecidos, valorizados e integrados ao cotidiano e currículo, à cultura nacional;

 Sensibilizar educadores, professores, pedagogos para a construção da política nacional de promoção da igualdade racial na educação e contribuir com o processo de Implementação da Lei nº 10.639 e com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais;

 Apontar proposições que orientem para a construção de políticas públicas para a educação que beneficiem a sociedade como um todo e, em especial, a comunidade negra, socializando conhecimentos que subsidiem o projeto de uma pedagogia multirracial e inter-étnica;

 Contribuir com a formação cultural dos professores e educadores, valorizando nossa cultura musical, através de atividades prazerosas, lúdicas e educativas, voltadas para o desenvolvimento da sociabilidade, da integração e do bem estar nas escolas;

 Sensibilizar professores e educadores para conhecer e valorizar o samba em todas as suas vertentes - presença viva da expressão cultural afro-brasileira – no processo de reelaboração e produção do conhecimento;

 Contribuir com a reconstrução da nossa tradição e da nossa memória, contrapondo com a descaracterização da cultura popular, com vistas a garantir o direito a um passado próprio no processo de inclusão da população negra na educação brasileira;

Objetivos Específicos

  A implementação de ações efetivas de combate à discriminação e racismo no cotidiano da Escola, utilizando o Samba como uma das alternativas para abordagem desse tema, contribuindo na formação de professores e demais profissionais da educação atuantes nas escolas, bem como seus familiares e comunidades circunvizinhas a esses núcleos de maneira geral;

 Contribuir na prática da Lei 10.639 (obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana);

 Praticar o princípio da diversidade, uma vez que o Brasil é um país verdadeiramente multiracial e multicultural;

 O projeto está em consonância com o princípio da transversalidade expresso na Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial que em uma de suas linhas de ação, no item Ações afirmativas, assim expressa – É um conjunto de ações, em articulação com outros órgãos governamentais, visa formular projetos específicos de empoderamento de grupos discriminados, com especial atenção para as mulheres e a juventude negras, garantindo o acesso e a permanência desses públicos nas mais diversas áreas, em especial na área da educação. Além de estar indo ao encontro das determinações expressas nos Parâmetros Curriculares Nacionais – Temas Transversais (pluralidade cultural).

Resultados Esperados

PROJETO CANTANDO A HISTÓRIA DO SAMBA

PROJETO CANTANDO A HISTÓRIA DO SAMBA

O Projeto é desenvolvido em dois formatos, direto nas escolas ou seminários.

Já foi realizado em mais de 93 escolas envolvendo cerca de 2.880 professores e 79.600 alunos e contou com várias participações de convidados para o quadro História Viva como: Ataulfo Alves Júnior, Wilson Moreira, Luiz Carlos da Vila, Toninho Gerais, Serginho Beagá, Nelson Sargento, Mestre Afonso, entre outros.

No formato de Seminário também já atendeu a 61 escolas, 390 professores e 15.000 alunos contando com participações em palestras e conferencias de convidados como: Nei Lopes, Ana Célia (Ilê Ayê), Adilton de Paula, Helena Teodoro, Acir Antão, entre outros.  

Seminários Público Atendido

PROJETO CANTANDO A HISTÓRIA DO SAMBA

Material Didático Caderno de Textos

Caderno de Textos é um suporte pedagógico e interativo onde a informação cumpre o papel de facilitar a ação sócio-cultural que envolve o processo de aprendizagem. O caderno busca trocar, difundir e ampliar as experiências educacionais com projetos inovadores no campo das manifestações culturais e artísticas dentro do ambiente escolar.

Com o caderno educadores, professores, pedagogos, pais e alunos, agentes culturais e comunitários, podem viabilizar atividades educativas e culturais simultâneas, reunindo no mesmo espaço e tempo, história e cultura, lazer e entretenimento. Onde a música busca  fazer a ponte entre o samba tradicional até a fusão de estilos musicais mais contemporâneos como o samba-canção, a bossa-nova, o samba-reggae e outras vertentes da música brasileira.  

Caderno conta parte dessa história com simplicidade e alegria e implica no princípio de um outro relacionamento com o mundo. Sempre pode existir ao lado do trabalho – a possibilidade de interação lúdica das pessoas, a valorização do ser humano e da auto-estima em todos nós.  

Os novos parâmetros curriculares nacionais ressaltam que, “para que a aprendizagem da música possa ser fundamental na formação de cidadãos, é necessário que todos tenham a oportunidade de participar ativamente como ouvintes, intérpretes, compositores e improvisadores, dentro e fora da sala de aula, envolvendo pessoas de fora no enriquecimento do ensino, e promovendo interação com os grupos musicais e artísticos das localidades”.     

PROJETO CANTANDO A HISTÓRIA DO SAMBA

Material Didático Cd “Dóris Canta Samba”

Dóris mostra em cada música seu amor por cantar. Como intérprete, a sambista coloca toda sua emoção em letras que denunciam injustiças e com sua alegria valoriza a sonoridade rítmica e poética do samba.  Ao escolher cantar a história do Samba, Dóris acredita fazer uma homenagem à maior expressão da cultura popular brasileira. "Cantar/contar a história do Samba é fortalecer um movimento de resistência e de afirmação do povo negro, que a partir das batidas do tambor, das rodas de candomblé e capoeira na Bahia estendeu-se pelo Brasil e é hoje um dos principais ritmos brasileiros". O CD DÓRIS CANTA SAMBA é um complemento do projeto, pois é utilizado para o desenvolvimento de atividades educativas e culturais voltadas para a promoção da igualdade racial no ambiente escolar colaborando com o processo de implementação da Lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura afro-brasileira. Um exemplo é a última faixa do CD em que artistas e músicos convidados demonstram a diferença de ritmos que deram origem ao samba, entre eles, o jongo, o maxixe, o ijexá, choro, samba-canção, samba de breque, samba-enredo, partido alto, bossa nova e samba-reggae.

CD “DÓRIS CANTA SAMBA”

  Samba de Roda   Lundu

  Jongo   Maxixe

  Ijexá

  Chorinho   Samba Canção

  Samba de Breque

  Samba enredo

  Partido alto   Bossa Nova

  Samba Reggae

Músicas Pesquisa de Ritmos

① Cantando a História do Samba – Cabral /Luiz Carlos da Vila ② Escalada do Nêgo – Ronaldo Coisa Nossa ③ Kizomba, festa da Raça – Rodolfo/Luiz Carlos da Vila ④ Canto de Fé – Barrao /Cabral ⑤ Quero quem me ame – Ronaldo Coisa Nossa ⑥ Espumas do Tempo – Thito França ⑦ Samba Guerreiro – Serginho BH/Toninho Geraes ⑧ Sou Feliz – Ronaldo Coisa Nossa ⑨ Na Cadência do Samba, Oh Seu Oscar, Leva Meu Samba – Ataulfo Alves ⑩ Enredo do Samba – Jorge Fernando/Tabajara 11 Pesquisa de Ritmos - Samba, Identidade e Cadência Rítmica Brasileiras

PROJETO CANTANDO A HISTÓRIA DO SAMBA

CEERT Reconhecimento

O CEERT – Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, fundado em 1990, é uma organização não-governamental, apartidária e sem fins lucrativos. A missão do CEERT é combinar produção de conhecimento com programas de treinamento e intervenção comprometidos com a igualdade de oportunidades e de tratamento e a superação do racismo, da discriminação racial e de todas as formas de discriminação e intolerância. Desenvolvemos projetos nas áreas de diversidade no trabalho, educação, direito e acesso à Justiça, políticas públicas, saúde e liberdade de crença.

Em 2002, o Projeto Cantando a História do Samba foi premiado com o segundo lugar na categoria Ensino Fundamental I, com o Prêmio Educar para a Igualdade Racial - Experiências de Promoção da Igualdade racial/étnica no ambiente escolar, instituído pelo CEERT/SP e com apoio da Fundação Ford, da Coordenadoria Assuntos da População Negra da Pref.de SP, SESC/SP, UNESCO e UNICEF.

IMPRENSA

CONTATO

Elzelina Dóris dos Santos Av. Montese, 1145 – Santa Branca CEP: 31565-150 – Belo Horizonte – MG

 

Tels.: 31 – 3443-5943 e 31 – 9283-4953

E-mail: elzedoris@gmail.com

Mais Informações:

Sites: www.dorissamba.com.br

www.projetohistoriadosamba.org