Rural Semanal 9 (de 30/4 a 6/5/2012)

Post on 06-Mar-2016

217 views 1 download

description

Informativo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Transcript of Rural Semanal 9 (de 30/4 a 6/5/2012)

RURAL SEMANALInformativo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

ANO XIX - 2012

EDITORIAL

S T Q Q S S D

CALENDÁRIO ACADÊMICO

09ABRIL/MAIO

30 1 2 3 4 5 6

a30/4 - Emenda entre o domingo e o feriado do Dia 1°.a1/5 - Feriado nacional (Dia do Trabalhador).

Atividades Coletivas e Interdisciplinares: 16/5 e18/6.

Veja na íntegra em www.ufrrj.br (‘Calendário’)

Pág.2 Pág.3 Pág.4

Censo UFRRJ 2012Encontro reúne reitores doBrasil e Canadá

Rural na mídia: pesquisador da UFRRJparticipa do Jornal Futura

ICE reelege diretoriaA Comissão Eleitoral, designada através da Portarian° 013/ICE (25/3/12) para escolha do diretor e vicedo Instituto de Ciências Exatas (ICE) da UFRRJ,informa que a chapa ‘Unidos pelo ICE’ – compostapelos professores João Batista Neves da Costa(diretor) e Cláudio Maia Porto (vice-diretor) – obtevea aprovação de 86,30% do total de votos válidos, eque todo o procedimento eleitoral ocorreu semincidentes.

‘Política Democrática’ trazartigo de professor da UFRRJ

A ‘Política Democráti-ca – Revista de Políticae Cultura’ (Ano XI, n°32), editada pela Fun-dação Astrojildo Pe-reira, traz artigo do ci-entista político Rai-mundo Santos (CPDA/UFRRJ).O título é ‘Re-lembrando o PCB nosnossos tempos’. Con-fira a edição online emhttp://bit.ly/HXm

UFRRJ debate acesso aoensino superior

O seminário ‘Democratização do Acesso ao Ensi-no Superior e as Ações Afirmativas’ será realiza-do nos dias 2, 3 e 4/5, nos campi Seropédica,Três Rios e Nova Iguaçu, respectivamente.

Mais informações em r1.ufrrj.br/graduacao/acoesafirmativas/cronograma.html

Propriedade intelectual é temade seminário na UFRRJ

No dia 9/5, das 10h às 12h30, no Auditório HiltonSalles da UFRRJ (P1), acontece o seminário‘Propriedade intelectual como instrumento estra-tégico de fomento à inovação’, organizado peloNúcleo de Inovação Tecnológica da Pró-Reitoriade Pesquisa e Pós-graduação (NIT/PROPPG).

O evento contará com a participação de pales-trantes do INPI e também de professores da Rural.Dentre os temas, será discutida a importância dapropriedade intelectual no contexto do desenvol-vimento tecnológico e industrial, e o uso da infor-mação tecnológica nos documentos de patentes.

Inscrições pelo email inovacao@ufrrj.br

Plano Diretor ParticipativoVenha para essa discussão!

Pró-reitora da UFRRJ preside12ª reunião do Cograd

A professora Nidia Majerowicz, pró-reitora deGraduação da UFRRJ e presidente do Colégio depró-reitores de Graduação (Cograd), conduziu a12ª reunião da entidade, realizada em 20/4, emBrasília/DF. Em pauta, temas como ‘Bacharela-dos Interdisciplinares’, ‘Evasão e Retenção’, ‘For-mação Continuada para a docência no ensino su-perior’, entre outros.

Na ocasião, o Cograd redigiu um ofício, enviadoao presidente da Andifes (Associação Nacionaldos Dirigentes das Instituições Federais de Ensi-no Superior), Prof. João Luiz Martins, expondo apreocupação dos pró-reitores de graduação emrelação aos cursos de licenciatura das Ifes. Umdos tópicos do documento diz respeito à “urgênciade criação de vagas novas específicas paradocentes para atuarem nas Práticas de Ensino eno Estágio Supervisionado nas licenciaturas”.

Conectividade sem fioA Coordenadoria deInformática (CoInfo)informa que já estáem operação, na Bi-blioteca Central daUFRRJ, o projeto pi-loto de conectividadesem fio da Rural. Pa-ra utilizar o serviço, é

necessário possuir uma conta de e-mail institu-cional, que pode ser obtida na própria CoInfo. ACoInfo agradece toda e qualquer divulgação ousugestão para melhoria do projeto. (Ilustração:www.treewy.com)

Educação como causa“O dia de hoje para mim será inesquecível. Vocês

não podem imaginar o que ele significa para um per-nambucano retirante, como eu, que não teve asoportunidades escolares que todo jovem deveria ter,mas que sempre acreditou no potencial libertador daEducação”. Com essas palavras, o ex-Presidenteda República, Luiz Inácio Lula da Silva agradecia, emjulho do ano passado, os títulos de Doutor ‘HonorisCausa’ concedidos, em ordem de tempo, pelaUniversidade Federal de Pernambuco, UniversidadeFederal Rural de Pernambuco e Universidade dePernambuco.

Alguns dos termos usados por Lula na sessãosolene patrocinada pelas três instituições pernambu-canas já haviam ecoado em nosso Cine GustavoDutra, quando discursou como patrono de formaturado curso de Agronomia no ano de 1995, reafirmandoa sua crença no potencial da Educação comoinstrumento para a prática da liberdade, comoensina o eterno mestre e professor Paulo Freire.

Em setembro de 2011, ao ser a décima sétimapersonalidade a receber o título de Doutor ‘HonorisCausa’ em toda a história do Institut d’EtudesPolitiques de Paris, fundado em 1871, Lula agrade-ceu considerando que “esta recompensa, mais doque um sinal de reconhecimento pessoal, é umahomenagem ao povo brasileiro, que durante osúltimos oito anos fez de forma pacífica e democráticauma verdadeira revolução econômica e social”.

Esses três instantes citados são característicasmarcantes que fizeram com que a solicitação daconcessão do título de Doutor ‘Honoris Causa’, feitapela Profa. Vera Maria Rocha Rebelo Pinto, doDepartamento de Teoria e Planejamento de Ensino(DTPE), hoje aposentada, tenha sido aprovada porunanimidade na 141ª Reunião Extraordinária doConselho Universitário da UFRRJ, do dia 28/2/2005,conforme deliberação nº 13 daquele dia.

Outras instituições como a Universidade Fede-ral de São Carlos (UFSCar), Universidade Fede-ral de Viçosa (UFV) e Universidade Federal daBahia (UFBa), além da Universidade de Coimbra,em Portugal, já prestaram igual homenagem aoex-Presidente. Nesta última, fundada em 1290,Lula reafirmaria: “Acredito que esta láurea é umahomenagem ao povo brasileiro, um reconheci-mento às causas que o Brasil tem patrocinadointernacionalmente e à nossa presença cooperati-va no mundo”.

Esse é o cenário, sob o qual o Teatro João Cae-tano, no Rio, abre suas portas na manhã da próximasexta-feira (4), para que o conjunto de instituiçõespúblicas de educação superior localizadas noEstado – formado pela Universidade Federal do Riode Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Estadodo Rio de Janeiro (UNIRIO), Universidade FederalFluminense (UFF) e Universidade Estadual do Riode Janeiro (UERJ) – acompanhem a Rural naentrega de seus respectivos títulos de Doutor“Honoris Causa” ao ilustre cidadão brasileiro que,eleito e reeleito, recolocou a Educação na pauta daPresidência da República.

RURAL SEMANALPág. 2 UNIVERSIDADE E SOCIEDADE

Atualmente o Brasil ocupao 13º lugar no ranking dospaíses com maior volumede produção científica domundo. Apesar de a quali-dade não acompanhar es-te ritimo ainda, entre 2002e 2007 o número de publi-cações científicas saltou110% – com uma taxa decrescimento na elaboraçãode trabalhos científicos de8% ao ano, enquanto amédia mundial está em2%. Fato este devido a in-vestimentos: R$ 2,4 milhões são repassados, porano, para financiar revistas científicas brasileiras.Outro fator preponderante desse crescimento é oaumento no número de estudantes de mestrado edoutorado, responsáveis pelo maior volume deprodução científica no Brasil.

Porém, esse plano reformista de educação,ciência e tecnologia ainda deixa de lado a educa-ção básica (ensinos médio e fundamental) e pro-fissionalizante. Ou seja: esse aumento científiconão atinge a educação básica e profissionalizante.Uma pergunta simples: quantos artigos científicosum aluno lê antes de entrar na faculdade? Prova-velmente, a resposta está entre zero é um. Outraquestão é: o empecilho seria a falta de tato cientí-fico dos professores da educação básica e profis-sionalizante e/ou uma produção científica voltadapara os próprios cientistas? De fato, parece-meque são as duas coisas, pois professores quenunca fizeram ciência terão, com certeza, dificul-dades de viabilizá-la para seus alunos; e aprodução científica pautada de forma asséptica(introdução, metodologia, resultados, discussão econclusão) é a melhor maneira de codificar oconhecimento entre os mesmos que o produzem.

A produção científica brasileira se concentra,em grande parte, nas áreas de pesquisas agríco-las e ciências naturais. De forma palpável, temosa Rural e a Embrapa Agrobiologia como grandesprodutoras científicas, exatamente nestas áreas.Entretanto, essa produção não consegue ser utili-

Nós, atletas do futsal feminino, tor-namos público para a comunidadeestudantil as retaliações, injustiçase covardias que estamos passandopela Atlética Central da UFRRJ.

A principal polêmica é o corte da Bolsa Atleta:das seis jogadoras contempladas com a bolsa,cinco delas tiveram a segunda parcela de 2011cortada. Ao corrermos atrás de nosso direito, fom-os acusadas, em rede social, de ter acabado coma Bolsa Atleta, prejudicando nossa imagemperante outras modalidades e associados daAtlética (“Vamos parabenizar... a grande equipe‘futsal feminino’ pelo grande sucesso de comoacabar com a bolsa atleta”). Informamos que aBolsa Atleta em 2012 está suspensa pois ogoverno federal ainda não liberou recursos(informação dada, em 10/4, pela Comissão deSeleção de Bolsa Atleta).

No início do período, ficamos sabendo queperdemos o direito de treinar no ginásio univer-

Portaria nº 462/GR, de 24/4/12O Reitor da UFRRJ, no uso das suas atribuiçõesestatutárias, e tendo em vista o que consta do pro-cesso nº 23083.002832/2012-35, resolve prorrogarpor 30 dias o prazo para conclusão dos trabalhos daComissão de Processo Administrativo Disciplinar(PAD), em fase de Sindicância, constituída atravésde Portaria no. 309/GR, de 23/3/2012. Ricardo MottaMiranda

São Paulo sedia 23ºCongresso da ANPG

Entre os dias 3 e 6/5, será realizado, na Univer-sidade Federal de São Paulo (Unifesp), o 23º Con-gresso Nacional de Pós-graduandos (CNPG),organizado pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG).

Estudantes de pós que queiram participar nacondição de delegados (com direito a voz e voto)devem realizar o processo em suas universida-des através de uma reunião da APG ou comissãopró-APG, de acordo com o regimento.

O congresso, com o tema ‘Desafios Brasilei-ros’, pretende debater o papel da pesquisa paracontribuir com o desenvolvimento do país, consi-derando questões como: desenvolvimento dasforças produtivas, justiça social e posição doBrasil no cenário internacional. Mais informaçõesem www.anpg.org.br

Ciência para CiênciaOpinião

Por Elson B. Silva Jr. (*)

zada como suporte edu-cacional nas escolas quecircundam estas institui-ções (imagine em outrasescolas pelo país). Então,surge outro questionamen-to: a produção científica éinerte para uso na educa-ção básica e profissiona-lizante? Ou seria casoespecífico da produçãocientífica dessas áreas?

Pode-se, porém, atribu-ir o desenvolvimento tec-nológico do país como ta-

refa primordial da produção científica, isentando-ade sua contribuição à educação. Assim, põe-sefim às questões levantadas. Mas será esta umaatribuição desejável, visto que em nosso país aspesquisas são fomentadas em grande parte pelodinheiro público (com baixa participação privadaainda) e os pesquisadores estão, em sua maioria,nas universidades, que são polos educacionais?

O melhor caminho para o desenvolvimentocientífico no Brasil não parece ser o imediatismodo aumento volumétrico. Afirmar que a produçãocientífica está beneficiando diretamente o desen-volvimento tecnológico do país é um erro, tendoem vista que a participação do Brasil no mercadomundial de patentes não passa de 0,1%, e o totalde registros recuou 7% entre 2002 e 2007 (de 134para 124), contradizendo esta 13ª colocação.

É necessário focar o desenvolvimento científi-co do país em um plano abrangente de formaçãode futuros pesquisadores. O entendimento deciência deve começar na educação básica e nãoproliferando (em progressão geométrica) estu-dantes de mestrado e doutorado, gerando assimprotótipos de pesquisadores por todo o país. Todoe qualquer professor, seja da educação básica ounão, deve ser um pesquisador. Não podemosdisseminar ciência apenas como propriedade dagraduação e da pós-graduação, principalmente.

(*) Licenciado em Ciências Agrícolas e Douto-rando do CPGA-CS/UFRRJ

stockphotos.com.br

A polêmica do futsal feminino da UFRRJsitário e, mais ainda, que fomos excluídas da Atlé-tica Central. Qual motivo? Justificaram que nãoparticipamos do último campeonato de 2011, emItajubá/MG. Tal fato não é verdade, pois, mesmocom poucas atletas no time, três jogadoras forame jogaram. As outras não foram por motivo de lesãoou responsabilidade de estágio (ou acadêmica).Vale destacar que o futsal feminino semprecompletou outras equipes neste (em anos anterio-res) e em outros campeonatos, além de trazer-mos vários títulos representando a Rural.

Em reunião com a Atlética, em 13/3, o problemapouco foi resolvido. Disseram que poderíamostreinar nas quadras externas e, se demonstrásse-mos comprometimento, recuperaríamos o horáriode treinar no ginásio. Que ‘comprometimento’, setreinávamos regularmente, apesar de poucasatletas (fato comprovado pelas listas de presençafeitas pelo nosso treinador)?

Qual o incentivo que a Atlética dá ao futsal femi-nino dessa maneira? Já não bastam as dificulda-

des que enfrentamos culturalmente? E comodemonstrar comprometimento se as quadras ex-ternas estão sempre ocupadas, além das cons-tantes chuvas? E será que a Atlética, compostapor estudantes, pode, dessa maneira, excluiruma modalidade ou proibir um estudante de fazerparte de uma equipe?

Todos sabem da dificuldade e falta de incen-tivo que as mulheres enfrentam para jogar fute-bol no mundo e no Brasil, fruto da forte culturapreconceituosa e machista na qual vivemos.Gostaríamos que nos tratassem com mais res-peito e justiça, pois o que queremos mesmo éjogar futebol e ter nossos direitos garantidos!Atletas do Futsal Feminino da UFRRJ

N.R.: O presidente da comissão responsávelpela Bolsa Atleta, Prof. José Claudio S. Alves,informa que o edital 2012 ainda não foi elaborado.Por isso as bolsas ainda não estão sendo pagas.O não pagamento não tem, portanto, qualquerrelação com a equipe feminina de futsal.

Encontro reúne reitores doBrasil e Canadá

Foi realizada, em 26/4, no Windsor Barra Hotel,Rio de Janeiro, uma mesa redonda com reitoresde universidades do Canadá e do Brasil. O en-contro teve como objetivo fomentar o avanço dasrelações de ensino e pesquisa entre as institui-ções de educação superior dos dois países. Aotodo, 30 reitores de cada país participaram doevento, entre eles oProf. Ricardo Motta Mi-randa, reitor da Rural epresidente do Conselhode Reitores das Univer-sidades Brasileiras(CRUB). Também com-pareceram represen-tantes dos governos deambos países.

30/4 a 6/5/2012

UNIVERSIDADEPág. 3RURAL SEMANAL

Olhares sócio-históricossobre a religião

De 22 a 23/5, no IM/UFRRJ. Mais informaçõesem seminarioreligiaoufrrj.wordpress.com

Pesquisador da UFRRJ fala sobre ouso de agrotóxicos

O engenheiro agrônomo João Sebastião de PaulaAraújo (foto), professor do IA/DFito e diretor financei-ro do CREA-RJ, participou do Jornal Futura (canal8), em 24/4. O pesquisador da UFRRJ falou sobreagrotóxicos.

Segundo o ‘Dossiê sobre o impacto dos agro-tóxicos na saúde no Brasil’ – encabeçado pelaAssociação Brasileira de Pós-Graduação em Sa-úde Coletiva (Abrasco), em parceria com a UnB,a UFCE e a Fiocruz/RJ – o Brasil se tornou, nosúltimos três anos, o maior mercado consumidorde agrotóxicos no mundo.

Confira a entrevista acessando, no site www.futura.org.br, o Jornal Futura de 24/4 (Bloco 2).

‘O Globo’ cita evento da RuralO caderno de economia de ‘O Globo Online’ouviu o pesquisador Fábio Scarano, um dos

Novo Doutor no DS/IFO Departamento de Silvicultura do Instituto deFlorestas (DS/IF) parabeniza o Prof. Lucas Ama-ral de Melo pela defesa de Tese de Doutorado in-titulada ‘Seleção e resgate de árvores superioresde candeia (Eremanthus erythropappus [Dc.Macleish])’, em 13/4, na Universidade Federal deLavras (UFLA). Prof. Paulo Leles, chefe do DS/IF

Lula recebe título deuniversidades do RJ

O governador do Estado do Rio de Janeiro, SérgioCabral Filho – juntamente com a UniversidadeFederal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a Univer-sidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), aUniversidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(UNIRIO), a Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ) e a Universidade Federal Fluminense (UFF)– entregará os títulos de Doutor Honoris Causaconcedidos por cada uma das instituições ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em cerimônia aser realizada na próxima sexta-feira (4/5), às 10h,no Teatro João Caetano, na Praça Tiradentes.

Fundação da ABECSO Departamento de Sociologia do Colégio PedroII e a Comissão Organizadora do I Seminário‘Sociologia na sala de aula – reflexões e experi-ências docentes no Rio de Janeiro’, da UFRRJ,convidam a comunidade universitária para a ceri-mônia de fundação da Associação Brasileira deEnsino de Sociologia (ABECS), em 11/5, no Co-légio Pedro II.

O seminário será realizado entre 8 e 10 /5, naUFRRJ. Confira o edital de convocação para afundação da ABECS em http://bit.ly/IDjfYv

CEPEAs: eleição derepresentantes

Discentes, docentes e técnicos vão elegerseus representantes junto aos CEPEAs (Con-selhos de Ensino, Pesquisa e Extensão deÁreas). A votação acontece nos dias 2 e 3/5,em locais definidos pelas comissões eleitoraisdos CEPEAs.

Veja os editais em www.ufrrj.br (clicando nobanner ‘Eleição de representantes discentes,docentes e técnicos junto aos CEPEAs’).

Rural na mídia

Reprodução do site w

ww

.futura.org.br

convidados do seminário ‘Diálogos para a Práticado Desenvolvimento Sustentável’ organizado pelaUFRRJ em 17/4. A matéria abordou a ‘EconomiaVerde’, escolhida pela ONU como o principal te-ma da Rio+20.

Leia o texto na íntegra em http://glo.bo/Kh3SBY

Alunos de AdministraçãoPública visitam a FGV

Estudantes do 4º período de Administração Públicada UFRRJ estiveram, em 17/4, na Fundação GetúlioVargas (FGV) para dois eventos acadêmicos, a con-vite do professor Breno de Paula Andrade Cruz, doDepartamento de Ciências Administrativas e Contá-beis (DCAC/UFRRJ).

O primeiro evento, relacionado à disciplina do pro-fessor Breno, foi uma visita técnica à FGV Proje-tos, principal consultoria no Brasil a elaborar e ge-renciar projetos públicos para os governos federal,estaduais e municipais no país. Na FGV Projetos(foto), os alunos foram apresentados a Irineu Frare,coordenador de projetos, e puderam tirar dúvidassobre a gestão de projetos públicos.

Já no segundo evento, ‘Desafios da GestãoAmbiental nas Metrópoles Brasileiras’, os alunospuderam entender os gargalos da gestão ambientalnas grandes cidades brasileiras e ouvir soluções deespecialistas ligados aos governos de São Paulo eRio de Janeiro.

Divulgação

Ascom nas redes sociaisfacebook.com/UFRRJ

twitter: @ufrrjbr

Clipping da RuralAcesse em www.ufrrj.br/portal/modulo/home/clippins.php

LançamentosConfira os últimos lançamentosda Editora da Universidade Ru-ral (EDUR), na Sala 102 do P1.Mais informações no sitewww.editora.ufrrj.br, email edur@ufrrj.br ou telefone 2681-4711.

Regras para publicar umartigo científico

O artigo de Philip E. Bourne, publicado na PloSComputational Biology, recebeu a tradução doprofessor Alfredo Scheid Lopes, da UFLA.Intitulado ‘Dez Regras Básicas para Publicar umArtigo Científico’, o texto traz orientações sobre anecessidade de ser objetivo e de conviver comrejeições, condições inevitáveis na carreira depesquisador.

Confira no link http://bit.ly/I1MZu4

Trote na UFRRJDeliberação n° 9, de 1/2/12

O Conselho Universitário da UFRRJ, tendo emvista a decisão tomada em sua 275ª ReuniãoOrdinária (sessão II), realizada em 1/2/2012, econsiderando o que consta no processo nº.23083.000342/2012-02, resolve: I. proibir, ter-minantemente, a prática de qualquer tipo detrote estudantil no âmbito desta Universidade.II. revogar a Delib. nº 2, de 8/1/1994. RicardoMotta Miranda, presidente

Mesa de trocasO Grupo Reciclar Rural vai promover, em 3/5, umamesa de trocas. O evento acontece às 19h, na sededo grupo (porão do F4). As reuniões do Reciclarocorrem todas as terças-feiras, às 17h30.

Segurança no campusFaça a sua parte para que não haja violênciano campus. Qualquer ocorrência, comunique-se com a DGV: ramal 4645 e telefone 2682-1871. Tenha sempre um documento de iden-tidade, especialmente o que ateste seu vínculocom a UFRRJ.

30/4 a 6/5/2012

ASCON
ASCON
ASCON

IMPR

ESSORural Semanal

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Informes Gerais

Uma construção coletiva da comunidade universitáriaOs conceitos, opiniões, declarações, comunicados,resenhas e cartas são de total responsabilidadedos autores. Colabore enviando artigos, cartas enotas até 3ª para ascom@ufrrj.br

Rural Semanal

Economize!Ao término do expediente, ve-rifique se as luzes e os apa-relhos estão desligados.Colabore!

Participe! A Rural é detodos!

III Encontro dos Estudantesde Administração e Turismo

Acontece, em 19/5, das 9h às 17h, no campusSeropédica da UFRRJ, o III Encontro dos Estu-dantes de Administração e Turismo, Presencial ea Distância. Inscrições, até 29/4, no site do evento:www.ufrrj.br/eventos2/cederj2012

RURAL SEMANAL: Informativo da Reitoria da UFRRJ, fundado em 26/9/1994 Reitor: Ricardo Motta Miranda Vice-reitora: Ana Maria Dantas Soares Pró-Reitores: Assuntos Administrativos: PedroPaulo de Oliveira Silva Assuntos Financeiros: Eduardo Mendes Callado Assuntos Estudantis: Carlos Luiz Massard Graduação: Nidia Majerowicz Extensão: José Claudio Souza Alves Pesquisa e Pós-graduação: Aurea Echevarria Assessora de Informação e Comunicação: Teresinha Sena Pacielo Editor colaborador: Valdomiro Neves Lima Colaboradora: Aline Avellar (jornalista/Mtb06470-MG)Redação/revisão/diagramação: João Henrique Oliveira (jornalista/Mtb24325-RJ) Distribuição: Aline da Silveira Figueroa Bolsista: Julio Salles Estagiário: Pablo Meireles Impressão: ImprensaUniversitária Tiragem: 3.500 Redação: Assessoria de Informação e Comunicação - BR 465 - Km7, Pavilhão Central, sala 131, CEP 23890-000 Seropédica/RJ. Tel.: (21) 2682-2915 e 2682-1080/1090; fax:(21)2682-1120. E-mail: ascom@ufrrj.br Portal: www.ufrrj.br ‘A exatidão dos dados dos eventos é de responsabilidade de seus organizadores’.

Ano XIX - número 09/2012 - 30/4 a 6/5/2012

Assembleia Geral dos alunosde Economia Doméstica

O Diretório Acadêmico de Economia Domésticaconvoca todos os alunos para uma assembleiageral que será realizada em 16/5 (quarta-feira), às17h, na Sala de Reuniões do ICHS. Em pauta: dis-cussão sobre a bioquímica, o ENEED (EncontroNacional de Estudantes de Economia Doméstica),feira da xerox, XVI SAED e optativas.

Apresenta, em 2/5, às 19h, no Gustavão, ‘CisneNegro’ (EUA/2010; supense e drama; 16 anos).Direção de Darren Aronofsky; com Winona Ryder,Natalie Portman e grande elenco.

Sinopse: Beth MacIntyre, a primeira bailarinade uma companhia, está prestes a se aposentar. Oposto fica com Nina, mas ela possui sérios proble-mas pessoais, especialmente com sua mãe.Pressionada por um exigente diretor artístico, elapassa a enxergar uma concorrência desleal vindode suas colegas. Em meio a tudo isso, busca aperfeição nos ensaios para o maior desafio desua carreira: interpretar a Rainha Cisne em umaadaptação de ‘O Lago dos Cisnes’.

Gestão ambiental é tema desimpósio no ITR/UFRRJ

De 21 a 25/5 acontece, no Instituto Três Rios (ITR/UFRRJ), o Simpósio de Gestão Ambiental e Bio-diversidade (Sigabi). Interessados em apresentarpainel devem enviar resumo até 11/5. Inscriçõesaté 18/5.

Informações: cenaga.webnode.com ou sigabi.ufrrj@yahoo.com.br . Cartaz do evento em http://bit.ly/Im5Cv8

Censo UFRRJ 2012A partir de 2/5 serão realizadas as entrevistas doCenso UFRRJ 2012 para o ‘Projeto de Mapea-mento de Capital Humano, Configuração e Desen-volvimento de Gestão por Competências’. Nesseperíodo, solicitamos que os servidores respon-dam ao questionário, que será aplicado por bol-sistas credenciados pela PROAD. Caso hajadúvidas, informações estão disponíveis no site daCODEP e na sala do projeto, que fica no 3º andardo P1, corredor das Assessorias, número 6. Nãodeixe de participar, pois, através dos seus conhe-cimentos, faremos uma universidade melhor paratodos. CODEP/DP/PROAD

Cine DebateApresenta ‘Bruna Surfistinha’ (com Debora Se-cco), dia 3/5, às 18h30, no Gustavão.

Após a exibição, haverá debate sobre o temaprostituição, com a participação de Ana Paula Sil-va (UFV) e Indianara Siqueira (presidente e fun-dadora do Grupo Filadélfia). Org.: Coletiva MariaVem com as Outr@s. Veja o cartaz em www.ufrrj.br/eventos2/pdf/2012/maria.jpg

I Simpósio de GestãoAplicado a Florestas

De 9 a 11/5, no campus Seropédica da UFRRJ.Organização: Empresa Júnior de EngenhariaFlorestal. Mais informações nos links abaixo:

www.ufrrj.br/eventos2/pdf/2012/crtaz_or_b.jpgwww.ufrrj.br/eventos2/pdf/2012/crtaz_

simposio_b.jpgwww.ufrrj.br/eventos2/pdf/2012/Declaracao_de

Atividades.pdf

Combate à dengue: faça sua parteCom medidas simples, como eliminar

todos os locais com água parada(tampar a caixa d’água, colocar olixo em saco plástico ou limpar as

calhas do telhado), podemos ajudara combater a dengue. É preciso agir, cuidando daprópria casa, conversando com os vizinhos e, quan-do necessário, acionando a prefeitura.

Estágio no IF/UFRRJO Departamento de Ciências Ambientais (Institutode Florestas) oferece uma vaga de estágio paraalunos de graduação do curso de Administração.Interessados devem procurar a Secretaria doDepartamento, de 8h às 11h30 e de 13h às 17h,até o dia 11/5, munidos de currículo. É obrigatórioo cumprimento da carga horária semanal de 20horas. Mais informações: 2682-1128, ramal 214.E-mail: secret.dca.ufrrj@gmail.com

Uso do Bem PúblicoPara um uso racional dos telefones naUFRRJ, utilize o prefixo 2681 antes dos

ramais. Economize!

Zootecnia e MedicinaVeterinária em debate

Um jovem conversa com um zootecnista, Henri-que Luis Tavares (UFRRJ) e uma veterinária,Mariana Lages Marques (UNIP), sobre suas res-pectivas profissões.

A matéria apresenta algumas característicasprofissionais da Zootecnia e da Veterinária; tratada presença da matemática nestas profissões eincentiva o estudo para a profissionalização.

Confira o vídeo em http://m3.ime.unicamp.br/recursos/1218

Canadá quer receber12 mil alunos do CsF

O governo do Canadá anunciou, na semanapassada, que o país receberá 12 mil estudantesbrasileiros pelo programa Ciência sem Fronteiras(CsF). O país também oferecerá aos estudantesestágios no setor privado, experiência prática emlaboratórios e ensino de língua. O anúncio foi feitopelo governador-geral do Canadá, David Johns-ton, em reunião com a presidente Dilma Rousseff.

O governador-geral elogiou o CsF e disse queestá especialmente empolgado com as conquistasbrasileiras na área social. Dilma agradeceu ainiciativa canadense e afirmou que nada pode apro-ximar mais os dois países do que as relações nocampo da educação, ciência e tecnologia.emFronteiras?, disse.

O CsF tem a meta de enviar 100 mil pesquisa-dores brasileiros para o exterior até 2014. O go-verno promete custear 75 mil bolsas e espera quea iniciativa privada viabilize outras 25 mil.

Também participaram da reunião entre Dilma eDavid Johnston os ministros da Ciência e Tecno-logia, Marco Antônio Raupp; da Educação, AloizioMercadante; e o ministro interino de Relações Ex-teriores, Rui Nogueira.

Fonte: Agência Brasil, 24/4

Água: um bem natural quedeve ser preservado

ASCON
ASCON