Robert doisneu

Post on 13-Apr-2017

203 views 7 download

Transcript of Robert doisneu

Fotografia IluminaçãoNome: Camila Cristina Gross

Robert Doisneau

"As maravilhas da vida diária são tão emocionantes, nenhum diretor de cinema pode providenciar o inesperado que você

encontra na rua."

Nasceu em Gentilly; 14 de abril de 1912

Maquina LeicaUm dos pioneiro da arte do fotojornalismo, que capturou das ruas de Paris, seu povo, principalmente as crianças, o humor, a sátira, o cômico e – não poderia deixar de ser –, o amor.Le baiser de l'Hôtel de Ville (O Beijo do Hotel de Villele)

O fotógrafo, mesmo profissionalmente, era brincalhão, irônico, misturava classes sociais, via beleza onde muitos só viam desgraça.Influencias Kertész e Cartier-Bresson

O fotógrafo foi convocado para o exército francês. Inicialmente prestou serviços como soldado e fotógrafo, mas no final da guerra, usou de sua capacidade para o desenho, gravura e inscrições para forjar documentos e passaportes de identificação para a Resistência Francesa.

Outro detalhe de Doisneau durante a II Guerra que chama a atenção é o fato de ter se recusado a fotografar mulheres que tiveram suas cabeças raspadas por terem dormido com alemães.

Uma de suas mais belas características como profissional foi nunca ridicularizar os temas de suas fotografias. Diria ele:

"Eu não fotografo a vida como ela é, mas a vida como eu gostaria que fosse." 

Outro detalhe de Doisneau durante a II Guerra que chama a atenção é o fato de ter se recusado a fotografar mulheres que tiveram suas cabeças raspadas por terem dormido com alemães. Uma de suas mais belas características como profissional foi nunca ridicularizar os temas de suas fotografias. Diria ele:

"Eu não fotografo a vida como ela é, mas a vida como eu gostaria que fosse." 

Formado em Litografia

Após entrar para a agência de fotos Rapho, finalmente assinou com uma publicação, a Vogue, onde permaneceu de 1949 até 1952

Livro Paris Doisneau

A cópia original foi leiloada em 2005 por 155 mil euros para ninguém menos que Françoise Bornet, a protagonista da imagem ao lado de seu então namorado, Jacqes Carteaud. Os dois posaram para a fotografia , aparentemente espontânea, em 1950.

Le baiser de l'Hôtel de Ville (O Beijo do Hotel de Ville) 1950

A imagem publicada pela revista Life resumiu o humor nacional - um marinheiro americano eufórica segurando uma enfermeira branca de uniforme em um beijo apaixonado de dobrar para trás enquanto ele desabafa sua alegria enquanto milhares atolar Times Square para comemorar a vitória - aguardada sobre o Japão , 14 de agosto de 1945 .1 de abril de 1994, Montrouge, França

Homenagem Times Square

Photographed Robert Doisneau

Rue des Peupliers, 1936. Foto: Robert Doisneau

Les Tabliers de la rue de Rivoli, 1978. Foto: Robert Doisneau.

Pipi e o Pombo

Olhar de Soslaio (1948)

Picaso e os pães (1952).

Músico na chuva

Vanda mexe os quadris (1953)

As rodas do cão (1977)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Doisneauhttps://www.youtube.com/watch?v=TvrMGqbUiQEhttp://totodenadie.blogspot.com.br/2013/03/robert-doisneau-fotografo.htmlhttp://totodenadie.blogspot.com.br/2013/03/robert-doisneau-fotografo.htmlhttps://www.google.com.br/?ion=1&espv=2#q=Robert+Doisneau+reveal+the+secrets+behind+their+images+tradutorhttps://www.youtube.com/watch?v=TvrMGqbUiQEhttp://foto.espm.br/index.php/sem-categoria/robert-doisneau-fotografo-frana-paris-beijo-ruanao-tiro-fotos-da-vida-como-ela-e-mas-sim-de-como-queria-que-ela-fosse/http://www.robert-doisneau.com/en/portfolios/

Bibliografia