Ser Pedagogo na Sociedade Contemporânea

Post on 10-Mar-2016

233 views 4 download

description

Palestra sobre o Pedagogo na Sociedade Atual

Transcript of Ser Pedagogo na Sociedade Contemporânea

Mas... O que significa Pedagogia?

Paidós – criança

Agogé – condução

PEDAGOGIA

[...] é a teoria e a prática da educação que envolve conhecimentos científicos, filosóficos e técnico-profissionais e investiga a realidade educacional sempre em transformação, para explicitar objetivos e processos de intervenção metodológica e organizativa referentes à transmissão-assimilação de saberes e modos de ação.( Pimenta ,1988 / Libâneo,2002)

Profissional que atua, direta ou indiretamente,na prática educativa, sendo a docência apenas uma de suas funções, pois “a docência subordina-se à pedagogia, uma vez que o ensino é um tipo de prática educativa, vale dizer, uma modalidade do trabalho pedagógico”(LIBÂNEO, 2002, p. 67).

Art. 2º As Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia aplicam-se à formação inicial para o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

Atua com educador social,nas ONGs,escolas,igrejas,sindicados,emissora de tv, entre outro espaços.

“Sentido” quer dizer caminho não percorrido mas que se deseja percorrer, portanto,

significa projeto, sonho, utopia. Aprender e ensinar com sentido

é aprender e ensinar com um sonho na mente. A pedagogia serve de guia para

realizar esse sonho. Moacir Gadotti

Desvalorização:“Quem sabe faz, quem não sabe ensina”.

...Por isso continuo me perguntando: “Por que sou professor?” É uma pergunta que ouço com frequência também entre meus pares. A resposta talvez possa ser encontrada numa mensagem deixada por um prisioneiro de campo de concentração nazista na qual, depois de viver todos os horrores da Guerra – “crianças envenenadas por médicos diplomados; recém-nascidos mortos por enfermeiras treinadas; mulheres e bebês fuzilados e queimados por graduados de colégios e universidades” – ele pede aos professores que “ajudem seus alunos a tornarem-se humanos”, simplesmente humanos. E termina: “ler, escrever e aritmética só são importantes para fazer nossas crianças mais humanas”...

Ser professor hoje é viver intensamente o seu tempo com consciência e sensibilidade. Não se pode imaginar um futuro para a humanidade sem educadores. Os educadores,numa visão emancipadora, não só transformam a informação em conhecimento e em consciência crítica, mas também formam pessoas.

Diz Francisco Imbernón, “O objetivo da educação é ajudar a tornar as pessoas mais livres, menos dependentes do poder econômico,político e social”. A profissão de ensinar tem essa obrigação intrínseca”.

Na formação continuada necessita-se de maior integração entre os espaços sociais (domiciliar, escolar, empresarial...)visando a preparar o aluno para viver melhor na sociedade do conhecimento.

Um tema portador de um projeto social global e capaz de reeducar nosso olhar e todos os nossos sentidos, capaz de reacender a esperança num futuro possível, com dignidade, para todos. Fundamentada em outros princípios éticos que não os baseados na exploração econômica, na dominação política e na exclusão social.

Quais são os desafios? saber comunicar-se saber pesquisar ter raciocínio lógico fazer sínteses e elaborações teóricas; saber organizar o seu próprio trabalho ter disciplina para o trabalho ser independente e autônomo saber articular o conhecimento com a prática

ser aprendiz autônomo a distância. Saber integrar os espaços sociais

“A beleza existe em todo lugar. Depende do nosso olhar, da

nossa sensibilidade; depende da nossa consciência, do nosso trabalho e do nosso cuidado. A beleza existe porque o ser

humano é capaz de sonhar.” Veja a boniteza de ser gente!

Veja a boniteza de ser professor! Ensinar e aprender não podem dar-se fora da

procura, fora da boniteza e da alegria! Vamos Regatar a essencialidade do componente estético na formação do educador?

Ser Pedagogo... Ser Pedagogo não é apenas ser Professora, Mestre, Tia, Coordenadora, Supervisora, Orientadora, Dona de escola. É mais do que isso É ser Responsável. Ser Pedagogo é ter coragem de enfrentar uma sociedade deturpada, equivocada sem valores morais nem princípios. Ser Pedagogo é ser valente, pois sabemos das dificuldades que temos em nossa profissão em nosso dia a dia. Ser Pedagogo é saber conhecer seu caminho, sua meta, e saber atingir seus objetivos. Ser Pedagogo é saber lidar com o diferente, sem preconceitos, sem distinção de cor, raça, sexo ou religião. Ser Pedagogo é ter uma responsabilidade muito grande nas mãos.

Talvez até mesmo o futuro... Nas mãos de um Pedagogo concentra- se o futuro de muitos médicos, dentistas, farmacêuticos, engenheiros, advogados, jornalistas, publicitários ou qualquer outra profissão... Ser Pedagogo é ser responsável pela vida, pelo caminho de cada um destes profissionais que hoje na faculdade e na sociedade nem se quer lembram que um dia passaram pelas mãos de um Pedagogo. Ser Pedagogo é ser mais que profissional, é ser alguém que acredita na sociedade, no mundo, na vida. Ser Pedagogo não é fácil, requer dedicação, confiança e perseverança. Hoje em dia ser Pedagogo em uma sociedade tão competitiva e consumista não torna-se uma profissão muito atraente, e realmente não é.

Pois os valores, as crenças, os princípios, os desejos estão aquém do intelecto humano. Hoje a sociedade globalizada está muito voltada para a vida materialista. As pessoas perderam- se no caminho da dignidade e optaram pelo atalho da competitividade, é triste pensar assim, muito triste pois este é o mundo dos nossos filhos crianças que irão crescer e tornar- se adultos. Adultos em um mundo muito poluído de idéias e sentimentos sem razão. Adultos que não sabem o que realmente são, alienados, com interesses voltados apenas pelo Ter e não pelo Ser. Ser Pedagogo é ter a missão de mudar não uma Educação retorcida, mas ser capaz de transformar a sociedade que ainda está por vir. Pode ser ideologia pensar assim, mas como Pedagogos temos a capacidade de plantar hoje nesta sociedade tão carente de valores, sementes que um dia irão florescer. E quem sabe essa mesma sociedade que hoje é tão infértil possa colher os frutos que só a Pedagogia pode dar. Fonte: http://pt.shvoong.com/social-sciences/education/1676176-ser-pedagogo/#ixzz20Aq2nKk9