RENS – 2013 Reunião da Equipe Nacional e de Serviço - 2013

Post on 01-Jan-2016

24 views 0 download

description

RENS – 2013 Reunião da Equipe Nacional e de Serviço - 2013. Comissão fé e razão Apresentação/Planejamento 2014 Marcus Danilo F. B. da Costa - Belém/PA. Roteiro da apresentação. Fé e razão; Comissão fé e razão; Objetivo/Meta; Plano para 2014; Ideias futuras; Desafios/Trabalho em equipe. - PowerPoint PPT Presentation

Transcript of RENS – 2013 Reunião da Equipe Nacional e de Serviço - 2013

RENS – 2013Reunião da Equipe Nacional e de Serviço - 2013

Comissão fé e razão Apresentação/Planejamento 2014

Marcus Danilo F. B. da Costa - Belém/PAMarcus Danilo F. B. da Costa - Belém/PA

Roteiro da apresentação

Fé e razão; Comissão fé e razão; Objetivo/Meta; Plano para 2014; Ideias futuras; Desafios/Trabalho em equipe.

fé e razão...

Pouca ciência nos afasta de Deus, Pouca ciência nos afasta de Deus, muita, nos aproxima.muita, nos aproxima. (Louis Pasteur)(Louis Pasteur)

““A fé e a razão constituem como que as duas asas A fé e a razão constituem como que as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade”.contemplação da verdade”. (Carta Encíclica Fides et Ratio)(Carta Encíclica Fides et Ratio)

Identidade: IntegralidadeIdentidade: Integralidade → Perpassa todas as ações humanas. → Perpassa todas as ações humanas.

Fé → revelaçãoFé → revelaçãoRazão → investigação.Razão → investigação.

fé e razão...

"A mais nobre força do ser humano é a razão. A "A mais nobre força do ser humano é a razão. A mais alta meta da razão é o conhecimento de mais alta meta da razão é o conhecimento de Deus."Deus." (Santo Alberto Magno)(Santo Alberto Magno)

A partir dele, a Igreja tem uma Teologia (fundada A partir dele, a Igreja tem uma Teologia (fundada na revelação) e uma Filosofia (baseada no na revelação) e uma Filosofia (baseada no exercício da razão humana) que se fundem numa exercício da razão humana) que se fundem numa síntese definitiva: fé e razão, unidas em sua síntese definitiva: fé e razão, unidas em sua orientação comum rumo a Deus.orientação comum rumo a Deus. (Santo Tomas de Aquino)(Santo Tomas de Aquino)

# fé e razão e Universidades Renovadas

Nossa identidade: <Sonho> <Missão><Comunidade> <profetismo> <capacitação técnica>

Água da serra da canastra!Elemento fundante!

Por que a RCC surgiu em uma Universidade?

“É preciso rezar pensando e pensar rezando.”

“É essencial à nossa missão fazer a síntese entre fé e razão!”

# fé e razão e Universidades Renovadas

<Capacitação técnica>

É o “cartão de visitas” para entrar na estrutura da sociedade que queremos transformar.

Diferencial: somos formados à luz da fé e razão.

Que responsabilidade tal formação nos traz?

Comissão fé e razão

Iniciou-se em maio deste ano (2013).

Por que foi criada?

“O universitário (luquinha, ou não) tem perdido sua fé ao entrar na universidade, vítimas de ataques, declarados ou sutis, contra a fé católica, dentro ou fora das salas de aula, laboratórios, em pesquisas, por amigos e/ou professores, em sua ciência ou nos demais assuntos polêmicos...”

Comissão fé e razão

Alguns casos:

1 “O universo é fruto do acaso e surgiu do nada”.2 “Não existe livre-arbítrio”.3 “A fé faz bem... O capacete da fé”. E você, conhece casos assim?

Há pessoas que tem mais facilidade para crer que outras!

Objetivo

“Zelar para que os universitários não percam sua fé diante dos ataques que a mesma recebe no

âmbito universitário, mas crendo, saibam defendê-la, promovendo o diálogo saudável e a

complementariedade entre ciência e fé”.

Objetivos específicos

2) Fomentar as discussões/palestras por área de 2) Fomentar as discussões/palestras por área de conhecimento e por assuntos relevantes, conhecimento e por assuntos relevantes, estabelecendo parcerias e subsídeos técnicos.estabelecendo parcerias e subsídeos técnicos.

1) Desenvolver um trabalho com os professores 1) Desenvolver um trabalho com os professores cristãos... Sendo referência na formação dos cristãos... Sendo referência na formação dos estudantes, não somente pela ciência, a relação estudantes, não somente pela ciência, a relação destes deve produzir bons frutos. A começar pelo destes deve produzir bons frutos. A começar pelo repasse do saber, na produção de uma ciência repasse do saber, na produção de uma ciência verdadeiramente humana, e sendo suporte na verdadeiramente humana, e sendo suporte na estrutura das IES às atividades de evangelização.estrutura das IES às atividades de evangelização.

Planejamento 2014

(Isa 44, 3; 4) Dissernimento: Garantia da vitória!(Isa 16, 10) Dissernimento: Há um problema!

Direção para o início dos trabalhos:

“Ele fez-me circular em todos os sentidos no meio desses ossos numerosos que jaziam na superfície. Vi que estavam inteiramento secos. Ele disse-me então: “Profere um oráculo sobre esses ossos”... (Ez 37, 2; 4) Dissernimento: Investigar o problema!

Metas: obj.esp.2

1) Aplicar um questionário para conhecermos de perto nosso problema. Seria aplicado por GOU no primeiro semestre de 2014.

2) Construir o espaço fé e razão em nosso site no primeiro semestre de 2014.

3) Com o resultado do questionário, oferecer “disciplinas” semestrais sobre temas que põem nossa fé em “cheque” por curso. No segundo semestre de 2014.

Metas: obj.esp.2

4) Criar um acervo de materiais (livros, artigos, teses, TCCs, vídeos, contato de palestrantes,...) que fomentem as iniciativas de trabalhos sobre fé e razão, disponibilizando-o no espaço fé e razão do site. Durante (2014).

5) Pesquisar pelo Brasil trabalhos ou projetos de luquinhas já realizados sobre o tema fé e razão para disponibilizar no site como consulta, motivação ou modelo de novos trabalhos. Durante (2014)

Metas: obj.esp.1

1) Realizar o I Encontro de Professores e Técnicos administrativos no ERUR-SE.

2) Fazer um banco de dados de professores que passaram pelo MUR nestes 20 anos no primeiro semestre de 2014.

3) Elaborar um projeto de ação com professores para oferecer às IES do país: ensino, pesquisa e extensão na formação dos estudantes e para a comunidade, à luz da fé e razão (em 2014).

4) Um próximo encontro com Professores e Técnicos administrativos (em 2014).

Ideias futuras

1) Trabalhar junto a comissão de formação: nos 1) Trabalhar junto a comissão de formação: nos grupos de perseverança;grupos de perseverança; 2) Oferecer cursos completos para estudos em 2) Oferecer cursos completos para estudos em grupo. Ex: Teodicéia, Metafísica,...grupo. Ex: Teodicéia, Metafísica,...

3) Palestra virtual ao vivo. Ex: Pe. Paulo Ricardo.3) Palestra virtual ao vivo. Ex: Pe. Paulo Ricardo.

4) Web rádio fé e razão;4) Web rádio fé e razão;

5) Incentivar presentação de trabalhos em eventos 5) Incentivar presentação de trabalhos em eventos de grande projeção científica, identificando-se com de grande projeção científica, identificando-se com universitário renovado, sempre que possível.universitário renovado, sempre que possível.

Ideias Futuras

6) Criar grupos nas IES e centros de pesquisa, consstituidos por professores e estudantes, para tratar desde temas polêmicos da sociedade, espirituais, até o incentivo da produção de uma ciência verdadeiramente humana;

7) Congressos/Debates nacionais aberto a todos;

8) Realizar mostras científicas com todo rigor acadêmico para ganhar peso e visibilidade no meio científico;

Desafios/Trabalho em equipe

1) Entender a missão da comissão com mais amplitude.Em cima do que foi exposto, incentivar a discussão deste tema dentro das diferentes realidades de seu estado, e interagir com a comissão repassando suas conclusões, ideias, críticas...

2) Estimular a participação dos estados/dioceses.Gostaria de ouvir de vocês... Primeiro, como envolver o povo no trabalho da comissão? Segundo, dêem uma olhada nas metas (principalmente, as obj.esp.2) para opinar sobre este ponto.

Desafios/ Trabalho em equipe

3) Alguma pergunta sobre o objetivo e importância da comissão?

4) Suas considerações sobre o planejamento 2014.

5) Materiais para o espaço no site.Incentivar o envio de materiais que eventualemente tiverem acesso, em seu estado, para que seja disponibilizado a todos, bem como os projetos e materiais gerados a partir de eventos já realizados sobre o tema fé e razão (conforme as metas 4 e 5).

Equipe/contato

Formar equipe de trabalhoFormar equipe de trabalho (1º semestre) (1º semestre)

<especialistas em áreas específicas> +<especialistas em áreas específicas> +

<alguns membros do MUR> +<alguns membros do MUR> +

<conselheiros>.<conselheiros>.

Contato:Contato: feerazao@universidadesrenovadas.com feerazao@universidadesrenovadas.com