Revista Makro News Ano 3 Nº 04 Dezembro 2007

Post on 10-Aug-2015

23 views 2 download

Transcript of Revista Makro News Ano 3 Nº 04 Dezembro 2007

newsANO 3 Nº 4, DEZEMBRO, 2007.

A N O S

Fo

to:

Bel

lo P

roduçõ

es

Makro comemora 30 anos em grande estilo

Bauma - em busca de parcerias internacionais

Makro Avança na conquista de novos mercados

Gestão do Conhecimento - Makro investe em capacitação

Implementação do Sistema de Gestão Integrada

JORNAL makro_prova.indd 1JORNAL makro_prova.indd 1 5/12/2007 16:56:225/12/2007 16:56:22

2 “Nós confi amos em Deus”

F

A Makro Engenharia chega aos seus 30 anos de existência, sonho empreendido por nossa família, mas que só se tornou realidade com muito trabalho e a participação de nossos colaboradores e parceiros. Essas três décadas nos colocaram numa posição de destaque nacional no segmento de engenharia de movimento, da qual nos orgulhamos. Mas acreditamos que é possível ousar mais, e partimos agora para a conquista de novos desafi os, planejando ampliar nossa atuação, com objetivo de nos tornarmos referência no mercado latino-americano.

Nessa edição especial do Makro News compartilhamos a comemoração dos nossos 30 anos e aproveitamos a oportunidade para apresentarmos as ações que realizamos ao longo do ano. Aqui também relatamos os resultados de nossas incursões comerciais na Europa, para acompanhar as tendências que o mercado internacional aponta para a engenharia de movimento.

Levamos também aos nossos leitores um panorama dos projetos da Makro em várias partes do Brasil, apresentando sempre a melhor e mais segura solução para a movimentação de equipamentos e cargas em obras importantes para o desenvolvimento de nosso país. Falamos ainda sobre pilares importantes para a consolidação da nossa trajetória de sucesso, que se baseia em uma gestão pela qualidade, na valorização de nossos colaboradores e na busca de parcerias importantes para o desenvolvimento da engenharia de movimento no Brasil.

Queremos dar voz aos que fazem o dia-a-dia da Makro. É isso que você vai encontrar nessa nossa última edição de 2007, que mostra a você como é a Makro e quem faz parte dessa história de sucesso. Para 2008 nosso desejo é de um ano de prosperidade a todos os nossos colaboradores, parceiros e clientes. Boas festas e que a paz e o amor de Deus estejam no coração de todos.

Com o objetivo de conhecer as novidades do mercado e fazer contatos com fornecedores e clientes, a Makro parti-cipou neste ano da maior feira mundial de equipamentos pesados para construção, a Bauma. Realizada na cidade de Munique, na Alemanha, a Bauma 2007 recebeu três mil expositores de 48 países. Cerca de 400 mil pessoas do mundo inteiro visitaram a feira.

Uma das novidades da Bauma, segundo o diretor admi-nistrativo-fi nanceiro da Makro, Eng.º Fernando Filho, foi a participação de fornecedores da região asiática. Segundo ele, os asiáticos estão despontando no mercado com um importante diferencial.

Bauma-2007Alemanha

Eng.º Fernando FilhoDiretor Administrativo - Financeiro

Na oportunidade visitou também os tradicionais fornece-dores – Liebherr, Grove, Manitowoc e Tadano – e conheceu as novidades das fábricas. A Liebherr, por exemplo, lançou uma nova máquina, o guindaste sobre esteira LR 11350 com capacidade para 1350 ton, bem como o guindaste LTM 11200 de capacidade para 1200 ton, com a lança te-lescópica de 100 metros.

Na avaliação do diretor da Makro, a Bauma foi bastante proveitosa para a empresa. “A feira foi excelente porque fi zemos muitos contatos. Conseguimos falar com todos os nossos fornecedores e abrimos um importante canal de relacionamento com novos fabricantes”, afi rma o Eng.º Fernando Filho.

Diretoria da Makro Engenharia na Bauma 2007

Feira InternacionalPPALAVRA DO PRESIDENTE

Pátio de Exposição

Feira Bauma 2007

Eng.º Fernando RodriguesDiretor-Presidente

2 “Nós confi amos em Deus”

JORNAL makro_prova.indd 2JORNAL makro_prova.indd 2 5/12/2007 16:56:235/12/2007 16:56:23

3“Nós confi amos em Deus”

Uma grande festa marcou os 30 anos de ativida-des da Makro Engenharia. Cerca de 600 convida-dos, entre clientes, fornecedores, colaboradores, familiares e amigos participaram das comemora-ções do aniversário da empresa. A festa começou com a apresentação de um vídeo institucional, mostrando a trajetória de sucesso da Makro. Em seu discurso, a diretoria falou das conquistas e do aprendizado construído ao longo de muitos anos de trabalho e dedicação.

Houve uma homenagem da Makro aos colabora-dores, o soldador Jorge Luiz Pereira, operador de guindastes Francisco das Chagas (Vidal) e a ge-rente contábil, Regina Célia Guimarães, homena-geados pela tempo de empresa.

Três grandes fornecedores, a austríaca Madal-Palfi nger, a alemã Liebherr e a americana Grove Manitowoc, prestaram suas homenagens à Makro e ressaltaram a importância da parceria para o sucesso dos negócios tanto da Makro quanto de seus fornecedores. O ponto alto da noite foi o momento da exibição de um vídeo em homenagem ao presidente Engº Fernando Rodrigues, uma espécie de arquivo con-fi dencial. Muito emocionado, o Engº Fernando Ro-

Makro comemora 30 anos em grande estilo

E Evento

Família Rodrigues brinda ao sucesso da Makro Engenharia

Colaboradores recebem homenagem pelo tempo de serviço na empresa

drigues agradeceu à família, aos amigos, parceiros, funcionários, clientes e fornecedores e depositou todo sucesso da sua carreira na fé que tem em Deus.

Fechando a noite com chave de ouro o engenheiro fez um brinde com a família e desejou vida longa à Makro.

PRÊMIO LÍDERES EMPRESARIAIS 2006 Homenageia presidente da Makro Engenharia

O Eng.º Fernando Rodrigues, presidente da Makro Engenharia, foi eleito pelo Fórum de Líderes Empresariais 2006, como resultado do seu empenho e trabalho desenvolvido ao longo dos 30 anos de existência da Makro, homenagem esta que deixa todos os colaboradores da empresa orgulhosos, pois reconhecem na pessoa do seu presidente um estilo de liderança a ser seguido. A votação ocorreu junto ao universo de empresários e executivos de todo o Brasil. A cerimônia realizou-se em outubro no Credicard Hall em São Paulo.O Fórum reúne atualmente cerca de 1.200 Líderes Empresariais, de todos os estados e setores da economia, e tem como objetivo principal o debate e posicionamento frente às questões estruturais, econômicas e sociais da nação.

Família Rodrigues comemora o prêmio.

Destaque

3“Nós confi amos em Deus”

JORNAL makro_prova.indd 3JORNAL makro_prova.indd 3 5/12/2007 16:56:265/12/2007 16:56:26

4 “Nós confi amos em Deus”

Grandes Montagens

A Makro Engenharia vem atuando nos mais diversifi cados segmentos do mercado de elevação de cargas e montagens industriais , expan-dindo-se em novas regiões e fortalecendo aquelas que já trabalha, investindo em maquinário novo e dedicando-se a projetos através de planejamento e parceria.

MINERAÇÃO ONÇA-PUMA (CVRD)Ourilândia do Norte-PA

Implantação da Mineradora Onça-Puma, da Companhia Vale do Rio Doce-CVRD, em Ourilândia do Norte-PA, com capacidade de produção pelo perí-odo de 40 anos, onde será explorado níquel. No projeto estão sendo utilizados guindastes com capacidade entre 25 e 250 ton (Madal 25 ton; Madal/Palfi nger 40 ton; XCMG 70 ton; Liebherr 100 ton; Grove 200 ton e Grove 250 ton).

MMX - AMAPÁ MINERAÇÃOSerra do Navio-AP

Instalação da MMX Amapá Mineração do grupo EBX, com capacidade de produção de minério de ferro pelo período de 20 anos, localizada no município de Serra do Navio-AP.No projeto estão sendo utilizados guindastes de médio e grande porte de 30 a 220 toneladas (Madal 30 ton; Tadano 30 ton; Ma-dal/Palfi nger 40 ton; Grove 220 ton) para a montagem de equi-pamentos na mina.

UNILINK TRANSPORTES E TERMACO LOGÍSTICAFortaleza-CE

Montagem de guindaste portuário Liebherr para a Unilink Transportes Integra-dos e o Gotwold para a Termaco Terminais Marítimos e Logística na unidade do Porto do Mucuripe, localizada no município de Fortaleza-Ceará. Utilizando guin-dastes Liebherr de 200; 440 e 550 ton.

CERVEJARIA SCHINCARIOLHorizonte-CE

Montagem industrial de estruturas metálicas na unidade da nova Fá-brica da Schincariol, localizada no município de Horizonte, no Estado do Ceará, atendendo as empreiteiras T&A Construção Pré-Fabricada Ltda e Ziemann Liess Máquinas e Equipamentos Ltda . O projeto vem sendo desenvolvido intercalando máquinas que variam de 30 a 250 toneladas (Madal 30 ton e Grove 250 ton).

COMPANHIA VALE DO RIO DOCE-CVRDSão Luís-MA

Montagem de uma recuperadora de minério no pátio de estocagem, onde executando manutenções diversas na unidade da Companhia Vale do Rio Doce-CVRD em São Luís-MA. Utilizando guindaste com capacidade que variam de 30 a 440 toneladas (Liebherr 440 ton; Gro-ve 200 ton; Madal/Palfi nger 40 ton e Madal 30 ton).

G4 “Nós confi amos em Deus”

JORNAL makro_prova.indd 4JORNAL makro_prova.indd 4 5/12/2007 16:56:265/12/2007 16:56:26

5“Nós confi amos em Deus”

PETROBRAS- PETRÓLEO BRASILEIRO S.A Paracuru-CE

Carga e descarga de materiais nas embarcações, prestando serviço On Shore/Off Shore, no Píer em Paracuru no Estado do Ceará.

Operação desenvolvida utilizando o guindaste com capacidade para 90t.

TERMOAÇU S.AAçu-RN

Instalação e construção da usina termoelétrica da Petrobras, a Termoaçu, na cidade de Açu, no Estado do Rio Grande do Norte, utilizando guindastes de 30 a 440 ton, caminhões munck, empilhadeiras, carretas extensivas entre outros, atendendo ao cliente Construtora Camargo Côrrea.

PETROBRAS - PETRÓLEO BRASILEIRO S.A - UN-RNMossoró-RN

Instalação de vasos na estação coletora de óleo localizada no Rio Grande do Norte - BENFICA, utilizando guindastes Liebherr de 45 a 50 toneladas.

ALUNORTE ALUMINA NORTE DO BRASIL S.ABarcarena-PA

Montagem de digestores na unidade da Alunorte - Expansão 03, localizada no muni-cípio de Barcarena, no Estado do Pará, utilizando guindastes Liebherr 440 ton e Grove 250 ton para montagem de tanques. Nesta obra, atendemos ainda com guindastes de 30 a 100 toneladas, através da empreiteira Enesa Engenharia Ltda.

CONSTRUTORA NORBERTO ODEBRECHTCarajás-PA

Montagem de vigas na pêra ferroviária de Carajás, na área da Companhia Vale do Rio Doce-CVRD, no Estado do Pará, projeto executado com guindaste Liebherr de 550 ton.

COMPANHIA VALE DO RIO DOCE - CVRDParagominas-PA

Montagem de espessador na área da CVRD, em Paragominas, utilizan-do guindaste Liebherr de 550 ton, prestando serviço para a empreiteira MIP Engenharia Ltda, uma empresa de Belo Horizonte-MG.

5“Nós confi amos em Deus”

JORNAL makro_prova.indd 5JORNAL makro_prova.indd 5 5/12/2007 16:56:335/12/2007 16:56:33

6 “Nós confi amos em Deus”

Makro e Liebherr – uma parceria fundamental

Desde o início da atuação da Liebherr no setor de guindastes no Brasil, a Makro foi um dos primeiros clientes da empresa alemã. Atualmente, a Liebherr é uma grande parceira da Makro.

Para o diretor comercial da Liebherr no Brasil, Eng.º César Schmidt, a Liebherr passou a ser uma excelente referência no mercado nacional com a Makro. Ele ressalta a importân-cia da credibilidade na solução que o modelo de guindastes All Terrain (AT) representa para o seu nicho de mercado.

O Eng.º César Schmidt afi rma que a Makro ocupa com efi -ciência e qualidade o nicho do mercado Norte/Nordeste, pois se preparou com o que há de melhor no mercado, além de contar com uma estrutura gerencial sólida e ágil, sempre focada na satisfação dos seus parceiros e clientes.

P “Cada novo projeto que a Makro Engenha-ria desenvolve nunca é levado adiante sem que todas as variáveis sejam exaustivamen-te analisadas e equa-cionadas, de forma a tornar o sonho um projeto maduro e defi -nitivo e nunca em uma aventura empresarial”,

comenta Engº. César Schmidt.

Recentemente, na festa de comemoração dos 30 anos da Makro Engenharia, o grupo Liebherr home-nageou a Makro com uma placa e, segundo o Eng.º César Schmidt, a idéia é expressar o respeito e gratidão da Liebherr pela oportunidade de compar-tilhar experiências positivas ao longo de tantos anos de parceria.

Engº. César SchmidtDiretor Comercial

Parceria

Blue Tec

A Blue Tec é uma tecnologia de mo-nitoramento automotivo que utiliza computadores de bordo e softwares para coleta e análise de dados, permi-tindo o rastreamento da frota.

Na Makro Engenharia, o sistema Blue Tec foi implantado, inicialmente, em todos os equipamentos da base da Serra dos Carajás-PA, para con-trole de velocidade, RPM, odômetro e horímetro, tempo de utilização do equipamento, com o objetivo de ga-rantir a segurança na condução dos equipamentos e respeito às normas de trânsito.

TTecnologia

Klayrton CardosoCoordenador de PCM

Planejamento e Controle de Manutenção

Sistema Guberman paragerenciamento da frota

O sistema Guberman é uma ferra-menta efi caz no gerenciamento de grandes frotas que permite o con-trole de manutenções preventivas, corretivas, consumo de combustí-vel, consumo de pneus, controle de documentação, entre outros.

A implantação teve início no mês de abril deste ano e atualmente já se estende por todas as bases opera-cionais da Makro Engenharia, pro-porcionando resultados signifi cati-vos.

O planejamento e controle da ma-nutenção consegue obter em tem-po real informações sobre a dispo-nibilidade de frota, manutenções realizadas, índices de consumo de combustível, consumo de pneus e desempenho por equipamento.

Como resultado do controle, a Makro tem obtido uma economia no con-sumo de combustível. Além disso, a ferramenta possibilita a emissão de relatórios por equipamento e por operador, facilitando o controle e permitindo a atuação gerencial para uma maior conscientização dos mo-toristas.

Hoje, com o sucesso da implantação, já estamos expandindo a tecnologia para a base de Mossoró.

Tecnologia utilizada para monitoramento e rastreabilidade

da frota

6 “Nós confi amos em Deus”

JORNAL makro_prova.indd 6JORNAL makro_prova.indd 6 5/12/2007 16:56:365/12/2007 16:56:36

7“Nós confi amos em Deus”

Makro investe no desenvolvimento profi ssional dos funcionários

A Makro acredita que seus colaboradores são peça chave para o sucesso da empresa e, por isso, investe constantemente no aperfeiçoa-mento de todo seu quadro funcional.

No ano de 2007 os técnicos da Makro partici-param de diversos cursos para qualifi cação em manutenção técnica (para o manuseio e manu-tenção eletro-eletrônica de guindastes automo-tivos All Terrain) em parceria com a Liebherr, operação de guindaste realizado em parceria com a Manitowoc, e treinamento em manuten-ção e operação voltado para plataformas eleva-tórias em parceria com o fornecedor JLG.

Para Rodrigo Viola, os técnicos tiveram uma vi-são geral sobre operação em campo para qual-quer tipo de guindaste, sendo capacitados para reproduzir o que foi aprendido para outros ope-radores.

A vantagem deste tipo de curso é que a Makro fi ca menos dependente do fabricante na manu-

GGestão do conhecimentoRodrigo Viola

Gerente Técnico

tenção das máquinas. “Para a Makro é importante porque minimiza os custos de máquina parada e há um ganho de produtividade”, afi rma o gerente.

“O mais interessante desses cursos é justamente o efeito multiplicador do conhecimento, fazendo com que cada operador seja capaz de solucionar proble-mas de maneira assertiva e saiba solicitar manuten-ções em campo corretamente”, declara Viola.

Treinamento realizado pelo técnico Marcelo Sheldom na Petrobras-UN-RN

TA humanização tem sido um tema promovido pela Makro, tanto para discussão no âmbito interno quanto externo. Através de uma iniciativa dos colaboradores da Base de Mossoró, estão sendo realizados eventos para a promoção da conscientização da equipe, fazendo com que todos entendam o valor que representam para a empresa.

Os resultados já se refl etem na mudança de atitude dos colaboradores, bem como na percepção do cliente.

Trabalho Consciente

Cintia BazaniAssistente AdministrativaBase de Mossoró-RN Contrato Petrobras

Outro aspecto relevante tem sido as parcerias com empresas e órgãos públicos da região, onde promovemos palestras sobre SMS, reciclagem, gestão da qualidade e 5S, como o treinamento ocorrido recentemente no CEFET-RN.

Como reconhecimento, a Makro está levando a metodologia utilizada na Base de Mossoró para as outras unidades da empresa e tem utilizado frequentemente o intercâmbio de colaboradores para disseminação do conhecimento e troca de experiências em toda a organização.

Curso de 5S realizado no CEFET-RN pela colaboradora da Makro

Engenharia, Cintia Bazani

7“Nós confi amos em Deus”

JORNAL makro_prova.indd 7JORNAL makro_prova.indd 7 5/12/2007 16:56:385/12/2007 16:56:38

8 “Nós confi amos em Deus”

Manter um ritmo acelerado de crescimento e proporcionar um atendimento mais efi ciente a seus clientes. Essas são duas metas perseguidas com obstinação pela Makro, e para atingí-las, a empresa investe fortemente na sua frota. Recentemente foram adquiridas mais de 100 novos equipamentos, sendo 37 guindastes de 50 a 550 toneladas, das marcas Liebherr, Grove e Tadano, 32 guindautos da marca Madal/Palfi nger lotados em caminhão Volkswagen com capacidade de 3 a 15 toneladas, 41 empilhadeiras de 4 a 12 toneladas, além de 18 veículos de apoio operacional e 04 plataformas elevatórias JLG com lança de 20 a 32 metros.

De acordo com o diretor técnico-comercial da Makro, Eng.º David Rodrigues, o objetivo desses investimentos é estimular a ascensão da empresa e atender a crescente demanda dos clientes.

“O mercado já sinalizava esse desenvolvimento e a Makro previa a expansão em seu planejamento estratégico. Por isso, investimos na renovação da nossa frota e continuaremos a investir, pois temos o objetivo de continuar crescendo com credibilidade e competitividade”, complementa. O Eng.º David Rodrigues anuncia que a Makro pretende se fi rmar também em novos setores, como o de energias alternativas, dentro de projetos de implementação de parques eólicos. Para isso, a Makro está adquirindo máquinas de grande porte

e negociando contratos para atender às empresas que irão montar complexos de energia eólica no Ceará e no Rio Grande do Norte.

A Makro é conhecida nacionalmente como uma das empresas que possuem a frota mais moderna e mais nova no mercado.

No último ano a empresa investiu em melhorias estruturais, em contratação de novos profi ssionais, na qualifi cação profi ssional de seus técnicos, na criação de um departamento de tecnologia da informação e em um novo software de gestão integrado.

Sempre focada no planejamento estratégico, a Makro vem procurando atender as necessidades do mercado e expandir suas fronteiras.

Engº. David RodriguesDiretor Comercial/Técnico

Com 30 anos no mercado, a Makro investe em novos equipamentos para continuar crescendo

8 “Nós confi amos em Deus”

JORNAL makro_prova.indd 8JORNAL makro_prova.indd 8 5/12/2007 16:56:405/12/2007 16:56:40

9“Nós confi amos em Deus”

A Makro Engenharia tem ampliado frequentemente sua participação em obras distantes do nordeste brasileiro, região onde está localizada a sede da empresa. Isso mostra sua capacidade de expansão para novos mercados, atendendo às necessidades tanto de empresas montadoras parceiras da Makro, quanto à de grandes empreendedores, como é o caso da MMX Mineração, empresa do Grupo EBX, localizada na Serra do Navio, no Estado do Amapá, distante aproximadamente 220 km da capital Macapá.

A Makro fornece guindastes de 30 a 250 toneladas para as movimentações de carga na obra da MMX, além da presença constante de seu corpo técnico para apoio a elaboração dos planos de rigging e acompanhamento da execução do serviço.

Por ser reconhecida como uma empresa estruturada tecnicamente e com capa-

PIONEIRISMOPcidade de participação em empreendimentos distantes como esse, a Makro apre-sentou um diferencial que a fez ser escolhida para o projeto. Atuando há mais de dois meses na obra, a

Makro vem conquistando o reconhecimento e a satisfação das empresas montadoras e da empreendedora MMX pelo empenho e desenvolvimento das atividades na movi-mentação de cargas.”

Projeto MMX Amapá Mineração Pedra Branca do Amaparí-APExtração de minério de ferro

Mineração MMX - Uma obra de desafi os

Engº. Tarcizo PinheiroGerente de Contrato

PPLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Ser reconhecida na América Latina com as melhores e mais seguras soluções técnicas em engenharia de movimento, é a nova visão de futuro da Makro Engenharia.

Ousadia e competência ajudaram a construir a história da nossa empresa genuinamente cearense, e que hoje está no ranking das melhores empresas do ramo de engenharia de movimento no cenário nacional, possibilitando a defi nição de metas ainda mais arrojadas para o futuro.

A redefi nição da visão, missão e valores ocorreu recentemente no Planejamento Estratégico, que contou com a participação de todos os gestores e diretoria da empresa e também com o apoio de consultorias especializadas nas áreas empresarial e fi nanceira.

Ao alcançar a maturidade dos seus 30 anos, a Makro viu no Planejamento Estratégico a oportunidade para conquistar novos espaços nos mercados nacional e internacional, consolidando todo o know-how e expertise adquirida.

Como ferramenta de controle foi escolhido o Balanced Scorecard (BSC) para facilitar a medição através de indicadores consistentes e também a comunicação da estratégia em toda a empresa.

Adm. Renata FrancoGerente da Qualidade

Econ. Kalyne DiasGerente Financeira

Planejamento Estratégico-2008Presidentes, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Consultores da Makro Engenharia

9“Nós confi amos em Deus”

JORNAL makro_prova.indd 9JORNAL makro_prova.indd 9 5/12/2007 16:56:425/12/2007 16:56:42

10 “Nós confi amos em Deus”

Alex Sandro Soares Potiguar, natural de Rio Grande do Norte, mais conhecido como “Popó”, tem 42 anos de idade, 10 desses dedicado as suas atividades na Makro Engenharia. É casado, pai de duas fi lhas, a Adriele e a Ariane, tem como expectativa profi ssional o crescimento e reconhecimento, para isso vem se qualifi cando através dos treinamentos ofertados pela empresa.

Makro News: Fale do seu crescimento na Makro.Popó: “Iniciei minhas atividades na Makro em 1998, como ajudante, fi cando no cargo por um ano, quando passei a estagiar como operador e, em seguida tornei-me operador titular do guindaste MD-25, com capacidade para 25 toneladas, em 1999. Depois disso fi z cursos de capacitação e passei a operar o guindaste da Liebherr de 45 toneladas. Assim fui subindo de nível até chegar ao atual, onde opero guindastes de até 250 toneladas.

Makro News: O que é segurança no seu ponto de vista?Popó: “É um item de fundamental importância durante a operação. Por isso, antes de qualquer serviço, sempre faço uma análise do plano de rigging e uma vistoria no local. Se verifi car que a operação tem risco de acidente, procuro comunicar ao responsável pela obra e ao técnico de segurança da Makro, para que sejam tomadas as devidas providências.”

Makro News: Para você, qual foi o principal projeto que atuou na Makro?Popó: “Dentre todos os projetos que já me envolvi, e foram muitos ao longo desses 10 anos, os que considero mais importantes para mim são: a Expansão-2 da Alunorte, em Barcarena, no Pará; montagem na

área da Termelétrica de Termoaçu, em Mossoró-RN; e a montagem do Luzeiro do Sertão, em Juazeiro do Norte-CE. Digo isso porque foram projetos que participei desde o início e por se tratarem de obras com uma certa variação de peso cargas.”

Makro News: Qual seu conselho para quem está entrando na Makro hoje?Popó: “O principal conselho é que respeitem as normas de segurança. Obedeçam ao rigger e que nunca ultrapassem a capacidade do guindaste.”

Makro News: Daqui a 10 anos como você imagina a Makro Engenharia?Popó: “Um empresa em franca expansão, com equipamentos mais sofi sticados e priorizando ainda mais a qualifi cação dos seus profi ssionais, focando as condições operacionais como um dos fatores mais importantes para a execução de qualquer operação.

Makro News: Onde você sonha em chegar na Makro?Popó: “Sonho em crescer continuamente com a empresa, ter meu trabalho valorizado e reconhecido respeitando sempre a reciprocidade existente para com os operadores.”

A Makro Engenharia agradece a participação do colabora-dor Popó, incentivando, não só a ele, mas todos os opera-dores a procurarem sempre se desenvolver, buscando seu crescimento profi ssional juntamente com a empresa.

EAlex Sandro Soares Potiguar

Operador do guindaste de 250 ton

ESPAÇO DO COLABORADOR

conseqüência a longevidade nos negócios e o relacionamento duradouro.Acreditamos que através dos contratos corporativos, do apoio logístico, da busca da excelência nos equipamentos e recursos adquiridos e da reciclagem constante de nossa equipe é possível honrar com o compromisso que temos perante a nossa visão.Estamos dispostos a suprir vossas necessidades e mais ainda

“A Equipe de Suprimentos deseja um Feliz Natal e Ano Novo aos colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros da Makro Engenharia. Agradecemos sempre aos nossos fornecedores e parceiros a presteza e atenção dedicada a Makro Engenharia tendo como

superá-las.Desejamos no Ano de 2008 irmos além das expectativas de nossos clientes e nos consagrarmos mais uma vez vitoriosos. Sucesso Família MAKRO!!!”

GGESTÃO DE SUPRIMENTOS

Rodrigo RodriguesGerente de suprimentos

10 “Nós confi amos em Deus”

JORNAL makro_prova.indd 10JORNAL makro_prova.indd 10 5/12/2007 16:56:455/12/2007 16:56:45

11“Nós confi amos em Deus”

O esporte - integração dos colaboradores na empresaIINTEGRAÇÃO

Makro estimula integração de funcionários através do esporte

Seguindo a fi losofi a da empresa de valorizar a qualidade de vida, a equipe de maratonistas da Makro participou da 6ª Maratona Pão de Açúcar de Revezamento de Fortaleza.

Os atletas da Makro mostraram superação e disciplina, valores importantes na empresa, fazendo um percurso total de 42,2 quilômetros. Além do diretor comercial, Eng.º David Rodrigues, fi zeram parte da equipe da Makro o diretor fi nanceiro, Eng.º Fernando Filho; o coordenador comercial, Napoleão Luna; o assistente comercial, Cayo Silva; o assistente operacional, David Fernandes; o assistente de manutenção, Elisafe Moraes; e o vigilante Elson Carmo. Para a Makro, a participação da empresa em

eventos como esse é importante, porque estimula a prática do esporte e, conseqüentemente, promove o bem-estar físico e mental de seus funcionários.

Apoiados pelo Banco Real e Olico, a equipe aceitou mais esse desafi o, compartilhando o pensamento de que o esporte ensina os valores do espírito de equipe, de superação e de disciplina, conceitos fundamentais não só para o desenvolvimento de um bom trabalho na empresa, como também para a vida.

A Makro-Mossoró conquistou o título do 1º Torneio de Futebol Society, promovido pela Petrobrás, em comemoração ao Dia do Motorista. O evento teve como objetivo levar entretenimento, informação e conscientização às empresas prestadoras de serviços.

O placar terminou em 2x1, depois de um jogo bastante disputado entre a Makro Engenharia e a Confi ança.

A Makro agradece à Petrobras, pelo incentivo, e aos colaboradores, que se empenharam na conquista de mais um título.

Além dos maratonistas, participaram ainda, reforçando a torcida a gerente fi nanceira Kalyne Dias; e a gerente da qualidade Renata Franco.

XI Meia Maratona Internacional do Rio 2007Engº. David Rodrigues

6º Maratona Pão de Açúcar de Revezamento - 2007Equipe Maratonistas da Makro

Makro Mossoró vence campeonato de Futebol Society

Cayo SilvaAssistente Comercial

Maratonistas no pódio, após recebimento de medalha por participação no evento.

Equipe campeã de futebol society em Mossoró-RN

11“Nós confi amos em Deus”

JORNAL makro_prova.indd 11JORNAL makro_prova.indd 11 5/12/2007 16:56:455/12/2007 16:56:45

12 “Nós confi amos em Deus”

Expediente:Direção Geral: Engº. David RodriguesCoordenação: Cayo SilvaDiagramação e arte: Cayo SilvaRevisão: Lumina 7Jornalista Responsável: Sandra Nunes

www.makroengenharia.com.br

A N O S

Makro Engenharia LTDA – BR-116, km 05, 1289Cajazeiras - CEP 60.025-001 - Fortaleza-CE FONE:(85)3444.3000 FAX:(85)3444.3001email: makro@makroengenharia.com.br

MTE: CE00940 JPFotografi as: Arquivo Makro; BelloProduçõesRedação: Colaboradores Makroemail: marketing@makroengenharia.com.brImpressão: Editora Celigráfi ca ltda.

Makro implanta novo software de gestão

T TITecnologia

da Informação

triz, em Fortaleza, também serão compartilhados nas suas unida-des espalhadas pelo Brasil.

A implantação desse novo software, o Corpore RM, traz vantagens não só para a Makro, mas também para seus clientes. Com o controle das informações, a Makro poderá realizar seus pro-jetos com maior efi cácia.

Para o Gerente de TI, Simey Fer-mom, o investimento realizado

Simey FermomGerente de TI

“Venho por meio dessa registrar minha satisfação quanto ao bom relacionamento que estamos tendo e gostaria que isso não sofresse ruptura até o fi nal de nosso contrato. Parabenizo o Sr. Zilton, um profi ssional a altura e que sempre nos dá o retorno necessário mediante a qualquer situação que surja; agradeço pela equipe montada em Marabá-PA, Açailândia-MA (Edvaldo Eufrásio) e São Luis-MA (Tarcizo Pinheiro) e digo que “time que esta ganhando não se mexe”.

Rildomar Santos Companhia Vale do Rio Doce - CVRD

Departamento de Engª de Implantação de Projetos - DIEP Coordenadoria de Projetos de Logística Norte - COLNP

RReconhecimento

A Makro está implementando um Sistema de Gestão Integrada de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança Ocupacional. Nessa empreitada a empresa conta com toda a equipe de técnicos, engenheiros de segurança, gestores e o apoio do consultor de SMS, Engº. Reginaldo Lapa, especialista nessa área, atuando nas maiores empresas do país.

As certifi cações nas Normas ISO 14001 e OHSAS 18001, previstas para março de 2008, serão integradas à certifi cação da ISO 9001 já conquistada pela empresa em 2006.

A Makro está implantando um novo sistema de gestão por software que integrará toda a empresa. Todos os departamen-tos terão integração e os diversos procedimentos realizados na ma-

foi de fundamental importância, uma vez que possibilita à Makro administrar com mais efi ciência os seus negócios, reduzindo o tempo dos equipamentos para-dos em manutenção e conse-quentemente, a redução de cus-tos, infl uenciando no valor fi nal dos serviços ofertados.

SMSSAÚDE, MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA

Com o início dos trabalhos já é possível notar alguns benefícios como minimização dos riscos relacionados ao trabalho, promoção da saúde e auto-estima dos colaboradores, melhoria do ambiente de trabalho e da produtividade, como também o

nível de conscientização de todos os envolvidos, comentam os responsáveis pelo projeto, Renata Franco, gerente da qualidade, e Rudinei Zancanaro, técnico em segurança do trabalho.

Apresentação do Sistema de Gestão Integrada da Makro em Fortaleza-CE

Zilton CastroGerente Comercial

JORNAL makro_prova.indd 12JORNAL makro_prova.indd 12 5/12/2007 16:56:495/12/2007 16:56:49