acasadomagodasletras.net significado dos nomes... · A s s i m o hom e m de u nom e s a t odos os...

Post on 08-Nov-2020

0 views 0 download

Transcript of acasadomagodasletras.net significado dos nomes... · A s s i m o hom e m de u nom e s a t odos os...

O SIGNIFICADO DOS

NOMES MASCULINOS

L P BAÇAN

Edição Eletrônica: L P B EdiçõesSetembro de 2012

http://www.scribd.com/lpbacanhttp://www.acasadomagodasletras.net

Copyright 2012 – L P BaçanTodos os direitos reservados.

Proibida a reprodução e a divulgação.Nenhuma parte deste livro pode ser reproduzida

ou divulgada sem a expressa autorização doautor.

2012

ÍNDICE

IntroduçãoNomes MasculinosA B C D E FG H I J K LM N O P Q RS T U V W XY Z

INTRODUÇÃO

Uma das primeiras tarefas do homem, atribuída a elediretamente pelo Criador, foi a de dar nome a tudo que por Ele foracriado sobre a face da Terra, conforme se lê em Gênesis 1:19-20.

"Da terra formou, pois, o Senhor Deus todos os

animais do campo e todas as aves do céu, e os trouxe aohomem, para ver como lhes chamaria; e tudo o que ohomem chamou a todo ser vivente, isso foi o seu nome.

Assim o homem deu nomes a todos os animais domésticos,às aves do céu e a todos os animais do campo..." Nota-se, portanto, a importância atribuída a algo tão simples e

aparentemente de menor importância. No entanto, a palavra nome écitada na Bíblia quase oitocentas vezes, muitas delas em passagensde grande importância de profundo significado.

Em Atos 2:21, por exemplo, é ressaltado o poder do nome deDeus, cuja simples invocação tinha o poder de salvar:

"...e acontecerá que todo aquele que invocar o nome o

Senhor será salvo." Esse poder é ressaltado em Atos 10:43, ao afirmar que:

"...todos os profetas dão testemunho de que todo oque nele crê receberá a remissão dos pecados pelo seunome." As mais diferentes teorias a respeito desse poder dos nomes já

foram desenvolvidas, encontrando na Cabala seu mais altoconhecimento, atravessando séculos e até hoje intrigando os maiscéticos a respeito de seus estudos e conclusões.

Ao atribuir um número a cada letra e resumindo esses númerosa um algarismo final, a numerologia mística tem fornecidoimportantes elementos para o autoconhecimento e para oaperfeiçoamento pessoal das pessoas.

Para os estudiosos do assunto, os nomes permitem inúmerasabordagens para o seu entendimento. Há nomes que tiveram suaépoca e hoje se encontram desgastados. Há nomes que têmconservado sua força e sua energia ao longo dos séculos, marcando

a passagem de personalidades que influenciaram seu tempo,marcando época.

Muitos entendidos no assunto afirmam que, ao escolher o nomepara um filho, os pais assumem uma responsabilidade enorme, poiso futuro dessa criança dependerá muito das constantes vibraçõesprovocadas pela pronúncia desse nome. Assim, nada como garantiro futuro dela, escolhendo um bom, forte e tradicional nome.

William J. Fielding, escritor e pesquisador americano, autor dolivro Strange Superstitions and Magical Practices, relata a práticauniversal do tabu em relação a certos nomes que não devem serpronunciados, pois libertam um grande mal, podendo inclusivecausar a morte da pessoa que os proferisse.

Essa prática é encontrada em diversas culturas e em diversosníveis culturais da sociedade, registrando-se sua ocorrência entre osgregos e os romanos.

Os gregos, apenas para ilustrar, se abstinham de pronunciar apalavra "veneno", pois apenas a sua pronúncia era suficiente paraprovocar o mal. Quando uma observação infeliz lhes era feita,exorcizavam toda possibilidade de azar, dizendo rapidamente:

—Retorne para a tua cabeça!Isso era levado tão a sério que se alguém fosse beber ou comer

alguma coisa ouvisse, ainda que ao longe, um nome desfavorável,atirava ao chão o que pretendia ingerir.

Práticas semelhantes também foram observadas entre osromanos, mas é entre os selvagens e os primitivos que essa práticaera marcante. Um dos tabus mais presentes obrigava a trocafrequentes do próprio nome, como forma de diminuir as chances detê-lo pronunciado inadvertidamente.

Para o índio norte-americano, o nome era mais do que umsimples rótulo. Era uma parte distinta de sua personalidade e sefosse pronunciado com maldade, certamente provocaria a seu donoum mal irreparável.

Muitos povos se defendiam desse tabu escondendo o próprionome, prática comum entre os egípcios, que tinham dois nomes,chamados de "nome bom ou grande" e "nome pequeno". O segundoera para uso comum. O primeiro era um segredo cuidadosamenteguardado.

Tudo isso ilustra a importância dada ao nome através dostempos e, com certeza, ainda hoje é uma preocupação de todos ospais no período que antecede ao nascimento de cada filho.

Um nome forte pode ajudar no futuro? Ou os atos de cada umindependem de acessórios como o nome, o signo astrológico eoutras superstições?

Terão mesmo as letras poderes vibratórios capazes de interferirno desenvolvimento de uma pessoa? Combinações de letras seriampoderosos mantras, capazes de unir o homem à divindade?

Estas e outras questões encontram as mais diferentes respostase é difícil dar razão a esta ou aquela opinião. Quando o futuro deuma criança está em jogo, porém, não custa tomar as devidasprecauções e fazer o possível para alinhar todas as hipótesespositivas como forma de aumentar suas chances de sucesso efelicidade. Afinal, estes são os desejos de todos os pais.

Se pretende escolher o nome de seu filho ou de sua filha,conheça o significado dos nomes possíveis, tendo em sempre emmente que as superstições não surgem do nada e que há nelassempre uma base a ser analisada e, em certos casos, respeitada.Afinal, onde há fumaça, há fogo.

Especialistas no assunto afirmam ser da maior importância essaescolha, pois seu som provocará constantes e permanentes vibraçõesque acompanharão seu nomeado por toda a sua vida. O resultadodessas vibrações poderá ser uma corrente de energia positivaconstante, estimulando e atraindo a sorte em todos os sentidos.

Por outro lado, uma escolha errada poderá ser condenar apessoa a carregar pela vida a fora um fardo pesado demais e

desnecessário, já que isso poderia ser evitado logo no seunascimento.

Alguns nomes são reconhecidamente fortes e têm, ao longo dotempo, demonstrado isso. Outros, normalmente construídos a partirdo nome dos pais, muito embora revelem uma boa intenção, nadatrazem de positivo e, muitas vezes, nem de negativo também.

Isso é muito comum e deve ser evitado, segundo aqueles que sededicam ao estudo.

Por exemplo:Nome do Pai: Mário.Nome da Mãe: Andreia.Nome da filha: Mariandreia.Nesse caso em particular, a criança nem aproveitará as

vibrações do nome do pai, muito menos as da mãe. O novo nomeserá um som neutro e a menos que, por rara felicidade e enormecoincidência, consiga formar um mantra inesperado, capaz dedespertar e atrair energias positivas.

Ressalte-se, porém, que da mesma forma como isso podeacontecer de forma positiva, pode ocorrer de forma negativa. Assim,o mais aconselhável é procurar um nome tradicional, fazendo, sepossível, um estudo numerológico para combiná-lo com osobrenome de forma harmoniosa e positiva.

Um aspecto muito interessante dos nomes, presentes em muitasculturas e sociedades ao longo do tempo, é o poder atribuído aonome de estar em íntima ligação com seu nomeado. Isso pode sernotado até hoje, na grande maioria dos rituais das SimpatiasPopulares, que recomendam que o nome de alguém seja escrito eincluído nos procedimentos como forma de canalizar um desejo, oque pode ser feito de forma positiva e até mesmo negativa nosfeitiços.

De qualquer forma, é sempre bom que os pais tenham emmente esse tipo de informação, antes de escolher o nome definitivo

de seus filhos. O segredo é que sejam sonoros, fáceis de pronunciar,evitando o uso de alcunhas, apelidos, diminutivos ou aumentativosque fatalmente alteram as vibrações, produzindo resultados nemsempre muito agradáveis.

Para ajudar nessa difícil, mas gratificante, tarefa de encontrar onome adequado para seu filho ou sua filha, consulte as sugestõesapresentadas em nossos livros Nomes Masculinos e NomesFemininos. Quando encontrar um nome que lhe pareça interessante,feche os olhos e repita-o mentalmente algumas vezes. Se o resultadolhe for agradável, faça o mesmo em voz alta. Peça para outraspessoas fazerem o mesmo. Isso poderá ser de grande ajuda naescolha do nome de seu filho ou de sua filha.

Muitos fatores entram no processo der escolha de um nome,desde a opinião dos parentes até questões esotéricas e cálculosnumerológicos complicados. O que a princípio pode parecer umexagero, na verdade representa uma preocupação que acompanha ohomem desde a mais remota antiguidade. A preocupação com aescolha do nome certo para cada um sempre fez parte da história dahumanidade. Práticas e rituais dos mais simples aos mais complexosforam e ainda são envolvidos nesse ato aparentemente simples.

Tudo que há na Criação é considerado obra de Deus, exceto osnomes das coisas e das pessoas. Essa tarefa Deus delegou ao homemdesde o princípio dos tempos.

Segundo os estudiosos do assunto, um nome é decisivo na vidade uma pessoa, pois suas letras provocam vibrações que, por suavez, geral uma energia positiva ou negativa, conforme a suaconstituição. Há palavras que as pessoas preferem nem pronunciar.Há nomes que dão medo quando lidos ou ouvidos. Tudo isso torna oassunto tão palpitante e tão interessante.

Para os pais, que pretendem escolher o nome de seu filho oufilha, é bom saber que, das diversas formas de aplicar aNumerologia à interpretação do destino das pessoas, a das letras é

uma das mais significativas, dando importantes esclarecimentos aquem se dedica a pesquisar as questões que estão acima e além doconhecimento comum.

Desses estudos sobre as letras, temos três grandes grupos: umque interpreta os nomes utilizando-se apenas das vogais, outro quese utiliza apenas das consoantes e, finalmente, o terceiro, que se valede todas as letras dos nomes, vogais e consoantes.

A mais rápida e prática é o que utiliza as vogais, que nada perdeem importância e significação aos demais. Sua utilização é simplese, ao escolher o nome de seu próximo filho, faça esta análise simplese fácil de ser feita: separe as vogais do nome e verifique qual é amais frequente ou as mais frequentes.

Tomemos como exemplo o seguinte nome escolhido para umgaroto:

EDUARDO DE OLIVEIRA MOTA Considerando inicialmente que Eduardo significa próspero e

guardião, temos um nome forte e de boas vibrações, augurando umbom futuro para esse garoto. Verificando a quantidade de vogaiscontidas no nome todo, temos:

Letra A: 3Letra E: 3Letra I: 2Letra O: 3Letra U: 1 Assim, num total de 12 vogais, temos pelo menos uma de cada

(Letra U), com predominância das letras A, E, O e a letra I ficandono meio-termo entre as mais frequentes e as menos frequentes.

Para sabermos o que isso significará para a criança, em seufuturo, basta consultar as tabelas a seguir. Sua personalidade e seufuturo estarão no conjunto dessas informações.

LETRA APessoas em cujo nome predomina essa letra são únicas,

especiais, abertas a tudo que é misterioso, movidas por desejospoderosos, hábeis na solução de problemas, capazes de provocarpaixões, meditativas, abertas à reflexão e cheias de iniciativa. Sãopessoas sempre em movimento, criativas e decididas ante osproblemas, que enfrentam e superam com incrível facilidade. Parase interpretar as pessoas em cujo nome predomina a letra A, poder-se-ia dizer que são pessoas que cativam naturalmente e trabalhamsem nenhum temor.

LETRA EEsta letra predomina nos nomes dos grandes magos, capazes de

se impor sobre os maus espíritos e sobre as forças negativas queafetam o homem. São pessoas ardentes, capazes de incendiar e deacalmar com a mesma facilidade. Normalmente tendem para omisticismo. São justos em suas ações, adoram a disciplina e aliberdade e são muito criativos. Tem um alto senso de discernimentoe são caseiras, apesar do amor que têm à liberdade. Para interpretá-la pode-se afirmar que são as pessoas provocam amores incendiáriose trabalham com justiça.

LETRA IEssa letra predomina em nomes de pessoas altamente sensuais,

com poderosa atração no plano sexual. São decididas, impositivas,que se impõem naturalmente. Capazes de incríveis proezas deraciocínio e de grande domínio sobre as coisas materiais.Normalmente possuem voz poderosa ou persuasiva, necessitando,

em alguns casos, apenas um pequeno trabalho de adequação paraexplorar todo o seu potencial. Para interpretá-la, podemos dizer quedominam por natureza e trabalham severamente.

LETRA OO predomínio dessa letra revela pessoas de grande magnetismo,

férteis, atraídas para ciências cabalísticas. De grande discernimentoentre o Bem e o Mal, são misteriosas e dotadas de grandeconhecimento. Com alto senso do dever e de justiça, dominam suaspaixões e apetites com facilidade, têm sempre muita sorte nosassuntos amorosos e na posse de coisas materiais. Interpretam-seessas pessoas como aquelas que despertam amor e trabalham emsilêncio ou em segredo.

LETRA USão pessoas voltadas para a realização externa, combativas,

dedicadas e interessadas no progresso em todos os sentidos.Normalmente realizam seus sonhos e estão sempre alertas àsoportunidades. Não se entregam facilmente a grandes paixões, massão capazes de amar com desprendimento e constância. Parainterpretá-las, pode-se afirmar que amam constantemente etrabalham com seriedade.

É importante observar também que o ideal em um nome é o

perfeito equilíbrio entre as suas letras vogais. No caso do exemploutilizado, futuramente essa pessoa irá necessitar das característicasque lhe seriam agregadas pela letra U e que não foram.

Obviamente, nem sempre será possível conseguir esseequilíbrio entre as letras, mas de forma alguma um nome deve ficarsem ter pelo menos uma delas, para que a deficiência de suascaracterísticas não seja sentida no futuro.

Para a análise das consoantes que formam o nome, o processo éo mesmo. Basta verificar quais são as consoantes que se destacam eler as características que agregarão à personalidade da criança,conforme quadros abaixo.

Letra B: Inteligência, originalidade e criatividade são suas

qualidades. Sente-se melhor comandando do que recebendo ordens.Deve fugir à tendência de não terminar o que começa, atrasar-separa compromissos ou adiá-los. Tem boa argumentação, mas nãosabe lidar muito bem com as emoções e os sentimentos. Precisa deuma pessoa forte para apoiá-la. Num homem, a presença de umamulher forte pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Letra C: Educação é parte importante de sua personalidade.

Gosta de som e movimento e é excelente diplomata e pacificador(a).Deve evitar guardar rancor, pois isso o(a) deixa em depressão.Confiar em si mesmo(a) será sempre seu maior desafio, pois éincapaz de ver e reconhecer suas próprias virtudes. Precisa serlembrado disso.

Letra D: A comunicação é seu forte . Dotado de senso de

humor e muita criatividade, o que o(a) torna sempre o centro dasatenções onde está. É muito ativo e não raro tem mais de umaprofissão. É normalmente dotado de uma saúde de ferro e uma sorteinvejável. Está em constante movimento, atento às necessidadesalheias, muitas vezes esquecendo-se das suas.

Letra F: O materialismo e o consumismo exercem uma

influência muito forte nessa pessoa, que precisa se disciplinar parasuperar essas deficiências e para demonstrar seus verdadeirossentimentos. Normalmente tem dificuldade em expressá-los, usandoa linguagem dos presentes ao invés de falar cara a cara. Isso se deve,

também, ao fato de ser extremamente sincero e magoar os outroscom a verdade nua e crua. Não doura a pílula, quando tem que falarumas verdades.

Letra G: A versatilidade e a imaginação são seu forte. Um

sexto-sentido sempre latente e muito forte torna seuspressentimentos confiáveis. Acredite nele e não menosprezequalquer manifestação mediúnica que vier a demonstrar. Preza aliberdade, por isso deve se casar com uma pessoa madura ecompreensiva, para não lhe tirar a estabilidade nem lhe dar a noçãode prisão, que o(a) assusta. Sua personalidade magnética abre portascom facilidade.

Letra H: Essa pessoa costuma se apegar muito a suas raízes,

representadas pela família, pelos pais e pelo local onde nasceu. Nãoé muito acessível a crítica, pois preza a sua independência. Suanatural responsabilidade a leva a assumir cargos públicos ou adesempenhar serviços relevantes em sua comunidade. A carreirapolítica ou a assistência social a atraem e nelas se sai muito bem.

Letra J: Individualista e perfeccionista, essa pessoa tende a se

especializar em tudo que faz. A inteligência privilegiada permite queaceite os desafios mais difíceis nos estudos, superando-os. Trabalhasozinho ou acaba se associando com pessoas semelhantes a ela.Deve escolher pessoas de confiança para lidar com a parte materialde sua vida. Fugir dos vícios deve ser uma tarefa constante epersistente.

Letra K: O mesmo da letra Q. Letra L: Se você tem essa consoante predominante em seu

nome, então tem habilidade para negociar, muito embora relute em

usá-la. Precisa de desafios estimulantes para deixar fluir todo o seupotencial, onde a criatividade e a comunicação representam osaspectos mais fortes, desde que não tenha que falar de si mesmo(a).O sucesso e a fortuna virão em decorrência do trabalho árduo, masisso jamais o(a) assustará.

Letra M: Você tem um coração de ouro e está sempre

preocupada em ajudar o próximo. A emoção é sua motivação,complementada por um senso artístico sensível e umaintelectualidade que não se deixa contaminar pela frieza nem pelapraticidade. As desilusões e os desencontros amorosos são semprepontos de partida para suas realizações.

Letra N: Essa pessoa sempre se sai melhor nos negócios,

quando trabalha sozinha. Deve, por isso, evitar sociedades de todotipo, bem como a rotina e a monotonia, que lhes são prejudiciais. Abusca pela perfeição no que faz lhe traz o devido reconhecimento.Evitar a possessividade e o ciúme é de suma importância para umperfeito equilíbrio físico e espiritual em sua vida.

Letra P: A natureza exerce um fascínio muito grande em sua

vida, o que serve para equilibrar sua tendência a alhear-se demaisem relação à vida e ao mundo que o cerca. É marcante suapassionalidade no amor, onde a impulsividade muitas vezesatrapalha seus relacionamentos. Tenso e moralista, pode se deixarlevar pela avareza e pelo egoísmo, isolando-se das pessoas eafastando-se inclusive da própria família.

Letra Q: Raciocínio, diplomacia e presença de espírito são

suas características. Detesta o ócio ou a rotina. Precisa estar sempreocupados e muitas vezes desperdiça energias com a tensão e onervosismo. Normalmente tem mais de uma atividade ou um hobby

sério para mantê-lo motivado e evitar que caia em depressão.Quando canaliza positivamente essa inquietação, amealha grandepatrimônio ou faz fortuna sólida.

Letra R: Trabalhar duro e sistematicamente é uma de suas

virtudes, demonstrando competência e seriedade. Precisa se sentirseguro e amado para poder se dedicar aos desafios da vida, pois semessa motivação com frequência pode ceder ao apelo dos vícios oudos maus hábitos. Encontra um prazer especial em exercitar suacriatividade artisticamente, onde demonstra a emoção e a paixão quenão consegue traduzir em palavras.

Letra S: Se você tem essa letra predominante em seu nome,

deve gostar de movimento e novidade em sua vida. As mudançasnão o(a) assusta e encara a vida como se fosse um jogo e umdesafio. Normalmente começa a trabalhar muito cedo ou se casacedo, pois isso coloca um pouco de disciplina em sua vida. Possuiuma interessante capacidade de profetizar e adivinhar, embora nãosaiba lidar muito bem com isso.

Letra T: Encontra no lar um espaço para sua criatividade e

para demonstrar sua emoção e seu carinho para com os familiares eos amigos. Excelente anfitrião, recebe muito bem, tanto quanto sabeaproveitar as oportunidades que a vida lhe oferece. Seu forte não sãoos estudos, mas uma forma intuitiva de aprender com a experiênciae com a vida. Aprender a cantar ou tocar um instrumento éimportante para seu equilíbrio.

Letra V: Você deve fugir ao mau humor e não tentar ser tão

perfeccionista. Isso o(a) torna muito exigente em relação às demaispessoas, afastando-as. Se tiver um fascínio pela vida no campo, deveusar isso como fator de crescimento no contato com a natureza e não

como forma de se isolar das pessoas que não compartilham de suasideias nem conseguem ser tão perfeitas, conforme você exige.

Letra X: A sorte nos negócios é uma constante em sua vida.

Eles o(a) fascinam e seu oportunismo está sempre aguçado, à esperade uma nova oportunidade. Isso o(a) torna um tanto materialista,pois não desenvolve o gosto pelos estudos nem pela reflexão,preferindo a ação. É, por isso, mais materialista que espiritual e deveprocurar encontrar o equilíbrio nessa relação.

Letra Z: Tem uma relação que pode se tornar obsessiva com o

egoísmo, entrando em choque com sua natureza desprendida epreocupada com o próximo. Encontrando o equilíbrio quanto a essedetalhe pode usufruir com emoção, requinte e senso artístico a suavida, onde a independência e o bom gosto são presenças constantes,quase como uma marca registrada sua.

Observação: A consoante W, quando com som de V, tem as

características desta letra. Quando com som de U, da mesma formaque a consoante Y, são tratadas como vogais.

Finalmente, para que a escolha do nome de seu filho ou de sua

filha seja feita de forma consciente, com o máximo de informaçõespossíveis, siga os passos descritos a seguir para encontrar o Númerodo Equilíbrio do nome dele ou dela. Esse número representa aessência do que ele será, resumindo-se a nove possibilidades,conforme os quadros a seguir.

Para isso, transforme a vogal e a consoante predominantes donome escolhido em algarismos, somando-os e reduzindo-os a um sónúmero, de 1 a 9. Em seguida consulte o quadro correspondente aonúmero final ou Número do Equilíbrio para saber como será apersonalidade dessa criança.

É simples. Transforme as vogais e consoantes em números,conforme a tabela abaixo:

1 2 3 4 5 6 7 8 9A B C D E F G H IJ K L M N O P Q RS T U V X Y W Z No caso do nome usado como exemplo, EDUARDO DE

OLIVEIRA MOTA, temos as vogais predominantes A, E, O e asconsoantes D e R. Use sempre a consoante predominante e pelomenos uma inferior, como foi o caso da letra D (3 vezes) e a letra R(2 vezes).

Somando os valores, temos:A=1, E=5, O=6, D=4, R=9 = 1+5+6+4+9= 25 = 2+5= 7Nesse caso em particular, o Número do Equilíbrio é o 7. Para

saber o que isso representará na vida de seu filho ou de sua filha,procure o quadro correspondente para a leitura.

NÚMERO DO EQUILÍBRIO 1Sua personalidade versátil e ao mesmo tempo independente

podem levá-lo(a) bem alto em suas aspirações. Na maior parte dasvezes seus objetivos são sempre elevados e aparentementeexagerados para os outros, mas não para ele, que precisa sentir odesafio para se motivar. Deve controlar o temperamento colérico, sefor o caso, buscando apoio e conselhos junto à família ou a pessoasmais velhas, pondo um pouco de humildade em sua independência.Não há obstáculo que possa detê-lo, quando estabelece suas metas eobjetivos na vida. Gosta de trabalhar com independência eliberdade.

NÚMERO DO EQUILÍBRIO 2

Tem uma relação muito forte com a paz, a lei, a ordem e ajustiça, às quais defende com unhas e dentes e nas quais pauta a suavida. Em tudo que faz precisa encontrar um benefício para opróximo para se sentir motivado e não raro anula a própria vida embenefício da família ou de terceiros. Deve evitar isso, no entanto,porque só consegue ajudar e doar-se quando mantém a suaindividualidade. Quando alcança o sucesso, tende a se acomodar,mas pode retomar o ritmo a qualquer momento em que se sintadesafiado novamente. A natureza sonhadora compensa suadedicação ao trabalho.

NÚMERO DO EQUILÍBRIO 3Tem preocupações e envolvimentos eminentemente sociais,

precisando estar sempre cercado de gente, seja em função dafamília, do trabalho ou das amizades. Guiado pelo entusiasmo,precisa dominar o nervosismo para não se perder no meio deatividades completamente diferentes ou numa agenda socialincontrolável. A impaciência pode ser um defeito, mas aemotividade o torna sempre muito popular. Deve procurardesenvolver todas as qualidades positivas, fugindo aos aspectosnegativos, pois é um número de vibrações muito fortes, predispondoa pessoa ao misticismo e até ao fanatismo.

NÚMERO DO EQUILÍBRIO 4A tensão e o nervosismo nos negócios tira todo o seu senso

prático. Superando esse pequeno defeito, no entanto, conseguesucesso facilmente, pois tem um faro insuperável para realizar bonsnegócios. Tem sempre sorte no que faz, embora de vez em quandouma onda de azar surge em sua vida para alertá-lo de que é precisopoupar e se preparar para o futuro. Se conseguir controlar ainsegurança e o nervosismo, o sucesso praticamente lhe cairá nasmãos.

NÚMERO DO EQUILÍBRIO 5A intelectualidade e a personalidade magnética tornam-no(a)

muito bem sucedidos na vida ou na carreira profissional, ondenormalmente sonha alto e atinge seus objetivos. No setor dosnegócios encontra algumas dificuldades, a não ser que opere emsetores que exijam mais de suas qualidades pessoais do que do seuconhecimento e habilidade para negociar.

NÚMERO DE EQUILÍBRIO 6Com certeza é um pouco teimoso(a) e dominador(a), mas, ao

mesmo tempo, amoroso e bondoso, comunicando-se com facilidadee tendo uma habilidade nata para ensinar, orientar, coordenar eeducar pessoas, principalmente as mais jovens. Deve controlar seudesejo de resolver tudo sozinho e distribuir tarefas eresponsabilidades com as pessoas que o(a) cerca. Evitar o ciúme,que pode tornar negativa sua personalidade, normalmente agradávele admirada.

NÚMERO DE EQUILÍBRIO 7Não deve ser exigente demais consigo mesmo(a) e aprender a

confiar mais em seu potencial, em seu conhecimento e em suashabilidades. Pode se sentir inseguro(a) diante de sua intuição ou deseu potencial psíquico, pois isso o(a) assusta inicialmente. Quandose sentir em dúvida ou precisar de novas energias, buscar umcontato mais próximo com a natureza, procurando o cenário maisadequado a sua personalidade. E dotado(a) de imaginação, intuiçãoe aptidão para os estudos, onde encontra e constrói os alicerces deseu destino.

NÚMERO DE EQUILÍBRIO 8

Deve evitar ao máximo sua tendência em se apegar às coisas dopassado, pois o futuro que o(a) espera é sempre muito bom, onde asnecessidades materiais serão facilmente superadas, graças a suaincrível capacidade de trabalho. Deve se esforçar para desenvolverseu otimismo e não se deixar contaminar pelo ciúme ou pelaspaixões incontroláveis, que lhe tiram todo o equilíbrio na vida.Casar cedo não é recomendável, a menos que tenha casa montada eemprego sólido.

NÚMERO DE EQUILÍBRIO 9A determinação é uma de suas principais virtudes, galga

facilmente postos de chefia e prefere trabalhar sozinho, embora issonão afete seu relacionamento com as pessoas nem sua capacidade deexpressar sua emoção e seus sentimentos. Os assuntos esotéricosexercem um fascínio poderoso em sua vida, mas deve ser sempremuito bem conduzidos para que não seja explorado por trapaceiros eespertalhões, com falsos conhecimentos e informações ou práticasdesaconselháveis.

Além de todas essas informações importantes, aliadas a outras,

como as da Numerologia, os pais poderão escolher para seus filhosum dos nomes descritos nos dois volumes desta obra, NomesMasculinos e Nomes Femininos.

Divirtam-se e boa-sorte para o seu bebê!

A AARÓN - Forma espanhola de Aarão. AARÃO - (hebraico) - Aharon, o elevado, o sublime.

AARÓN - Forma espanhola de Aarão. AARON - Forma francesa e inglesa de Aarão. ABAÇAI - (tupi) - Homem de respeito. ABACE - Variação de Abaz. ABACÍLIO - Sem ânimo, sem apoio. ÁBACO - (latim) - espécie de mesa ou tabuleiro. ABACUC - O mesmo que Habacuc. ABADE - Abba. Pai, guia ou chefe. O pai pela grandeza de alma. ABADÍR - Mitologia, pedra devorada por Saturno. ABAETÉ - (tupi) - Abaetê, homem de respeito. ABANA - (tupi) - cabelo forte, cabelo duro. ABANTE - Rei de Argos. ABARÉ - (tupi) - Amigo do homem. ABAZ - Do árabe Abbás, nome de alguns soberanos de Pérsia. ABCAR - Designação dos reis da Mesopotâmia. ABDALA - (árabe) - Abdallah, servo de Deus.

ABDALATIF - Do árabe Abd-al-Aziz, "servo de clemente (Deus)". ABDALAZIZ - Variação de Abdalatif. ABDALÔNIMO - Do grego Abdalonymos, do fenício "avdh". ABDÃO (hebraico) - Aquele que serve. ABDELCÁDER - (árabe) - Servo do onipotente. ABDELCARIM - (árabe) - Famoso guerreiro marroquino. ABDELMÁLEQUE - (árabe) - Servo do Rei. ABDÉNAGO - (hebraico) - Servo de Deus Nabo. ABDIAS - (hebraico) - Obadiah, servo de Deus. ABDIEL - (hebraico) - Meu servo é Deus. ABDIR - (hebraico) - Poderoso. ABDO - (árabe) - "Servo de Deus". ABDON - (hebraico) - Aquele que serve. ABDÔNIO - O mesmo que Abdon. ABDUL-HAMIDÊ - (árabe) - Servo do Louvado. ABEAU - Forma Francesa de Abel.

ABEGUAR (tupi) - Comedor de Abel. ABEL - (hebraico) - Segundo filho de Adão e Eva. ABELARD- Forma inglesa de Abelardo. ABELE - Forma italiana de Abel. ABERLADO - Nobre resoluto, derivado de abeille (abelha). ABIA(S) - Do hebraico Abiah, "cujo pai é Deus". ABIEL - Do hebraico Abiel - "de quem Deus é pai". ABIÉZER - (hebraico) - Meu pai é Auxílio. ABÍLIO - (Latim) - Abiliu, hábil, idôneo, capaz, que não évingativo. ABIMELEQUE - (hebraico) - Meu pai é rei. ABINAÃO - Do hebraico Abinam, "meu pai é suave". ABINADAB - Do hebraico Abinadab, "pai do generoso". ABIRÃO - Do hebraico Abiram, "pai da elevação". ABISAGA - Do hebraico "que te por pai o erro". ABISUR - Do hebraico. "Meu pai é muralha". ABIÚ - Do hebraico Abihu. "Ele (Deus) é pai".

ABIUDE - Do hebraico Abihud, "pai dos judeus". ABORÉ - (afro-brasileiro) - O venerável. ABRAÃO - (hebraico) - pai das multidões, Abrão é uma variação ABRAHAM - Forma espanhola, inglesa e alemã de Abraão. ABRAM (hebraico) - Abraham, sublime é pai. ABRAMO - forma italiana de Abraão. ABRÃO - Forma primitiva de Abraão. Inglês: Abram. ABREU - (português) - Agradecimento, doação. ABRIL - Nome e sobrenomes aos nascidos neste mês. ABSALÃO - (hebraico) - pai da paz. ABSIRTO - Príncipe de Cólchida, irmão de Medeia. ABSTÊMIO - Que não bebe bebida alcoólica. ABTÍDIO - (grego) - Que está perante Zeus. ABU - (árabe) - Pai, quando precede nome do filho. ABUD - (árabe) - O mesmo que Abu. ABUNDÂNCIO - Do latim Abundantius, "abundante".

ABÚNDIO - O mesmo que Abundâncio. ACABE - (hebraico) - Irmão do pai, tio paterno. ACACE - Forma francesa de Acácio. ACÁCIO - Latim Acacius ou grego Akákios - Sem maldade,inocente. ACACO - Filho de Licaão. ACAJAH - Anjo da guarda. ACARNANE - Nome de uma planta. ACATES - Nome de um rio da Sicília. ACAZ - Possuidor, Rei de Judá, filho de Joatão. ACCIOLI - (italiano) instrumento de aço para produzir fogo. ACELO - filho de Hércules e Malis. ACHILLE - Forma francesa e italiana de Aquiles. ACILINO - Bolota de carvalho, cidade de Itália. ACINDINO - Latim Acindynus ou do grego Akindynos, semperigo. ACINETO - Filho de Hércules.

ÁCIO - Nome da família de Lucus Accius, poeta romano. ACIR - Abreviatura de Moacir. ACIS - Filho de Fauno e Simietis. ACRÍSIO - (grego) - Aquele que não discerne, não distingue. ACTEÃO - Filho de Aristeu. ACÚRIO - Santo mártir. ADAIL - Guia, aquele que mostra o caminho do bem. ADALARD - Forma inglesa de Adalardo. ADALARDO - Nobre e forte como a nobreza. ADALBERO - (germânico) - Urso da nobreza. ADALBERT - Forma alemã de Adalberto. ADALBERTO - (germânico) - "Adal, nobre e belo, urso". ADALBERTO - Nobre, ilustre. ADALELMO - Proteção de nobre. ADALFREDO - (germânico) - Nobre e pacífico. ADALGIS - Forma alemã de Adalgiso.

ADALGISO - Nobre dominador. ADALMAR(O) - O mesmo que Aldemar. ADALMIR - forma reduzida de Adalmiro. ADALMIRO - (germânico) - Nobre e brilhante, famoso. ADALRICH - Forma alemã de Adalrico. ADALRICO - Senhor da nobreza. ADALTO - (latim) - Para o alto, em sentimento espiritual. ADALVINO - (germânico) - Amigo nobre ou da nobreza. ADAM - (latim) - Forma alemã, francesa e inglesa de Adão. ADAMÂNCIO - (latim) - Duro como diamante. ADAMANTINO - (grego) - Adamas, adamantos, indomável. ADAMANTO - Adámas. Adamantos. diamante. indomável. ADAMASTOR - (grego) - Adamas, diamante, invencível,indomável. ADAMIR - (germânico) - Brilhante, famoso, riquezas. ADAMO - (latim) - Amo excessivamente.

ADAMS - Forma abreviada de Adam’s son, filho de Adam. ADAN - Forma espanhola de Adão. ADÃO - Homem de terra vermelha. ADARICO - O mesmo que Odorico. ADAUTO - Aumentado, acrescido, ajuntado. ADDAE - Nome masculino, do akani, "sol nascente". ADE - Nome masculino, do yorubá (Nigéria). "Real". ADEL - (árabe) - Justo. ADELARDO - De estirpe nobre, de classe nobre. ADELBAR - Adorador de Baalemão. ADELBERT - Forma alemã e inglesa de Adelherto. ADELBERTO - Variação de Adalberto. ADELELMO - (germânico) - Nobre elmo. ADELFO - (grego) - fraternal, irmão. ADELINDO - Diminutivo de Adélia, que deriva de Adelaide. ADÉLIO - Masculino de Adélia.

ADELMAR - (germânico) - de nobreza célebre. ADELMARINO - (germânico) - Nobre, célebre. ADELMARO - O mesmo que Adelmar. ADELMIRO - (germânico) - Nobre, célebre. ADELMO - (germânico) - Abreviatura de Adelelmo. ADELPHO - Forma inglesa de Adelfo. ADELSON - (árabe) - Ádel, justo. ADELTRUDES - (germânico) - Adeltrud, poder, força nobre. ADEMAR -(teutônico) - guerreiro, glorioso. ADEMIR - (germânico) - Revestido de nobreza, riqueza. ADEODATO - (latim) - Dado por Deus. ADERALDO - (germânico) - O que governa. ADERBAL - (fenício) - culto do deus Baalemão. ADERICO - (germânico) - Príncipe guerreiro. ADHÉMAR - Forma francesa de Ademar. ADIB - (árabe) - Educado, instruído.

ADIEL - (hebraico) - Meu ornamento é Deus. ADIGÊNIO - Fusão de Edite + Eugênio. ADÍLIO - (francês) - Fidalgo, nobre. ADIR - (fenício) - Ilustre. ADJUNTO - Do latim Adjuntus. "ajudado por Deus". ADLAI - (hebraico) - Meu testemunho, meu ornamento. ADLER - (teutônico) - Adhar, águia. Claro de mente e visão. ADMETO - (latim) - Admetus ou grego Admetos, indomável. ADMIN - (hebraico) - Citado na genealogia de Jesus. ADO - (hebraico) - Que tem prosperidade e beleza. ADOLAR - Nobre, guerreiro. ADOLF. ADOLPH - Forma alemã de Adolfo. ADOLFINE - Forma alemã de Adolfina. ADOLFO - (teutônico) - Nobre, herói e bravo guerreiro. ADOLPHE - Forma Francesa de Adolfo. ADOLPHUS - Forma inglesa de Adolfo.

ADOM - (germânico) - Rei de Gaza. ADONAI - (hebraico) - Um dos nomes de Deus no antigotestamento. ADONIAS - (hebraico) - Deus é meu senhor, filho do Rei Davi. ADONIRAM - (hebraico) - O Senhor é excelso. ADONIRAN - Variação de Adoniram. ADONIRÃO - O mesmo que Adoniram. ADÔNIS - (fenício) - Senhor da mitologia, jovem muito formoso. ADOSINDO - Grande poderoso, apressado, rápido, excelente. ADRAMALEC - (babilônico) - Adar é conselheiro. ADRASTO - (grego) - O inevitável, de quem não se pode fugir. ADRIAN - Forma alemã, espanhola e inglesa de Adriano. ADRIANO - (latim) - Aquele que é escuro, pessoa morena. ADRIÃO - Forma popular portuguesa de Adriano. ADRIEL - (hebraico) - da congregação divina. ADRIEN - ( Forma francesa de Adriano. ADROALDO - (teutônico) - que governa as riquezas.

ADROVALDO - Variação de Adroaldo. ADULFO - Variação de Ataúlfo. AÉCIO - (grego) - Aetos, água. AFIF - (árabe) - Honesto, casto. AFONSO - (grego) - Nobre e diligente atencioso. AFRÂNIO - (latim) - Poeta cômico latino. AFRICANO - Apelido de dois generais. AFRO - Relativo à África. AFRODISIO - Consagrado a Afrodite. AGAMEDES - (grego) - Arquiteto que construiu o tempo de Apolo. AGAMERON - (grego) - Muito firme, perseverante, resistente. AGAPANTO - Planta original da África. AGAPENOR - Filho de Ancar e Lo. AGÁPIO - (grego) - Afeição, caridade. AGÁPIS - o mesmo que Agápio. AGAPITO - ( latim) - amável, querido.

AGASIAS - Admirável. AGASIAS - Admirável. AGATÃO - Bom. AGÁTOCLES - (grego) - boa fama. AGELAU - Pastor real. AGENOR - (grego) - Bravo, soberbo, viril. AGESILAU - O que conduz, guia, arrasta o povo. AGEU - (hebraico) - Alegre, festivo, nascido em dia de festa. AGILBERT - Forma alemã de Agilberto. AGILBERTO - (grego) - Espada que brilha, ou que tem fama. AGILDO - (teutônico) - Oferta dos deuses. AGÍLIO - Derivado de Agildo. AGILULFO - De origem germânica, lobo, ágil, de espada. AGINALDO - O mesmo Aguinaldo. AGIS - Do grego Agis, nome de um rei de Esparta. AGLAUPO - Filho de Cúrope.

AGLIBERTO - (germânico) - Espada que brilha. AGNELO - (latim) - Agnellus, cordeirinho. AGOSTINHO - (latim) - Forma diminutiva de Augusto. AGRÉCIO - (latim) Agreste, do campo. AGRÍCOLA - (latim) - Agricultor. AGRIPA - (latim) - Grande general romano. AGRIPINO - (latim) O que nasceu com os pés para frente. AGRON - Filho de Erimelo. AGUIBERTO - O mesmo que Agilberto. AGUINALDO - (teutônico)- Aquele que governa com espada. AGUIRRE - Lugar alto. AGUSTIN - Forma espanhola de Agostinho. AGUSTINE - (latim) - Que pertence a Augusto. AIAS - Amigo de Deus. AIÇA ou AISSA - Do árabe o mesmo que Jesus. AIÇAR - Forma dialetal árabe de Kaiçar, isto é César.

AIDIL - (germânico) - Nobre, justiceiro. AIDONEUS - Também chamado de Hades ou Plutão. AIKO - (japonês) - Filho do amor. AILSON - (germânico) - de sagrada fama. AÍLTON - (francês) - Variação do nome Ayrton. AIMÃO - Do francês Aimon. Aymon. Derivado de Aimone. AIMBERÊ - (tupi) - Duro inflexível, flauta imprestável ou largatixa. AIMON - Forma espanhola e francesa de Aimome. AIMONE - (germânico) - Do gótico Haims; home, em inglês, casa. AIMORÉ - (tupi) - mordedor. AIRÃO - (hebraico) - Meu irmão. AIRES - ( germânico) - Ar, águia, príncipe e senhor. AIRTON, AYRTON - A ilha misteriosa. AJÁ - (afro-brasileiro) - Espírito benfazejo. AJAGUNÃ - (afro-brasileiro) - Guerreiro forte. AJAX - (grego) - Que geme ou lamenta, personagem mitológico.

AJURICABA - (tupi) - Muito irritável. Espécie de abelha. AKILAH - Do árabe, inteligente. AKILL - Do árabe, compreensão. AKIO - Nome masculino japonês. AKIRA - Nome masculino japonês. AL - (japonês) - Amor. ALABÁ - (afro-brasileira) - Espírito infantil. ALADIAH - Anjo da guarda. ALADINO - (árabe) - Sublimidade da religião. ALAIN - Forma francesa de Alano. ALAIR - Nome derivado de Hilário, alegre. ALAN - (germânico ou celta) - Crescer, gracioso, agradável. ALAOR - (árabe) - Filho de Abderramã. ALARICE - (teutônico) - Alhric, que governa todas as coisas. ALARICO - (teutônico) - Alhric, todo poderoso, que governa tudo. ALAÚDE - Instrumento de cordas parecido com a viola.

ALBACH - (teutônico) - Riacho das enguias. ALBAN - Forma alemã, francesa e inglesa de Albano. ALBANO - (latim) - Variação masculina de albino. ALBARINO - (latim) - Rebocador. ALBATÊNIO - Do árabe Al-Battani, nome de homem. ALBERICH - Forma alemã de Alberico. ALBÉRICO - (teutônico) - Rei dos montes. ALBERON - Variação de Oberon. ALBERT - Forma alemã, francesa e inglesa de Alberto. ALBERTANO - Forma espanhola derivada de Alberto. ALBERTIM - Variação de Albertino. ALBERTINO - Forma diminutiva e variação de Alberto. ALBERTO - (teutônico) - Aethelbert, nobre e brilhante o ilustre. ALBÍLIO - Variação de Abílio. ALBIN - Forma alemã, francesa e inglesa de Albino. ALBINO - (latim) - Albinus que vem de albus, alvo, branco.

ALBION - (latim) - Nome pelo qual também se conhece aInglaterra. ALBOÍNO - (germânico) - Amigo de Elfos, os espíritos do ar. ALBORNOZ - (português) - Originário da tribo berbere. ALBUIM - Forma alemã de Alboim. ALBUQUERQUE - (latim) Carvalho branco. ALCAÇOVA - (português) - Do castelo de Alcaçova de Lisboa. ALCANDRO - Adivinho, filho de Munico. ALCÂNTARA - (árabe) - Ponte. ALCEBÍADE - Forma italiana de Alcides. ALCEBÍDES - (grego) - Alkibiades, violento e generoso. ALCESTE - (grego) - Alk, forte, vigoroso. ALCEU - (grego) - Alkaios, forte. ALCIDAMO - Força que doma. ALCIDES - (grego) - Variação de Alceu. ALCÍDIO - (grego) - O mesmo que Alcides, Alceu.

ALCIDO - Variação de Alcides. ALCINDO - (grego) - Caráter forte. ALCINO - (grego) - Forte, inteligência, mente forte. ALCIONEU - Gigante que atacou Hércules. ALDEBERT - Forma francesa de Aldeberto. ALDEBERTO - O mesmo que Adalberto. Francês: Aldebert. ALDEGUNDE - Forma alemã de Aldegundes. ALDEMIRO - (grego) - Variação de Adelmiro. ALDERICH - Forma alemã de Alderico. ALDERICO - (grego) - Senhor de nobreza. ALDEVINO - (germânico) - Amigo da nobreza. ALDINO - Diminutivo de Aldo. ALDO - (teutônico) - Ald, velho e sábio. ALDOBRANDO (germânico) - Espada velha. ALEARDO - (germânico) - Estrangeiro que tem força. ALEBION - Filho de Netuno.

ALÉCIO - (latim) - Calda de peixe, salmoura. ALEIXO - (latim) - que defende e protege. ALEJO - Forma espanhola de Aleixo. ALENCAR - (germânico) - Templos dos Alanos. ALENCASTRO - Derivado da palavra inglesa Lancaster. ALEO - Rei de Tégea. ALESSANDRO - O mesmo que Alessandra. ALESSIO - Abreviação alemã de Alexandre. ALEX - Variação de Alexandre. ALEXANDER - Forma alemã e inglesa de Alexandre. ALEXANDRE - (grego) - Defensor da espécie humana. ALEXANDRINO - (grego) - Forma diminutiva de Alexandre. ALEXINO - Repelir, defender. ALÉXIS - (grego e latim) - Que se defende. ALFESIBEU - (grego) - O que acha bois. ALFEU - (grego) - Alphéios, branco, alvo.

ÁLFIO - (italiano) - Derivado dos oscos. ALFONS - Forma alemã de Alfonso. ALFONSO - (teutônico) - Inclinado ao combate. ALFRED - Forma alemã, francesa e inglesa de Alfredo. ALFREDO - (anglo-saxão) - Bom ou pequeno duende conselheiro. ALI - (árabe) - Senhor, sublime, excelso. ALILAT - (árabe) - O deus Urano. ALÍPIO - (grego) - Alegre. ALÍRIO - (latim) - Santo da igreja Católica. ALISON - (germânico) - De sagrada fama. ALLAN KARDEC - Pseudônimo do fundador do Espiritismo. ALLENDE - (espanhol) - Além, do lado de lá, além da ponte. ALMÃO - Deus fluvial de Roma. ALMÁQUIO - Nome de um santo mártir de Roma do século IV. ALMASOR - O vitorioso. ALMEIDA - Sobrenome frequente no Brasil e em Portugal.

ALMENO - Anagrama de Manoel. ALMERICO - (teutônico) - Príncipe rico e trabalhador. ALMÉRICO - O mesmo que Almerinda, ou Alméria. ALMÉRINDO - (teutônico) - Variação de Almérico. ALMIR - (teutônico) - Ilustrado por nobreza. ALMIRANTE - (português) - Alcunha primitiva usada como nome. ALMIRO - (árabe) - O príncipe, celta, delicadeza. ALÓDIO - (teutônico) - propriedade plena. ALOÍSIO - (latim) - Inteiramente prudente, esperto. ALONSO - Variação de Alfonso (Adalfuns). ALPINIANO - Derivado de alpino. ALPOS - Filho da terra. AL-SAMIR - (árabe) - O amigo encantador. ALSE - Divindade que preside os bosques. ALTAIR - (árabe) - A estrela que voa. ALTAMIR - (germânico) - Velho, esperto, brilhante.

ALTAMIRANDO - Variação de Altamiro. ALTAMIRO - (germânico) - Velho esperto ou brilhante. ALTINO - (latim) - De estatura fora do comum. ALTIVIR - Homem, velho. ALTIVO - Orgulhoso, arrogante. ALUÍSIO - (latim) Variação de Luiz. ALVARADO – (Germânico) - Conselho dos Elfos. ALVARENGA - (português) - Nascido em Alvarenga. ÁLVARES - Variação de Álvaro. ÁLVARO - (teutônico) - Muito atento. ALVES - Sobrenome, variação de Álvares. ALVIM - (português) - Derivado de Albini (vila). ALVIN - Forma inglesa de Alvino. ALVINO (germânico) - Nobre amigo. ALZIRO - Raro, masculino de Alzira. AMADEO - Forma italiana de Amadeu.

AMADEU - (latim) - Ama a Deus. AMADEUS - Forma alemã e inglesa de Amadeu. AMADO - (latim) - Amado, querido. AMADOR - (latim) - Aquele que ama. AMÁLIO - Masculino de Amália. AMALRICH - Forma alemã de Amal-rico. AMALRICO - O mesmo que Amalarico. AMANAYARA - (tupi) - O senhor da chuva. AMÂNCIO - (latim) - Aquele que ama, amante. AMANDINO - (latim) - Aquele que deve ser amado. AMÁNDIO - (latim) - O que deve ser amado. AMANDO - (latim) - Que é para amar, digno de ser amado. AMANTINO - Derivado de amante. AMANZIO - Feminino italiano de Amâncio. AMARAL - (português) - Espécie de salva, uma planta amarga. AMARANTE - Que não desmerece.

AMARANTO - (grego) - Que não desmerece. AMARI - O mesmo que Amaury. AMARILIO - Derivado de Amarilis. AMARINO - (latim) - Um pouco amargo. AMARO - (latim) - Amarus, amargo. O mesmo que Mauro. AMARY - (tupi) - Árvore da família das rutáceas. AMATO - (latim) - Amado. AMAURI - Homem ativo. AMBROGIO - Forma italiana de Ambrósio. AMBROS - Redução alemã de Ambrósio. AMBROSE - Forma inglesa de Ambrósio. AMBROSINO - Diminutivo de Ambrósio. AMBRÓSIO - (grego) - O divino, o imortal. AMBRÓSIUS - Forma alemã de Ambrósío. AMÉLIO - Masculino de Amélia. AMENO - Agradável, suave.

AMENOTEP(E) - Esplendor do disco do Sol. AMÉRICO - Chefe de obra. AMÉRICO - Príncipe laborioso. AMERIGO - Forma italiana de Américo. AMERINDIO - Natural alemã da cidade da América. AMERINO - (latim) - Natural da cidade de Americana. AMIANO - Nome de homem. AMICLAS - Nome de homem. ÁMICO - Filho de Netuno e Mélia. AMIEL - (hebraico) - Meu povo é Deus. AMÍLCAR - (púnico) Grandeza de Hércules. AMILTON - Variação de Hamilton. AMINO - O que sobreviveu da destruição da primeira raça humana. AMINON - (hebraico) - Digno de confiança. AMINTAS - (grego) - protetor, defensor. AMINTOR - defender.

AMIR - (árabe) - Príncipe. AMIRON - (hebraico) - Deus é sublime. AMMON - (líbio) - Nome de um Rei de Judá. Amon. AMON - Nome de origem hebraica, rei de Judá. AMONATI - (tupi) - Além, distante. AMORIM - (latim) - Originário da Galiza. AMORREU - Amargo, rebelde. AMÓS - (hebraico) - O forte, o robusto. AMPARO - (latim) - Dar a mão ou proteger. AMPÉLIO - (latim) - Vinhedo. ÂMPELO - Filho de um sátiro e uma ninfa. AMÚLIO - Filho de Procas. ANAEL - (Grego) - É o anjo que governa as salamandras. ANAJÉ - Gavião. ANALDINO - Variação de Arnaldo. ANALIEL - Anjo da guarda.

ANANIAS - (hebraico) - O amado de Deus. ANÁPIO - (latim) Salvou seus pais de uma erupção do vulcão Etna. ANÁRCASE - Origem cítica. ANASTACIO - Variação de Anastácio. ANASTASE - Forma espanhola e italiana de Anastácio. ANASTÁSIUS - Forma alemã e inglesa de Anastácio. ANÁTOLE - Forma francesa e inglesa de Anatólio. ANATÓLIO - (grego) - Anatólios, homem do oriente ou do leste. ANAXÁGORAS - (grego) - O dominador da palavra. ANAXARCO - Príncipe que governa. ANAXIMANDRO - (grego) - Nascido para governar, dominador. ANCO - Servo, criado. ANDIBERTO - Andiberto Nóvis, pai de Laura, musa de Petrarca. ANDINO - Homem ou coisa masculina próprios dos Andes. ANDÓCIDES - General e grande orador ateniense. ANDOMAR - Nome masculino, variação alemã de Otomar.

ANDRADE - (português) - Topônimo do reino de Galiza. ANDRÁMACO - Masculino de Andrômaca. ANDRÉ - (grego) - Andreas, forte, viril. ANDRÉE - Forma francesa de Andréia. ANDREI - Forma russa de André. ANDRELINO - Diminutivo de André. ANDREMON - Filho de Codro. ANDREOLI - (italiano) - Sobrenome italiano derivado de André. ANDRÉS - Forma espanhola de André. ANDRESON - (germânico, inglês) - Filho de André. ANDREW - Forma inglesa de André. ÁNDROCLES - (grego) - Glória de homem, homem glorioso. ANDROGEU - Homem, varão. ANDRÔNICO - O que vence os homens. ANDRUSCHA - Nome masculino hipocorístico russo de André. ANESIO - (grego) Ánesis, repouso.

ANFILÓQUIO - Natural de Anfilóquia. ÀNFITO - Filho de Júpiter e Antiope. ANFITRIÃO - Gastar pelo atrito. ANFRÍSIO - Do latim Amphrysius, anfrisíaco. ANGELINO - Derivado de Ângelo. ANGELITO - Diminutivo espanhol de Ângelo. ÂNGELO - (grego) - Anjo ou mensageiro. ANGELUS - Forma alemã de Ângelo. ANGERICO - Nome formado pela fusão de Ângela + Eurico. ANGILBERTO - O mesmo que Enguelberto. ANGLEBERT - Forma francesa de Angilberto. ANHAIA - (espanhol, basco) - Irmão. ANIANO - De Ánio, Ánio, nome de uma fluente do Tibre. ANIBAL - (púnico) - Graça de Baal, dádiva de Baal. ANICETO - (grego) - Invencível ANIEL - Anjo da guarda.

ÂNIO - nome de família romana, à qual pertencia, entre outros. ANÍSIO - (grego) - Completo, perfeito. ANÍSIS - Antigo rei do Egito. ANITO - Ateniense inimigo de Sócrates. ANJOS - (português) - Sobrenome de origem religiosa. ANNIBALE - Forma italiana de Aníbal. ANOR - A luz, homem. ANQUISES - príncipe troiano de origem mitológica. ANSALDO - Forma deturpada de Osvaldo. ANSBERTO - (germânico) - Brilho dos deuses Asen. ANSELM - Forma alemã e inglesa de Anselmo. ANSELMINO - ( teutônico) - Anshelm, elmo divino. ANSUR - Filho dos deuses Anses, isto é divino. ANTAL - Forma húngara de Antônio. ANTÃO - Variação de Antônio, vem do latim arcaico. ANTAR - Do árabe antar, interpretado como peças de vestuário.

ANTELMO - (germânico) - Coberto de flores. ANTÊMIO - (grego) - Anthos, flor. ANTENOR - (grego) - Lutador que toma o lugar de outro. ANTENORE - Forma italiana de Antenor. ANTERO - (grego) Cheio de flores. ANTEU - (grego) - Gigante mitológico filho de Netuno e da Terra. ANTHONY - (inglês) - Antônio. ANTICIRO - Médico que curou Hércules de moléstia nervosa. ANTILOCO - Do grego Antilochos, nome de homem. ANTIMÁCO - O que combate contra adversário. ANTÍOCO - Firme na resistência. ANTÍOPE - Anti, contra o pé, rosto. ANTÍPARA - O que faz as vezes ou substitui o pai. ANTÍSTENES - (grego) - Que é contra a força. ANTO - Hipocorístico eslavo de Antônio. ANTOINE - (francês) - Antônio.

ANTONIN - Forma alemã e francesa de Antonino. ANTÔNINO - (latim) - Ligado a Antônio. ANTÔNIO - Antonius, inestimável, o que não tem preço. ANTONY, ANTHONY - Forma inglesa de Antônio. ANTUNES - Sobrenome comum no Brasil e Portugal. ANUAR - Do árabe, o iluminado. ANÚBIS - Deus egípcio com cabeça de cão. APARECIDO - Masculino de Aparecida. APARÍCIO - Aparição. APELES - Pintor grego severo com sua própria pessoa. APÍCIO - Nome de um gastrônomo célebre. ÁPIO - Do latim, Appius, prenome romano. APIÚNA - (tupi) - Pintado de preto. APOINAR - Forma espanhola de Apollinário. APOLINÁRIO - deus da procriação na mitologia greco-romana. APOLÍNIO - Variação de Apolino.

APOLINO - Santo da Igreja Católica. APOLLON - Forma francesa de Apolônio. APOLLONIO - Forma italiana de Apolônio. APOLLONIUS - Forma alemã e inglesa de Apolônio. APOLO - (latim) O mais belo dos deuses. APOLODORO - (grego) - Presente do deus grego Apolo. APOLÔNIO - (grego) - Uma só divindade, santo da Igreja Católica. APRÍGIO - (latim) - Caçador de Javali. APULEU ou APULEIO - Região da Itália meridional. AQUÉMINES - O que tem sentimentos de amigo. AQUEU - Do grego Achaiós, da Acaia. AQUIAS - (hebraico) - Meu irmão é Jave, amigo de Javé. AQUILÃO - Filho de Eolo e de Aurose. AQUILES - Homem de lábios curtos e grossos. AQUILINO - (latim) - Aquila, águia. AQUÍLIO - Nome de uma família romana.

AQUINO - (latim) - Nascido em Aquino. ARÁ - (hebraico) - A que anda, caminha. ARACAÊ - (tupi) - Pássaro briguento. ARACÊ - (tupi) - Despontar, aurora. ARAGÃO - Procedente de Aragón. ARAGUARINO - (tupi) - A água ou rio da baixada dos papagaios. ARAÍ - Abreviação de Araíba. ARAÍBA - (tupi) - Papagaio ou tempo mau, tempestade. ARALDINO - Diminutivo de Araldo. ARALDO - Variação de Haroldo. ARAMIS - Nome de homem, personagem de Alexandre Dumas. ARANI - (tupi) Tempo furioso. ARANTES - (galego) - De Arantes, topônimo. ARÃO - (hebraico) - O montanhês, elevado, iluminado, o inspirado. ARAPONGA - Nome de um pássaro, mais usado como sobrenome. ARAPUÃ - (tupi) - Abelha que faz o enxu redondo.

ARAQUÉM - (tupi) - Pássaro ou tempo que dorme, dorminhoco. ARARÊ - (tupi) - Amigo dos papagaios, pássaros. ARARIPE - (tupi) - Rio dos papagaios. ARATAMA - (tupi) - Terra dos papagaios. ARATO - Poeta e astrônomo da Sicília. ARÁTOR - Do latim arator, lavrador. ARAÚJO - (português) Sobrenome frequente no Brasil. ARBOGASTO - (germânico) - Estrangeiro de herança. ARCADE - Filho de Calisto e de Júpiter. ARCÁDIO - Nome grego da constelação da Ursa do Norte. ARCÂNGELO - (grego) - O primeiro entre os anjos. ARCESILAU - O que contenta o povo. ARCHIBALD - Forma alemã, francesa e inglesa de Arquibaldo. ARCHIBALDO - Forma espanhola de Arquibaldo. ARCHIMEDE - Forma italiana de Arquimedes. ARCIBALDO - Forma italiana de Arquibaldo.

ARCO-VERDE - (tupi) - madeira para arco verde. ARDOIN - Forma francesa de Arquino. ARDOVINO - O mesmo que Arduíno. ARDUÍNO - (teutônico) - Homem forte, audaz. ARÉCIO - Do topônimo italiano Arezzo. ARES - Nome grego de Marte. ARÉSIO - (grego) - Agradável. ARESQUI - Nome do deus tupi da guerra. ARETINO - Natural de Arezo. ARGEMIRO - (teutônico) - Combatente, guerreiro ilustre. ARGENO - Filho de Pisidice. ARGENTINO - Deus das moedas de prata entre os romanos. ARGEU - (grego) - Argeios ou Argaios. adiante, brilhante. ARGOS - (grego) - Brilhante, luzido, radiante. ARI - (hebraico) - Arih, leão. Tupi, Homem vaidoso, o cacheado. ARIALDO - Variação de Ariovaldo.

ARIAN - Redução holandesa de Adriano. ARIANO - Relativo ao povo do Indostão. ARIÃO - Poeta e tocador de citara. ARIBERTO - (germânico) - Nome de reis da Lombardia. ARIEL - (hebraico) Fogo de Deus, nome de Anjo da guarda. ARILDO - O mesmo que Arnoldo. ARINOS - Denominação de tribo de índios, usado como sobrenome. ÁRIO - Consagrado a Ares. ARION - (grego) - O muito enérgico, o apressado. ARIONTE - Poeta e músico da Grécia Antiga. ARIOSTO - (celta) - Famoso poeta italiano. ARISTÁGORAS - (grego) - O ótimo conselheiro, ótimo orador. ARISTARCO - (grego) - Ótimo chefe. ARISTEU - (grego) - Ótimo, muito bom. ARISTID - Forma alemã de Aristides. ARISTIDE - Forma francesa e italiana de Aristides.

ARISTIDES - (grego) - Brilhante pela sua ascendência. ARISTILO - Astrônomo e filósofo da Grécia Antiga. ARISTIPO - (grego) - O melhor cavalo. Filósofo sensualista. ARISTO - (grego) - O melhor. ARÍSTOCLES - (grego) - O melhor e mais reputado. ARISTÓDEMO - (grego) - O melhor do povo. ARISTÓFANE - Forma italiana de Aristofanes. ARISTÓFANES - (grego) - O que parece ser o melhor. ARISTÓFILO - (grego) Amigo do melhor, puro, do bem escolhido. ARISTON - (grego) - O melhor. ARISTONICO - Vencedor muito afamado. ARISTÓTELES - ( grego) - Excelente, confiante, ótimoconselheiro. ARISTOTILE - Forma italiana de Aristóteles. ARIVALDO - Que governa os senhores, os nobres. ARKADIUS - Forma alemã de Arcádio. ARLINDO - (teutônico) - Poderoso como a águia, escudo da águia.

ARMAND - Forma francesa e inglesa de Armando. ARMANDO - (teutônico) - Homem de exército, homem de armas. ARMÊNIO - (latim) - Natural da Armênia, terra dos montes azuis. ARMINDO - (teutônico) - Harimann, homem guerreiro. ARMÍNIO - (grego) - Forte, poderoso. ARMINO - Variação de Armínio. ARNALDINO - Diminutivo de Arnaldo. ARNALDO - Variação de Arnoldo ou Haroldo. ARNAUD - (francês) - Arnaldo. ARNHOLD - Forma alemã de Arnoldo. ARNO - Hipocorístico de Arnoldo. ARNÓBIO - (grego) - Vida de Cordeiro. ARNOLDO - (inglês, alemão) - Arnaldo. Forte como uma águia. ARNOLDO - Variação de Haroldo. ARNOLFO - (teutônico) - Combatente com a coragem do lobo. ARNON - (hebraico) - Rio que deságua no Mar Morto.

ARNOST - Forma tcheca de Ernesto. ARNOULD - Forma francesa de Armold. ARNOULF - Forma francesa de Armulfo. ARNS - (germânico) - Mais usado como sobrenome. ARNULFO - (grego) - O comandante, o chefe do exército. ARON - (hebraico) - Luz ou iluminado. ARONNE - Forma italiana de Aarão. AROUCHE - (espanhol) - Procedente de Arouche. Andaluzia. ARQUELAU - (grego) - Guia, chefe do povo, governador do povo. ARQUIAS (grego) - Governo, mando. ARQUIBANDO - Sagrado, nobre e ousado. ARQUIMEDES - (grego) - O que pensa muito. ARQUITAS - Nome de homem. ARRAIS - (português) - Chefe de embarcação. ARRIGO - (italiano) - Variação de Henrique. ARROYO - (espanhol) - Arroio.

ARSEN - Forma alemã de Arsênio. ARSENIUS - Forma alemã e inglesa de Arsênio. ARSÊSIO - (grego) - Forte, viril, másculo. ARSÍOE - (grego) - Ânimo varonil. ARTAXERXES - (iraniano) - Que reina com justiça, que tem arte. ARTEMIDORO - (grego) - Presente de Artemis. ARTÊMIO - Masculino de Artemis. ARTEMISO - Masculino de Artemisa. ARTHUR - Forma francesa e inglesa de Artur. ARTUR - (celta) - O nobre, o generoso. ARTURO - (italiano) - Artur. ASARIEL - (hebraico) - Meu Deus liga, meu Deus luta. ASCÂNIO - (grego) - Campo florido. ASCÁRI - (germânico) - Senhor de Freixo. ASCÁRIO - Guerreiro. ASCENDIN - (latim) - Que sobe, que se eleva.

ASCENDO – (latim) - aquele que subiu, que se elevou. ASDRUBAL - (púnico) - O auxiliar de Baal. ASER - (hebraico) - Tesouro. Um dos doze filhos de Jacó. ASILEU - Deus do refúgio que Rômulo abriu em Roma. ÁSIO - Epíteto de Júpiter, da cidade de Aso, na ilha de Creta. ASIR - Variação de Aser. ASKAN - Forma alemã de Ascânio. ASONO - Deus do rio. ASSALIAH - Anjo de guarda. ASSIS - Procedente de Assis na Itália. ASSUERO - Forma persa desse nome grego, famoso rei da Pérsia. ASSUR - Nome de rei de Assíria. ASSURBANÍPAL - O deus Assur deu um filho. ASSURDÃ - O deus Assur e o juiz. ASTÉRIO - Brilhante com um astro. ASTOLFO - Lobo combatente, aquele que combate com lobo.

ASTOR - (francês) - Uma ave de rapina. ASTREU - Um dos titãs. ASTROGILDO - Brilhante e digno de sacrifício. ÁSTUR - Nome de um dos companheiros de Enéias. ASUNCIÓN - Forma espanhola de assunção. ASVERO - Variação de Asvero, o mesmo que Assuero. ATAÍDE - (português) - Pai luta. ATALIBA - (quíchua) - Ave de felicidade. ATALLE - Forma francesa de Átalo. ÁTALO - (grego) - Alegre, divertido. ATANAGILDO - (germânico) - Valoroso. ATANARICO - Do germânico, príncipe (rico), ilustre, nobre. ATANÁSIO - (grego) - Aquele que não morre, o imortal. ATAUALPA - (quíchua) - Ave da felicidade, o galo. ATAÚLFO - Nobre como o logo, nobre guerreiro. ATEIO - Nome de um gramático célebre.

ATENÁGORAS - Eloquente como Atena. ATENEU - Escritor grego, autor de banquete dos Sofistas. ATENODORO - Presente de Athenã, de Atena. ATENOGENES - Da raça de Atena. ÁTICO - Natural da Ática. ATILANO - Provavelmente derivado de Átila. ATILIANO - Derivado de Atilus. ATÍLIO - (latim) - Que tem pés tortos. ATIMNO - Irmão de Europa. ÁTIO - Do latim Attius, variação de Acacius. ÁTIS - Pastor frígio amado por Cibele. ATLANTE - Forma clássica de Atlas. ATLÂNTICO - Derivado de Atlas. ATLAS - (grego) - Lavar, carregar, sustentador. ATO - Filho de Netuno. ATOR - Uma das pessoas da trindade Egípcia.

ATOS - Intacto, ileso, incólume, livre. ATOTES - Filho de Menés, fundador da dinastia egípcia. ATREU - (grego) - Que nada teme, mitológico. AUBERON - Variação de Oberon. AUBIN - Forma francesa de Albino. AUBREY - Forma inglesa de Alberico. AUBRY - Forma francesa de Alberico. AUDEBERT - Forma francesa de Adalberto. AUFÍDIO - Do latim Aufidius, nome de homem. AUGIAS - Nome masculino, brilho. AUGUST - Forma alemã de Augusto. AUGUSTE - Forma francesa de Augusto. AUGUSTIN - Forma alemã de Augusto. AUGUSTINHO - Glorificado nobre. Grande doutor da Igreja. AUGUSTO - Dignidade majestática, sagrado, sublime. AULESTE - Rei dos Etruscos, irmão de Ocno e fundador de Pérsia.

AULO - Velho, idoso. AURELIANO - Filho de ouro. AURELINDO - Nome composto de Aurélio e sufixo arbitrário. AURELINO - Variação de Aurélio. AURÉLIO - (etrusco) - Úsil, sol. AURELIUS - Forma alemã e inglesa de Aurélio. AURÊNCIO - De origem latina, derivado de aurus, ouro. ÁUREO - Feito ou coberto de ouro. AURINO - deus do ouro. AURY - Forma francesa antiga de Alarico. AUSÁNIO - Do latim Ausonius natural da Auxônia. AUSPÍCIO - (latim) - Augúrio, promessa. AUSTIN - Variação de Agostinho, que vem do latim Augustinus. AUSTRAGÉSILO - (germânico) - Austr + gisal, brilhante + refém. AUSTREGÉSILO - Variação de Austragésilo. AUTO - (latim) - Auchus. aumentado, acrescido.

AUTODEMONTE - autós, próprio, e medo de governar. AUTÓDICO - Que tem jurisdição própria, independente. AUTOLAU - Filho de Arconte. AUTÓLICO - Verdadeiro lobo. AVAITÍ - (guarani) - Herói de um mito indígena. AVARÉ - (tupi) - Homem amigo. AVELAR - Usado no Brasil como sobrenome. AVELINO - (latim) - Nome de cidade italiana. AVENTINO - filho de Hércules e de Réia. AVIANO - (latim) - Avinus, nome de um fabulista latino. AVICENA - Nome masculino, do árabe Ibn Sina, filho de Sina. ÁVILA - Sobrenome de muitas famílias Brasileiras. AVITO - Avitus, de avô, que vem do avô ou dos antepassados. AXAIEL - (hebraico) - Minha força é Deus. ÁXEL - Espada, defensor poderoso. AYNAUD - Forma francesa de Aguinaldo.

AYRA - (tupi) - Sobrinho, filho do irmão. AYRTON - Variação de Airton. AYSSÓ - (tupi) - belo, formoso, lindo. AZABUJA - Nome de vila em Portugal. AZAEL - (hebraico) - Deus viu. AZAIR - (hebraico) - Rico. AZAN - Filho de Arcas. ÁZEM - (árabe) - Resoluto, decidido. AZER - (hebraico) - Auxílio. AZEREDO - (árabe) - Nome português de uma mata de azereiros. AZEVEDO - Nome português de árvore, de onde vem o azevinho. AZIM - (árabe) - Aziz, caro, estimado, bem amado. AZIZ - (árabe) - Caro, estimado, querido. AZOR - (hebraico) - Ajudante

B

BABIS - Irmão do sátiro Mársias. BACELAR - Lugar onde se plantam barcelos. BACH - (germânico) - Padeiro, morador da ribeira. BACHIR - (árabe) - Alvissareiro. BACHMANN - (germânico) - Morador junto à ribeira. BACIAS - O mesmo que Macias. BACIS - Famoso adivinho da Beócia. BACO - (latim) - O deus da Nisa. BACONINO - Provavelmente sinônimo de baconiano. BACUARA - (tupi) - Sábio, homem de preparo, inteligente. BADI - (árabe) - Badih, formoso. BÁDUI - (árabe) “Beduíno, homem do deserto”.

BAEPENDI - (tupi) - O que queres? Que coisa queres?. BAETA - (português) - Pano de lã, algodão felpudo. BAGÊ - (tupi) - Sozinho, solitário. BAGÓFANES - (latim) - Bagophanes, nome de um persa. BAIARDO - (francês) - Cabelos ruços. BAIO - (latim) - Um dos companheiros de Ulisses. BAÍRA - (tupi) - Deus criador e civilizador. BALAÃO - (Hebreu) - Balahan, “sem povo, estrangeiro”. BÁLACRO - (latim) - Balacrus, nome de homem. BALBÍLIO - (latim) Balbilius, nome de homem. BALBINO - Diminuitivo de Balbo, aquele que gagueja,balbuciador. BALBOA - (espanhol) - Vale bom.

BALDASSARE - Forma italiana de Baltazar. BÁLDER - Audaz, valente, corajoso. BALDERICO - Audacioso e rico, poderoso. BALDIN - (italiano) - Audacioso. BALDO - De fala incompreensível, aquele que balbucia. BALDO - Hipocorístico de nomes como Teobaldo, Ubaldo,Vilibaldo. BALDOINHO - Forma arcaica de Balfuino. BALDOMAR - (germânico) - Famoso, brilhante. BALDOMERO - Bald, audaz, e mero, famoso, brilhante. BALDOVINO - Variação de Balduíno. BALDUIN - Forma alemã de Balduíno. BALDUÍNO - (teutônico) - amigo ousado e protetor.

BALEEIRO - (português) - Pescador de baleias. BALEO - Companheiro de Hércules. BALIO - Nome de um dos cavalos de Aquiles. BALSAMINO - Masculino de Balsamina. BALTAR - Soldado audacioso. BALTASAR - Origem do assírio, amigo do rei, o que protege o rei. BAMBI - (italiano) - Bambino, menino. BAMBUÍ - (tupi) - Muito corrente e sinuoso. BANÁBAL - (fenício) - Bano Ba’al, “a quem Baal escuta”. BANABOIÃO - ingênuo, inocente simples, sem malícia. BANDEIRA - Alcunha dada por Don Afonso V a alguns guerreiros. BAPTIST - Forma alemã e inglesa de Batista. BAPTISTE - Forma francesa de Batista.

BAPTISTELA - Diminutivo de Batista. BAQUILIDES - Bacchylides, do grego Bakchylides. BÁQUIO - (latim) - Bacchius, do grego Bákchios. BARAC - General italiano. BARÁCIO - (latim) - Babatius, nome de homem. BARAQUIAS - (hebraico) - Que Deus abençoou. BARATA - (italiano) - Rixa, desavença. Usado como sobrenome. BARAÚNA - (tupi) - Madeira preta. BARBALHO - (português) - Barba de alho. BÁRBARO - Estrangeiro. BARBOSA - Lugar onde há muitas árvores. BÁRBRIO - (latim) - Babrius, do grego Bábrios (ao lado deBabrias).

BÁRBULA - Nome masculino, barba pequena. BARCAS - (fenício) Fulgor, relâmpago, raio. BARCELOS - Barca pequena. BÁREA - (latim) - Barea, sobrenome romano. BARIRI - (tupi) - Água agitada, corredeira. BARK - Benção. BARNABAS - Forma alemã e inglesa de Barnabé. BARNABÉ - Filho da exaltação, filho da consolação. BARNABÉ - Forma espanhola e francesa de Barnabé. BARNALDO - Variação de Bernaldo. BARRABÁS - (grego) Filho do pai, ou filho do mestre. BARREIROS - (português) - Lugar de onde se extrai barro.

BARRETO - Sobrenome usado no Brasil. BARROS - Sobrenome que procede da família do solar de Barros. BARROSO - Lugar onde há muito barro, ou espinhas no rosto. BARRY - (irlandês) - Lança, arpão. BARSARÉ - Santo da Igreja Católica. BARTHÉLEMY - Forma francesa de Bartolomeu. BARTHOLOMEW - Forma inglesa de Bartolomeu. BARTIMEU - (aramaico) - Filho de Timeu. BARTINIK - (polonês) - Colmeeiro. BARTOLO - (italiano, espanhol) - Adaptação de Bartolomeu. BÁRTOLO - Abreviatura veneziana de Bartolomeu. BARTOLOMÃUS - Forma alemã de Bartolomeu. BARTOLOMEU - (hebraico) - Bartalmai, filho dos sulcos.

BARUC - (hebraico) - O abençoado, o bendito. BARUEL - Fabricante de peneiras. BARUQUE - Variação de Baruc. BASIL - Redução inglesa de Basílio. BASILE - Forma francesa de Basílio. BASILEU - (grego) - Basileus, rei. BASILIANO - (grego) - Cheio de realeza. BASILICO - (grego) - Basilikós. real. BASILIDES - Santo da igreja Católica. BASILINDO - Derivado de Basilindo. BASILINO - Diminutivo de Basílio. BASÍLIO - (grego-latino) - Basileous, régio, real.

BASINO - Santo da igreja Católica. BASSIANO - (latim) - Bassianus, do grego Bassianos. BASSO - (latim) - Bassus, sobrenome romano. BASTEIN - Forma francesa de Bastião. BASTIAN - Forma alemã e inglesa de Basilão. BASTIANO - Forma italiana de Bastião. BASTOS - Nome de um lugar habitado por muita gente. BATILO - (latim) - Que dá ideia de profundidade. BATISTA - (grego) - Baptista, batizador. Aquele que batiza. BATISTINO - Derivado de Batista. BATMAN - Nome fictício, personagem de quadrinhos. BATO - (latim) - Battus, do grego Báttos, fala confusa. BÁTRACO - (latim) - Rã.

BATTISTA - Forma italiana de Batista. BATUEL - (hebraico) - Homem de Deus. BAUDOMERO - Variação de Baldomero. BAUDOUIN - Forma espanhola de Batista. BAUER - (germânico) - Lavrador. BAUR - (germânico) - Lavrador. BAURU - (tupi) Cesto de frutas. BAUTISTA - Forma espanhola de Batista. BÁVIO - (latim) mau poeta, inimigo de Virgílio e de Horácio. BAYER - (germânico) - Vindo da Baviera. BEATO - (latim) - Beatus felis, bem-aventurado. BEBIANO - (latim) - Nome masculino de Viviana.

BÉBIO - (latim) - nome de família romana. BECKER - (germânico) - Padeiro. BECKMANN - (germânico) - Homem de padaria. BEETHOVEN - (holandês) - O do quintal das beterrabas. BEHAEL - Anjo da guarda. BELAMI - (gálico) - belo amigo. BELARMINO - (italiano) - Belo Armino. BELASÁRIO - O mesmo que Belisário. BELCAGEM - Nome masculino, pai do que se reparte. BELCANTINO - Derivado de Belcanto. BELCANTO - Belo canto. BELCHIOR - (latim) - Corruptela de Melquior, Belquior. BELENO - Sol ou Apolo. Da mitologia nórdica.

BELESÁRIUS - O mesmo que Belisário. BELESIS - Padre e político caldeu da Antiguidade. BELFORT - (francês) - Bela fortaleza. BÉLGIO - Conquistador gaulês. BELI - Hipocorístico de Abel. BELIDO - Variação de Belito. BELIENO - (latim) - Nome de homem. BELINO - Diminutivo de belo. BELISÁRIO - (grego) - Arremessador de dardos, guerreiro. BELITO - Bonito, encantador, elegante. BELLAMY - (latim) - Bom amigo. BELMIR - (tupi) - A carreira, corrida.

BELMIRO - (teutônico) - Afamado, ilustre. BELMONTE - (português) - Belo monte. BELO - Bellus, lindo, bonito, nome masculino. BELQUIOR - O mesmo que Melquior. BELSÁZAR - Forma hebraica de Baltazar. BELTRÃO - Negro e brilhante, o corvo brilhante. BEN - Diminutivo de Benjamim e de Benedito. BENARDO - Variação de Bernardo. BENÊ - Abreviação de Benedito. BENEDETTO - Forma italiana de Benedito. BENEDIKT - Forma alemã de Benedito. BENEDITINO - Refere-se principalmente a São Bento. BENEDITOA - (latim) - Benedictus, abençoado, louvado.

BENEVALDO - Abreviação de Valdomiro. BENEVENUTO - (italiano) - Bem vindo. BENEVIDES - (árabe) - Abdben, filho de escravo. BENÉVOLO - Nome e sobrenome. BEN-HUR - (hebraico) - Ben Hur, Filho de Hur. BENI - Abençoado. BENIAMINO - (italiano) - Variação de Benjamim. BENÍCIA - (latim) Muito bondoso. BENÍCIO - (latim) O que vai bem. BENIGNO - Gentil, gracioso. BENITO - Forma diminutiva em espanhol de Benedito. BENJAMIN ou BENJAMIM - Filho da mão direita.

BENNATO - (latim) Bem nascido. BENO - Filho de uma família nobre da Saxônica. BENOIT - Forma francesa de Benedito. BENONI - (hebraico) - Benoni, filho de muitas tristezas. BENSABAT - (hebraico) - Nascido no sábado. BENTES - Variação de Bento. BENTO - Mesma origem que Benedito, abençoado, louvado. BENVINDO - Forma espanhola de Bem-vindo. BEOTO - Filho de Netuno. BERALDO - (teutônico) - O domador de urso. BERAMIM - (guarani) - Parecer. BERGHMAN - Homem que trabalha em minas, montanhês. BÊRIL - Forma francesa de Berilo.

BERILLO - Forma italiana de Berilo. BERILO - (grego) - A joia verde do mar. BERMONDO - Proteção de urso. BERMUDES - Descendente de Cristóvão Bermudes. BÉRMUNDO - O mesmo que Bermondo. BERNADIN - Forma francesa de Bernardino. BERNAL - Forma proclítica de Bernaldo. BERNALDO - Variação de Bernardo BERNARD - Forma inglesa de Bernardo. BERNARD - Variação de Bernardo. BERNARDES - Filho de Bernardo, ou da família de Bernaldo. BERNARDIM - Variação de Bernardino.

BERNARDINO - Diminutivo de Bernardo. BERNARDO - Forte como um urso. BERNOLFO - Forma italiana de Bernulfo. BERNULF - Forma alemã de Bernulfo. BERNULFO - Urso forte. BEROSO - (latim) - Historiador babilônico. BERTAGNOLI - (italiano) - Espécie de bacalhau. BERTÁRIO - Brilhante, célebre. BERTHOLD - Forma alemã e inglesa de Bertoldo. BERTÍLIO - Masculino de Bertília. BERTILO - Variação de Bertílio. BERTINO - (teutônico) - Belo. BERTO - Forma masculina de Berta.

BERTOLDO - Governador brilhante ou ilustre. BERTOLFO - Brilhante, célebre. BÉRTOLO ou BERTOLO - Forma arcaica de Bartolomeu. BERTRAN - Forma espanhola de Bertrando. BERTRAND - Forma alemã, francesa e inglesa de Bertrando. BERTRANDO - Ilustre, brilhante. BERUALDO - O mesmo que Beraldo. BERULDO - O mesmo que Bernulfo. BETENFELD - (germânico) - Campo beterraba. BETIM - (flamengo) - Amarra, freio. BETUEL - O mesmo que Batuel. BEVERLI - (anglo-saxão) - Prado do castor.

BEVILÁQUIA - origem italiana, aquele que bebe água. BEZERRA - (espanhol) - Alcunha de bezerro, novilho. BIAGIO - Forma italiana de Brás. BIANOR - (grego) - Homem violento. BIANTE - O mesmo que Bias. BIÃO - (latim) - Nome de homem. BIAS - (grego) - Força, potência, de guerra. BIBÁCULOS - (latim) - Nome das famílias Furius e Sextius. BIBAS - Nome masculino, alteração de vivas. BIBÉRIO - (latim) - Apelido irônico dado ao imperador. BIBIANO - Masculino de Bibiana. BÍBULO - (latim) - Que bebe bem, que é bom bebedor. BIDU - Hipocorístico de vários nomes.

BIENVENUE - Forma francesa de Benvindo. BILAC - Sobrenome do poeta brasileiro Olavo Bilac. BILL - Hipocorístico inglês de Willian. BION - O mesmo que Bião. BIRIGUI - (tupi) - Mosquito. BIRILO - Santo da Igreja Católica. BIRINO - Santo da Igreja Católica. BISHAMON - Deus das batalhas. BISMARCK - (germânico) - Fronteira do bispado. BISPO - (grego) - Aquele que supervisiona, superior. BITÃO - Era filho de Cléobis e filho de Cidipe. BITENCOURT - (normando) - Terreno de acelgas.

BÍTIAS - Homem de Deus. BITIS - Filho de Marte e Seta. BITO - (grego) - Bito. BÍTON - O mesmo que Bitão. BITU - Hipocorístico de Vitorino. BITUÍTO, BITUITO - (latim) - Rei dos avernos. BLAIS(E) - Forma francesa de Brás. BLANCARDO - Santo da Igreja Católica. BLANCK - (germânico, inglês) - Branco, brilhante. BLANDINO - (latim) - Afável, carinhoso. BLANDO - (latim) - Branco, carinhoso, meigo. BLÁS - Forma espanhola de Brás. BLASCO - Variação de Velasco.

BLÁSIO, BRÁSIO - Nome do chefe dos Salapinos. BLESO - De pés espalhados, coxo. BLIMUNDO - Nome de origem germânica. BLOCH - (hebraico) - Estrangeiro. BLUMENAL - (teutônico) - Campina florida. BOABDIL - (árabe) - Pai do servo de Deus. BOAMORTE - Origem religiosa. N. Sra. da Boa Morte. BOANERGES - Filhos de Zebedeu: Tiago e João, filho do trovão. BOAVENTURA - (latim, italiano) - Boa sorte. BOAZ - Variação de Booz. BOCÁCIO - (italiano) - Boccacio, aumentativo de boca. BOCAGE - Nome de uma região da Normandia.

BOCAINA - (tupi) - Sobrenome, depressão numa serra. BOCAIÚVA - (tupi) - Palmeira. BÓCAR - (latim) - Boccar, nome de Africano. BOCCACIO - (italiano) - Bocarra, de Boca grande. BOCCO - (latim) - Rei. BOCÓRIS - (latim) - Rei do Egito. BOÉCIO - Derivado de boethós, defensor. BOEMUNDO - O germânico mund. quer dizer “proteção”. BOGDÃ - (eslavo) - Presente de Deus. BOGES - (grego) - Bóges, nome de uma persa. BOGOMIL - Forma alemã de bogumil. BOGUMIL - O que ama. BOGUSLAU - Variação Boguslavo, bogislau.

BOHDAN, BOGDAN - Forma tcheca de Bogdã. BOHN - (germânico) - Que lida com feijão, fava. BOIARDO - (germânico) - Hard, forte, bogo, como arco. BOLANO - (latim) - Bolanus, nome de homem. BOLESLAU - (eslavo) -Glória mais forte. BOLÍVAR - (espanhol) - Moinho da ribeira. BOMÍLCAR - Milkar, petição de Milcar. BOMPEIXE - (português) - O que vende bom peixe. BONA - (céltico) - Mensageiro. BONAFIDE - (latim) - Boa fé. BONAMI - (francês) - Bom amigo. BONAPARTE - (italiano) - Boa parte.

BONAR - (latim) - Bom. BONELLI - (italiano) - O bondoso, o bom. BONFILHO - (francês) - Bom filho. BONFIM - (português) - Senhor do Bonfim. Origem religiosa. BONIFACE - Forma francesa e inglesa de Bonifácio. BONIFÁCIO - (latim) - Aquele que faz o bem. BONIFANTE - (português) - Bom infante. BONJY - (tupi) - Rio barulhento, rumoroso. BONY - (inglês) - Diminutivo de bonito(a). BOOZ - Nome de personagem bíblico. BORBA - (celta) - Borva: fontes, nascentes. BORELLI - (italiano) - Do borello, almofada. BORGES - (francês) - Procedente de Bourges.

BORGHI - (italiano) - Do Borgo. BÓRIS - (eslavo) - Forte guerreiro, que persegue os tiranos. BORÍSTENES - (latim) força. BORJA - Descendentes do solar de Borja em Valença. BORROMEU - (italiano) - Bom romeiro. BOSCARDINI - (italiano) - Morador ou guarda de bosque. BOSCO - (italiano) - Bosque. BOSO - (teutônico) - Comandante. BOTELHO - Deriva de uma antiga medida usada em Portugal. BOTTO - Grosseiro, preguiçoso ou bom vento. BOTUCATU - Bons ares, bom clima ou bom vento. BOWDEN - Forma inglesa de Balduíno.

BOYD - (céltico) - Loiro. BRAGA - Sobrenome de muitas famílias no Brasil. BRAGANÇA - Castelo, fortaleza, monte. BRAHAMS - Filho de Abraão. O mesmo que Abrahams. BRAMANTE - Nome de artista e Arquiteto italiano. BRANCO - (germânico) - Blank, luminoso, brilhante. BRANDÃO - Nome de um Santo irlandês, Santo Brendanu. BRANDEANO - O mesmo que Brandão. BRANDERICO - Chefe, príncipe. BRANDERIGO - Variação de Branderico. BRANDO - Que tem brandura. BRANDÔNIO - Derivado de Brandão. BRANGA - Filho de Estrimão.

BRANISLAU - Glória da guerra. BRÁS - Tocha, tição. BRASIL - Nome originário da madeira cor de brasa. BRASILIANO - (português) - Filho do Brasil. BRASILIENENSE - Natural do Brasil. BRASILINO - Natural do Brasil. BRASÍLIO - Derivado de Brasil e sufixo io, do Brasil. BRAULINO - Derivado de Bráulio. BRÁULIO - Radiante, resplandecente. BRENDA - Espada ou braseiro. BRENDERODE(S) - Nome de uma família nobre holandesa. BRENER - Carvoeiro, oleiro, fabricante de cal.

BRENNA - (iídiche) - Corvo. BRENO - (gaulês) - Dirigente, cabeça chefe. BRETAS - (português) - Rápido, como peixe. BRÍCIO - Antigo espanhol - Berço. BRÍGIDO - (céltico) - Guia, patente. BRISEU - (grego) - Pai de Briseis. BRÍSON - (grego) - Nome de homem. BRITALDO - Britânico, forte. BRITÂNICO - Bretão. BRITO - Forte resistente. BRIZOLA - (italiano) - Grisalho. BROCHADO - Fabricante ou negociante de cântaros, vasos. BROGÍTARO - Rei da Galácia (Ásia Menor).

BROMIO - Epíteto de Baco. BRONBERG - Monte de amoras silvestres. BROQUEL - Escudo que serve para proteger. BROSSARD - Fabricante de escovas. BROTTO - (italiano) - Bruto, feio. BROWN - (inglês) - Moreno. BRUCE - (francês) - Procedente de Braose, hoje Brieuse. BRUMMEL - Janota inglês apelidado Rei da Moda. BRUMO - Epíteto de Baco entre os romanos. BRUNHILD - Forma alemã de Brunilda. BRUNO - (teutônico) - Escuro, pardo. BRUNSWICK - (inglês) - Lugar escuro.

BRUTO - (latim) - Pesadão, bronco, acanhado. BUDA - O iluminado. BUDANT - Alcunha de pessoa gorda. BUDEU - Nome de um célebre humanista. BUENO - (espanhol) - Bom. BULBÁQUER - (árabe) - Pai da menina. BULHÕES - Sobrenome de famílias brasileiras. BUNO - Filho de Mercúrio. BÚPALO - Célebre escultor grego, de Quilos. BURCARDO - Forte. BURCHARDO - (alemã) mesmo que Burcardo. BURGOS - Arvore da vida. BURITI - (tupi) - Nome de uma palmeira coqueiro.

BURNIER - (francês) - Morador em cabana de pastor. BURTON - Habitante de cidade fortificada. BUSÍRIS - Nome de um rei lendário do Egito. BUSMEYER - (germânico) - Barqueiro de pesca. BUSTAMANTE - Procede de Juan Sánchez de Bustamante. BUTES - Nome de homem. BUZIGES - Figura mística do inventor da canga. BYURON - (anglo-saxão) - Vaqueiro.

C CAACALA - Manto com capuz. CAAPOTYRAGUÁ - (tupi) - Flor do vale da mata. CAÁPUÀ - (tupi) - Capão de mato, morador do mato.

CABAÇU - (tupi) - Vespa grande. CABRAL - Lugar onde há cabras. CABREIRA - (português) - Topônimo de Galiza. CAÇAPAVA - (tupi) - Travessia do mato. CÁCERES - Acampamento militar. CACILDO - Masculino de Cacilda. CACO - Filho de Vulcano. CADMILO - Epíteto de Mercúrio. CADMO - príncipe fenício, filho de Agenor. CAETANO - (italiano) - natural Gaeta. CAETÉ - (tupi) - Mata verdadeira. CAETETÉ - (tupi) - Mata verdadeira.

CAETMEL - Anjo da guarda. CAFAURO - pastor da Líbia. CAFIRA - Filho de Oceano. CAHY - (tupi) - macaco. CAIADO - Usar tinturas para parecer alvo, caiar o rosto. CAICO - Filho de Mercúrio. CAIÇUARA - (tupi) - O que ama, o amante. CAIFAS - Baixeza, humilhação. CAIM - Primeiro filho de Adão e Eva e que matou Abel. CAINÃ - Morador do mato. CAIO - (latim) - Feliz, contente, alegre. CAIRÉ - (tupi) - Auxiliar de Rudá (Deus do mar), lua cheia. CAIRU - (tupi) - Árvore de folhas seca.

CAIUÁ - (tupi) - Morador do mato. CAIUBI - (tupi) - Folhas azuis. CAIUS - Forma inglesa de Caio. CAJARY - (tupi) Rio de cajá. CAJATI - (tupi) - Árvore grande. CAJURU - (tupi) - Boca do mato, entrada do mato. CALADO - Silencioso, taciturno. CALAMO - Filho do deus fluvial Meandro. CALAZANZ - (espanhol) - CALDAS - Águas termais. CALDEIRA - (português) - Caldeireiro, trabalhar com uma caldeira. CALEB - (hebraico) - Cão.

CALED - O mesmo que Kaled. CALHAMARES - Lugar onde há cânhamo. CALHEIROS - O que trabalha com calha. CALIEL - Anjo da guarda - 23/01. CALÍGULA - (latim) - botina, sapato de militar. CALIL - Variação do nome árabe Kalil, amigo intimo. CALÍMACO - O que combate bem, belo combatente. CALIMÉRIO - Santo da Igreja Católica. CALIMERO - Dia belo. CALINO - Espirituoso. CALIPO - Grande astrônomo grego. CALISTENE - (grego) - força e beleza. CALISTENES - (grego) Força bela, belo e forte.

CALISTO - Homem muito belo. CALISTRO - Que comanda. CALIXTE, CALLISTE - Forma francesa de Calisto. CALIXTO - Belíssimo. CALÓGERAS - O que tem uma boa velhice. CALÓGERO - Belo, velho. CALPÚRNIO - Nome de uma família romana. CALVINO - O calvo. CAM - Queimado pelo sol, negro. CAMAEL - Um dos anjos principais. CÂMARA - Sobrenome de famílias brasileiras. CAMARÃO - Nome de um crustáceo.

CAMARGO - Sobrenome de origem espanhola. CAMBAÚBA - (tupi) - nome de uma árvore. CAMBISES - Príncipe persa, pai de Ciro, o Grande. CAMBUCI - (tupi) - Vaso de água. CAMERINO - Santo da Igreja Católica. CAMESE - Rei de Lácio. CAMILLO - (latim) - De Camila, jovem atendente de cerimônia. CAMINHOÁ - (tupi) - O peitinho liso. CAMIRO - Filho de Hércules. CAMOCIM - (tupi) - Vaso de água. CAMÕES - Peito de mulher. CAMPELO - (latim) - Campo. CAMPESINO - (latim) - Que vive no campo ou na zona rural.

CAMPISA - Que vive no campo ou na zona rural. CAMPOS - (gótico) - Campos dos godos. CAMURY - (tupi) - Peixe, nome de robalo. CANAÃ - Nome masculino do hebraico chanaan, mercador. CANABARRO - Antigo português, vasilha de beber vinho. CANCIANO - Derivado de Cantius. CÂNCIO - (latim) - Canto, encanto. CÂNDIDO - Puro, inocente. CÂNDOLE - Rei da Lidia. CANDREMA - Epíteto de Vênus. CANEDO - Temperado, prudente. CANET - (latim) - Canavial.

CANGURU - Santa da igreja Católica. CANROBERTO - Nome de um mártir natural do Egito. CANTIDIANO - Santo da Igreja Católica. CANTÍDIO - Cantiga simples. CANTILIO - Secretário de um pontífice. CANTO - Sobrenome de famílias brasileiras. CÂNUS - Epíteto de Saturno. CANUT - Forma francesa de Canuto. CANUTE - Forma inglesa de Canuto. CANUTO - Knutr, de raça. CAOBY - Folha azul, o anil. CÃON - Filho de Príamo. CAPANEMA - Lugar iniciado por uma capela.

CAPIS - Filho de Assárico. CAPITOLINO - Glorioso, do Capitólio. CAPITU - Nome de uma planta da flora brasileira. CAPIVARI - Rio das Capivaras. CAPOTYRA - Flor do mato. CAPRÔNIA - Vestal. CAPUTO - (italiano) - Sabido, esperto. CARAÇA - Aquele que tinha uma cara grande. CARAGUATÁ - Planta espinhosa que produz fruto. CARAGUATATUBA - (tupi) - Mato de gravatás. CARAI - (tupi) - Espécie de macacos. CARAÍBA - Nome que os índios brasileiros davam aos Europeus.

CARAMPÃ - Curvado, Arcado. CARAMURU - Homem do fogo, filho do trovão. CARAYBA - Anjo da guarda. CARDENAS - De cárdeno, referente à planta cardo. CARDOSO - (português) - Terreno abundante em cardos. CÁRIA - Filho de Anfitéia e Dion. CARIBÉ - (tupi) - Alimento preparado com polpa de abacate. CARIBERTO - Príncipe francês. CARIJÓ - (tupi) - Descendente de branco. CARINHANHA - (tupi) - Rio que corre rápido. CARINO - Querido, caro, estimado. CÁRIO - Filho de Júpiter. CARIOCA - Casa de branco.

CARIRI - (tupi) - Pacifico, taciturno. CARIS - Herói de Cária. CARÍSIO - Que tem ou que dá graça. CÁRITES - Nome grego à graça. CARL - Forma alemã de Carlos. CARLBERG - (suíço) - Monte de Carlos. CARLINDO - Masculino de Carlinda. CARLITO - Diminutivo espanhol e português de Carlos. CARLOMAGNO - (alemã) - Homem ilustre. CARLOMAN - Forma espanhola de Carlomano. CARLOMANO - (alemão) - Karl. Carlos, e mann, homem. CARLOS - (italiano) - Variação de Carlos.

CARLOS - (teutônico) - Kart, fazendeiro. CARLOTO - Nome do filho de Carlos Magno. CARMA - (sânscrito) - Destino. CARMELINDO - Masculino de Carmelinda. CARMELINO - Diminutivo de Carmelino. CARMELO - Jardim, ou vinha de Deus. CARMO - O mesmo que Carmelo. CARNEIRO - Primitivamente era alcunha. CARNO - Filho de Júpiter e Europa. CARO - (latim) - Querido. CAROLINO - Diminutivo de Carlos. CARON - Cabeça raspada. CARPO - Filho de deus Zéfiro.

CARREIRO - Que trabalha ou faz carro. CARRIEL - Bolsa de couro. CARRILHO - Parte carnosa do rosto. CARUANA - Gênio que habitava o fundo dos rios. CARUSO - Cabeça raspada. CARVAJAL - Lugar de muitos carvalhos. CARVALHO - Árvore da família das Fagáceas. CARVEVALI - Nascido no carnaval. CASADEI - Casa de Deus. CASAGRANDE - Casa grande. CASAR, CAESAR - Forma alemã de César. CASÁRIO - Relativo a César.

CASCULO - Homem grosseiro. CASIMIR - Forma alemã, francesa e inglesa de Casimiro. CASIMIRO - Comanda a paz. CASOLI - Sobrenome de origem italiana. CASPAR - Forma francesa e inglesa de Cásper. CÁSPER - O que fiscaliza. CASSANDRO - Homem distinto, homem que se distingue. CASSIANO - Muito equitativo. CASSIEN - Forma francesa de Cássio. CASSILDO - Masculino de Cassilda. CÁSSIO - Distinto, ilustrado. CASSIODORO - Derivado de Cássio. CASSIUS - Forma alemã de Cássio.

CASTELAR - Do castelo, também nome de planta. CASTELO BRANCO- Sobrenome nobre (de Don Gil Rodrigues). CASTILHO - Castillo, castelo, castelo fortificado. CASTO - (latim) - Honesto, puro. CASTOR - O que se destaca, distinto. Irmão de Pólux. CASTORINHO - Diminutivo de Castor. CASTORINO - Diminutivo de Castor. CASTRO - Castelo, fortaleza, forte. CATALDO - Que governa a guerra. CATANDUVA - Mato ralo. CATÃO - Agudo, sagaz, perspicaz. CATÃO - Circunspecto.

CATARINO - Masculino de Catarina. CATON - Forma espanhola e francesa de Catão. CATONE - Forma italiana de Catão. CATREU - Filho de Minos e Posifae. CATULLUS - Forma inglesa de Catulo. CATULO - (latim) - astuto, sagaz. CÁTULO - Filhote de animal. CATUMBI - O mato verde. CAUBI - Variação de Caiubi. CAUNO - Filho de Mileto e da ninfa Cianéia. CAVALCANTI - Sobrenome de origem italiana. CAVALHEIRO - Gentil, galanteador. CAVAQUIAH - Anjo da guarda.

CAXAMBU - De origem africana, uma espécie de tambor. CAXANGÁ - Mato estendido. CAYARI - (tupi) - Rio dos cajás. CAZAMATTA - Sobrenome de origem italiana. CAZUZA - Senhor José. CECILIANO - Santo da igreja Católica. CECÍLIO - Santo da Igreja Católica. CECROPE - O primeiro rei de Antenas. CÉCROPS - Fundador de Atenas. CÉCULO - De olhos pequenos. CEDALIÃO - Mestre de Vulcosio. CEDAR - Negro.

CÉFALO - Filho de Mercúrio e Herse. CEFAS - Rocha pedra. CEFEU - Filho de Belo. CEGA - Epíteto da Fortuna. CEGYTARA - O carregador, o que faz transporte. CÉLADON - Grito, chamado. CELERIN, CELLERIN - Forma francesa de Celerino. CELERINO - Célere, rápido. CELESTIN - Forma francesa de Celestino. CELESTINO - Variação de Celeste. CÉLICO - próprio ou natural do céu. CELINO - Filho do céu, Diminutivo de Célio. CÉLIO - Nome de uma das sete colunas de Roma.

CELLIDÔNIO - andorinha. CELMIRO - Variação de Selmiro. CELS, CELSE - Forma francesa de Celso. CELSO - Alto, elevado. CENEU - Filho do Lapita Elato. CERAYMA - Sem nome, não batizado, pagão. CERQUEIRA - Sobrenome de famílias brasileiras. CÉSAR - Caesar, de cabeleira longa. CESARIA - Caesaria, derivado de Caesar. CESARINO - Derivado de César. CESARONE - Forma italiana de Cesário. CÉSIO - Esverdeado.

CESÔNIO - Nome de família romana. CETES - Rei do Egito. CHAGAS - De origem religiosa, evocação das chagas de Cristo. CHAIM - O mesmo que Caim. CHAMBERLAIN - (inglês) - Camareiro. CHANO - Hipocorístico espanhol de Feliciano. CHAPECÓ - Caminho trilhado frequentemente. CHARLES - Forma inglesa de Carlos. CHARLEY - Variação inglesa de Carlos. CHARLOT - Forma francesa de Carlota. CHARLY - Hipocorístico francês e inglês de Carlos. CHAVES - Derivado de uma cidade de Portugal. CHAVO - Hipocorístico espanhol de Gustavo.

CHEDE - (árabe) - Dádiva de Deus. CHERMONT - Que procura monte. CHICHO - hipocorístico espanhol de Francisco. CHICO - Hipocorístico de Francisco. CHILDERICO - Príncipe combatente. CHILON - Quílon, sábio da Grécia. CHIQUINHO - Diminutivo de Chico. CHRISTIAN - Forma francesa e inglesa de Cristiano. CHRISTOPH, CHRISTOF - Forma alemã de Cristóvão. CHRISTOPHE - Forma francesa de Cristóvão. CIAXARES - (grego) - Nome de um rei dos Medos. CICERÃO, CICERON - Forma portuguesa antiga de Cícero.

CICERO - (latim) - Cícero, grão de bico. CICNO - Cisne. CÍCON - Filho de Apolo e Ródope. CID - Nome do herói espanhol El Cid. CÍLIX - Filho de Ageonor e Telefassa. CILVANDRO - Corruptela de Silvandro. CIMON - negro, pardo, sombrio. CINCINATO - Que tem cabelo encaracolado ou cacheado. CINEAS - Nome masculino pelo latim Cineas, do grego Kineas. CINEGIRO - Bravo general ateniense. CINIRAS - Rei de Chipre, pai de Adônis (mitologia). CINOSURA - Cauda de cão. CIPIÃO - Bastão.

CIPOÚNA - (tupi) - Cipó preto. CIPRIANO - Natural de Chipre, cipriota. CÍPSELO - Um tirano de Corinto, pai de Milcíades. CIRANO - Corvo da vitória. CIRÊNIO - Masculino de Cirênia. CIRENO - Variação de Cirênio. CIRÍACO - Homem do Senhor. CIRILO - De plena autoridade. CIRINEU - Natural de Cirene. CIRINO - (latim) - Quirinus. CIRNE - O cisneiro, criador de cisnes. CIRO - deus do Sol.

CISNEIROS - Sobrenome associado a criadores de cisnes. CISSO - Epíteto de Baco. CIZICO - Filho de Eneu e Emete. CLÁPSIO - Epíteto de Jano. CLARÊNCIO - (latim) - Ilustrado. CLARIMOND - Forma inglesa de Clarimundo. CLARIMUNDO - Clara proteção, proteção da lança. CLARINDO - Forma masculina de Clarinda. CLÁRIO - Epíteto de Apolo. CLARK - (inglês) - Clérico, empregado. CLARO - (latim) - Clarus, claro, brilhante. CLAUD - Forma inglesa de Cláudio. CLAUDE - Forma francesa de Cláudio.

CLAUDIANO - Variação de Cláudio. CLAUDIN - Forma francesa de Claudino. CLAUDINO - Variação de Cláudio. CLÁUDIO - (latim) - Claudius, o coxo. CLAUDIONOR - Aquele que honra Cláudio. CLAUDIUS - Forma alemã de Cláudio. CLAUS - Forma espanhola de Cláudio. CLÁUSIO - Do latim Claudere, fechar. CLAYTON - (inglês) - Aldeia barrenta. CLEANDRO - Homem de Glória, homem glorioso. CLEANTO - Flor da Glória. CLEARCO - O que governa a Glória.

CLEBER - Padeiro. CLÉCIO - Aférese de Dioclécio. CLÉLIO - Glorioso, filho de cliente. CLÉMENCE - Forma francesa de Clemência. CLEMENCEAU - Nome masculino. Derivado de Clémence. CLEMENCIANO - Derivado de Clemêncio. CLEMÊNCIO - Forma derivada de Clemente. CLEMENÇO - Forma antiga de Clemêncio. CLEMENT, CLEM - Forma inglesa de Clemente. CLEMENTE - Clemenis, gentil, bondoso. CLEMENTIN - Forma francesa de Clementino. CLEMENTINO - Diminutivo de Clemência. CLEÓBULO - Ilustre conselheiro.

CLEODORO - (grego) - Dádiva gloriosa. CLEÓMACO - Combate de Glória, ilustre. CLEÔMBROTO - Mortal glorioso. CLEOMEDES - Nome de um astrônomo grego. CLEÔMENES - Nome masculino, o que deseja muito a Glória. CLEÔNIDAS - Nome masculino do grego, Aspecto glorioso. CLEONTE - General e político ateniense. CLEOPTÓLEMO - Guerra gloriosa, guerreiro glorioso. CLET - Forma francesa de Cleto. CLETO - (grego) - Chamado, eleito. CLÉVER - (germânico) - Trapeiro. CLICEU - Masculino de Clice.

CLÍMACO - (grego) - Escada do céu. CLÍMENE - Célebre. CLIMÉRIO - Santo da Igreja Católica. CLIMÔMACO - Famoso combatente. CLÍNIO - (grego) - Celebridade, fama. CLISTENES - Nome de um político ateniense. CLÍTARCO - Chefe famoso. CLITO - Ilustre. CLÓDIO - Clodius, forma popular de Claudius. CLODOALDO - (teutônico) - Grande Chefe. CLODOLFO - Variação de Clodulfo. CLODOMIRO - Famoso, de grande fama. CLODORICO - Muito famoso.

CLODOVEU - Variação de Clodovico. CLODOVICO - Chiodowig, guerreiro famoso. CLODOVIL - Uma das formas do nome Luís. CLODULFO - Lobo afamado. CLOE - (grego) - A verdejante. CLÓRIS - Verde claro. CLORO - (latim) - Verde, amarelo claro. CLOTÁRIO - (grego) - Derivada de Lotário. CLOTÁRIO - Afamado guerreiro. CLOTI - Hipocorístico espanhol de Clotilde. CLOUD - Forma francesa de Clodoaldo. CLÓVIS - Guerreiro famoso.

CLUÊNCIO - Ser chamado, ilustrar-se. CLYDE - (escocês) - purificado, limpo. CNEU - Variação Gneu. COARACYARAÁ - Muito Sol, verão, vermelho. COBRA - Sobrenome de famílias brasileiras. COCEIO - Nome de um amigo de Augusto e de Horácio. CODOMANO - Nome de príncipe persa. COELHO - Sobrenome frequente no Brasil e em Portugal. COHEN - (hebraico) - Sacerdote. CÓIGUARA - Morador da roça, roceiro. COIMBRA - Castelo, fortaleza. COLAÇO - O que foi criado com o leite da mesma mulher. COLARES - Outeiro.

COLAS - Diminutivo de Nicolau. COLATINO - Que vive de coleta. COLBERTO - Marinheiro brilhante, elmo que brilha. COLINOT - Diminutivo de Nicolau. COLMANO - Variação de Colomano. COLOMANO - Significado bibliógrafo. COLOMBANO - Variação de Columbano. COLOMBE - (francês) - Colomba. COLOMBINO - (latim) - Columbinus, pombinho. COLOMBO - (latim) -Columbus, pombo, pomba. COLUMBA - (espanhol) - Colomba. COLÚMBIA - Derivado de Columbo.

COLUMBIANO - Derivado de Columbo, variação de Colombo. COMACHO - Muito forte. CÔMODO - Cômodo, benévolo, agradável. CONCÓRDIO - Concorde, que está de acordo. CONFÚCIO - Filosofo e moralista chinês. CONIÃ - Rei dos festins guerreiros. CONRAD - Forma francesa e inglesa de Conrado. CONRADINHO - Diminutivo de Conrado. CONRADO - Conselheiro prudente. CONSOLACIÓN - Consolação. CONSTANCE - Significado literal. CONSTANCIO - De firme caráter. CONSTANTINO - Constancinus, constante, firme.

CONSTANTINO - Forma italiana de Constantino. CONTARDO - Forte no combate. COPERNICO - Nome do célebre astrônomo polonês. COPERTINO - Da cidade italiana de Copertino. COPREU - Filho de Pélope. CORBINIANO - Nome de ave aparentada com o corvo. CORDATO - Adjetivo cordato. CORDEIRO - Nome de animal. CORDO - Cordus, prenome romano. CORDOVIL - Couro de Córdoba, da cidade de Córdoba. CÓRDULA - Cor, cordis, coração. CORDULINO - Masculino de Cordulina.

CORÉ - (hebraico) - Calvicie. CORI - (tupi) - Pinheiro. CORIBABA - (tupi) - Valente, corajoso. CORINTO - Santo da Igreja Católica. CORIOLANO - Coriolanu, de Coriolos da cidade de Coriolos. CORNÉLIO - Duro como chifre. CORNELIS - Forma holandesa de Cornélio. CORNÉLIUS - Forma alemã e inglesa de Cornélio. CORNUTO - Chifrudo. CORRADO - Forma italiana de Conrado. CORREIA - Lugar onde há corriolas, correias. CORTEREAL - Homem de corte. CORTÊS - Homem de corte.

CORUNCÂNIO - Nome do primeiro de Cósimo. CÓSICO - (italiano) Cosimo, o mesmo que Cosme. COSME - (grego) - Variação de Cosmo, mundo, harmonia,universo. COSMO - (grego) - Kosmos, mundo, universo. COSTA - (latim) - Costa, lado, flanco. COTRIM - (inglês) - Do interior. COUTINHO - Terra coutada privilegiada, defesa. CRAMER - Negociante, comerciante. CRANAU - Duro, áspero. CRASSO - Crassus, gordo, grande. CRATÃO - (latim) - Vigor. CRÁTERO - Nome de um célebre médico.

CRATES - (latim) - Força. CRÁTILO - (grego) Força. CRATINO - Poeta e comediógrafo grego. CRAVEIRO - Lugar onde há cravos. CREDRIC - Chefe guerreiro. CREMES - (latim) Tossir, escarrar. CRESCENCIANO - Derivado de Crescêncio. CRESCÊNCIO - (latim) - Crescente. CRESCENTE - (latim) - Crescente, que cresce. CRESCENTINO - (latim) - Diminutivo de Crescente. CRESCENZIO - (italiano) - Crescêncio. CRESO - (grego) - Último rei da Grécia.

CRESPI - O de cabelos crespos. CRETEU - Filho de Éolo e Enarete. CRINIS - Sacerdote de Apolo. CRISANTO - Flor de ouro. CRISIPO - Cavalo de ouro. CRISIPO - Filósofo grego. CRISIS - Nome masculino do grego. CRISNIANO - Derivado de Cristo. CRISÓGONO - Gerado do ouro, raiz do ouro. CRISÓLITO - Pedra de ouro. CRISÓSTOMO - (grego) - Boca de ouro. CRISPIN - (latim) - de cabelo encrespado. CRISPINIANO - Relativo a Crispim.

CRISPINO - O que tem os cabelos crespos. CRISPINUS - Forma alemã de Crispim. CRISPO - Que tem cabelos crespos. CRÍSPULO - (latim) - Frisado. CRISTALINO - Do adjetivo cristalino. CRISTIAN - Forma espanhola de Cristiano. CRISTINO - (grego) Ungido do Senhor. CRISTO - Ungido com o óleo sagrado. CRISTOBAL - Forma espanhola de Cristovão. CRISTODORO - Presente dádiva de Deus. CRISTÓFORO - O que leva Cristo com sigo. CRISTOLINO - Derivado de Cristo.

CRISTÓVAM - Variação de Cristovão. CRISTOVÃO - O portador de Cristo. CRITOLAU - O eleito do povo. CRÍTON - (latim) - Eleito. CRÓCON - Filho de Triptólemo e irmão de Céron. CROMIO - Filho de Neleu e Clóris. CRONOS - Nome grego de Saturno. CROTO - Filho de Pan e Eufeme. CRUZ - Refere-se à cruz de Cristo. CUBAS - Vasilha, pipa. CUIABÁ - Farinheiro, o homem que faz farinha. CUMARI - (tupi) - Pimenta. CUNHA - Rocha em forma de cunha.

CUNHAMBEBE - Língua que corre rasteira. CUPELO - (italiano) - Coméia. CUPERTINO - Variação de Copertino. Cidade italiana. CUPIDO - Deus do Amor. CÚRCIO - Vindo do Lago Cúrcio. CURI - Cura, traduzido também como padre. CURIÁCIO - Nome de um orador romano. CURITIBA - Pinheiral, muitos pinheiros. CURSINO - (latim) - Corredor, campeão de corridas. CURT - (germânico) - Pequeno, curto. CURURUPEBA - Sapo chato. CURVELO - Nome de cidade dos Açores.

CURY ou CURI - O mesmo que Khuri. CUSTÓDIO - O que guarda, o anjo da guarda. CYPRIAN - Forma alemã e inglesa de Cipriano. CYPRIANUS - Forma alemã de Cipriano. CYPRIEN - Forma francesa de Cipriano. CYR - Forma francesa de Ciro. CYRILL - Forma alemã de Cirilo. CYRILLUS - Forma alemã de Cirilo. CYRUS - Forma alemã e inglesa de Ciro.

D DÁ - Juiz DACIANO - Filósofo e poeta lusitano. DÁCIO - (latim) - Dádiva. DADÃO - Divindade da família real de Daomé.

DAFNÉ - Louro, loureiro. DAFNIS - Masculino de Dafne. DAGO - Abreviatura de Dagoberto. DAGOBERTO - Brilhante como o dia. DAGOBERTO - Forma alemã e francesa de Dagoberto. DAGOM - (hebraico) - Trigo. DAHER - (árabe) - Fortuna, sorte. DALACOSTA - Da costa, que tem origem na beira do mar. DALBERT - Orgulhoso, brilhante. DALEGRAVE - (italiano) - Dos saibros. DALMÁCIO - (Latim) - Originário da Dalmácia. DALMIRO - Nobre, ilustre. DALMO - Forma reduzida de Dalmiro. DALTIVO - O mesmo que "de Altivo". DALTON - (inglês) - Aldeia do vale. DAMABIAH - Anjo da guarda.

DAMASCENO - Natural de Damasco, capital da Síria. DÁMASO - Variação de damásio. DAMASTOR - Um dos gigantes, que escalaram o céu. DAMETO - Rei da Cária. DAMIAN - Forma alemã, espanhola e inglesa de Damião. DAMIANO - Variação de Damião. DAMIÃO - (grego) - Popular. DAMIEN - Forma francesa de Damião. DAMIONE - Variação de Damião. DÁMOCLES - Afamado como o povo, glória do povo. DAMON - Nome de filósofo grego. DAN - Juiz. Diminuitivo de Daniel. DANGEL - Hipocorístico alemão de Daniel. DANI - Hipocorístico espanhol e português de Daniel. DANIL - Forma russa de Daniel. DANILO - O dinamarquês.

DANKRAD - Forma alemã de Tancredo. DANKRAT - Variação de Dankrad. DANO - Abreviatura búlgara de Daniel. DANÓS - Hipocorístico húngaro de Daniel. DANTAS - (português) - Das antas. DANTE - Permanente, durável. DANTON - De Antônio, filho de Antônio. DANUTA - Dado por Deus. DÃO - Nome de um rio de Portugal. DAOMÊ - Pais africano. DAPHNÉ - Forma francesa de Dafne. DARCI - Homem pardo. DARDANO - Dardanus, da cidade de Dardânia. DARES - Nome de um atleta troiano. DARIO - Dareious, o rico, o poderoso. DÁRIO - Variação de Dario.

DAROS - Grande, elevado alto. DARY - Variação de Darci. DÁSCILO - Filho de Luo, rei dos mariandinos. DASSUEN - Pássaro de penas azuis e roxas. DATÃ, DATAN - Dathan, homem da fonte. DÁTIS - Dátis, do persa, nome de um general. DATIVA - (latim) - Que é dado. DÁUNIO - Epíteto de Turno. DAUNO - Nome de um rei da Apúlia. DAVI - David, o amado. DAVID - (inglês) - Davi. DAVIDE - (italiano) - Davi. DÁVILA - Natural de Ávila. DAVINO - Santo da Igreja Católica. DAVIS - Filho de David. DAVO - Nome de um escravo romano.

DECELO - Herói grego. DÉCIO - Era o nome dado ao décimo filho. DÉDALO - O inventor, o engenheiro. DEDAN - Querido. DEICOONTE - Filho de Hércules e Mégara. DEIDAMIA - Combate, domar. DEIFOBO - Que tem horror ao combate. DEIMOS - Filho de Marte e Vênus. DEJANIR - Masculino de Dejanira. DEJOTARO - Hostilidade, guerra. DELAMARE - Do charco, do mar. DELANO - Do local das nogueiras. DELBERT - Nobre. DÉLCIO - O mesmo que Décio. DELFIM - Golfinho. DELFINO - Variação de Delfim.

DELGADO - Antiga alcunha portuguesa. DELGAUDIO - Da alegria. DÉLI - Pequeno brejo. DELMAR - Do mar. DELMIRO - Uma contração de Adelmiro. DELPHIN - Forma alemã e francesa de Delfim. DELTA - Porta ou tenda. DELUCIDIO - Nome composto de Lucídio. DELWIN - Amigo de Deus. DEMADES - Orador, ateniense. DEMAR - Forma reduzida de Demétrio. DEMARATO - O que ora pelo povo. DEMERVAL - Da aldeia de Amerval. DEMETRIANO - Derivado de Demétrio. DEMÉTRIO - Que pertence a Deméter. DEMÓCRATES - Dirigente do povo.

DEMÓCRITO - Eleito do povo. DEMÓDICO - O direito do povo. DEMÓDOCO - O que é bem recebido pelo povo. DEMÓFILO - Amigo do povo. DEMÓSTENES - A força do povo. DENI - Variação de Diosísio. DENILSON - Filho de Denis. DENIS - Deus do vinho. DEO - Epíteto de Ceres. DEOCLECIANO - Glória de Deus. DEOCLÉCIO - Glória de Deus. DÉODAT - Forma francesa de Deodato. DEODATO - Dado por Deus. DEODORO - Presente de Deus. DEOGRÁCIAS - Graças a Deus. DEOLINDO - Aquele que gosta de atividades domésticas.

DEOLINDO - Serpente adorada do povo, escudo do povo. DERCÊNIO - Rei de Laurento. DERCINO - Irmã de Alébion. DEREK - Chefe da tribo. DERMEVAL - Corruptela de Demerval. DERRICK - Variação de Derek. DESDÊMONA - A que teme a Deus. DÉSIDÉ - Forma francesa de Desiderato. DESIDERATO - Desejado. DESIDÉRIO - Desejo. DESTINO - Filho da Morte. DETRICH - Príncipe do povo. DEUCALIÃO - Doce. DEUSDEDIT - Dado por Deus. DIÁLIS - Sacerdote de Júpiter em Roma. DIAMANTINO - Indomável, duro como o diamante.

DIAMIRO - Variação de Diomiro. DIÃO - O mesmo que Dion. DIAS - De Diogo, relativo a Diogo. DIAURIM - Onça preta. DIB - Lobo. DICK - Hipocorístico de Ricardo. DICKSON - Filho de Dick. DÍDACO - Instruido. DÍDIMO - gêmeo. DIDO - Amor. DIEBALD - Variação alemã de Teobaldo. DIEGO - Variação espanhola de Diogo. DIÉNECES - Continui, extenso. DIEUDONNÉ - Forma francesa de Adeodato. DÍFILO - Duplamente amigo. DILERMANDO - Homem de armas.

DILETO - Masculino de Dileto. DILMAR - Variação de Delmar. DIMAS - Nome de um dos criminosos que foi crucificado comJesus. DIMITRI - Forma russa de Demétrio. DINARTE - Guerreiro, herói, forte. DINIS - Variação de Diniz. DINÍSIO - Deus do vinho. DINIZ - Deus do vinho, Variação de Dionisio. DINO - Abreviação de diversos nomes terminados em dino. DIOCLECIANO - Glória a Deus. DIOCLÉCIO - Glória de Júpiter. DIOCLES, DÍOCLES - O mesmo que Dioclécio. DIODORO - presente de Deus. DIOFANTO - O que mostra Zeus. DIOFRONTE - Matemático da cidade de Alexandria.

DIÓGENES - Gerado por Deus, de origem divina. DIOGO - Didacus, instruido. DIOMEDES - Pensamento de Zeus, claro à divindade. DIOMO - Filho de Colito. DION - Divino. DIONIRO - Célebre entre o povo, de conselho divino. DIONYS - Variação alemã de Dionisio. DIONYSIUS - Forma alemã de Dionisio. DIORES - Filho de Éolo. DIOSCÓRIDES - Médico e botânico do primeiro século. DIÓSCORO - Menino de Deus. DIOTIMO - A honra de Deus. DIRCEU - Variação de Dirce. DISMA - Forma italiana de Dimas. DIVACÍACO - Pre-nome na antiga Roma. DIVALDO - Aglurinação de Diva e aldo.

DIVICIANO - Santo da Igreja Católica. DIVINALDO - Aglutinação de Diva e Arnaldo. DIVINO - Usado no Brasil como nome de homem. DIXIE - Variação de Benedito. DJALMA - Célebre pelo elmo. DOB - Variação de Roberto. DOLAN - Que tem cabelos negros. DOLARICIO - Masculino de dolalicia. DOLCIDIO - Forma antiga de Dulcidio. DÓLIO - Criado de Penelope. DOLZÍDIO - Forma antiga de Dulcidio. DOMA - Abreviatura servo-croata de Dominga. DOMÊNICO - De domingo, nascido no domingo. DOMICIANO - Homem domado, homem manso e de gênio brando. DOMICIO - Deus que os romanos invocavão. DOMINGO - Variação de Domingos.

DOMINGOS - Nascido no dia de domingo. DOMINIC - Variação de Domingos. DOMINIK - Forma alemã e inglesa de Domingos. DOMNO - Senhor. DON - Mestre. DONACIANO - Derivado de Donatus. DONALD - Forma alemã, francesa e inglesa de Donaldo. DONALDO - Que governa tudo, governante de tudo. DONÁRIO - Dádiva, presente. DONAT - Forma alemã e francesa de donato. DONATELLO - Forma italiana derivada de Donato. DONATIEN - Forma francesa de Donato. DONATO - Dado, presenteado. DONGA - O pretinho de Angola. DONIS - Variação de Dinis. DONKA - hipocorístico russo de Dominga.

DORCEU - Herói espartano. DORIANO - Foram os antigos habitantes helênicos da Grécia. DORIVAL - Variação de Dorival. DORO - Relativo aos dóros. DOROTÉO - Forma italiana de Doroteu. DOROTEU - Masculino de Dorotéia. DORVAL - Natural de Orval. DOSITEO - O que dá um deus. DOSITEU - O mesmo que Dositeo. DOTO - Abreviatura búlgaria de Donato. DOUGLAS - Da água escura ou preta. DOURIVAL - Do vale dourado. DRACON - Arquiteto e legislador grego. DRUSO - Sobrenome da antiga Roma. DUARDOS - Corruptela de Eduardo. DUARTE - Edward, guardião próspero.

DUDU - Hipocorístico de Eduardo. DUÍLIO - Rebelde, inimigo, guerreiro. DULAS - Servo de Deus. DULCÍDIO - mais doce que o mel. DULCINO - Variação de Dulce. DÚLCIO - Masculino de Dúlcia. DUMONT - Do monte, do morro. DUPRAT - Do prado. DURVAL - O Sacerdote de Thor. DURVALINO - Diminutivo de Durval. DUTRA - Guardião prospero. DVORAK - Palaciano. DYAUS - Deus.

E EACIDO - Rei do Epiro. ÊACO - Personagem mitológico.

EADRED - Conselho feliz. EANES - Filho de João. EARL - De inteligência aguçada. EAX - Filho de Néuplio e Clímene. ÉBALO - Rei de Esparta. EBENÉZER - pedra do socorro. ÉBER - Javali. EBERARDO - Forte como um javali. EBERARTO - Variação de Eberardo. ÉBERLE - Pequeno Javali. EBISU - Deus de fartura e da pesca. EBRAIM - Foi chefe de uma das doze tribos de Israel. EÇA - Da vila de Eça, em Geliza. EÇABARA - O que procura que busca. EÇAÍ - Risonho, alegre. EÇARAIA - Esquecido, esquecimento.

EÇAÚNA - De olhos pretos. ÉCIO - Diminuitivo de aécio. ECOATEYMA - Avarento, miserável. ECOCUABA - Compreensão, conhecimento, entender. EDBERTO - Eadbeorht, próspero. EDDY - Inquieto. EDEGAR - Corruptela de Edgar. EDEL - Abreviação de Edelberto. EDELBERT - Nobre ilustre. EDELBERTE - Forma alemã de Edelberta. EDELBERTO - O mesmo que Adalberto. EDELMAR - Nobre, famoso. ÉDEN - Lugar de felicidade. EDÊNICO - Que diz respeito ao Éden. Lugar de felicidade. ÉDER - Belo. EDGAR - Próspero, lanceiro.

EDGARD - Variação de Edgar. EDGARDO - Lança da fidalguia, lança para proteger os bens. EDI - Forma inglesa do diminutivo de Eduardo. EDILBERTO - Santo da igreja Católica. EDÍLIO - Variação de Idílio. ÉDIPO - Que tem os pés inchados. ÉDISSON - corruptela de Edson. EDMO - Abreviação de Edmundo. EDMONDO - (italiano) - Edmundo. EDMUNDO - Eadmund, próspero protetor. ÉDNIE - Príncipe egípcio. EDNO - Masculino de Edna. EDOARDO - (italiano) Eduardo. EDOM - (hebraico) - Vermelho. EDON - Variação de Edom. EDOUARD - Forma francesa de Eduardo.

EDSEL - Próspero da casa, rico benfeitor do seu povo. ÉDSON - Filho de Eduardo. EDU - Abreviação de Eduardo. EDUARDO - Próspero, guardião. EDUINO - O mesmo que Edvino. EDUMUND - forma alemã e inglesa de Edmundo. EDUVIGIS - Guerreiro batalhador. EDVALDO - Próspero governo. EDVIN - forma sueca de Edvino. EDVINO - Amigo da prosperidade. EDVLEDWY - Abreviatura de Edvino. EDWARD - Forma inglesa de Eduardo. EDWINO - Variação de Edivino. EDWY - Rei da Inglaterra. EFIALTES - (grego) - Pesadelo. EFIGÊNIO - Variação de Ifigênio.

EFRAIM - (hebraico) - Frutífero. ÉFREM - (italiano) - O mesmo que Efraim. EGAS - (germânico) - Espada. EGBALDO - Ousado pela espada. EGBERT - Variação de Egberto. EGBERTO - Espada luzidia, brilhante. EGEN - Rei de Atenas. EGEO(N) - Lançar-se, impetuoso. EGÍDIO - Protetor, aquele que protege. EGIDIUS - Forma alemã de Egídio. EGIMIO - Filho de Poro. EGINALD - Variação de Eginaldo. EGINARDO - Forte na espada. EGISTO - Criado por cabra. EGLE ou EGLÉ - Nome de personagem mitológica. EGMAR - Espada célebre. Brilhante.

EGMON - O que protege pela espada. EGOBORO - Epíteto de Baco. EGÓLIO - Jovem cretense . ÉGON - Lutador, atleta, pastor. EGUINARDO - Variação de Eginardo. EIAEL - Anjo da guarda. EIDIL - Nobre, fidalgo. EINAR - O que luta só, guerreiro escolhido. EINARDO - Redução de Eguinardo. EINSTEIN - Cerco de pedras. EIRÓS - Nome de uma enguia. ELÁ - Nome do quarto rei de Israel. ELÁDIO - Variação do nome Heládio. ELAM - Culto ao moço. ÉLBIO - Variação de Elbo ou de Hélvio. ELBO - Masculino de Elba, grego Elbó, ilha da costa do Egito.

ÉLCIO - Corda de puxar. ÉLDER - Velho. ELDORO - Forma reduzida de Eldorado. ELEAZAR - Para quem Deus é um socorro. ELEÁZARO - O mesmo que Eleazar. ELEMI - Orixá, protetor. ELEMIAH - Anjo da guarda. ELESBÃO - Bendito. ELEU - Eleus, da Élida. ELEUTÉRIO - O libertador. ELI - Eli, Jeová ou o Altíssimo. ELIANO - Forma masculina de Eliana. ELIAQUIM - Deus estabelece. ELIAS - Jeová é meu Deus, Jeová é Deus. ELÍCIO - Epíteto pelo qual Júpiter era adorado. ELIDI - Dádiva do Sol.

ELIE - Forma francesa de Elias. ELIÉCER - Forma espanhola de Eliézer. ELIÉZER - Variação de Eleazar. ELIFAS - Tesouro de Deus. ELÍGIO - Eleger, escolher, o escolhido, o eleito. ÉLIO - Variação de Hélio. ELISÁRIO - Variação de Eleazzar. ELISBÃO - Variação de Elesbão. ELISEO - Forma italiana de Eliseu. ELISEU - Deus é a sua salvação. ELISIÁRIO - Derivado de Eleazar. ELÍSIO - Céu dos heróis. ELIÚ - Meu Deus é ele. ELIZIÁRIO - Derivado de Eleazar. ELMANO - Anagrama do nome Manoel. ÉLMER - Nobre e famoso.

ELMIRO - Variação de Almiro ou Belmiro. ELMO - (germânico) Helm, elmo, capacete. ELOÁ - Deus. ELÓGIO - Variação de Eilógio. ELÓI - O eleito. ELOIM - Javé é o Deus e não há outro senão Ele. ELPENOR - Homem de esperança. ELPÍDIO - Esperança ou o que tem esperança. ELPINICE - O que espera a vitória. ELPINO - Esperança. ÉLSON - Filho de Eli. ÉLTON - Antigo e habitado. ELVÉZIO - Forma italiana de Helvêcio. ELVINO - Companheiro em tudo. ELVIRO - Masculino de Elvira. ÉLVIS - Sábio.

ELZEÁRIO - Socorro de Deus. EMANUEL - Deus está nos corações dos homens puros. EMERENCIANO - Que muito merece, que tem muito mérito. EMERÊNCIO - Derivado de Emerenciano. EMÉRICO - O mesmo que Américo. EMÉRITO - Significação literal. ÉMERSON - Governador industrial. EMERY - Forma inglesa de Américo. EMETÉRIO - Emer, vomitar. EMÍDIO - Semideus. EMÍGDIO - (espanhol) - Emigdio. EMIL - Amal, industrioso. EMILIANO - Da família de Emílio, forma masculina de Emiliana. EMÍLIO - Solicito, zeloso, trabalhador com bronze. EMIR - (árabe) - Principe. EMMERICH - Forma alemã de Américo.

EMPÉDOCLES - Glória permanente. ENARÉ - Divindade dos parecis, antigo iratis. ENCARNAÇÃO - Incanatio, encarnação. ENDI - (tupi) - Brilho, luz. ENDIMIÃO - Nome de um pastor da Cária ou de um rei de Élida. ENÉAS - (grego) - O glorioso, o terrível. ENÉIAS - Variação de Enéas. ENEMÉSIO - O mesmo que Nemésio. ENGELBERTO - O mesmo que Enguelberto. ENGELMARO - Engel (anjo) e mar (cavalo). ENGRÁCIO - Masculino de Engrácia. ENGUELBERTO - Anjo brilhante. ÉNIO - Natural da Trácia. ENÓDIO - Santo da Igreja Católica. ÉNOMO - Príncipe da Mísia. ENOQUE - Delicado, consagrado.

ENORÉ - Deus supremo dos parecis. ENOS - Homem. ENRICO - Variação de Henrique. ENZO - Abreviação de Heinrich. EOLO - Que se move com facilidade. ÉPAFO - Filho de Júpiter. EPAFRODITO - Favorecido por Afrodite, amável, belo. EPAMINONDAS - O que está acima do melhor, o ótimo. EPEU - Nome de um construtor do famoso cavalo de Tróia. EPHRAIM - Forma alemã, francesa e inglesa de Efraim. EPI - Fundamento, principio. EPÍCARMO - Poeta e filósofo pitagórico. EPICURO - (grego) - Caritativo. EPÍDIO - Nome de personagem da mitologia romana. EPIFANES - (latim) Ilustre, brilhante. EPIFÂNIO - Revelação, manifestação.

EPIGEU - Herói de Tessália. EPÍGONE - (grego) - Nascido depois. EPÍGONO - Nascido depois. EPÍLOGO - Significado literal. EPÍMACO - Fácil de atacar. EPIMÊNIDES - Célebre por sua grande piedade. EPIPHANIUS - Forma alemã de Epifânio. EPIPHANY - Forma inglesa de Epifânia. EPÍTETO - (grego) - Grande possuidor. EPONINO - Masculino de Eponina. EPOPEU - Filho de Netuno e Cânace. EQUIVALDO - Espada que governa. ERACITRATO - Amante do exército. ERACLIO - Forma alemã de Herácio. ERALDO - O que governa. ERASMO - Amável, digno de amor.

ERASTO - Digno de amor. ERASTUS - (grego) - Amado. ERATÓSTENES - Filósofo, poeta e astrônomo grego. ERBERTO - Variação de Heriberto. ERCÍLIO - Másculo, viril, potente. ERCOLANO - Forma italiana de Herculano. ERCOLE - Forma italiana de Hércules. ERÊ - (afro-brasileiro) - Brincadeira, jogo. ERECTEU - (grego) - Quebrar. EREMILDO - Forte no combate. ERERTÁQUIO - (grego) - Frutífero ou saudável. ERIBERTO - Aquele que brilha. ERIC - Poderoso como uma águia. ERICHSEN - Filho de Erick. ÉRICO - Poderoso como uma águia, rico em honras e glória. ERIK e ERICH - Forma alemã de Érico.

ERILO - Herói de Prenesta. ÉRIS - Nome grego de Discórdia. ERISTEU - (latim) - Variação de Euristenes. ERIX - Filho de Butes e de Vênus. ERMANNO - Forma italiana de Hermano. ERMELINDO - Masculino de Ermelinda. ERMENHILD - Forma alemã de Ermenegildo. ERMES - Forma italiana de Hermes. ERMESINDO - Companheiro, caminho na companhia do deusIrmin. ERMÍNIO - (italiano) - O mesmo que Hermínio. ERMINO - Forma italiana de Hermino. ERMÍRIO - (germânico) - Águia célebre. ERMOGENE - Forma italiana de Hermógenes. ERNÂNI - Corajoso, valente. ERNEST - Forma francesa e inglesa de Ernesto.

ERNESTO - Combatente dedicado. ERNÔ - Forma húngara de Ernesto. EROCIANO - Médico grego na antiga Roma. ERONDINO - O mesmo que Hirundino. ÉRONE - Forma italiana de Heron. EROS - Deus do amor. ERRÍKOS - Forma grega moderna de Henrique. ERSÍLIO - Forma italiana de Hersílio. ERVINO - (germânico) - Amigo do exército. ESAÚ - (hebraico) - Homem peludo. ESCOBAR - Nome de uma planta. ESCOLASTICO - Estudioso, simples, ingênuo. ESCRIBÔNIO - Escrever. ESCULÁPIO - Deus da medicina. ESÍDIO - Variação de Hisíodo. ÉSIO - (grego) - Feliz.

ESMERALDINO - Diminutivo de Esmeraldo. ESMERALDO - Masculino de Esmeralda. ESMERIANO - Masculino de Esmeriana. ESMINTEU - Epíteto de Apolo. ÉSON - Rei de lobos. ESOPO - Célebre fabulista, natural da Frigia. ESPARTACO - Nascido na cidade de Trácia. ESPERIDIÃO - Corruptela de Espiridião. ESPÍNOLA - Sobrenome de origem genovesa. ESPIRIDIÃO - Sopro de Deus. ESPIRIDIÓN - Forma espanhola de Espiridião. ESQUÉDIO - Filho de Lifito e Hipólita. ESQUENEU - Pai de Atalanta. ESQUILO - Dramaturgo grego. ÉSQUINES - Nome de orador ateniense. ESSOBY - (tupi) - De olhos verdes ou azuis.

ESTÁCIO - (latim) - O que está firme, de pé. ESTANISLAU - (eslavo) - Glória de nação. ESTEBAN - Forma espanhola de Estéfano. ESTEFANIO - (latim) - coroa. ESTÉFANO - (grego) - Coroado de láurea ou vitorioso. ESTÉLIO - Variação de Estela. ESTÊNIO - (grego, latim) - Força. ESTENTOR - (grego) - Sténtor, de sténeo, gemer. ESTEVAM - Variação de Estêvão. ESTÊVÃO - (grego) - O coroado. ESTEVES - Sobrenome de familias brasileiras. ESTRABÃO - (latim) - Strabonis, "vesgo". ESTRATONICE - (latim) - O que vence o exército. ESTRATÔNICO - O mesmo que Estratonice. ETEL - (anglo-saxão) - Aethel, nobre. ETELBERTO - Variação de Adalberto.

ETELVINO - Nobre amigo. ETÉOCLES - Verdadeira glória. ETHAN - (hebraico) - O forte. ETHEL - Variação de Etel. ETHELBERT - Forma alemã e inglesa de Etelberto. ETIENNE - forma francesa de Estéfano. ETTORE - Forma italiana de Heitor. ÊUBIO - (latim) - Nome de historiador romano. EUBULO - Bom conselho. EUCÁRIO - Amável, agrádavel. ÊUCARIS - (grego) - O mesmo que Eucário. EUCLES - Ilustre, glorioso. EUCLID - Forma inglesa de Euclides. EUCLIDES - (grego) - Glorioso, ilustre. EUDAMO - (grego) - Bom povo, boa raça. EUDEMO - O mesmo que Eudamo.

EUDES - (francês) - Ilustre. EUDO - Forma inglesa de Eudes. EUDORICO - Variação de Odorico. EUDOSSIO - Forma italiana de Eudóxio. EUDÓXIO - (grego) - O que pensa bem. EUDOXO - O mesmo que Eudóxio. EUFEMIANO - Derivado de Eufêmio. EUFÊMIO - (grego) - Palavra de bom agouro. EUFORBO - (grego) - Bem nutrido. EUFRANOR - Que alegra, que encanta. EUFRÁSIO - (grego) - Alegria. EUFRONE - (grego) Bom conselheiro. EUFROSINO - (latim) - Alegre, jovial. EUGÂMIO - Que faz casamento feliz. EUGEN - Forma alemã de Eugênio. EUGENE - Forma francesa deEugênio.

EUGENE - Forma inglesa de Eugênio. EUGENIANO - Derivado de Eugênio. EUGÊNIO - (grego) - Bem nascido, nobre. EUGENIUS - Forma holandesa de Eugênio. EULÁDIO - (grego) - Voz suave. EULÁLIO - (grego) - Que fala bem, bem falante. EULÂMPIO - Masculino de Eulãmpia. EULER - (germânico) - Oleiro. EULINO - (grego) - Masculino de Eulina. EULÓGIO - (grego) - Homem de boa razão, discreto. EUMENES - (grego) - Benévolto, benigno. EUMÊNIDES - (grego) - As benévolas. EUMÊNIO - (grego) - Benévolo, bom. EUMÊNIS - (grego) - Fácil, doce. EUNÁPIO - (grego) - Que tem muitos bosques. EUNEU - Filho de Jesías e Hipsipele.

EUNICIANO - Derivado de Eunice. EUNÍCIO - Derivado de Eunice. EUNICO - (latim) - Bela vitória. EUNO - (latim) - Que tem bons sentimentos. EUNÔMIO - Regido por boas leis, bem governado. EUPÓRIO - O mesmo que Êuporo. ÊUPORO - (grego) - Engenhoso, inventivo. EUQUÉRIO - (latim) - Masculino de Euquéria. EURÍALO - (latim) - Que tem área vasta. EURIBÍADES - Filho de Euribio. EURIC - Forma inglesa de Eurico. EURICLES - (grego) - largo, glória. EURICO - Defensor da lei, muito correto. EURIDES - Impetuoso, muito agitado. EURÍDICE - (grego) - Amante da justiça. EURÍMACO - Combatente corajoso.

EURÍNDIO - Mestiço do europeu com o silvivola americano. EURÍPEDE - Forma italiana de Eurípedes. EURÍPEDES - (grego) - Vento que sopra. EURÍSTENES - (grego) - Muito forte. EURODO - (grego) - Liberal. EUSÉBIO - (grego) - Piedoso. EUSTACE - Forma inglesa de Eustáquio. EUSTACHE - Forma francesa de Eustáquio. EUSTACHIO - Forma italiana de Eustáchio. EUSTACHIUS - Forma alemã de Eustáquio. EUSTÁDIO - Variação de Eustátio. EUSTÁQUIO - (grego) - Carregado de belas espigas. EUSTÁTIO - (grego) - O mesmo que Estácio. EUSTÓRGIO - (grego) - Cheio de ternura. EUTÁLIO - (grego) - Que se desenvolve bem, florescente. EUTICO - (grego) - Feliz.

EUTICRATES - Bom vigor. EUTÍMIO - (latim) - Bondoso, generoso. EUTIMO - Variação de Eutímio. ÊUTIQUES - (grego) - Feliz, afortunado. EUTIQUIANO - Derivado de Euliquio. EUTÍQUIO - (grego) - Aquele que tem boa sorte. EUTRÓPIO - Versátil, ágil. EUTROPIUS - Forma alemã de Eutrópio. EUVALDO - Corajoso no cumprimento da lei. ÉVAGON - (grego) - Obtido em combate glorioso. EVALDO - Variação de Euvaldo. EVAN – Forma galesa de João. EVANDER - Forma inglesa de Evandro. EVANDRO - (grego) - Homem valente, homem varonil. EVANGELINO - Diminutivo de Evângelo. EVÂNGELO - Que traz uma boa noticia.

EVARISTO - O ótimo, o melhor de todos. EVÉLIO - (grego) - Eu, bom e hélios, sol. EVÊNCIO - (latim) - Acontecimento, evento, efeito. EVENO - Rei de Etólia. EVERALDINO - Diminutivo de Everaldo. EVERALDO - Variação de Everardo. EVERARDO - (teutônico) - Bravo javali. EVERGO - (grego) - Que faz bem, favorável. EVGENIOS - Forma grega moderna de Eugênio. EVILÁSIO - (grego) - Aquele que acalma. EVÓDIO - (latim) - Variação de Euodus. ÉVODO - (latim) - Que caminha sem obstáculos. EVSEBIOS - Forma grega moderna de Eusébio. EWALDO - Variação de Evaldo. EXALTINO - Derivado de exaltar. EXPEDITO - (latim) - Desembaraçado, esperto.

EXPEDITUS - Forma alemã de Espedito. EXUPERÂNCIO - (latim) - O que supera, vence. EXUPÉRIO - (latim) - Aquele que supera. EZECHIEL - Forma alemã de Ezequiel. EZECHIELE - Forma italiana de Ezequiel. EZEKIEL - Forma inglesa de Ezequiel. EZELINO - De origem germânica, o pequeno nobre. EZEQUIAS - (hebraico) - A força de Deus. EZEQUIEL - (hebraico) - Força de Deus, grande profeta. ÉZER - (hebraico) - Edzer, tesouro. ÉZIO - (grego) - Aetos, águia.

F FABIANO - (latim) - Fava que cresce, feijão crescendo. FABIÃO - Variação de Fabiano. FABIEN - Forma francesa de Fabiano. FÁBIO - Variação de Fabiano.

FABIUS - Forma alemã, francesa e inglesa de Fábio. FABRE - (francês) - Ferreiro. FABRICIANO - Derivado de Fabrício. FABRÍCIO - (latim) - Artífice, ferreiro. FABRIZIO - Forma italiana de Fabrício. FABRON - (latim) - Um mecânico. FABULINO - Divindade romana. FACO - (germânico) - Alegria. FACUNDO - (latim) - Que se exprime com facilidade, eloquente. FÁDEL - (árabe) - Virtuoso. FADIO - (latim) - Nome de família romana. FADRIQUE - Corruptela de Fradique. FAETONTE - (latim) - brilhante. FAGUNDES - Fecundo, falador, alegre. FAGUNDO - (latim) - O mesmo que Fagundes. FAHIR - (árabe) - Magnifico.

FAIÇAL - (árabe) - Espada que corta maravilhosamente. FAIVRE - (francês) - Ferreiro. FAJARDO - Origem espanhola, espécie de madeira. FALCÃO - Sobrenome de famílias brasileiras. FALCE - Filho do Heraclides Têmeno. FALCÍDIO - (latim) - Falcidius, de falx, foice. FALECO - pronome da Grécia antiga. FALERO - Herói ateniense. FALIS - Rei de Sidon. FANES - Deus criador da doutrina Órfica. FANOR - (grego) - Claro. FAON - (grego) - Pháon, brilhante. FARAH - (árabe) - Alegria, prazer. FARAMUNDO - O que ampara ou protege sua raça. FARES - Cavaleiro. FARIAS - Nome de uma localidade em Portugal.

FARID - Único, ímpar. FARO - (árabe) - Presidio, refúgio. FAROS - (hebraico) - Pulga. FARUK - (hebraico) - Severo. FASCÍNIO - (latim) - Que encanta. FASIS - Deus fluvial da Cólquida. FÁTUO - Adivinhador, Deus das florestas entre os romanos. FAUNO - deus da fecundidade dos rebanhos. FAUST - Forma francesa e inglesa de Fausto. FAUSTIN - Forma francesa de Faustine. FAUSTINIANO - Derivado de Faustinus. FAUSTINO - Variação de Fausto. FAUSTO - Faustus, auspicioso, feliz. FÁUSTULO - Diminuitivo de Faustus, Fausto. FÁUZI - (árabe) - Vencedor. FÁVARO - (italiano) - Ferreiro.

FAVÔNIO - (latim) - Nome de vento que sopra do ocidente. FAVORETO - (italiano) - Comunicativo. FAVORINO - Sofista, natural da Gália. FÁZER - (latim) - Fabricante. FEARNOT - (inglês) - Sem temor. FEBE - Radiante, brilhante. FEBO - (grego) - Phoibos, resplandecente. FEDALTO - (italiano) - Faial do alto. FEDATO - (italiano) - Fiel, confiante. FEDELE - Forma italiana de Fidélis. FEDERICO - Variação de Frederico. FEDON - Filósofo, natural de Élis. FÊDON - Variação russa de Teodoro. FEDRO - (latim) - Brilhante. FEDUS - (latim) - Sem beleza. FEGEU - Filho de Ineeo e Mélia.

FEGEU - Pai de Alfesidea e rei da Arcádia. FEIJÓ - (latim) - Feijão. Sobrenome de famílias brasileiras. FEIO - (latim) - Deselegante. FEITAL - Derivado de fetal. FEITOSA - Terra de muitas plantas. FELÊNIO - (grego) - Divindade dos habitantes de Aquiléia. FELICE - (italiano) - Felix. FELICIAN - Forma alemã de Feliciano. FELICIANO - Variação de Félix. FELÍCIO - Variação de Félix. FELICIS - O mesmo que Felicio. FELICISSIMO - Variação de Félix. FELIPE - (grego) - Aquele que gosta de cavalos. FELISBELO - Aglutinação de Félix e Belo. FELISBERTO - Muito ilustre. FELISBINO - (germânico) - Muito ilustre.

FELISMINO - Variação de Félix. FÉLIX - (latim) - Feliz. FELIZARDO - Feliz, venturoso. FELO (grego) - Carvalho, cortiça. FÊNIX - (grego) - Purpúreo, vermelho escuro. FERDINAND - Forma alemã, francesa e inglesa de Ferdinando. FERDINANDO - Desafiador do mundo, aventureiro. FEREC - Forma húngara de Francisco. FERECIDES - (grego) - Levar á glória. FERECLO - Troiano filho de Harmônides. FERÉCRATE - (grego) - Levar força. FERES - (árabe) - Cavaleiro. FERMAND - Forma alemã, francesa e inglesa de Fernando. FERMO - Forma italiana de Firmo. FERNANDES - Variação de Fernando. FERNANDINO - Diminutivo de Fernando.

FERNANDO - (teutônico) - Ousado, alto. FERNÃO - Variação de Fernando. FERON - Rei do Egito. FERRARI - (italiano) - Ferreiro. FERRAZ - De origem espanhola. Os que pagam ferrar. FERREIRA - (latim) - Ferraria, mina de ferro. FERRER - (catalão) - Ferreiro. FERRO - Sobrenome de famílias brasileiras. FESSÔNIA - (latim) - Fessus, cansado. FESTO - (latim) - alegre, divertido. FESTUS - (latim) - O alegre. FIÁCRIO - (grego) - Puro. FIALHO - Fialho, fiapo. FIDEL - Fiel, sincero. FIDELINO - Variação de Fidel. FIDÉLIO - Variação de Fidel.

FIDÉLIS - (latim) - Fiel. Variação de fidel. FIDELIUS - Forma alemã de Fidélio. FIDÊNCIANO - Derivado de Fidêncio. FIDÊNCIO - (latim) - O de fé, confiante, fiel. FIDENZIO - Forma italiana de Fidêncio. FIDES - Divindade romana. FIDIPES - (grego) - Filho de Fídipo. FÍDIPO - (grego) - O que poupa os cavalos. FIDON - (grego) - Tirano de Argos. FÍGARO - (espanhol) - Pícaro, velhaco, astuto, maroto. FIGUEIRA - (galego) - Lugar das figueiras. FIGUEREDO - (antigo português) - Local onde há muitas figueiras. FIGUERÓ - (latim) - Figueira pequena. FILACO - Herói tessálio. FILADELFO - (grego) - Amigo do irmão. FILALETES - (grego) - Amigo de verdade.

FILARETO - (grego) - O que ama a virtude. FILÉAS - (grego) - Que ama. FILEMÃO - (grego) - O amigo, aquele que ama, o amante. FILEMON - O mesmo que Filemão. FILEMONE - Forma italiana de Filêmon. FILENO - Amigo do louvor. FILÉSIO - Guardião dos rebanhos de Ulisses. FILETERO - Fundador do reino de Pérgamo. FILETO - (grego) - Digno de ser amado, amável. FILEU - Filho de Augias, rei da Élida. FILGUEIRAS - Origem botânica. FILIBERT - Forma alemã de Filisberto. FILIBERTO - (germânico) - Muito ilustre. FILINTO - (grego) - amigo. FILIPE - (grego) - O que gosta de cavalos. FILIPINO - Derivado de Filipe.

FILIPP - Forma russa de Filipe. FILIPPOS - Forma grega moderna de Filipe. FILISBINO - Variação de Felisbino. FILODEMO - Amigo do povo. FILOGÔNIO - Amigo do canto. FILOLAU - (grego) - Amigo do povo. FILÓLOGO - (grego) - amigo de falar. FÍLON (Grego) - Amante. FILONICO - (grego) - Que gosta de discutir. FILOPÉLEMO - (grego) Que gosta de guerra. FILÓPONO - (grego) - Amigo do trabalho. FILOSTRATO - (grego) - Amigo do exército. FILÓTEO - Diminutivo de Teófilo. FILOTEU - (grego) - Amigo de Deus, que ama a Deus. FILÓXENO - (grego) - Que gosta de estrangeiro, hospitaleiro. FINEU - (grego) - Nome de personagem mitológicas.

FINIS - (latim) - Conclusão. FIORAVANTE - (italiana) - Amigo das flores, amigo da prudência. FIORENZIO - Forma italiana de Florêncio. FIRMATO - (latim) - Firmado, fortificado (pela fé cristã). FIRMIANO - (latim) - Derivado de Firmius "firme". FIRMIN - Forma espanhola e inglesa de Firmino. FIRMINIANO - Variação de Firmino. FIRMINO - Firmin, o forte, firme. FIRMINUS - forma alemã de Firmino. FÍRMIO - Variação de Firmino. FIRMO - (latim) - Firme, fiel. FÍTALO - Herói ático. FITZGERALD - (teutônico) - Filho de Geraldo. FLAMÍNIO - (latim) - Flamens, sopro, Espírito. FLAUBERT - Forma francesa de Floberto. FLAVIANO - Variação de Flávio.

FLÁVIO - (latim) - De cabelos louros ou ruivos. FLÉGIAS - Herói epôssimo dos Flégios. FLEURY - (francês) - Florido. FLOBERTO - (germânico) - prudente, sensato, brilhante. FLODOALDO - (germânico) Que governa com prudência. FLODOARD - Forma alemã de Flodoardo. FLORENCIANO - Derivado de Florêncio. FLORÊNCIO - (latim) Florescente, que floresce. FLORENÇO - Variação arcáica de Florêncio. FLORENS - Forma alemã de Florêncio. FLORENT - Forma francesa de Florêncio. FLORENTIN - Forma francesa de Florentino. FLORENTINO - Natural de Florença. FLORENTIUS - Forma alemã de Florêncio. FLÓREO - (latim) - Coberto de flores, florescente. FLORESTAN - Forma alemã de florestano.

FLORESTANO - (italiano) - Da floresta, da selva. FLORI - (francês) - Florido. FLORIAN - Forma alemã, francesa e inglesa de Floriano. FLORIANO - (latim) - Da flor. FLORIANUS - Forma alemã de Floriano. FLORIBERTO - Santo da Igreja Católica. FLÓRIDO - (latim) - Esplêndido. FLORIDO - (português) - Que está florescendo. FLORINO - Variação de florindo. FLÓRIO - O mesmo que Flório. FLORISMUNDO - Mundo das flores, protetor das flores. FLORISVALDO - (latim) - Vale das flores. FLORIVAL - Variação de Florisval. FLORO - (latim) - Florido. FOBOS - Filho de Marte e Vênus. FOGAÇA - Pão, bolo grande.

FOLCO - Volk, povo; lenda do povo. FONSECA - Fonte seca. FONTAINHA - Pequena fonte. FONTANA - Alargamento da fonte. FONTES - (português) - Das fontes. FONTOURA - Fonte aura, fonte de ouro. FORBEK - Ribeiro do pântano. FORCO - (grego) - De cabelo grisalho. FORCULO - Deus romeno. FORMIÃO - (grego) - Nome de filósofo da Grécia antiga. FORMOSINDO - (germânico) - Interpretada como distinto. FORSTER - (inglês) - Guarda florestal. FORTES - (latim) - Forte. FORTUNA - (latim) - Deus da boa ou da má sorte. FORTUNAT - Forma alemã de Fortunato. FORTUNATO - (latim) - Afortunado.

FORTUNATUS - Forma alemã e inglesa de Fortunato. FORTUNÉ - Forma francesa e inglesa de Fortunato. FORTÚNIO - Variação de Fortunato. FÓSCOLI - (italiano) - Fusco, moreno. FRAGOSO - (português) - Lugar onde há muitas fragas ou pedras. FRANCELINO - Diminutivo de Francélio. FRANCÉLIO - Nome poético. FRANCESCO - Forma italiana de Francisco. FRANCINO - Diminutivo de Franco. FRANCIS - Forma inglesa de Francisco. FRANCISCO - (latim) - Franciscus, fracês. FRANCISKO - Forma servo-croata de Francisco. FRANCISZEK - Forma polonesa de Francisco. FRANCO - (antigo francês) - Franc, homem livre. FRANGISKOS - Forma grega moderna de Francisco. FRANKENSTEIN - (germânico) - Rocha dos francos.

FRANKLIN - (inglês) - Proprietário de um alódio. FRANQUELIM - (inglês) - Frankin. FRANTSEK - Forma tcheca de Francisco. FRANZ - (germânico) - Homem francês. FRANZISKUS - Forma alemã de Francisco. FRASCO - Hipocorístico espanhol de Francisco. FRASQUITO - Hipocorístico espanhol de Francisco. FRATERNO - (latim) - De irmão fraterno. FRAZÃO - Adestrado em longa marchas. FRED - Abreviação de Frederico. FREDEGARIO - Lança da paz. FREDEGONDE - Forma alemã de Fredegonda. FREDEGUNDE - Forma alemã de Fredegunda. FREDEGUNDO - (germânico) - O que combate pela paz. FREDERICO - (teutônico) - Dirigente da paz. FREDERIK - Frederico, formas dinamarquesa, holandesa e inglesa.

FRÉDERIQUE - Forma francesa de Frederiva. FREDIANO - (germânico) - Frid, paz. Variação de Frederico. FREDRIK - Forma sueca de Frederico. FREDULFO - (germânico) - Lobo, que protege. FREIRE - Derivado de frei, frade. FREITAS - Lugar onde há fragas, pedras quebradas. FRIAS - (português) - De águas frias. FRIDOLIN - Forma alemã de Fridolino. FRIDOLINO - (teutônico) - Pacifico. FRIEDERICH e FRIEDRICH - Forma alemã de Frederico. FRIGYES - Forma húngara de Frederico. FRINÉ - (francês) - Phryné, do grego Phryne, sapa. FRÍNICO - (grego) - Phrynichos, sapo. FRITZ - Diminutivo alemã de Frederico. FROES - (português) - De Froes. FRÓIS - (antigo português) - Frol, flor.

FRONTÃO - (latim) - Frontone, que tem testa grande. FRONTIN - (francês) - Que tem testa larga. FRONTINIANO - (latim) - Frontanianus, que tem testa larga. FRONTINO - O mesmo que Frontiniano. FRONTO - (latim) - Com ampla sobrancelha. FROTA - (francês) - Flotte, da frota. FRUCTUOSO - Forma espanhola de Frutuoso. FRUTO - (latim) - Fructus, de fructus, fruto. FRUTTUOSO - Forma italiana de Frutuoso. FRUTUOSO - (latim) - Que dá muitos frutos. FRUTUOSO - Masculino de Frutuosa. FRYDERIK - Forma polonesa de Frederico. FUAD - (árabe) - coração. FUCHS - (germânico) - Raposa. FÚFIO - (latim) - Fufius, nome de familia romana. FUKUROCUJU - Deus da sabedoria.

FULBERT - Forma alemã, francesa e inglesa de Fulberto. FULBERTO - (germânico) - Volk, povo e bert. brilhante. FULCO - (germânico) - O que combate pelo povo. FULGENCE - Forma francesa de Fulgêncio. FULGÊNCIO - (latim) - Brilhante, que brilha, que fulge. FULTON - (escocês) - Cidade das folhagens. FÚLVIO - (latim) - Fulvios, fulvo, louro. FUNCHAL - (português) - Do Funchal. FÚRIAS - Divindade do mundo infernal. FURLAN - (italiano) - Friulano. FURQUIM - (teutônico) - Nome de uma cidade Alemanha. FURTADO - (português) - Sobrenome de familias brasileiras. FUSCO - (latim) - Fuscus, escuro. FUSCULO - Derivado de Fusco. FU-SHI - Soberano chinês.

G

GABAEL - (aramaico) - O mesmo que Gabriel. GABÍNIO - Pronome de Roma antiga. GABINO - (latim) - Natural de Gabius. GABRIEL - (hebraico) - Enviado de Deus. GÁBRIO - Abreviação italiana de Gabriel. GAD - (hebraico) - Feliz. GADITANO - Epíteto de Hércules. GAÉTAN - Forma francesa de Caetano. GAETANO - Forma italiana de Caetano. GAGO - Sobrenome de famílias brasileiras. GAIA - (português) - Alegre, divertido. GAIO - (latim) - Nomes romanos antigos, atribuídos aos noivos. GAIOSO - (latim) - Gayu, alegre. GALÁSIO - (grego) - Ghelso, sorridente. GALÁSIO - Do francês Galas, "galante".

GALATES - Filho de Hércules. GALÁXIO - Epíteto de Apolo. GALBA - (celta) - gordo. GALDI - (italiano) - Do Galdo. GALDINO - (teutônico) Dominador, possuidor. GALDO - Derivado de Geraldo. GALENO - Pequeno ilustre: grego: sereno, tranquilo. GALÉRIO - (latim) - Nome de um orador romano. GALHARDO - (português) - Elegante, bizarro. GALIANO - (latim) - Natural da Gália. GALIENO - Nome de imperador romano. GALILEO - Forma espanhola, inglesa e italiana de Galileu. GALILEU - (hebraico) - Galil, região. GALINDO - (germânico) - Divertida, serpente. GALLI - (italiano) - originário da Gália. GALO - (latim) - Gallus, habitante da Gália.

GALVÃO - (francês) - Falcão branco. GAMALIEL - Recompensa de Deus. GAMBOA - Variedade de marmelo. GAMBOAROTA - Perna fraturada. GAMEIO - Lugar dos gamos. GANDOLFE - Forma francesa de Gandolfo. GANDOLFO - Lobo de guerra, lobo guerreiro. GANDULF - Forma espanhola de Gandolfo. GANIMEDES - (grego) - Que aconselha com alegria. GARCEZ - (aragonês) - Derivado de Garcia. GARCIA - (ibérico, basco, aragonês) - Origem controversa. GARCINDO - Variação de Gracindo. GARIB -(árabe) - Excêntrico, romântico. GARIBALD - Príncipe da guerra. GARIBALDI - Que maneja a lança com valentia. GARNER - Exército de defesa.

GARRET - (inglês) - Lugar de refúgio, torre de vigia. GARRIDO - (espanhol) - Elegante, vistoso. GARRY - (inglês) - Portador de lança. GASPAR - (persa) - Tesouro. GASPARD - Forma francesa de Gaspar. GASPARE - Forma italiana de Gaspar. GASPARIN - Forma francesa de Gasparino. GASPARINO - Diminutivo de Gaspar. GASTALDI - (italiano) - Administrador de uma região. GASTÃO - (francês) - Gascon, nascido na Gasconha. GASTON - Forma alemã, francesa, espanhola e italiana de Gastão. GASTONE - Forma italiana de Gastão. GAUDÊNCIO - (latim) - Que regozija. GAUDENS - Forma francesa de Gaudêncio. GAUDENTIUS - Forma alemã de Gaudêncio. GAUDENZIO - Forma italiana de Gaudêncio.

GAUDIANO - (latim) - Contente. GAUTIER - Forma francesa de Wálter. GAVINO - Gaivota habitante. GAWRIIL - forma russa de Gabriel. GAYNE - (teutônico) - Proveitoso. GEDEÃO - O que despedaça, o matador. GEDEON - Forma espanhola de Gedeão. GEDEONE - Forma italiana de Gedeão. GEISEL - Fiador, refém, criador de cabras. GELASIUS - (grego) - O sorridente. GELERT - (germânico) - Vigoroso. GÉLIO - (latim) - Nome de família de Roma antiga. GÉLLERT - Forma húngara de Geraldo. GELMIRO - Alegre e famoso. GELSOMINO - Jasmim. GEMINIANO - Que geme: ou de geminus, gêmeos.

GEMÍNIO - (latim) - Gêmeo. GENARIO - (italiano) - Diminutivo de Gennaro. GENARO - Derivado de Januário. GENCIANO - Planta. GÊNCIO - (latim) - Gente. GENEROSO - (latim) - Nobre, corajoso. GENÉSIO - O que nasce, relativo ao nascimento. GENILDO - Aglutinação de Geni e Nildo. GENITO - (italiano) - O mesmo que Genésio. GENIVAL - (germânico) - Nascido para governar. GENIVALDO - Genival, ou composto de Geni e Osvaldo. GENNARO - Forma italiana de Januário. GENOLFO - Variação de Genulfo. GENRICH - Forma russa de Henrique. GENSERIVO - Rei dos vândalos. GENTIL - (latim) - Gens, evidente.

GENUÍNO - (latim) - Nativo, verdadeiro. GENULFO - Lobo de raça. GEORG - Forma alemã de Jorge. GEORGE - Fazendeiro. Forma romana de Jorge. GEORGES - Forma francesa de Jorge. GEORGIN - Forma francesa de Georgino. GEORGINO - Variação de Georgio, o mesmo que Jorge. GEORGIO - (grego) - Cultivador, agricultor. GEORGIOS - forma grega moderna de Jorge. GERALD - Forma alemã e inglesa de Geraldo. GÉRALD - Forma francesa de Geraldo. GERALDINO - Variação de Geraldo. GERALDO - O que governa com a lança. GERARD - Forma holandesa e inglesa de Geraldo. GERARDO - Forte com a lança. GÉRAUD - Forma francesa de Geraldo.

GERBERT - Forma alemã, inglesa e francesa de Gerberto. GERBERTO - Brilhante ou famoso na lança. GERCINO - Variação de Guercino. GEREMARO - Afamado na lança. GEREMIA - Forma italiana de Jeremias. GERHARD - Forma alemã de Geraldo. GERIÃO - (grego) - De fala harmoniosa. GERMAIN - Forma francesa de Germano. GERMAN - Forma alemã, inglesa e espanhola de Germano. GERMANO - Natural da Germânia. GERMINAL - (francês) - Germe, gérmen. GERMINIANO - Corruptela de Geminiano. GERÓLAMO - O mesmo que Jerônimo. GERÔNCIO - (greco-latino) - Velho. GERONS - Forma francesa de Gerôncio. GERONTILUS - Forma inglesa de Gerôncio.

GERSAM - (hebraico) - Hospede. GERSON - (hebraico) - Peregrino, estrangeiro. GERÚNCIO - Variação de Gerôncio. GERVAIS - Forma francesa de Gervásio. GERVASE - Forma inglesa de Gervásio. GERVÁSIO - Impetuoso na lança, potente no combate. GERVINO - Provavelmente derivado de Gervásio. GESU - Forma italiana de Jesus. GESUALDO - O refém do rei, devotado ao rei. GESUÍNO - (português) - Puro, legitimo. GETÚLIO - natural de Getúlia, país da África. GHEORGE - Forma romena de Jorge. GIACINTO - Forma italiana de Jacinto. GIACOBBE - Variação italiana de Jacó. GIACOMO - Forma italiana de Jaço. GIANFRANCO - Nome italiano composto de João e Franco.

GIÃO - Forma arcaica de Julião. GIASONE - Forma italiana de Jasão. GIBRAL - Vindo do mar, de Gibraltar. GIDEON - (hebraico) - O ceifador. GIGES - Nome masculino, grego Gyges, nome de uma ave. GIL - (antigo francês) - Gilles, cheio de juventude. GILBERT - Promessa brilhante. GILBERTO - Refém brilhante. GILDÃO - Forte, robusto. GILDÁSIO - (germânico) - Gild. "valor". GILDO - Masculino de Gilda. GILIMERO - Rei dos vândalos, na Ática. GILIPO - (grego) - Espécie de saco usado por soldados. GILLES - Variação francesa de Gil ou Egídio. GILSON - (inglês) - Filho de Gil, Gilberto. GIMENES - Variação de Gimenez.

GIMENEZ - Sobrenome de origem espanhola. GINES - Variação de Genésio. GINO - Diminutivo italiano de Luís, João e Ângelo. GIOACCHINO - Forma italiana de Joaquim. GIOBRE - Forma italiana de Jó. GIOCONDIANO - forma italiana de Jucundino. GIOCONDINO - Forma italiana de Jucundino. GIONATA - Forma italiana de Jonas. GIORDANO - Forma italiana de Jordão. GIORGINO - Forma italiana de Georgino. GIORGIO - (italiano) - Jorge. GIOVANI - Forma italiana de João. GIOVANNI - Forma italiana de João. GIOVENALE - Forma italiana de Juvenal. GIRALDO - Variação de Geraldo. GIRÃO - (francês) - Giron, retalho.

GIRARD - Variação de Geraldo. GIRARDO - Variação de Geraldo. GIROLAMO - Forma italiana de Jerônimo. GISCON - (grego) - Debatedor, vigoroso. GISLENO - Masculino de Gislene. GIULIANO - Forma italiana de Juliano. GIULIO - Forma italiana de Júlio. GIUSTINIANO - Forma italiana de Justiniano. GIUSTO - Forma italiana de Justo. GLADE - (inglês) - Polido, brilhante. GLADIS - Variação de Gladys. GLADISTONE - Glad, ave de rapina, e stone, pedra. GLADNEY - (anglo-saxão) - Polido. GLADYS - (teutônico) - Gladíolo, flor; inglês, princesa. GLÁUBER - Crente, aquele que tem fé. GLÁUCIO - (grego) - Verde-azulado. luzente.

GLAUCO - (grego) - Verde-azulado. GLÊNIO - (celta) - Vale. GLICÉRIO - (grego) - Amável, doce. GLÍCON - (grego) - Doce, agradável. GLIMÉRIO - Rei dos Vândalos. GLORIANO - Masculino de Gloriana. GLORIUS - masculino alemã de Glória. GLUCÍNIO - Nome de um metal. GNEU - Variação de Cneu. GOAR - Senhor da região. GOÁRIO - Variação de Goar. GOBERTO - Santo da Igreja Católica. GODARDO - Variação de Gotardo. GODDEARD - Forma francesa e inglesa de Gotardo. GODEFROY - Forma francesa de Godofredo. GODESENDO - Variação de Godesindo.

GODESINDO - (germânico) - Sindo, caminho, e Gode, de Deus. GODFREY - Forma inglesa de Godofredo. GODIM - Derivado de Godinho. GODINHO - (teutônico) - Bom, bonito. GODOFRED - (germânico) - Paz de Deus. GODÓI - Sobrenome de origem espanhola. GODOLIAS - Grandeza de Javé. GODOVINO - O mesmo que Goduino. GODOY - Variação de Godói. GODUINO - (germânico) - Uin, win, amigo. God, Deus. GOES - (visigodo) - Caminho da região. GOFREDO - Forma italiana de godofredo. GOIÁS - (tupi) - Gente da mesma raça, gente igual. GÓIS - Variação de Goes. GOLDMANN - (germânico) - Joalheiro, ourives. GOLDWIN - (germânico) - Amigo do ouro.

GOLIAS - Passagem, mudança. GOMES - Feito de goma. GOMIDE - (germânico) - Gumi, homem. GONÇALO - (visigodo) - Invulnerável na guerra. GONÇALVES - Variação de Gonçalo. GONDIM - Sobrenome de origem portuguesa. GONDOLFO - (germânico) - Gondulf: "olf. lobo. gond. da guerra". GONTIER - Forma francesa de Gunter. GONTRAN(O) - Variação de Gontrão. GONTRÃO - (germânico) - Combate, corvo. GONZAGA - De origem italiana da cidade de Gonzaga. GONZALO - Forma espanhola de Gonçalo. GÖRAN - Forma sueca de Jorge. GORDIANO -Derivado de Gordius, cidade da Frigia. GORDILHO - Diminutivo de Gordo. GORDIO - Nome de um rei da Frigia e de uma cidade desse país.

GORDO - Sobrenome português originado de uma alcunha. GORGE - Uma das Danaides. GÓRGIAS - Prenome na Roma antiga. GORKI - (russo) - Amargo, montanhês. GOTARDO - (teutônico) - Forte para Deus. GOTTFRIED - Forma alemã de Godofredo. GOTTHARD - Forma alemã de Gotardo. GOULART - (francês) - Gritador, guloso, comedor. GOUVEIA - (português) - Nome de uma localidade em Portugal. GRACIANO - Masculino de Graça. GRACILIANO - Variação de Gracílio. GRACÍLIO - (latim) - Elegante, gracioso. GRACINDO - Derivado de Graça. GRACINIANO - Derivado de graça. GRÁCIO - (latim) - Agradável, agradecido. GRACO - (latim) - Muito antigo, tendilhão.

GRAJAÚ - Pássaro comedor. GRATIANUS - Forma alemã de Graciano. GRATIEN - Forma francesa de Graciano. GRATINIANO - O mesmo que Graciniano. GRATO - Significação literal. GRATULINO - Derivado de Grato. GRAVINO - (italiano) - Barranco, despenhadeiro. GRAZIANO - Forma italiana de Graciano. GREGÓRIO - Derivado de Gregory. GREGORY - (grego) - Vigilante. GRIJÓ - Localidade de Portugal. GRILO - Sobrenome de famílias brasileiras. GRIMALDO - Que governa com o elmo. GRINO - Filho de Euriplo. GROF - (germânico) - Rude. GROU - (português) - Nome de uma ave.

GUAICURU - (tupi) - Veloz corredor. GUALBERTO - (teutônico) - Ilustre em força. GUÁLTER - Variação de Válter. GUALTÉRIO - Variação de Guálter. GUALTIERO - Forma italiana de Gualtério. GUANABARINO - (tupi) - Relativo a Guanabara. GUANANDI - (tupi) - Nome de uma árvore. GUAPORÊ - (tupi) - Cachoeira no campo. GUARAAQUEÇABA - (tupi) - O ninho das garças. GUARACI - (tupi) - O criador, o sol. Nome de homem. GUARACIABA - (tupi) - Cabelos louros, cabelos de sol. GUARACIBA - Variação de Guaraciaba. GUARAMIRANGA - (tupi) - O mesmo que Guarapiranga. GUARANI - (guarani) - Guerrear, guerreiro. GUARANTÃ - (tupi) - Madeira comprida, madeira dura. GUARÁOBI - (tupi) - Verde-azulado.

GUARAPARI - (tupi) - Garça vermelha. GUARAPIRANTA - (tupi) - Guará vermelho. GUARAPUAVA - (tupi) - O rumor dos pássaros. GUARARAPES - (tupi) - O estrondo dos tambores. GUARATINGUETÁ - (tupi) - Garças brancas. GUARATUBA - (tupi) - Lugar onde se juntam as garças. GUARU - (tupi) - Aquele que come. GUARUJÁ - (tupi) - Comedores, barrigudos. GUARULHOS - (tupi) - Dos guarus. GUATAÇARA - (tupi) - Andarilho, viajante. GUATMOZIN - Herói mexicano ou asteca. GUAXUPÉ - (tupi) - Abelha negra. GUAYR - (tupi) - Filho. GUAYTÍ - (tupi) - Ninho de pássaro. GUEDES - (galego) - sobrenome português. GUEIROS - Corruptela de Queirós.

GUERCINO - (italiano) - Estrábico, vesgo. GUERINO - (germânico) - Warin, defensor. GUERRA - Sobrenome português. GUERREIRO - Sobrenome português. GUIDO - Wido, floresta, bosques. GUILHERME - (teutônico) - O que protege, o protetor. GUILHERMINO - Diminutivo de Guilherme. GUMARÃES - Cavalo de combate. GUNTER - (germânico) - Exército guerreiro. GUY - Forma francesa e inglesa de Guido.

H HAAMIAH - Anjo da guarda. HABIB - (árabe) - Amor, querido. HABUIAH - Anjo da guarda. HADES - Nome grego de Plutão. HAHAHEL - Anjo da guarda.

HAHAIAH - Anjo da guarda. HAHASIAH - Anjo da guarda. HAHUIAH - Anjo da guarda. HAIAEL - Anjo da guarda. HAIMON - Santo da Igreja Católica. HAKAMIAH - Anjo da guarda. HALO - Luminoso. Coroa que envolve o Sol. HALS - Servo de Circe. HAMED - (árabe) - Louvado. HAMÍLCAR - (púnico) - Hanmelkar, graça de Hércules. HAMILTOM - Corruptela de Hamilron. HAMILTON - (inglês) - Aldeia da montanha. HANÍBAL - Variação de Aníbal. HANIRÉ - Suco de Ananás, bebida forte com ananás. HANSEL - (hebraico) - Graças a Deus. HARAHEL - Anjo da guarda.

HARIBERTO - Santo da Igreja Católica. HARIEL - Anjo da guarda. HAROLDO - Chefe de exército, comandante de tropa. HARRISON - Filho de Harry. HARRY - Diminuitivo inglês de Henrique. HASIN - (sânscrito) - Risonho. HASSAN - (árabe) - Bom, bonito. HAVILAH - (hebraico) - Cheio de tesouros. HAZAEL - Deus viu. Foi rei da Síria. HAZIEL - Minha visão é Deus. Também é Anjo da guarda. HÊBER - (hebraico) - companheiro. HECATE - Filho de Perses e Astéria. HECTOR - (grego) - Que segura firmemente. HEITOR - O que possui, possuidor, o guardador. HELÁDIO - (grego) - De Hélade, Grécia Antiga. HELÂNIO - Santo da Igreja Católica.

HÉLBER - (teutônico) - forte, duro. HÉLCIO - Variação de Élcio. HELEMENAS - Santo da Igreja Católica. HELENO - (grego) - Masculino de Helena. Personagem mitológico. HELI - (hebraico) - Altíssimo. Deus. HELIBERTO - Santo da igreja Católica. HÉLIO - (grego) - Hélios, sol. HELIODORO - (grego) - Dádiva do sol. HELL - (inglês) - Inferno. HELMUTII - (germânico) - Alegre proteção. HELOS - Epíteto de Ceres. HELVÉCIO - Natural da Helvécia, Suíça. Branco, luzente. HÉLVIO - (latim) - Castanho, pardo, escuro. HEMETÉRIO - (grego) - Amor. HEMO - Rei de Trácia. HÉMON - Filho de Creonte, rei de Tebas.

HENDERSON - (teutônico) - Filho excelente. HENOC - Variação de Henoque. HENOQUE - (hebraico) - Iniciado, consagrado. HENRI - (francês) - Henrique. HENRIQUE - Príncipe poderoso. HENRIQUES - Relativo a Henrique. HERÁCLES - (grego) - Filho de Hera. HERÁCLIO - (grego) - Consagrado a Hércules. HERÁCLITO - (grego) - protegido por Hércules. HERÁDIO - (grego) - De Hera. HERALDO - Variação de Haroldo. HERBERT - Combatente brilhante, guerreiro glorioso. HERBERTO - Variação de Herbert. HERCILIO(A) - (grego) - Orvalho. HERCULANO - (latim) - dedicado a Hércules. HÉRCULES - Deriva do verbo hercere, fechar, cercar.

HERIBALDO - (grego) - Audacioso do exército. HERIBERTO - Soldado ilustre, brilhante. HERIVALDO - Variação de Haroldo. HERMANN - Forma alemã de Armando. HERMANO - Irmão. Também variante de Armando. HERMENEGILDO - O que faz sacrifício aos deuses. HERMES - O deus mensageiro, deus do comércio. HERMETO - Santo da Igreja Católica. HERMINE - Variação de Hermínia. HERMINIO - Grande, o forte, o poderoso. HERMINO - Grande, o forte, o poderoso. HERMIONE - (grego) - O que oculta, que guarda. HERMÓGENES - De boa saúde, sadio, o gerado de Hermes. HERMON - Santo da Igreja Católica. HERMOS - Nobre ateniense. HEROCLES - (grego) - Glória sagrada.

HERODES - Dragão em fogo. HERODIANO - Historiador grego. HERÓDOTO - (grego) - Dado por Juno. HERON - (grego) - Herói. HEROS - Um dos quatro deuses Lares dos egípcios. HESÍODO - (grego) - Guia. HIAS - Filho de Atlas. HIBRAEL - Anjo bom. HIDALGO - (espanhol) - Fidalgo. HIDULFO - Santo da Igreja Católica. HIERO - (grego) - Hieros, sagrado. HIETO - habitante de Argos. HIGINO - (grego) - De boa saúde, sadio. HILÁRIO - (latim) - Hilarius, alegre. HILDEBERTO - (celta) - Grande senhor. HILDEBRANDO - Espada de guerra, espada de combate.

HILDEFONSO - Alerta para o combate. HILDEGARDO - O que cuida dos combatentes. HILDEMAR - Célebre na guerra. HILDERICO - Poderoso na guerra. HILDO - Guerreiro, aldeia da colina. HILEU - Um dos centauros. HILMAR - O que combate com escudo. HILO - Filho de Hércules e Dejanira. HILTON - (anglo-saxão) - Hyltim, da montanha. HIMERIO - (grego) - Gramático e sofista grego. HIMERO - Personificação do desejo. HIPÓCRATES - (grego) – Forte como um cavalo. HIPÓLITO - (grego) - Aquele que desatrela os cavalos. HIPONAX - Grande poeta satírico da Grécia. HIRÁ - Variação de Hiran. HIRAM - O mais nobre.

HIRAN - Meu irmão é excelso. HIRCANO - Sumo pontífice e rei dos judeus. HIREN - (tupi) - Gavião pequeno. HIRIEU - Filho de Netuno. HIROÍTO - Homem grande. HIRÔNIDES - Santo da igreja Católica. HIROSHI - (japonês) - Generoso. HITLER - Lavrador, pequeno agricultor. HOFFMAN - Atendente de corte real. HOFMANN - Homem da quinta, servente de uma quinta, lavrador. HOLOFRNES - (assírio) - Capitão forte. HOMEM - Sobrenome que antigamente era alcunha. HOMERO - (grego) - Homero, refém, segurança. HONESTO - Significação literal. HONORATO - (latim) - Aquele que merece ser honrado. HONORICO - Poderoso como um urso.

HONORINO - Diminutivo de Honório. HONÓRIO - (latim) - Honor, honra. HONORIUS - (latim) - Honorável. HONOS - Personificação da virtude moral. HORACIO - Relativo às horas. HORMÊNIO - Pai de Astidâmia. HORTÊNSIO - (latim) - O da horta, jardineiro. HOSOKAWA - (japonês) - Reservado. HOSTÍLIO - (latim) - Hostil, adversário. HOTEI - Deus da saúde e das crianças. HUANG-TI - Soberano chinês. HUÁSCAR - corda de ouro, corda. HUGO - (teutônico) - Ajuizado. HUGOLINO - Santo da Igreja Católica. HUMBERTO - (teutônico) - Espírito brilhante. HUMBERTO - De inteligência brilhante.

HUMPHREY - Gigante que protege. HURASSÍ - (tupi) - Nuvem.

I IABÁ - (tupi) - Orgulhoso, arrogante. IACO - Filho de Júpiter e Ceres. IAGÊ - (tupi) - Tem qualidades de telepatia. IAGO - aquele que suplanta, aquele que vence. IAH-HEL - Anjo da guarda. ÍAMO - filho de Apolo e Evadne. IAN - (hebraico) - A graça de Deus. IANDEYARA - (tupi) - Nosso senhor Jesus Cristo. IAPUAMA - (tupi) - Cheiroso, recender. IASIÃO - Filho de Júpiter e Electra. IÁSIO - Rei de Argos. IAYÍ - (tupi) - Gota de orvalho.

IBÁ - (tupi) - Fruta. IBALD - (teutônico) - Nobre arqueiro. IBAÑEZ - (espanhol) - De Ibañes. IBERÊ - (tupi) - Nome de personagem da ópera O Escravo. IBESEN - (escandinavo) - filho de Ib. IBIÃ - (tupi) - Ladeira, barranco. IBIACY - (tupi) - Terra boa. IBIAPABA - (tupi) - Chapada, terra desmoronada. IBIAPINA - (tupi) - Terra sem vegetação, terra pelada. IBINAYAYA - (guarani) - Cobra d’água. IBIRI - (afro-brasileiro) - O prematuro. ÍBIS - (Egito) - Ave sagrada. IBRAIM - Forma árabe do hebraico Abraão. ICÁDIO - Filho de Apolo e da ninfa Lícia. ICANOR - Personagem de um conto. ICÁRIO - Ateniense, pai de Erígone.

ICARO - (grego) - De origem mitológica. ICÍLIO - Um dos cinco primeiros tribunos de Roma ICORACY - (tupi) - Raio de sol. ICTINO - Grande arquiteto grego. IDALINO - Serpente ativa. IDÁLIO - (grego) - Sol flamejante. IDEU - Filho de Paris e Helena. IDMON - Personagem da mitologia grega, pai de Aracné. IDOMENEU - Rei de Creta. IDOMEU - (latim) - Espírito vidente. IDÚLIO - Nome da vitima que se imolava a Júpiter no dia dos Idos. IEAZEL - Anjo da guarda. IEHUIAH - Anjo da guarda. IEIALEL - Anjo da guarda. IERATEH - Anjo da guarda. IFIGENIO - (grego) - De bom nascimento.

IFITO - Rei da Elida. IGLESIAS - (espanhol) - Igrejas. IGOR - Ingvar, defensor de Ingor, divindade germânica. IGUAÇU - (tupi) - Água grande. IGUANA - (tupi) - Lagarto. IGUAPÉ - (tupi) - Seio d’água. IGUARA - (tupi) - Lugar onde se bebe água. IGUASSU - Variação de Iguaçu. IGUATU - (tupi) - Água boa. IJUÍ - (tupi) - Água com espinho. IKEY - Variação de Isaac. ILAH - (hebraico) - Exaltado. ILÁRIO - (grego) - Alegre. ILDEBRANDO - Variação de Hildebrando. ILDEFONSO - (teutônico) - Pronto para o combate. ILIRIO - Filho de Cadmo e Harmonia.

ILO - Nome de origem mitológica. Rei de Tróia. ILUMINATO - (latim) - Brilhante, ornado. IMAMIAH - Anjo da guarda. INÁCIO - (latim) - Ignatius, ardente. INANDÊ - (nambiquara) - Enfeite de penas e coquinho. INARI - (japonês) - Inari era o deus do arroz e da agricultura. INAYÊ - (tupi) - O mesmo que Inaê. INCA - Significa filho do sol, na mitologia peruana. INCLITO - De significação literal: ilustre. notável. INGO - (germânico) - Divindade, celebridade. INGOMAR - Esplendor do deus Ingo. INHUÃ - (tupi) - Campo elevado. INOCÊNCIO - (latim) O inofensivo, o que não comete mal. ION - Santo da Igreja Católica. IÔNIO - Santo da Igreja Católica. IORI - (africano) - Vitalidade da luz.

IOSHUA - (hebraico) - Vehoshua, deus da salvação. IPAÇU - (tupi) - Ilha grande. IPÊ - Árvore de flores amarelo-ouro. IPÓLITO - (tupi) - Olho d’água. IPUPIARA - (tupi-guarani) - Gênio das águas. IRA - (hebraico) - Ira, o que vigia. IRINEU - (grego) - Homem da paz, o pacifico. ISAAC - Variação de Isaque que vem do hebraico, ele sorriu. ISAC - (hebraico) - Riso de Jeová. ISAÍAS - (hebraico) - Deus é a minha salvação. ISANTO - Planta da América do Norte. ISAO - (japonês) - Meritório. ISAQUE - (hebraico) - Ele sorriu. ISAR - (hebraico) - Ele é cândido. ISAURO - (latim) - Igual ao ouro. ISEU - (grego) - Igual.

ISIDORO - (grego) - Isodoros, dádiva de Isís. ISIDORO - Variação de Isidoro. ISLENO - (espanhol) - natural de uma ilha. ISMAEL - (hebraico) - Deus o ouviu. ISMAIL - Um dos reis dos persas. ISNAR - Forte como o ferro. ISNARDO - (grego) - Saudade, desejo veemente de amor. ISÓCRATES - (grego) - Força igual. ISOFÂNIO - (grego) - parecido, semelhante. ISRAEL - (hebraico) - Forte contra Deus o homem que vê a Deus. ISRAFIL - Divindade de voz bela e melodiosa. ITAIPU - (tupi) - Fonte que nasce da pedra. ITAJAÍ - (tupi) - Rio pedregoso, rio cheio de pedras. ITALO - (latim) - Através do italiano - Natural da Itália. ITAMAR - (hebraico) - Região de palmeiras. ITAMARACÁ - (tupi) - Chocalho de pedra.

ITAMARATI - (tupi) - Água entre pedras soltas. ITAMBÉ - (tupi) - Pedra afiada. ITAOCA - (tupi) - Fortaleza de pedra, casa de pedra. ITAPEMIRIM - (tupi) - Pedra pequena. ITAPERUMA - (tupi) - Aldeia extinta e negra. ITAPETININGA - (tupi) - Passagem a raso, passagem a vau. ITAPEVA - (tupi) - Pedra chata. ITAPICURU - (tupi) - Pedra cheia de saliências pontiagudas. ITAPOÃ - (tupi) - Pedra redonda, pedra exposta. ITÁPOLIS - Cidade de pedra. ITU - (tupi) - O salto, a cachoeira. ITUPÊ - (tupi) - Que anda junto, companheiro, vitória-régia. ITURIEL - Personagem de um dos romances de Voltaire. IULO - Outro nome de Ascânio, filho de Enéias. IURI - Variação de Yuri. IVÃ - Variação de Ivan.

IVAÍ - (tupi) - Rio das flechas. IVAIR - (tupi) - Rio das fechas ou fruta d’água. IVALDIR - O pai dos anões ferreiros (mitologia germânica). IVAN - (russo) - Corresponde ao português João. IVAR - (germânico) - Flecheiro, seteiro. IVO - (anglo-saxão) - Ive, filho do arco, ativo, vigilante. IXORA - (sânscrito) - Mestre, príncipe. IZIQUE - (ucraniano) - O mesmo que Isaac.

J JABAMIAH - Anjo da guarda. JABEL - Prenome na Grécia antiga. JABEZ - Que causa sofrimento. JABINO - Dos reis de Canaã. JABOATÃO - (tupi) - Árvore de tronco reto. JABRIEL - (hebraico) - Criado por Deus. JACEYRU - (tupi) - Lugar das melancias.

JACINTO - (grego) - Uma flor que se chama jacinto. JACK - Forma inglesa de Jacó. JACKSON - (inglês) - Filho de Jack. JACÓ - (hebraico) - Que suplanta, que vence. JACOB - Variação de Jacó. JACOBO - Variação de Jacob. JACOME - Variação de Jacó. JACQUES - Forma francesa de Jaime. JACUÍ - (tupi) - Rio dos Jacus. JACUIPE - Variação de Jacui. JACUNDINO - Santo da Igreja Católica. JACUY - Variação de Jacuí. JADER - (latim) - Nome de um rio da Líria. JADO - Sumo sacerdote e patriota judeu. JADON - (hebraico) - Profeta judeu. JAFÉ - O dilatado, o difundido. Um dos filhos de Noé.

JAFET - Variação de Jafé. JAGUAR - O cão, a onça, o tigre. JAGUARÃO - (tupi) - A onça feroz. JAGUARAYAVA - (tupi) - Vira lata, cachorro ruim. JAGUARI - (tupi) - Rio de onça. JAGUARIBE - (tupi) - O senhor das onças, o caçador. JAGUARUNDY - (tupi) - Gato do mato. JAÍBA - Rio de água ruim. JAIME - Jackob, o vencedor. JAIR - O iluminado de Deus. JAIRE - Chefe da sinagoga de Cafarnaum. JAIRO - O iluminado de Deus. JAIRUS - (hebraico) - Iluminado. JAMES - Variação de Jaime. JAMIE - Variação de James. JAMIL - (árabe) - Formoso.

JANGO - Hipocorístico de João. JÂNIO - De origem latina, referente ao deus Jano. JANITOR - Porteiro, o que presidia às portas. JANO - O mais antigo rei da Itália, era filho de Apolo e de Creusa. JANSEM - Filho de Jan (João). JANTU - Criança, menino. JANUÁRIO - Consagrado a Jano. JAPIASSU - De origem indígena: ave da amazônia. JAPY - (tupi) - A nascente. JAQUES - Variação de Jacó. JARBAS - Aquele a quem Baal fez nobre. JARDEL - Joio, garganta. JARDELINO - Variação de Jardel. JARDIM - Significado literal. JARDO - (português) - Amarelento. JASÃO - (grego) - Médico, curandeiro.

JASON - Variação de Jasão. JÁSPER - Tesouro procurado, uma pedra semi-preciosa. JAT - (teutônico) - Alegre. JATIR - Guerreiro de Os Timbiras, de Gonçalves Dias. JATY - Variação de Jati. JAÚ - O que devora, o que estreita. JAUBERT - Brilho virtuoso. JAURU - (tupi) - Rio dos Jaús. JAVARI - Rio afluente do Amazonas. JAVAS - Rápido. JAVIER - Variação de Xavier. JAYME - Variação de Jaime. JAZIEL - Meu Deus vê, provê. JEAN - Mesma origem do nome Jane. JED - (árabe) - Filho da paz. JEFFERSON - Filho de Jaffet.

JELIEL - Anjo da guarda. JELSON - Corruptela de Gerson. JEMMY - Variação de James. JEOVÁ - O ser por excelência. JEREMIAS - Yirmiyah, indicado de Jeová. JEROME - (grego) - Hierosnomos, nome sagrado. JERRY - Variação de Jerônimo. JESSÉ - Rico, homem que é rico de vários modo. JESUALDO - Variação de Gesualdo. JESUINO - Derivado de Jesus; que pertence a Jesus. JESUS - (hebraico) - Deus é seu Auxílio. JETRO - Pai de Séfora, mulher de Moisés. JEZALEL - Anjo da guarda. JIMMY - Diminutivo de Jaime. JOÁ - Deus é irmão. JOABE - Paternidade; general judeu.

JOACI - (tupi) - Sedento. JOADE - Sumo sacerdote dos judeus. JOANES - (latim) - Filho de Lohannis. JOÃO - Deus é gracioso. JOAQUIM - O elevado de Deus. JOÁS - Fogo do Senhor. Nome de um rei de Judá e outro de Israel. JOATAN - Rei de Judá. JOBIM - De Jovino. JOBSON - Filho de Jó. JOCELIM - (anglo-saxão) - Goscelin, Justo. JOÉ - Diminutivo de José. JOEL - O adorador de Jeová. JOFRE - Hipocorístico de Godofredo. JOLY - (francês) - Lindo, gentil. JONAS - (hebraico) - Yonah, pomba. JONATÃ - Variação de Jônatas.

JÔNATAS - (hebraico) - Prenda de Deus. JONES - Variação inglesa de João. JORDÃO - Que desce, que corre, rio da Palestina. JORGE - Trabalhador da terra, fazendeiro. JÓRIO - Santo da Igreja Católica. JORNADO - Yarden, aquele que descende. JOSÉ - Aquele que acrescenta. JOSEF - (hebraico) - Variação de José. JOSEF - (italiano) - Variação de José. JOSEFINO - Aglutinação de Josefa e Avelino. JOSEFO - Variação de José. JOSEPH - Variação de José. JOSIAS - O que Deus consolou. JOSINO - Diminutivo de José. JOSUÉ - (hebraico) - Deus é seu Auxílio. JOUBERT - (francês) - Deus é brilhante.

JOUVE - (francês) - Jovem. JOVELINO - Aglutinação de Joana e Avelino. JOVIANO - (latim) - Consagrado a Júpiter. JOVINO - (latim) - Posto sob a proteção de Júpiter. JOVIRO - Santo da Igreja Católico. JOVITO - (latim) - Energia. JUAREZ - De origem espanhola. O mesmo que Soares. JUATAMA - (tupi) - Terra dos juás. JUBAL - Nome bíblico, Jubal inventou a citara e o órgão. JUCA - Apelido de José ou Joaquim. JUCÊ - (tupi) - Limpo, asseado. JUDAS - (hebraico) - Louvor a Deus. JUGURDA - Rei da Numídia. JULIANO - (latim) - Que pertence a Júlio. JULIÃO - Variação de Juliano. JÚLIO - (latim) - Julis, cheio de juventude.

JUM - Diminutivo de Jaime. JUMBO - Personagem de Walt Disney, elefantinho. JUNIANO - Relativo a Juno. JUNO - A florescência na juventude. JUNQUEIRA - Juncal, coleção de plantação de juncos. JUPARANÃ - (tupi) - Mar de rãs. JUPIAÇARA - (tupi) - Cercado de espinhos. JÚPITER - Nome latino de Zeus. JURANDI - (tupi) - O que foi trazido pela luz do céu. JURANDIR - Variação de Jurandi. JUROJIN - Deus da Longevidade. JURUAPA - (tupi) - Murmurar, falar mal. JURUNA - (tupi) - Boca negra. JURUPARI - (tupi) - Demônio que tapa a boca dos que dormem. JURUPI - (tupi) - Silencioso, calado. JURURÊ - (tupi) - Suplicante.

JUSCELINO - Variação de Juçara. JUSTINIANO - (latim) - De Justine, ligado a Justino. JUSTINO - Variação de Justo. JUSTO - (latim) - Iustus, o justo. JUVENAL - (latim) - Da juventude. JUVÊNCIO - (latim) - Mocidade. JUVENTINO - Derivado de Juvêncio.

K KAAB - Poeta árabe, contemporâneo de Maomé. KABIR - Famoso poeta indiano. KAI - (persa) - Rei. KALED - (árabe) - Imortal. KALIDSA - Famoso poeta hindu. KALIL - (árabe) - Amigo intimo. KALO - (grego) - Real.

KALUANÁ - Guerreiro de uma lenda indígena. KAMAITIORÊ - (pareci) - Mitologia indigna, filho do Deus Enorê. KAMAL - (árabe) - O perfeito. KAMINSKI - O das pedras, o da família do pedreiro. KANAPINA - (inglês) - Aquele de quem se fala. KANOPE - Mitologia egípcia, principio fundador, criador ebenfeitor. KAPIPA - Filosofo hindu. KARAN - (árabe) - Generosidade. KARL - Karl, forte, viril. Correspondente a Carlos. KASPAR - Grande tesouro. KASSIM - Usado para vários califas do mundo árabe. KAWADEVA - Divindade hindu que corresponde ao grego Zeus. KEDAR - (hebraico) - Escuro. KEGAN - (irlandês) - Filho do Egan. KEIJI - Nome masculino japonês. KELVIN - (irlandês) - Cao-labhuinn, do rio estreito.

KELWIN - Guerreiro amigo. KEN - Japonês, espada. KENDALL - Vale brilhante, vale do rio brilhante. KENERINO - Santo da Igreja Católica. KENJI - Nome masculino japonês. KENNEDY - (irlandês) - Cabeça encapuzada. KENT - Cant, branco, brilhante. KHURI - (árabe) - Cura, padre. KILIANO - Santo da Igreja Católica. KIM - Chefe, ou do chinês Kim, ouro. KINDERMAN - Homem educador, educador de crianças, professor. KING - (teutônico) - Chefe. KIYOSHI - Nome masculino japonês. KLEIN - (germânico) - Pequeno. KLEPER - O fabricante de boinas, barretes. KOCH - (germânico) - cozinheiro, taverneiro.

KOJI - Nome masculino japonês. KONDER - (germânico) Comendador. KONRAD - Conselheiro ousado, corresponde a Conrado. KOWALSKI - (polonês) - Dos ferreiros. KREMER - Comerciante, negociante. KRIEGER - (germânico) - Taverneiro. KRISHNA - Divindade hindu. KRUEL - (germânico) - O de cabelos crespos. KUARAHÍ - (guarani) - Sol. KUAT - Mitologia indígena, irmão (sol) gêmeo de Iaê (lua). KUNIO - Nome masculino japonês. KURI - (árabe) - Cura ou padre. KURT - (germânico) - Variação de Conrado. KWASINSKI - (polonês) - Os que lidam com ácido.

L

LA FONTAINE - (francês) - A fonte. LA SELVA - Sobrenome de origem italiana. LABÃO - (hebraico) - Branco, alvo. LABÉRIO - Comediógrafo romano. LABERT - (germânico) - Brilhante, esplendido. LABIENO - Tributo romano. LABOA - Filho de Anfião. LACEDÊMON - Filho de Júpiter e Taigete. LACERDA - (espanhol) - La cerda, a cerda. LÁCIO - (latim) - Região habitada por povos latinos. LADEIRA - Significado literal. Sobrenome de famílias brasileiras. LADISLAU - Senhor da glória, dirigente glorioso. LAÉRCIO - Da cidade de Laerte, na Sicília. LAERTE - (grego) - Formiga, salvador do povo. LAERTES - Variação de Laerte. LAFAYETE - (francês) - Faia, árvore alta e ramosa.

LAFITE - Fincada, pregada, pedra fincada. LÁFRIO - Filho de Delfos. LAGE - Do lugar onde tem lagos. LAGO - De origem geográfica. LAGUNA - (espanhol) - Lagoa. LAHETÓ - (karanjá) - Sol. LAIO - Tordo, pássaro de plumagem branca com pintas pretas. LAJES - De origem geográfica. LALO - (latim) - do verbo lallare, cantar para adormecer as criança. LAMAR - País brilhante, terra brilhante. LAMAS - Da lama, do brejo, topônimo. LAMBERTO - Origem geográfica. LAMEIRA - Origem geográfica. LAMENHA - (árabe) - Quem é? LAMEQUE - (hebraico) - Pobre. LAMPEU - Epíteto de Non.

LANDELINO - Santo da Igreja Católica. LANDERICO - Santo da Igreja Católica. LANDIM - Tem origem numa povoação portuguesa. LANDOALDO - Santo da Igreja Católica. LANDOLFO - Lobo da terra, defensor da pátria. LANDULFO - Variação de Landolfo. LAOCONTE - Na mitologia, foi sumo sacerdote de Apolo. LAOVIAH - Anjo da guarda. LAPA - De origem germânica. LARANJEIRAS - Significado literal. Nome de famílias brasileiras. LARINO - Pastor de Epiro. LATÂNCIO - Que bebe leite. Escritor cristão. LATERANO - (latim) - Latus, lateris, que está ao lado. LATIF - (árabe) - O amável, delicado. LATINO - (latim) - Latus, largo, flanco. Natural do Lácio. LAUDÁLIO - Que louva a Deus.

LAUDELINO - O que merece louvor, o que louva. LAUDEMIR - Jovem príncipe da Bélgica. LAUDEMIRO - Digno de admiração e louvor. LAUDO - (latim) - Eu louvo. LAURANCE - (latim) - Vitorioso, laureado. LAUREANO - De Lauro, filho de Lauro. LAURÊNCIO - O coroado de louros. LAURENTINO - Natural da região de Laurento. LAURIANO - Relativo a Lauro. LAURINDO - Derivado de Lauro. LAURO - (latim) - Masculino de Laura. LAUSO - Personagem da mitologia latina. LAUVIAH - Anjo da guarda. LAVÁRIOI - (latim) - Ladainha. LAVÍNIO - Cidade construída por Enéias em honra de sua esposa. LAVRADOR - Significado literal, primitivamente era alcunha.

LÁZARO - Deus é meu socorro. LEAGRO - Filho de Lêmeno. LEAIAH - Anjo da guarda. LEAL - Significado literal, sobrenome de famílias brasileiras. LEANDRO - Homem leão. LEÃO - (latim) - Leo, leonis, leão. LEARCO - Filho de Ino e Atemante. LEBRÃO - Sobrenome de famílias brasileiras. LEBRE - Sobrenome de famílias brasileiras. LECABEL - Anjo da guarda. LEE - Leah, do prado cheio de pastagens. LEIAEL - Anjo da guarda. LEITÃO - Procede da fidalguia portuguesa. LEITE - Faces leitosas. LEITNER - Morador de uma encosta, numa ladeira. LELAHEL - Anjo da guarda.

LÉLIO - (grego) - Laios, falar, falador, tagarela. LÉLIS - Origem italiana. LELO - Hipocorístico de Manoel. LEME - Origem flamenga. LEMIR - Célebre na paz. LEMOS - Origem espanhola. LEMUEL - Consagrado a Deus. LENCASTRE - Fortaleza do rio. LÊNIN - Nome de origem russa. LÊNIS - Suave, macia, branda. LEO - (latim) - Leão. LEOCÁDIO - (latim) - Relativo a Leão. LEOCRATES - (grego) - Forte como o povo. LEODOMIR - (germânico) - Príncipe o povo famoso. LEOMIL - Clemente e famoso. Cidade de Portugal. LEOMIR - Variação de Leomil.

LEONAM - Anagrama do nome Manoel. LEONARDO - Leão bravo. LEONATO - General de Alexandre, o Grande. LEÔNCIO - (latim) - Semelhante a uma leão. LEONEL - Leão novo, filhote de leão. LEONÍDIO - Derivado de Leônidas. LEONTEU - Chefe lápita. LEOPOLDINO - Derivado de Leopoldo. LEOPOLDO - Ousado para o povo. LEOPPOLDO - Príncipe do povo. LEOS - Filho de Orfeu. LEOVIGILDO - Digno de amor, valioso. LÉPIDO - Gracioso, engraçado. LEPTINO - Orador ateniense, contemporâneo de Demóstenes. LETO - (latim) - Alegre. LEVI - Unido, ajuntado.

LEVINDO - (latim) - Canhoto. LEVINO - Amigo querido. LIBÂNIO - (grego) - Incenso. LIBERALINO - Derivado de Liberal. LIBERATO - (latim) - O libertador. LIBÊRIO - (latim) - Livre. LIBÔNIO - (latim) - O que faz bolo para os sacrifícios. LIBÓRIO - Natural da região de Libora (Espanha). LICÉRIO - Santo da Igreja Católica. LICINIO - De cabelos lisos. LÍCIO - (grego) - Ave com esse nome. LICO - Rei de Tebas. LICOMEDES - Rei de Ciros e pai de Deidômia. LICON - Filho de Pelasgo. Rei da Arcádia, fundou Licosura. LICOPEU - filho de Ágrio. LIDO - Filho de Átis e Calitéia.

LIGÓRIO - Liguori, natural de Liguori, de origem italiana. LIGURGO - (grego) - Caçador de lobos, o que afasta os lobos. LIMA - Rio Límia, quem atravessa esse rio perderia a memória. LIMENTINO - Epíteto de Juno. LIMPO - Alcunha e sobrenome antigos. LINCEU - Alguns homens notáveis da Crécia. LINCO - Rei dos citas. LINCOLN - Lincolne, da colônia através do lago. LINDENBERG - Monte de Tílias. LINDOLFO - O lobo protetor. LINEU - (alemão) - Linnen, lindo. LINHARES - Origem toponímica. LINO - (latim) - Linho, planta têxtil. LINS - Cidade da Alemanha. Antigamente era Linz. LINUS - Forte emoção pelo sofrimento. LIODE - Um dos pretendente de Penélope.

LÍRIO - (português) - Nome de uma flor. LISANDRO - (grego) - O que liberta o homem. LISBINO - Santo da Igreja Católica. LISBOA - Alis ubbo, alegre seio do mar. LÍSIO - (grego) - Resgatado, liberto. LISIPO - Escultor grego natural de Sidônia. LÍSIS - Filosofo grego discípulo de Pitágoras. LISISTRATO - (grego) - Soltar, exército. LITWINSKIA - (polonês) - Natural de Lituânia. LIVINO - Derivado de Lívio. Santo da Igreja Católica. LÍVIO - (latim) - Pálido, livido. LIVRAMNENTO - Origem religiosa. LOBÃO - Aumentativo de lobo. Sobrenome de familias brasileiras. LOBATO - Filhote de lobo. LOBO - (latim) - Lupus, lobo. LOCRO - Filho de Júpiter e Hera.

LODOVICO - (germânico) - Guerreiro célebre. LOMBARD - Barba longa. LOMBARDI - Lombardo da Lombardia. LOMBARDO - Longobardus, de barba longa. LOODEGAR - Lança do povo. LOPES - (latim) - Lopo, derivado de lobo. LOPO - (latim) - Lupus, lobo. LORETO - (latim) - Bosque de loureiros. LOT - O que esconde, o que cobre com um véu. LOTÁRIO - Guerreiro famoso. LOTENO - Santo da Igreja Católica. LÓTUS - (grego) - Lotos, a flor de lótus. LOUREDO - (latim) - bosque de loureiros. LOUREIRO - (português) - Árvore do louro. LOURÊNCIO - Laureado, adornado com louro. LOURENÇO - Laureado, adornado com louro.

LOURI - Hipocorístico de Lourêncio, Lourival. LOURIVAL - (latim) - Laurus, que tem louros. LUBOMIR - Amor e paz. LUCANO - (latim) - Bosque, do bosque. LUCAS - (latim) - Natural de Lucânia, terra da luz. LUCÉLIO - Forma derivada de Lúcio. LUCIANO - Derivado de Lúcio. LUCIDIO - (latim) Luminoso. LÚCIDO - Brilhante, esclarecido. LUCIDORO - Presente de luz, doador de luz. LUCILIANO - Santo da Igreja Católica. LUCÍLIO - (latim) - Luz, luminoso. LÚCIO - (latim) - Nascido com o dia, nascido com a manhã. LUCRÉCIO - Nome de famoso poeta latino. LUDGERO - Guerreiro célebre. LUDOLFO - (teutônico) - Lobo ilustre.

LUDOMIRO - Santo da Igreja Católica. LUDOVICO - (teutônico) - Ilustre na guerra. LUÍS - Guerreiro famoso. LUNARDELI - (italiano) - De Lunardo. LUPÉRCIO - Nascido, nascimento, o que nasce. LUPERCO - Deus latino protetor dos pastores. LUPIANO - Santo da Igreja Católica. LUPICÍNIO - (latim) - Dos lobos. Santo da Igreja Católica. LUPINO - Santo da igreja Católica. LUSBEL - Variação de Lúcifer, portador da luz. LUSO - O mesmo que português. LUTERO - (teutônico) - Alto, famoso. LUZARDO - Forte como lince. LUZO - Que reluz ou cintila. LYNCH - (anglo-saxão) - Montanha.

M

MAC - (galês) - Filho de MACAON - Um dos filhos de Esculápio. MACÁRIO - (grego) - Afortunado, feliz. MACAXERA - (tupi) - Demônio, diabo. MACBETH - Príncipe escocês. MACEDO - (latim) - Origem geográfica. MACEDON - Santo da Igreja Católica. MACEDÔNIO - (grego) - O eminente, excelso. MACEIÓ - (tupi) - Coisa alada, provida de asas. MACHADO - Significado literal. sobrenome comum no Brasil. MACHIAVEL - (toscano) - Prego. MACIEL - Derivado de uma povoação portuguesa. MACRINO - Santo da Igreja Católica. MADER - (germânico) - Secador, ceifador. MADIRO - Santo da Igreja Católica. MADRI - (árabe) - Águas correntes.

MADUREIRA - Origem geográfica. Localidade portuguesa. MAGALHÃES - (celta) - Magal, grande. origem geográfica. MAGÉ - (tupi) - Pajé, feiticeiro. MAGINO - Santo da Igreja Católica. MAGNO - (latim) - Magnus, grande, magno. MAGNUS - (latim) - Magnus, grande, magno. MAHANA - (tupi) - O vigilante, a atalaia. MAHASIAH - Anjo da guarda. MAHERBAL - Grande general cartaginês. MAIRON - Anagrama de Marino. MAJUÍ - (tupi) - Andorinha. MALAQUIAS - (hebraico) - O profeta, o enviado. MALHEIROS - (português) - Que faz malhas. Origem geográfica. MALUF - (árabe) - Gordo. MAMOIGUARA - (tupi) - Forasteiro, estrangeiro. MAMON - (hebraico) - Dinheiro.

MANAIBARÚ - (tupi) - Mandioca. MANAQUEL - Anjo da guarda. MANASSÉS - (hebraico) - Esquecimento. MÂNCIO - (latim) - O adivinho. MANCO-CAPAC - personagem lendário dos incas, herói e sábio. MÂNCUCA - Forma deturpada que os índios davam a Manoel. MANDIRO - Nome masculino japonês. MANECO - Forma deturpada que os negros davam a Manoel. MANES - Os deuses Manes. MANFREDO - Homem da paz. MANGABEIRA - Origem botânica. MANGAYCY - Leite venenoso de mangaba. MANHUÇU - (tupi) - Chuva abundante. MANHUMIRIM - (tupi) - Chuva fraca. MANOEL - (hebraico) - Immanuel, Deus conosco. MANOLO - Forma abreviada do espanhol para Manoel.

MANRICO - (teutônico) - Homem rico. MANSO - Significação literal. Usado como sobrenome. MANSUETO - (latim) - Manso. MANSUR - (árabe) - Vencedor vitorioso. MANTOVANI - (italiano) - Da cidade de Mántova. MANTUS - (etrusco) - Deus da morte e do mundo infernal. MANUALDO - (germânico) - Que governa o poder. MANUEL - O mesmo que Manoel. MAOMÉ - (árabe) - Mohamed, amado, louvado. MARACAJARA - (tupi) - Aquele que agitava o maracajá, feiticeiro. MARACAJU - (tupi) - Ponta de terras altas. MARANHÃO - (tupi) - Mar grande, mar que corre. MARANI - (tupi) - Provocador de brigas, rixento. MARAPENDI - (tupi) - Mar limpo. MARCELINO - (latim) - Que descende de Marte. MARCELO - (latim) - Marcellus, martelinho.

MARCHIORI - O mesmo que Melchior. MARCIANO - (latim) - De Márcio, ligado a Marcos. MARCÍLIO - Variação de Marciano. MÁRCIO - (latim) - Nome com que os guerreiros invocavamJúpiter. MARCIONILO - Diminutivo de Márcio. MARCO - (latim) - Marcus. MARCOLINO - Derivado de Marcelino. MARCONDES - Sobrenome de origem italiana. MARCONI - (italiano) - De Marcus. MARCOS - (latim) - Deus da guerra. MARINHO - (latim) - Marinus, do mar. MARINO - O mesmo que Marinho. MÁRIO - (latim) - Homem másculo, viril, varonil. MARIVALDO - Aglutinação de Maria e Osvaldo. MARLON - (Antigo francês) - Pequeno falcão.

MARO - (etrusco) - Grande. MARQUES - Patronímico de Marcos (derivado do nome do pai). MARSÍLIO - Original do do francês, de Marselha. MARTE - Mar, másculo, guerreiro. MARTIM - Que faz guerra, guerreiro. MARTINHO - Diminutivo de Martim. MARTINIANO - Variação de Martinho. MARTINS - (latim) - Que faz guerra, guerreiro. MARUÍ - (tupi) - Rio das moscas. MARVEL - (antigo francês) - Merveille, maravilha. MARYIDO - Aglutinação de Mary + Guido. MASCARENHAS - origem toponímica. MASSON - (francês) - Pedreiro. MATA-HÁRI - (javanês) - Mata, olho. hári, sol. MATARAZZO - (italiano) - Fabricante, vendedor de colchões. MATEUS - (hebraico) - Dom de Jeová.

MATIAS - Forma abreviada de Matatias. MATOS - Origem botânica. MATOSO - Origem botânica. MATTAR - (árabe) - Chuva. MATURINO - Santo da Igreja Católica. MATUSALÉM - (hebraico) - O que maneja a lança. MAUÁ - (tupi) - Coisa elevada, coisa alta. MAUARÍ - (tupi) - Nome de uma ave gênio do mal. MAULA - (árabe) - Um dignitário. MAURER - (germânico) - Pedreiro. MAURICI - (tupi) - De mãe elevada. MAURICIO - (latim) - Derivado de Maurus, de pele escura, mouro. MAURILIO - Derivado de Mauro. MAURO - (latim) - Maurus, de pele escura, mouro. MAVINO - (germânico) - amigo do direito. MAX - Abreviação de Maximiliano. Máximo.

MAXIMINIANO - Derivado de Máximo. MAXIMINO - Derivado de Máximo. MÁXIMO - (latim) - O maior. MAZAGÃO - (árabe) - Água quente. MAZZAROTO - (italiano) - Ramalhete. MBAERAYI - (tupi) - Nervura das folhas, fibra. MBAEUPEGUARA - (tupi) - Idôneo, capaz. MBARAJARA - Senhor do maracá, feiticeiro, curandeiro da tribo. MBIACY - (tupi) - Lua cortada. MBIGUAYARA - (tupi) - Aprisionar, prender na guerra. MEANDRO - Filho de Cércafo e Anaxibia. MEARIM - (tupi) - O rio do povo. MEARY - (tupi) - Rio do povo. MECEJANA - (árabe) - Prisão. MECENAS - (latim) - O protetor dos sábios. MÉCIA - (latim) - Nome de homem e do mês de maio.

MECISTEU - filho de Tálao. MEDEIROS - (português) - Lugar onde há feixes de trigo. MÉDICI - (italiano) - Dos médicos, da família de médicos. MEENGARA - (tupi) - Doador, ofertante. MEFITES - (latim) - Exalação pestilencial. MEHIEL - Anjo da guarda. MELAHEL - Anjo da guarda. MELAMPO - Famoso adivinho e médico grego. MELANEU - Célebre arqueiro, filho de Apolo. MELÂNIO - Santo da igreja Católica. MELCHIOR - (hebraico) - O rei da luz. MELIAGRO - Filho de Eneu e de Altéia. MELISSO - Masculino de Melissa. MELITÃO - (latim) - Natural da ilha de Malta, melitense. MELITEU - Filho de Júpiter e de Ninfa Otrais. MELITO - (latim) - doce como mel.

MELO - (latim) - Melro, um pássaro. MELQUIADES - Derivado de Melquias. MELQUIOR - (hebraico) - O rei da luz. MELQUISEDEQUE - (hebraico) - O rei da justiça. MELVA - (céltico) - Chefe. MELVINO - (irlandês) - Chefe, cortes, polido. MEMBI - Flauta. MEMBYCOI - (tupi) - Gêmeo. MEMONÕ - (tupi) - O neto, o descendente. MENADEL - Anjo da guarda. MENANDRO - (grego) - Homem firme, homem forte. MENARDO - Homem forte, poderoso. MÊNCIO - (chinês) - Meng Tseu. MENDEL - Variação de Emanuel. MENDELSON - Filho de Mendel. MENDES - (egípcio) - divindade mitológica, da família de Mem.

MENDEYMA - (tupi) - O solteiro. MENDONÇA - Origem espanhola. MENECEU - Pai de Creonte e Jocasta. MENEHEM - Rei de Israel. MENELAU - (grego) - O que não se curva ao povo. MENELÉU - Santo da Igreja Católica. MENES - Fundador do império egípcio. MENESCAL - Servo, criado, guia. MENESES - Os moradores no vale do rio Mena. MENESTEU - Filho de Peteu. MÊNFIS - Cidade antiga construída às margens do rio Nilo. MENIPO - (grego) - Aquele que sustenta o cavalo. MENON - (grego) - Durável. personagem da mitologia. MENOTTI - (italiano) - Derivado de Domingo, Domênico. MENTOR - Sábio grego, educador do filho de Ulisses. MERCIER - (francês) - Mascate, mercador.

MERCÚRIO - Nome latino de Hermes. MEREDITE - Maredud, dia mortal. MERGULHÃO - Sobrenome português. Antigamente era alcunha. MERÓPE - (grego) - Mortal. MERUYPE - (tupi) - rio das Moscas. MESQUITA - (árabe) - Lugar de orações. Igreja. MESSIAS - (hebraico) - Ungido. MESTATÁSIO - Apelido de Pedro Boaventura Trapssi. METIS - (grego) - Conselheiro. MEYER - (germânico) - Fazendeiro, administrador de fazenda. MIARALÊ - Variação de Miararé. MIARARÉ - (tupi) - Mitologia indígena: Espírito que habita aslagoas. MICAEL - Variação de Miguel, também é nome de Anjo da guarda. MICHAEL - Anjo da guarda. MICKIE - Variação de Michael. MIDAS - (trácio) - O que cura. Nome de um rei da Frigia.

MIGLIARI - (italiano) - Marca de uma milha, pedra miliária. MIGUEL - (hebraico) - Mikhael, quem é como Deus? MIKI - Nome masculino japonês. MIKIE - Nome masculino japonês. MILANO - (italiano) - De Milão, nascido em Milão. MILCÍADES - (grego) - Vermelhão. MILITÃO - Variação de Melitão. MILITINO - Santo da Igreja Católica. MILLOR - Corruptela de Milton. MILO - (latim) - A coleira. Santo da Igreja Católica. MÍLTON - (grego) - Milts, rubro, vermelho. MIMENÓ - (tupi) - O descendente, o neto, o filho do filho. MINDIYARA - (tupi) Senhor da lança, lanceiro. MINERVINO - Derivado de Minerva: dedicado a Minerva. MINORO - Nome masculino japonês. MINOS - Filho de Júpiter e Europa.

MIQUEAS - (hebraico) - Quem é como Deus. MIRO - Hipocorístico de Valdomiro. Almiro. MIROSLAU - (eslavo) - Glória da paz. MIRTO - (grego) - Murta. MISAEL - (hebraico) - Quem é que é Deus. Derivado de Miguel. MISENO - Companheiro de Enéias. MISSER - (italiano) - Meu senhor. MITSRAEL - Anjo da guarda. MIZAEL - Um dos anjos bons que forma a milícia celeste. MOAB - (MOABE) - Um dos filhos de Lote. MOACIR - (tupi) - Pessoa que magoa, que faz sofre. MOAMEDE - (árabe) - Altamente louvado. MOCANHIMBARA - (tupi) - Destruidor, demolidor. MOCOCA - (tupi) - A plantação, o roçado. MODESTINO - Diminutivo de Modesto. MODESTO - (latim) - O moderado, modesto.

MOHAMMED - (árabe) - Altamente louvado. MOISÉS - (hebraico) - Salvo das águas. MOLIERE - (francês) - Pedra de moinho. MOLINARI - (italiano) - Moleiro. MOLO - Filho de Deucalião. MONALDO - O que governa com amabilidade. MONCORVO - Origem geográfica. MONDIM - (italiano) - Da quinta do Mondini. MONDINI - (latim) - Que protege o mundo. MONFORTE - Monte forte. MONITOR - (latim) - Censor, conselheiro. MONIZ - Origem teutônica. MONJARDIM - (italiano) - Meu jardim. MONTALVÃO - oriundo de uma localidade portuguesa. MONTALVERNE - De origem geográfica. MONTALVO - (espanhol) - Monte alvo.

MONTE - Origem geográfica. MONTEIRO - (português) - Caçador dos montes. MONTEMOR - (português) - Monte maior. MONTEVIDÉU - (latim) - Vejo um monte. MONTEZUMA - Rei do México, antes da conquista espanhola. MONTINO - (latim) - Relativo a monte. MONTORO - Monte de ouro. MONT-SERRAT - Do monte serrado. MOÓCA - (tupi) - Pouso, rancho. MORAES - (português) - Muros. MORAIS - O bosque de amoreiras, as amoreiras. MORATO - Extraído de amoreira: pé de amora. MOREL - (francês) - Moreno. MORENO - De cor morena. Nome e sobrenome. MORFEU - Nome de um deus do sono, na mitologia. MORGADO - Primogênito, herdeiro, filho mais velho.

MÓRGAN - (gaulês) - Homem do mar, habitante do mar. MORIS - Hipocorístico inglês de Maurício. MORON - filho de Evante. MORRISON - (inglês) - Filho de Moris. MOSCOSO - Origem espanhola. MOTA - (teutônico) - Monte de terra. MOURÃO - Derivado de uma localidade portuguesa. MOUTINHO - Origem geográfica. MOZAR - (germânico) - De ânimo forte. MOZART - (germânico) - De ânimo forte. MUCIANO - Derivado de Múcio. MÚCIO - (latim) - Mutus, mudo, muda. MUMIAH - Anjo da guarda. MUNHOZ - (antigo espanhol) - De Munho. MUNIR - (árabe) - Luminoso. MUNIZ - (basco) - Colina.

MURA - Origem geográfica. MURARI - (italiano) - Pedreiro de muro. MURICY - (tupi) - Árvore de frutos saborosos. MURIEL - (espanhol) - Muro, taipa. MURILO - (espanhol) - Pequeno muro, famoso pintor espanhol. MUSASHI - Famoso espadachim japonês. MUSSOLINI - (italiano) - Tecelão de musselina. MUZAMBINHO - (quimbundo) - Adivinhação.

N NABOR - (hebraico) - Que prevê, vidente. NABU - Personagem fabuloso da mitologia do povo caldeu. NABUCO - forma abreviada de Nabucodonosor. NABUCODONOSOR - Minha coroa protege. NADER - Raro. NAIM - (árabe) - Delicado.

NALDINO - Hipocorístico de Arnaldo. Reinaldo. NALDO - Admirável, corajoso, forma abreviada de Arnaldo. NANAEL - Anjo da guarda. NAOMI - (hebraico) - Naomi, o agradável. NAOR - (hebraico) - Indignação, irritado. NAPOLEÃO - (grego) - O leão da floresta. NARCEU - Santo da Igreja Católica. NARCISO - (grego) - O que adormece. NARVAL - Unicórnio, licorne. NASCENTES - origem geográfica. Localidade portuguesa. NASCIMENTO - Sobrenome de muitas famílias brasileiras. NÁSSER - Fabulista árabe. NASSIM - (árabe) - Brisa. NATÃ - (hebraico) - Prenda de Deus, presente de Deus. NATAL - Refere-se ao nascimento de Jesus. NATALICIO - (latim) - Relativo ao nascimento.

NATALINO - Nascimento ou dia natalício. NATAN - Uma prenda de Deus, doado por Deus. NATANAEL - Prenda de Deus. NATANIEL - Prenda de Deus. NATEL - Forma francesa de Natal. NAUM - O mesmo que Neemias. NAUTES - Velho troiano que acompanhou Enéias em sua viagem. NAVARRO - (espanhol) - De Navarro. NAVAS - Origem espanhola. NAVES - (português) - Terreno plano entre montanhas, planalto. NAVITO - Santo da Igreja Católica. NAXOS - Herói do Arquipélago das Cidades. NAZARÉ - (hebraico) - Guarda, sentinela. NAZARENO - (hebraico) - Flor, coroa. originário de Nazaré. NAZARIEL - Meu Auxílio é Deus. NAZÁRIO - (hebraico) - Aquele que se consagra a Deus.

NEANDRO - Novo homem, jovem. NEANTO - Filho de Pitaco. NECESSIDADE - (latim) - Necessitas, necessidade. NEEMIAS - Consolo do Senhor. NEFTALL - (hebraico) - Minha luta. NEGRÃO - Primitivamente era alcunha. NEGREIROS - De negrel-los, localidade portuguesa. NEGRI - (italiano) - O negro, o de cor negra. NEGRO - Significado literal. Sobrenome português. NEI - Variação de Neu. Novo. NELCAEL - Anjo da guarda. NELE - Variação de Nelly. NÉLSON - Filho de campeão. NEMAMIAH - Anjo da guarda. NEMEU - Epíteto de Júpiter. NEMIAS - (hebraico) - Deus consola.

NEMO - (latim) - Ninguém. NEÓCLES - Lavrador da Lícia. NEOFITO - (grego) - Nova planta. NEOMEDES - Santo da igreja Católica. NEON - Santo da Igreja Católica. NEPOMUCENO - Cidade onde nasceu São João Nepomuceno. NEPTUNO - Deus das fontes, do mar. NEREU - É o nome de um deus marinho. NÉRI - De origem religiosa, provém de São Felipe Néri. NERO - Famoso imperador romano. NESTOR - (grego) - O que regressa. NESTÓRIO - Variação de Nestor. NETO - Diminutivo de Jane. NETUNO - Nome latino de Poseidon. NÊUTON - Variação de Newton. NEVES - Origem religiosa.

NÉVIO - (latim) - Com sinais na pele, verruguento. NEWTON - Na cidade nova, do novo Estado. NEY - (francês) - Novo. NICÁCIO - (grego) - Vitorioso. NICANDRO - (grego) - Vencedor de homens. NICANOR - (grego) - Vencedor de homens. NICÉFORO - O que traz a vitória. NICHOLAS - forma diminutiva de Nicolau. NICKEL - Hipocorístico inglês de Nicola, Nicolau. NICO - Habitação. Forma diminutiva de Nicolau. NICODEMOS - (grego) - O vencedor do povo. NICOLA - Forma diminutiva de Nicolau. NICOLAS - (grego) - Nikolaos, povo vitorioso. NICOLAU - (grego) - Povo vitorioso. NICOLINO - Diminutivo de Nicolau. NICOMEDES - Aquele que planta a vitória.

NICTEO - Tebano filho de Hirideu e Clônia. NIELS - Forma diminutiva dinamarquesa para Nicolau. NIEMEYER - (germânico) - Novo proprietário, novo dono. NIKE - Nome grego de Vitória. NILO - Famoso rio do Egito. NILSEN - (germânico) - Filho de Niels. NILSON - Filho de Nill, filho novo. Variação de Nélson. NÍLTON - (inglês) - Filho de um novo lugar. NINO - (assírio) - Habitação. NINON - Hipocorístico de Ana. NIREU - Filho de Carópio e da ninfa Aglaia. NISO - filho de Pandião, rei de Atenas. NITAEL - Anjo da guarda. NITERÓI - (tupi) - Água escondida. NIT-HAIAH - Anjo da guarda. NIVALDO - O que governa com cólera.

NIVEO - (latim), branco como a neve. NOBEL - (latim) - sobrenome de Alfred Bernhard Nobel. NOBRE - Primitivamente era alcunha. NÓBREGA - De origem geográfica. NOÉ - (hebraico) - Repouso, conforto. NOEL - (francês) - Noel, Natal. NOGUEIRA - Árvore que dá nozes. NORAX - Filho de Mercúrio e Eritréia. NORBERTO - Herói brilhante, brilho nórdico. NÓRTON - Cidade do Norte. NORUEGA - Caminho do norte. NOVAIS - Novo, terra nova, terra descansada um ano. NOWAR - (eslavo) - Novo. NUMA POMPÍLIO - Segundo rei dos romanos. NUMÍCIO - Rio da Lácio. NUMITOR - Filho de Procas, rei de Alba.

NUNCIO - (latim) - Mensageiro. NUNES - Derivado de Nuno.

O OAXES - Filho de Anquiale. OBDIAS - Servo do Senhor. OBDÚLIO - Forma espanhola de Abdala. OBEDE - (hebraico) - Servo, escravo. OBERICO - Variação de Alberico. OBERON - Rei dos gênios do ar. OBERTO - De inteligência brilhante. OCATOR - Deus romano que presidia o trabalho dos camponeses. OCEANO - Personificação da água que envolve o mundo. ODAIR - Variação de Adair. ODE - (árabe) - Rio. ODÉLIO - Um pequeno com saúde. ODEMAR - Esplendor dos bens, da riqueza.

ODENATO - Príncipe árabe. ODÉRICO - Santo da Igreja Católica. ODÍLIO - Variação de Oto. ODILON - Feliz, radiante, brilhante. Variação de Odo. ODIN - Deus supremo na mitologia escandinava. ODIR - Forma variante de Odo. ODISSEU - Nome grego de Ulisses. ODO - Propriedade, riqueza, felicidade. ODON - Forma variante de Odo, Oto. ODORICO - (teutônico) - Senhor de propriedades. ODUÍNO - Amigo da propriedade. ODULFO - (germânico) - Lobo da propriedade. ODUVALDO - O que governa a propriedade. OFIR - Nome de um rei lendário. OGER - Cavalheiro contemporâneo. OLAVO - Sobrevivente ancestral.

OLDEGAR - (germânico) - Lança dos bens. OLDEMAR - Variação de Odemar. OLEGÁRIO - Forte, poderoso. OLENO - Filho de Júpiter e Amaxitéia. OLIMPIO - (grego) - Olimpo, monte onde morava os deuses. OLINTO - (grego) - Figo que não amadurece. OLIVÁRIO - Nome de um templo de Hércules. OLIVER - Deriva do nórdico antigo Olvaerr, bondoso. OLIVÉRIO - (latim) - Azeitona. OLÍVIO - Variação de Olivo. Oliva. OLVIDIO - (espanhol) - Esquecido. OMA - (árabe) - Amir, comandante. OMAEL - Anjo da guarda. OMAR - (árabe) - O supremo, seguidor do profeta, riqueza. OMER - Variação de Homero. ONCO - filho de Apolo.

ONÉSIMO - (grego) - Proveitoso, útil. ONÉSIO - (grego) - Prestar um favor, ser útil a alguém. ONOFRE - Boi sagrado, boi preto. ONORATO - (latim) - Honroso. OREBE - (hebraico) - Corvo. ORESTES - (grego) - Aquele que habita as montanhas. ORFEU - Que tocava lira com alta perfeição. ORICO - (germânico) - Príncipe forte como o urso. ORIEL - (latim) - Aurélia, dourada. ORIGENES - Descendente de deus Hor. ORLANDINHO - Diminutivo de orlando. ORLANDO - Do país famoso. ORLEANS - Origem toponímica e nome de uma cidade francesa. ORMEO - Anagrama de Romeo. ORNEU - Filho de Erecteu e Praxitéia. ORSINI - (italiano) - Urso.

ORTIGÃO - Sobrenome português. Antigamente era Alcunha. ORTIZ - (espanhol) - Chácara. OSCAR - Lança de Deus, combatente divino. OSÉAS (OSÉIAS) - (hebraico) - Salvador. OSIAS - (hebraico) - Rei de Judá. OSINIO - Princípe de Clúsio. OSIRIS - (egípcio) - O de muitos olhos. OSMAN - (germânico) - Homem dos deuses. OSMAR - A glória dos deuses. OSMIRO - Brilho, glória dos deuses. OSMOND - Protetor divino. OSMUNDO - Santo da Igreja Católica. OSNI - (hebraico) - Deus ouviu. OSÓRIO - (basco) - Matador de lobos. OSVALDO - Deus poderoso, poder de Deus. OSVINO - Amigo de Deus.

OTACÍLIO - (grego) - Que escuta. OTAVIANO - Variação de Otávio. OTÁVIO - (latim) - Oitavo filho. OTELO - Variação de Otílio, que vem de Oto. OTÍLIO - Variação de Oto. OTO - Rico, poderoso. OTOMAR - Inteligente da nobreza, ilustrado, fortuna. OTON - (teutônico) - rico. OTONI - (hebraico) - Do Ottone. OTONIEL - O leão de Deus. OVÍDIO - (latim) - De ovelha, referente a ovelha. OZAMAM - Forma francesa de Hosana. OZIAS - (hebraico) - A fortaleza do Senhor. OZIEL - (hebraico) - A força de Deus.

P

PÃ - Divindade protetora dos pastores e dos rebanhos. PABLO - (espanhol) - Pequeno. Forma espanhola de Paulo. PACAEMBU - (tupi) - Arroio das pacas. PACHECO - Origem espanhola. PACIFICO - (latim) - Homem de paz. PACIORNIK - (russo) - Colar de contas. PACO - (espanhol) - Variação de Francisco. PACÔMIO - De ombro grosso, o da águia. PACÔNIO - (latim) - Paz, pacifico. PAÇOS - (português) - Dos palácios reais. PACTOLO - filho de Júpiter e Leucotéa. PADOVANI - (italiano) - Da cidade de Pádova. PÁDUA - Origem toponímica. PAFO - filho de Cefalo e Aurora. PAGANINI - (italiano) - Pagão. PAIM - Origem inglesa.

PAIS - Paio, de Palágio, da família de Paio. PAIVA - (português) - Do rio Paiva. PAIXÃO - Origem religiosa, da Paixão de Cristo. PALADINO - (latim) - Guerreiro, palaciano, homem de palácio. PALÁDIO - (grego) - Divindade mitológica greco-romana. PALAMEDES - Filho de Náuplio e Climene. PALEMON - Gramático latino do tempo de Tibério. PALHARES - Das palhas, da palhoça. Origem toponímica. PALMALIAH - Anjo da guarda. PALOMA - (espanhol) - Pomba. PAMPLONA - origem geográfica, cidade de Espanha. PANAFORTE - Penhasco forte, pedreira forte. PANCHO - (espanhol) - Francisco. PANCRÁCIO - (grego) - O que vence tudo, forte na luta. PANDOLFO - Bandeira de Lobo. PANFILO - (grego) - amigo de todos.

PANTALEÃO - Forte no físico e no moral, leão em tudo. PAOLO - (italiano) - Paulo. PAQUERER - (tupi) - Onde dorme as pacas. PAQUETÁ - (tupi) - As parcas. PARÁ - (tupi) - Mar. PARACAMBI - (tupi) - Onde os rios se encontram. PARACELSO - Médico e alquimista da antiguidade. PARAGUAÇU - Grande seio do mar. PARAIBA - (tupi) - rio grande ruim. PARAIBA - Rio ruim para navegação por causa das pedras. PARAIBUNA - (tupi) - Rio muito fundo e escuro. PARAITINGA - Rio branco ruim, rio ruim e branco. PARANÁ - Rio caudaloso, mar. PARANAGUÁ - (tupi) - Enseada do rio grande. PARANAPANEMA - Rio grande sem peixes. PARANAPUÃ - Algas do mar.

PARANHOS - Origem geográfica, defendido a honra. PARAOPEBA - Rio de águas rasa, rio raso. PARATI - (tupi) - Mar branco. PARAÚNA - (tupi) - rio caudaloso e negro. PARDAL - Sobrenome, primitivamente era alcunha. PAREDES - Origem geográfica. PARENTE - Parente, primo, sobrinho. PARFISAL - (árabe) - Cavaleiro de bom agoro. PARIGT - (francês) - Parisiense. PARIO - Filho de Fesão. PARIS - (grego) - Lutador. PARISIO - Santo da Igreja Católica. PARISIS - (italiano) - Procedente da cidade de Paris. PARMÊNIO - Santo da Igreja Católica. PARO - Filho de Jasão. PARREIRA - Plantador de uvas, agricultor das parreiras.

PASCAL - nascido na pascoa. PASCOAL - Que se alimenta. Relativo a Páscoa. PASIFAE - Filho do Sol e de Perse. PASINI - (italiano) - Do pasino. PASSALÁQUA - O que atravessa, passa a água, o rio. PASSARINHO - Alcunha que transformou-se em sobrenome. PASSOS - Refere-se à caminhadas de Jesus ao monte Calvário. PASTOR - (latim) - Que guarda os rebanhos. PASTORINHO - Diminutivo de pastor. PAT - (inglês) - Peixe. PATRÍCIO - Forma masculina de Patrícia. PATRÍCIOS - Plural de Patrício. PATRIZIO - (italiano) - Patrício. PATROCINIO - De origem cristã. PATROCLES - Herdada do pai, afamada pelos ascendentes. PATÚLCIO - Epíteto de Jano.

PAUL - (inglês, francês) - Paulo. PAULINO - Diminutivo de Paulo. PAULO - De baixa estatura, pequeno. PAVÃO - (português) - Nome de uma ave. PEDRINO - Diminutivo de Pedro. PEDRO - (latim) - Rocha ou pedra; ou do grego Petra, pedra. PEDROSO - Variação de Pedro. PEIXE - Primitivamente era alcunha. PEIXOTO - Diminutivo de Peixe. PELÁGIO - Aquele que vem do mar, marinheiro. PELEGRINO - Estrangeiro, peregrino. PELOPE - Filho de Tântalko e Clítia. PENAFIEL - Origem geográfica, uma cidade de Portugal. PENEDO - Grande pedra, penhasco. PÊNIA - Personificação de pobreza. PENIDO - Derivado de Pena, pedra, penha.

PENTEADO - Primitivamente era alcunha. PENTEU - Filho de Equion e Agave. PEÔNIA - Medicinal. De peão deus da medicina. PEPA - Diminutivo espanhol. PEPARETO - Filho de Baco e Ariadne. PEPINO - Origem italiana. PEQUENO - Primitivamente era alcunha. PERCI - De olho penetrante. PÉRCIO - (grego) - O saqueador. PERCIVAL - (antigo francês) - Perceval, vale da broca. PERCIVAL - (grego) - Gracioso. PERDIGÃO - (português) - Macho da perdiz. PEREGRINO - (latim) - Estrangeiro. PEREIRA - (português) - Vale das pêras, pereiras. PERES - Patronímico de Pedro. PERESTRELO - Família italiana.

PEREZ - (latim) - Indolente. PERGENTINO - (latim) - Que continua a caminho. PERI - (tupi) - Esteira de junco. PÉRICLES - (grego) - Muito glorioso, muito ilustre. PERILO - (grego) - Que olha em torno. PERMINIO - Santo da Igreja Católica. PERNAMBUCO - (tupi) - Pedra furada, buraco que faz o mar. PERO - Variação de Pedro. PERON - Hipocorístico espanhol de Pedro. PERPÉTUO - (latim) - O que sempre dura. PERSEU - (grego) - Herói mitológico, filho de Júpiter e Danaé. PESSANHA - (italiano) - Deriva de Pezagno. PESSOA - (latim) - Persona, pessoa. PESTANA - O de pestanas compridas, espessas. PETRARCA - Governo duro, forte de pedra. PETRONILHO - Regato que corre por entre pedras.

PETRONILO - Forma diminutiva de Petrônio. PETRÔNIO - Quarto, quarto filho. PETROSKI - Forma polonesa de Pedro. PETRY - Forma germânica de Pedro. PIÁ - Meu filho. PIAÇAGUERA - (tupi) - Porto velho. PIANCÓ - (tupi) - Pomba que geme. PICCINELI - (italiano) - Pequeno. PIERCE - Rocha ou pedra. PIERRE - Forma francesa de Pedro. PILA - filho de Cléson. PILATOS - (latim) - Armado de lança. PIMENTEL - O que rosto avermelhado. Diminutivo de pimenta. PINDAMONHANGABA - Fábricante de anzóis. PINHEIRO - Lugar onde há pinhos. PINHO - Origem vegetal.

PINIANO - Santo da Igreja Católica. PINTO - Sobrenome no Brasil e em Portugal. PIO - (latim) - Piedoso, pio. PIOLI - (italiano) - Do Piolo, cavilha tarraxa. PIOVESAN - De Piove, cidade da província de Pádua. PIQUEROBI - (tupi) - Peixinho verde. PIRACICABA - (tupi) - Lugar de peixe. PIRAÇUNUNGA - (tupi) - Peixe que ronca. PIRAGIBE - Braço de peixe, ou barbatana. PIRAJÁ - (tupi) - Viveiro de Peixes. PIRAJU - (tupi) - Peixe dourado. PÍRAMO - Jovem babilônico. PIRANGA - (tupi) - Vermelho. PIRAPAMA - (tupi) - Peixe batendo. PIRAPORA - (tupi) - Peixe que salta. PIRAQUERA - (tupi) - Buraco de peixe.

PIRATINI - (tupi) - Peixe seco. PIRATININGA - (tupi) - Seca-peixe. PIRES - (latim) - Variação de Pedro. PIRINEU - Rei de Paulis. PISELI - (italiano) - Homem simples. PITÁGORAS - Ágora, praça, foro, orador da praça, do foro. PITANGA - Primitivamente era Alcunha. PITANGUI - (tupi) - rio das pitangas ou rio das crianças. PÍTIA - Profeta ou adivinho. PIUM - (tupi) - Rio dos mosquitos. PIZARRO - Origem espanhola. PLACIDIO - (latim) - Pacífico. PLÁCIDO - (latim) - Sossegado, tranquilo. PLATÃO - (grego) - Platos, largo, o que tem espáduas largas. PLAUTO - Aquele que tem pés chatos e largos. PLETZ - Remendão, alfaiate de remendos.

PLÍNIO - Completo, cheio, pleno. PLUTÃO - Nome latino de Hades. PLUTARCO - Aquele que administra a riqueza. PLUTO - Deus das riquezas. POÁ - (tupi) - riacho alto. POCONÉ - (tupi) - Apanhar, prender. POIARES - Origem geográfica. POIEL - Anjo da guarda. POINCARE - (francês) - Punhos quadrados. POLÍBIO - (grego) - Opulento, rico. POLICARPO - (grego) - O que produz muitos frutos. POLICLETO - (grego) - Muito célebre. POLIDORO - (grego) - Aquele que é muito liberal. POLIFENO - (grego) - Muito falado, muito afamado. POLONIO - Variação de Apolônio. PÔLUX - Um dos Dióscuros.

POMBAL - Origem geográfica. POMPEU - (latim) - Pomposo, faustoso. POMPÍLIO - Variação de Pompeu. PONCIANO - De Pôncio, ligado a Pôncio. PÔNCIO - Mar. Variação de Pompeu. PONTES - Ponte, de perto da ponte. Origem geográfica. PONTÍFICES - (latim) - Fazedores de pontes. PORCHAT - Porcadeiro, comerciante ou criador de porcos. PORCINO - Diminutivo de Pórcio. PÓRCIO - (latim) - Porco. PORFÍRIO - (grego) - Revestido de púrpura. PORTEU - Filho de Agenor e Epicasta. PORTILHO - (espanhol) - Abertura em muralha. PORTO - Origem geográfica. Cidade portuguesa. PORTOS - (grego) - Destruidor. PORTUGAL - (latim) - Portu Cales, o porto de Cales.

POSÉIDON - Dominador dos mares. POSSÍDIO - Santo da Igreja Católica. POSSIDÔNIO - Consagrado ao deus Poseidon. POSSINO - Santo da Igreja Católica. POTENGI - (tupi) - Rio dos Camarões. POTI - (tupi) - Camarão. POTIER - Fabricante ou vendedor de louças de barro. POTIGUARA - (tupi) - Comedor de camarão. PÓVOA -Sobrenome no Brasil e em Portugal. PRADO - (português) - Campina, do prado. PRATA - Sobrenome no Brasil e em Portugal. PRATES - (português) - De uma prata. cunhador de prata. PRAXEDES - (grego) - Ativo, ação, operoso, laboroso. PRENTICE - Aprendiz, discípulo, aluno. PRESLEY - Habitante dos campos dos padres. PRETO - Alcunha de pessoa de cor negra.

PRIAPO - Filho de Baco e Vênus. PRILIS - Filho de Mercúrio e da ninfa Issa. PRIMITIVO - (latim) - Nascido em primeiro lugar. PRIMO - (latim) - Primus, primeiro filho. PRINCE - Príncipe. PRIOR - (latim) - Primeiro. PRISCILIANO - Variante de Prisco. PRISCO - Antigo, dos tempos primitivos. PROCÓPIO - Aquele que progride, o que ganha. PROCTOR - (latim) - Procurador, administrador. PRÓCULO - Nobre albano. PROMETEU - Conselho, sensato, ajuizado, prudente. PRÔNAX - Filho de Tálao. PROPÉRCIO - Nascido antes do tempo, prematuro. PRÓSPERO - Auspicioso, próspero favorável. PRÓSPERO - Auspicioso, próspero favorável.

PROTÁGORAS - Primeiro na tribuna judiciária. PROTÁGORAS - Primeiro na tribuna judiciária. PROTÁSIO - A primeira parte, o primeiro trecho. PROTÁSIO - A primeira parte, o primeiro trecho. PROTEU - Um dos muitos filhos de Poseidon. PROTEU - Um dos muitos filhos de Poseidon. PROTÓGENES - O primeiro nascido, o primogênio. PROTÓGENES - O primeiro nascido, o primogênito. PRUDENCIANO - De Prudêncio ou Prudência, filho de. PRUDENCIANO - De Prudêncio ou Prudência, filho de. PRUDÊNCIO - Prudentius, prudente, cauteloso. PRUDÊNCIO - Prudentius, prudente, cauteloso. PRUDENTE - Variante de Prudêncio. PRUDENTE - Variante de Prudêncio. PTOLOMEU - (grego) - Guerreiro. PTOLOMEU - (grego) - Guerreiro.

PÚBLO - (italiano) - Pertencente ao povo, popular. PÚBLO - (italiano) - Pertencente ao povo, popular. PUCCI - (italiano) - Hipocorístico de Puccini. PUCCI - (italiano) - Hipocorístico de Puccini. PUCCINI - Forma italiana de Jacó. PUCCINI - Forma italiana de Jacó. PUGLIELI - (italiano) - Ficha de jogo. PUGLIELI - (italiano) - Ficha de jogo. PUJOL - (francês) - Morrinho. PUJOL - (francês) - Morrinho. PURIFICAÇÃO - Nome religioso. PURIFICAÇÃO - Nome religioso. PUTIFAR - Aquele que Rá deu. PUTIFAR - Aquele que Rá deu.

Q QUADROS - Porção de terra lavradia.

QUANDT - Arteiro, astuto. QUEIRÓZ - (espanhol) - Do vale Quirós. QUENTAL - Quintal, horta, quinta. Origem geográfica. QUÉRCIA - (italiano) - Carvalho. QUERUBIM - (hebraico) - Anjos, ser maravilhoso. QUEVEDO - (espanhol) - De Quevedo. QUIDVULTDEUS - (latim) - Deus quer. QUINCAS - hipocorístico de Joaquim. QUINTANA - Casa de campo. QUINTANILHA - Português de origem geográfica. QUINTELA - Português de origem geográfica. QUINTILIANO - O quinto filho. QUINTILO - Santo da Igreja Católica. QUINTINO - Diminutivo de Quintus, filho nascido no quinto mês. QUIRÃO - Filho de Saturno e Filira. QUIRINO - (latim) - O que lida com o dardo ou lança, guerreiro.

QUIXOTE - Peça do arnês destinada a cobrir a coxa.

R QUAQUL - (francês) - Raul. RABELO - Rabiça. origem geográfica. RACHID - (árabe) - O justo, reto. RACINE - (francês) - Raiz. RÁCIO - Herói cretense. RADAGÁSIO - (germânico) - Lança veloz, ágil. RADAMAKER - Fabricante de carros. RADAMANTO - Filho de Júpiter e de Europa. RADAMÊS - Filho de Deuses. RADULFO - Lobo do conselho, lobo conselheiro. RAFAEL - Deus o curou. RAFANELLI - Aglutinação de Rafael e Nelly. RAFI - (árabe) - companheiro.

RAGNWALD - (norueguês) - Reginaldo. RAGNWOLD - Variação de Ragnwald. RAIMONDO - (italiano) - Raimundo. RAIMUNDO - (gótico) - Raginmund, protetor ou sábio poderoso. RAINHO - Alcunha; filho de mulher que tinha a alcunha de Rainha. RAINUND - (germânico) - Raimundo. RAÍRA - (tupi) - filho. RAIRU - Assistente fiel, companheiro de Karu-sacaibê. RALPH - Forma inglesa de Rodolfo. RAMALHO - Do ramo, de ramo. RAMÃO - Variação de Raimundo. RAMIRES - De Ramiro, relativo a Ramiro. RAMIRO - Guerreiro famoso. RAMON - Variação de Raimundo. RAMOS - Relativo aos nascidos no Domingo de Ramos. RAMSÉS - Filho de deuses.

RANDOLFO - Combatente com escudos. RANGEL - Origem espanhola. RANIERI - Conselheiro do exército. RANUFO - Combatente prudente. RAONI - Sexo de onça. RAPHAEL - Rafael. RAPOSO - Primitivamente era alcunha. RASMUSSEN - Filho de Rasmus. RASPUTIN - Perda do caminho, libertino, libertinagem. RAÚL - Combatente prudente. RAULINO - Diminutivo de Raul. RAYMOND - Raimundo. REALENGO - Do antigo termo Real, que pertence ao rei. REBELO - Variação de Rabelo, sobrenome de origem geográfico. REBOUÇAS - Sitio que nada produz e só serve para pastos. REDONDO - Origem topográfica originado de um local dePortugal.

REGINALDO - O que governa por meio de conselhos. RÉGIS - (francês) - Do rei, real. RÉGULO - (latim) - Pequeno rei, reizinho. REI - (latim) - Rex, regis, rei. REINALD - (inglês, alemão) - Reginaldo. REINALDO - (germânico) - Bravo, poderoso. Variação deReginaldo. REINALDO - (teutônico) - Bravo, poderoso. REINOLDO - Variação de Reginaldo. REIS - De origem religiosa. REMBRANDT - (germânico) - Decreto da espada. REMÍGIO - (latim) - Remador. REMO - (latim) - O que rema. Irmão gêmeo de Rômulo. REMÓGIO - (latim) - O que rema, remador. RÊMULO - (latim) - Pequeno remo. RENAN - (francês) - Foca.

RENATO - (latim) - Nascido novamente, renascido. RENÊ - (francês) - Renato. RENNER - (germânico) - Mensageiro a cavalo. RESENDE - Origem geográfica. RESO - Herói Trácio. REX - (latim) - Rei. REYEL - Anjo da guarda. REZON - (hebraico) - Príncipe. RIBAMAR - (português) - Vizinhança do mar. RIBAS - De terras adjacentes a um rio. RIBEIRO - (germânico) - Famoso. RICARDINO - Diminutivo de Ricardo. RICARDO - Senhor poderoso. RICH - (francês) - Ricardo. RICHARD - (inglês) - Ricardo. RICO - (anglo-saxão) - Reiks, poderoso.

RIGOBERTO - (germânico) - Chefe brilhante. RIGOTTI - (italiano) - De cabelos crespos. RILDO - Variação de Hildo. RINALDO - Juiz poderoso. RIQUELME - Que protege as trevas, trevas protetoras. RISCHBIETER - Que procura ajuda. RIVA - (latim) - Ribeiro, riacho. RIVERA - Forma espanhola de Ribeiro. ROALDO - O que governa com glória. ROBÉRIO - Variação de Rogério. ROBERT - (inglês) - Roberto. ROBERTO - Brilhante na glória. ROBERVAL - Aglutinação de Roberto e Valéria. ROBIM - Diminutivo de Robim. ROBIN - Variação de Robim. ROBINSON - Filho de Robim.

ROCHA - Pedra, rocha, montanhês. ROCHEL - Anjo da guarda. ROCKEFELLER - Campo das rocas. RODAMONTE - Protetor da fama. RODE - Príncipe poderoso. RODEL - Escrivão, notário. RODERJAN - João ruivo. RODOBERTO - Variação de Roberto. RODOLFO - Variação de Rudolfo. RODOVALHO - O que governa com fama. RODRIGO - Variação de Roderico. RODRIGUES - Variação de Rodrigo, ligado a Rodrigo. ROGACIANO - A quem se roga, a quem se pede. ROGELIO - (espanhol) - Rogério. ROGER - Afamado com a lança. ROGÉRIO - Afamado com a lança.

ROLAND - (inglês, francês) - Rolando. ROLANDO - Da terra famosa. ROLDÃO - Variação de Rolando. ROLIM - Origem flamenga. ROMAIN - (francês) - Romão. ROMÁN - (espanhol) - Ro-mão. ROMANO - Natural de Roma. ROMÃO - Variação de Romano. ROMÁRIO - (latim) - Que vai a Roma, romeiro, brilho e glória. ROMARIZ - (germânico) - Senhor de glória, fama. ROMEIRO - Peregrino que vai a Roma. ROMERO - Variação de Romeiro. ROMEU - (italiano) - Romeo, peregrino a Roma. RÔMOLO - (teutônico) - Fama. ROMUALDO - Aquele que governa com fama, senhor famoso. RÔMULO - Fundador de Roma, segundo a lenda.

ROMY - Hipocorístico de Romilda. RON - (bretão) - Foca. RONALDO - Aquele que governa com mistério. RONAN - Diminutivo de Ron, foca. RONCONI - (italiano) - Podadeira. RONDELI - Ronda em uma fortificação. RONDINELLI - (italiano) - Andorinha. RONDON - (francês) - Redondo, gorducho, rechonchudo. RONEI - De cor vermelha, avermelhado. RONEY - Variação de Ronei. RONILDO - Guerreiro de segredo, guerreiro secreto. ROQUE - O levantado, o alto. ROQUETE - Diminutivo francês de Roque. RORIZ - Diminutivo de Roderico. ROSADO - (português) - De faces avermelhadas. ROSALVO - Forma masculina de Rosalha.

ROSAMUNDO - Rozomund. famoso protetor. ROSÁRIO - Origem religiosa. ROSENDO - (teutônico) - Expedição religiosa. ROSKAMP - (germânico) - Negociante de cavalos, cavalopoderoso. ROSLINDO - (celta) - Rochedo da cascata. ROSS - (germânico) Corcel, ginete. ROSSI - (italiano) - De cabelos avermelhados. ROSSINI - (italiano) - Vermelho, avermelhado. ROSVALDO - (teutônico) - Cavalo poderoso. ROTH - Avermelhado, o de pele avermelhada. ROTHSCHILD - Broquel, escudo vermelho. ROTILDE - Guerreiro de fama. ROUSSEU - (francês) - O de cabelo avermelhado. RUANO - Castanho, avermelhado. RUBEM - (espanhol) - Vês um filho de Deus? RUBENS - Variação de Rubem.

RUBI - (latino) - Rubinu, avermelhado. RUDÁ - (tupi) - Deus do mar. RUDI - (germânico) - Rodolfo. RUDNICK - (eslavo) - Mineiro. RUDOLFO - Lobo combatente. RUFINO - (latim) - Ruivo. RUFUS - (latim) - De cabelos de fogo, vermelhos. RUI - (francês) - Roi, rei. RUIZ - Forma abreviada de Rodrigo. RUPERTO - Variação de Roberto. RUSSO - Reltivo a cor dos cabelos. RUTÍLIO - (latim) - Ruivo, aloirado.

S SABATINO - (latim) - O nascido no sábado. SABAÚNA - (tupi) - Concha preta.

SABEL - Santo da Igreja Católica. SÁBER - (árabe) - Paciência. SABIN - Sabino. SABINIANO - Variação de Sabino. SABINO - (latim) - Homem que pertence ao povo sabino. SABÓIA - (portuguesa) - De Sabóia. SABUGOSA - Localidade de Portugal. SACRAMENTO - Origem religiosa. SADALA - (árabe) - Felicidade de Deus. SADI (árabe) - Natural de Saad. SAHY - (tupi) - Água dos olhos, lágrimas. SAIÃO - Carrasco. SAID - (árabe) - Feliz. SALABERRY - (basco) - Solar novo. SALADINO - (árabe) - Arma de fé. SALAMBÓ - (fenício) - Shalam baaol, a paz de Deus.

SALATIEL - (hebraico) - Aquele que eu pedi a Deus. SALAZAR - Origem espanhola. SALDANHA - Origem espanhola. SALES - Origem religiosa. SALGADO - Engraçado, malicioso. SALGUEIRO - Origem botânica. SALIBA - (árabe) - Cruz. SALIM - (árabe) - Paz, salvo, perfeito, são. SALOMÃO - (hebraico) - O pacifico. SALOMÓN - (espanhol) - Salomão. SALUM - Variação de Salim. SALUS - Divindade alegórica romana. SALUSTIANO - Variação de Salústio. SALÚSTIO - (latim) - A Salvação. SALVADOR - Origem religiosa, o salvador. SALVATO - (latim) - Salvo.

SALVATORE - (italiano) - Salvador. SALVIANO - (latim) - Descendente de Sálvio. SALVINO - Variação de Salviano. SÁLVIO - (latim) - Salvus, salvo. SAM - (hebraico) - Diminutivo de Samuel. SAMI - (árabe) - Amigo, companheiro. SAMPAIO - Forma aglutinada de San Payo. SAMPSON - (inglês) - Sansão. SAMSON - Variação de Sampson. SAMUEL - (hebraico) - Seu nome é Deus. SANCHEZ - (espanhol) - Filho de Sancho. SANCHO - Origem espanhola do latim Sanctius, Santo. SANDIMAN - (germânico) - Homem da areia, negociante de areia. SANDOR - Hipocorístico húngaro de Alexandre. SANDOVAL - O verdadeiro que governa. SANDRO - Abreviação de Alexandre.

SANSÃO - Homem dotado de força descomunal. SANSONE - (italiano) - Sansão. SANTIAGO - Alegre, aglutinação de São Tiago. SANTINO - Santo da Igreja Católica. SANTO - (latim) - Santo. SANTORO - (italiano) - De todos os santos. SANTOS - (latim) - Sanctus, santo. SAPUCAI - (tupi) - Rio dos galos. SAPUCAIA - (tupi) - Espécie de amêndoa, galo, galinha. SAQUAREMA - (tupi) - A catinga dos socós. SARMENTO - Sarmiento, usado como sobrenome. SARTORI - (italiano) - Alfaiate. SÁTIRO - (grego) - Sedutor, sátiro. SATURNINO - (latim) - Dedicado a Saturno. SATURNO - (latim) - Deus da mitologia greco-romana. SAUL - O alcançado por meio de orações.

SAULO - O mesmo que Saul. SAVÉRIO - Forma italiana de Xavier. SAVERO - (árabe) - Brilhante. SAVINO - (italiano) - Sabino. SCALCO - (italiano) - Mordono. SCHAFER - (germânico) - Inspetor, administrador, porteiro. SCHERER - Tosquiador, cortador de tecidos. SCHILER - (germanico) - Vesgo. SCHMIDT - (germânico) - Ferreiro. SCHNEIDER - Negociantes de roupas, alfaiate. SCHUBERT - (germânico) - Sapateiro. SCHULMANN - (germânico) - Mestre escola. SCHUMACHERA - Fabricante de sapatos, sapateiro. SCOT - (inglês) - o escocês. SEABRA - Origem espanhola. SEALIAH - Anjo da guarda.

SEBALDO - Corajoso, o audacioso da vitória. SEBASTIAN - (grego) - Venerado. SEBASTIÃO - Sagrado, reverenciado. SECO - Significação literal. primitivamente era alcunha. SECUNDIDO - (latim) - Aquele que nasceu em segundo lugar. SECUNDO - O mesmo que Secundino. SEDECIAS - (hebraico) - Deus é justiça. SEGADAS - Sobrenome português. Primitivamente alcunha. SEGISMUNDO - Protetor vitorioso. SEHEIAH - Anjo da guarda. SEIXAS - (latim) - Seixos, pedras. SELMIRO - Composto de Selma e Valdomiro. SEM - Fama, reputação. SENADOR - Há dois santo na Igreja Católica com esse nome. SEPTÍMO - O sétimo filho. SEPÚLVEDA - Origem espanhola.

SERAFIM - (hebraico) - Ardente. SERAFINO - (italiano) - Serafim. SERAPIÃO - Consagrado a Serápis. SERÁPIO - Forma espanhola de Serapião. SERESTO - Um dos companheiros de Enéias. SÉRGIO - (latim) - O que cuida que protege, servo. SERGIPE - (tupi) - Abundante em caranguejos. SERGUEI - (russo) - Sérgio. SERIDÓ - De muitos caranguejos. SERINHAÉM - (tupi) - A panela de caranguejos. SERPA - Origem geográfica e localidade portuguesa. SERRA - (português) - Montanhês. origem toponímica. SERRANO - Morador da Serra. Primitivamente era alcunha. SERRÃO - Serrador, aquele que serra. SERTÓRIO - (latim) - Alfaiate. SÉRVIO - (latim) - Servus, servo.

SÉRVIO TÚLIO - Filho do lar. Tranquilidade e de Ocrisia. SÉRVULO - Escravo de baixa categoria, inferior. SERZEDELO - Origem geográfica. SESIMBRA - origem geográfica. SETE - O indicado, o apontado. SÉTIMO - (latim) - O sétimo filho. SEVERIANO - (latim) - Severo, grave. SEVERINO - (latim) - De Severo. Variação de Severiano. SEVERO - (latim) - Severo, grave. SEZEFREDO - Paz e lamentação, o que quer paz, proteção. SHAKESPEARE - (inglês) - Lanceiro, o que brande a lança. SHAO HAO - Imperador chinês. SHEN NONG - Legendário soberano chinês. SIDNEI - Variação de Sidney. SIDNEI - Variação de Sidney. SIDNEY - (anglo-saxão) - Sydey.

SIDÔNIO - Natural de Sidon, cidade da caça, pesca. SIGEBERTO - Ilustre pelas outras vitórias. SIGEFREDO - Aquele que traz a paz pela vitoria. SIGELINDE - Escudo ou serpente da vitoria. SIGFRIDO a- Variação de Sigfried. SIGIFRIDO - Variação de Sigfrido, protetor, vitorioso. SIGMAR - (germanico) - Vencedor célebre. SIGMUNDO Variação de Sigismundo. SIGRIED - Aquele que traz a paz pela vitória. SIGWALT - O que governa a vitória. SILAS - Variação de Silvano. SILENO - (grego) - Silo, zombador. SILFREDO - Que protege, que dá paz à alma. SILVA - (latim) - Floresta, mato. SILVADO - Dos silvas. SILVANO - Da floresta.

SILVÉRIO - Tem a mesma origem de Silveira. SILVÉSTER - Mesma origem de Silveiras, Silvério. SILVESTRE - Variação de Silvéster. SILVINO - Da selva. mesma origem de Silveira, Silvéster, Silvestre. SÍLVIO - Forma masculina de Silva. SÍMACO - (grego ) - Aliado, confederado para a guerra. SIMÃO - Aquele que ouve. SIMAS - O de nariz arrebitado. SIMEÃO - Aquele que ouve. Variação de Simão. SIMÕES - Variação de Simão. SIMON - Forma francesa de Simeão. SIMPLICIANO - Variação de Simplício. SIMPLÍCIO - (latim) - Simples. SINÉSIO - (grego) - Entendimento, compreensão, prudência. SINFRÔNIO - (grego) - Que pensa ou sente como os outros. SINGER - Cantor.

SINIBALDO - O audacioso de expedição militar. SINIMBU - (tupi) - Aquele que brilha. SINVAL - Aquele que comanda uma expedição. SIQUEIRA - Variação de Sequeira, com origem obscura. SIRTE - (fenício) - Deserto. SISENANDO - Encantamento. SITAEL - Anjo da guarda. SOARES - Ligado a Soeiro. SOBRAL - Origem portuguesa. SOCRATES - Saudação e força. SODRÉ - Origem inglesa. SOEIRO - Toponímico: de Soeiro. SÓFOCLES - Sábio glorioso. SOFONIAS - (hebraico) - Javé esconde. SOFRÔNIO - (grego) - Prudente. SOL - Nome italiano de Hélios.

SOLANO - O vento de Levante. originário de Solana. SOLEDADE - Solidão. SOLIMÃO - Variação de Salomão. SOLIS - (espanhol) - Toponímico. SOLOMÃO - O pacífico. SÓLON - Lançador de disco, primeiro legislador grego. SONO - Filho da noite. SORIANO - Natural da Sória. SOROCABA - Lugar de romper. SÓSTENES - A força que salva. SOTER - Epíteto de Júpiter e Apolo. SOTERO - (grego) - Salvador. SOUSA - Pombo bravo, também conhecido como seixa. SOUTELO - Diminutivo de Souro, pequeno bosque. SOUTO - Origem geográfica, bosque morador do bosque. SOUTO MAIOR - Origem geográfica.

SPENCER - (anglo-saxão) - Dispenseiro. SPERANDIO - Espere em Deus. STANLEY - Morador das rochas, aquele que mora nas rochas. STEINER - Cinzelador, proprietário de pedreiras. STEWART - (inglês) - Administrador, servente, adegueiro. STOCKLER - (germânico) - O que lida com madeira, lenha. SUAÇUNA - (tupi) - Veado negro. SUASSUNA - (tupi) - Suaçuna. SUETÔNIO - (latim) - O que se acostuma. SULEIMAN - (árabe) - Salomão. SULEIMAN - Forma turca de Salomão. SURIEL - (hebraico) - Minha rocha é Deus.

T TABAJARA - O senhor da aldeia. TABATINGA - (tupi) - Barro branco. TABOR - (turco) - Acampamento fortificado.

TABORDA - (galego) - Nome de um inseto. TABOSA - (português) - Lugar onde há tábuas. TACIANOI - (latim) - De Tácio. TÁCIO - Rei dos Sabinos. TÁCITO - (latim) - Calado. TADEU - O amável, o amoroso, o corajoso. TÁFIO - Filho de Netuno e Hipótoe. TAIGUARA - (tupi) livre, liberdade. TAKEO - Nome masculino japonês. TALARICO - Senhor do vale. TALÁSIO - Senador romano do tempo de Rômulo. TALES - (grego) - Verdejar. TÁLPIO - Filho de Eunto. TAMACAVI - O hércules das lendas indígenas. TAMANDARÉ - Aquele que deu origem à caça. TAMARINDO - Origem botânica.

TAMBAÚ - (tupi) - Marisco preto. TAMIRA - Filho de Filomão e Argiope. TAMUZ - Deus sério, muito cultuado. TANCREDI - (italiano) - Tancredo. TANCREDO - Rei dos conselheiros. TÂNTALO - Herói da mitologia latina. TÂNUS - Hipocorístico árabe de Antônio. TAPAJÓS - (tupi) - Proveniente da aldeia. TAQUEREMBO - Taquara fina. TARCCHI - (etrusco) - Rei, príncipe. TARCISIO - Valente, corajoso, confiante. TARQUINIO - Aquele que é natural de Tarquinos. TARSÍSIO - Natural de Tarso. cidade da Ásia. TARUN - Personagem de H. Q. TARZAN - Personagem de Edgar Rice Burroughs. TASO - Filho de Agenor.

TASSO - Ser corajoso, audaz. TATUÍ - Rio dos tatus. TAUFIK - (árabe) - Boa ventura. TAURO - príncipe de Cnossos. TAVARES - origem, geográfica. TAVEIRA - Do antigo nome Talavus. TÁVORA - Origem geográfica. TAYLOR - (inglês) - Cortador, alfaiate. TECLA - Glória de Deus. TED - Hipocorístico inglês de Eduardo. TEDIM - Origem geográfica. TEFÉ - Origem geográfica. TEIXEIRA - (latim) - Taxus, teixo. TELEDAMO - Filho de Ulisses e Calipso. TELÊMACO - Aquele que combate de longe. TELES - Telo, de Telo, ligado a Telo.

TELMO - Derivado de Sant’ Elma. TELUMO - Gênio masculino associado a Tellus. TEMÍSTOCLES - (grego) - Célebre por sua justiça. TÊNERO - Filho de Apolo e Mélia. TENOREIRO - Terneiro, novilho. TENORIO - Origem toponímica. TEOBARDO - Povo famoso. TEÓBULO - O que foi aconselhado por Deus. TEÓCRITO - O escolhido por Deus. TEODEMIRO - Célebre brilhante com o povo. TEODOBALDO - Variação de Teobaldo. TEODOMIRO - Famoso pelo povo. TEODORICO - Senhor do povo. TEODORO - Dado por Deus, dádiva do Senhor. TEODÓSIO - (grego) - Dado por Deus. TEÓFANES - Aquele a quem Deus aparece.

TEÓFILO - Amigo de Deus. TEÓGENES - (grego) - Nascido de Deus. TEOLBADO - O mais ousado do povo. TEOMIRO - Variação de Teodomiro. TEOTÔNIO - Popular, do povo. TÉRCIO - (latim) - Tertius, terceiro filho. TERENCE - (latim) - Terenberth. TERÊNCIO - (grego) - Guardião. TERÉNSIS - Pisar o trigo na eira. TEREU - Filho de Marte. TERPSÍCORE - (grego) - encantar. TERRY - Hipocorístico inglês de Teodoro. TERTULIANO - (latim) - Terceiro filho. TERTULINO - Santo da Igreja Católica. TESEU - Deus da mitologia latina. TÉSSALO - Filho de Greco.

TESTIO - Filho de Marte e Demônice. TEUCRO - Filho de deus fluvial. TEUFÔNIO - Variação de Teotônio. THÁRSOS - Confiança, coragem. THIERRY - Forma francesa de Teodorico. THOMAS - (inglês) - Tomás. THOMPSON - (inglês) - Filho de Thom, de Tomás. TIAGO - Abreviação de Santiago. TIBAJI - (tupi) - O rio pouso. TIBER - Filho de Juno e Camise. TIBÉRIO - (latim) - Rio que banha a cidade de Roma. TIBIRIÇA - (tupi) - O vigia a terra, o maioral, o chefe. TIBÚRCIO - (latim) - Natural de Tibur. TIBURTINO - Derivado de Tibúrcio. TICIANO - (latim) - Venerável. TIESTES - Filho de Pelope.

TIETÊ - (tupi) - Muito fundo. TIJUCA - (tupi) - Brejo. TIM - Hipocorístico inglês de Timóteo. TIMEU - (grego) - Honrado. TIMÓCRATES - (grego) - Respeito à força, potente. TIMON - (grego) - Que venera. TIMÓTEO - O que honra a Deus. TINDARO - filho de Ébolo e Gorgófona. TINOCO - Diminutivo de Cristino. TIRRENO - Um dos deuses da mitologia latina. TIRSO - Santo da Igreja Católica. TISSOT - (francês) - Tecelão. TITO - (grego) - Titos, do gigantes. TOCANTINS - (tupi) - Bico de tucano. TODEMÁRIO - Variação de Teodomiro. TODEMIRO - Variação de Teodomiro.

TODESCHINI - Da família de Todeschino, gago. TOLEDO - Origem toponímica: cidade espanhola. TOLENTINO - Origem toponímica. TOLOSA - Cidade da Espanha. TOLSTOI - (russo) - Gordo. TOM - (inglês) - Tomás. TOMÁS - (aramaico) - Gêmeos. TOMÉ - Variante de Tomás. TOMIO - Nome masculino japonês. TOMMY - (inglês) - Variação de Tom. TONHO - Diminutivo de Antônio. TÔNI - Diminutivo de Antônio. TONICO - Diminutivo de Antônio. TORÍBIO - (grego) - Inquieto, ruidoso. TORQUATO - (latim) - O que traz um colar. TORREÃO - Aumentativo de torre.

TORRES - Origem toponímica. TOSHIO - Nome masculino japonês. TOSHIRO - Nome masculino japonês. TOSIN - (italiano) - Tosado, raspado. TOTMÉS - Filho de Toth, filho da sabedoria e da magia. TOTOCA - Diminutivo de Antônio. TOVAR - (português) - Topônimo. TRAJANO - Um dos melhores imperadores romanos. TRANCOSO - Origem geográfica. TRANQUILINO - (latim) - Calmo, sossegado. TRASÍBULO - (grego) - Conselheiro ousado. TRAVASSOS - origem geográfica. TREVISANI - (italiano) - De Treviso. TRISTÃO - (céltico) - Trusta, narigudo. TRITÃO - Filho de Netuno e Anfitrite. TUCÍDIDES - (grego) - Glória a Deus.

TUFI - (árabe) - Boa ventura. TÚLIO - Nome de famoso orador romano (Túlio Cícero). TUPÃ - (tupi) - O Deus supremo. TUPI - (tupi) - O pai supremo, o da primeira geração. TUPINAMBÁ - (tupi) - Tupi-nã-mba, raça tupi. TURÍBIO - (grego) - Ruidoso, estrepitoso ou inquieto. TURNO - Filho de Dauno e Venilia.

U UADI - (árabe) - Brando, manso. UBALD - (teutônico) - Ulbaldo. UBALDINO - Diminutivo de Ubaldo. UBALDO - (teutônico) - Espírito ousado. UBERABA - (tupi) - Água cristalina. UBERT - (teutônico) - De mente brilhante. UBIRAJARA - (tupi) - Senhor da lança.

UBIRATÃ - (tupi) - Tacape forte, rijo. UCHOA - (basco derivado do espanhol) - Lobo. UDA - Aquele que é próspero. UHLAND - Terra de herança, pais hereditário. UILIAM - Variação de William. ULA - Proprietário, hereditário. ULDARICO - Senhor de bens, ricaço. ULHOA - (espanhol) - Galinha. ULISSES - (grego) - O irritado. ÚLMER - Lobo, famoso. ULPRIANO - (latim) - Nome de antiga família romana. ULRICH - Nobre, poderoso, rico. Variação de Alarico. ULRICO - Lobo guia. ULTICA - (italiano) - Alarico. UMABEL - Anjo da guarda. UMARI - Árvore que verte água.

UMBELINO - (latim) - Pequena sombra. UMBERTO - Variante de Humberto. URANUS - (grego) - Celestial. URBANO - (latim) - Urbanus, citadino. natural da cidade. URBINO - (latim) herdeiro, sucessor. URIAS - (hebraico) - Chama de Jeová. URIEL - Variação de Urias. URSINO - (latim) - Pequeno Urso. URUBUPUNGÁ - O grasnar dos urubus. URUBURETAMA - Terra dos urubus.

V VÁGNER - (alemão) - Wagner, aquele que faz vagões. VALADÃO - Aumentativo de Valada. VALADARES - Relativo a Valada. VALCÁCER - (espanhol) - Do Vale Alcaçar. VALDEMAR - Governador, famoso, poderoso.

VALDES - (espanhol) - Do solar de Valdés. VALDEVINO - (germânico) andarilho, pequeno vândalo. VALDEVINO - Aglutinação de Valda e Etelvino. VALDIR - Derivado de Waldir, aquele que governa. VALDIVINO - Amigo audacioso. VALDÍVIO - que comanda como amigo. VALDO - Governador. VALDOMIRO - Variante de Valdemar. VALDOVINO - Variação de Valdivino. VALE - (latim) - Vale. VALEIXO - (espanhol) - Do Vallejo. VALÊNCIO - Santo da Igreja Católica. VALENTE - Primitivamente era alcunha. VALENTIM - Valoroso, forte, com saúde, saudável. VALENTINIANO - Derivado de Valentim. VALERIANO - Valerianus, forte, poderoso.

VALÉRIO - (latim) - Cheio de saúde. VALFREDO - Governador pacifico. VALFRIDO - O que dá paz, o que protege os mortos. VALIM - Do vale. VALMAR - Glorioso poder. VALMIR - Eleito, escolhido, amado e famoso. VALMOR - (português) - Do vale maior. VALPARAÍSO - Origem toponímica. VALTENO - Que nasceu na Escória. Santo da Igreja Católica. VÁLTER - Dirigente do exército, guerreiro poderoso. VALVERDE - Origem toponímica. VANDERLEI - Das ardósias, das lousas. VANDERLEY - Variação de Vanderlei. VAREJÃO - Primitivamente era alcunha. VARGAS - Origem espanhola. VASCO - Derivado de Velasco.

VASCONCELOS - Diminutivo de Vasconço. VASQUES - Ligado a Vasco. VASSARIAH - Anjo da guarda. VAZ - Ligado a Vasco. VEHUEL - Anjo da guarda. VEHUIAH - Anjo da guarda. VEIGA - Origem toponímica. VELDEMIRO - Variante de Valdemar. VELHINHO - Primitivamente era alcunha. VELHO - Primitivamente era alcunha. VELOSO - Velloso, cheio de pêlos, peludo. VENÂNCIO - (latim) - O que caça. VENCESLAU - (eslavo) - Coroado de glória. VENERANDO - (latim) - O que deve ser venerado. VENÍCIO - Variação de Vinícius. VENTURA - Felicidade, boa sorte.

VERGUEIRO - O que verga, o que obra. VERIANO - (latim) - De bom presságio, de sorte. VERÍSSIMO - Derivado de Veras, muito verdadeiro. VESPASIANO - Vésper, tarde, noite; o que nasceu à noite. VESPEIRO - Tarde, noitinha: refere-se ao planeta Vênus. VEUAHIAH - Anjo da guarda. VIACHESLAV - (russo) - Venceslau. VIBALDO - (germânico) - Audacioso na guerra. VICENT - (latim) - Conquistador. VICENTE - (latim) - Aquele que vence, vencedor. VICENTINO - Diminutivo de Vicente. VIDAL - Derivado de Vital, da vida. VIDIGAL - Origem toponímica. VIEGAS - Filho de Egas. VIEIRA - origem toponímica. VIGBERTO - (germânico) - Brilhante na guerra.

VIGGO - (dinarmaquês) - Guerreiro. VIGÍLIO - (latim) - Nome de dois santo da Igreja Católica.Vigilante. VILAÇA - Denominação pejorativa dos moradores de uma vila. VILALOBOS - Origem espanhola. VILASBOAS - De Vilas boas em terra de Avrô. VILELA - Origem toponímica. VILFREDO - Dirigente da paz, o que quer a paz. VILIBALDO - (germânico) - O audaz na vontade. VILMAR - Resoluto, famoso. VILMARO - Brilho da vontade. VINAGRE - Sobrenome português. Primitivamente era alcunha. VINEBALDO - Audácia de amigo, amigo audacioso. VINHAIS - Origem toponímica. VINICIO - Variação de Vinícius. VINÍCIUS - (latim) - Que tem voz agradável, vinicultor, viticultor.

VINOLA - Amigo gracioso. VIOLANI - Derivado do latim Viola, Violeta. VIOLANTE - (latim) - Viola, Violenta. VIRGÍLIO - (latim) - Virgilius, verga, vara. VIRGILO - (latim) - Virgilius, verga, vara, vareta. VIRGÍNIO - (latim) Virgem, capaz ao matrimônio. VIRGULINO - (latim) - Vergôntea, ramo, vara. VIRIATO - (céltico) - Bracelete. VIRIDIANO - (latim) - Verde. VIRIL - (latim) - Florescendo. VISEU - Origem toponímica. VITA - (latim) - Vida. VITAL - (latim) Próprio da vida. VITALINO - Variante de Vital. VITCÓRIO - Variação de Vitório. VITÉLIO - (latim) - Vitela.

VITO - (latim) - Vida. VITOLDO - (germânico) - O que guarda a floresta. VITOR - (latim) - Vencedor. VITORIANO - Derivado de Vitória. VIVALDO - O que dirige o combate. VIVEIROS - Origem toponímica. VIVÊNCIO - (latim) - Vivente, que vive, vital. VLADIMIR - Variante de Valdemiro. VÓLNEI - Espírito do povo, nacional. VOLPI - (italiano) - Raposa, astuto. VOTURANTIM - (tupi) - Ladeira branca. VULCANO - Nome latino de Helestos. VÚLPIO - (latim) - Raposa, astuto.

W WADIH - (árabe) - Brando, manso. WAGNER - (alemão) - Fabricante de vagão.

WALDECK - (germânico) - Extremidade da floresta. WALDEMAR - Governador famoso. WALDEMIRO - (russo) - Vladimir, soberano da paz. WALDIMAR - Aglutinação de Waldo e Maria. WALDIR - O mesmo que Waldyr. WALDO - Governador; ou do anglo-saxão Weald, poderoso. WALDOMIRO - Variação de Waldemiro. WALDRICH - Senhor que governa, que comanda. WALDYR - (germânico) - Wald, dirigir, governar, comandar. WALFRED - Governador pacifico; corresponde a Valfredo. WALGER - (germânico) - Laminador de metais. WALKER - Tecelão, trabalhador com tecido. WALLACE - Homem do País de Gales, galês. WALLI - Variação de Wallis. WALLIS - Diminutivo de Wallace. WALTER - Condutor de exército, guerreiro poderoso.

WANDERLEY - Variação de Vanderlei. WARNER - (germânico) - O que defende o exército. WARREN - (germânico) - Protetor. WASHINGTON - Sobrenome de George Washington. WEBER - (germânico) - Tecedor, tecelão. WEBSTER - (inglês) - Tecedora, tecedeira. WELLINGTON - De uma família próspera. WENCESLAU - (eslavo) - Entrelaçado de glória. WENDLER - (germânico) - Peregrino, andarilho. WERNECK - Nome de um pequeno afluente do Meno. WERNER - (teutônico) - guerreiro defensor. WERTER - (germânico) - Digno guerreiro. WESLEY - (anglo-saxão) - Prado ocidental. WILBUR - (teutônico) - Brilhante, resoluto. WILFRED - (teutônico) - Pacifico, resoluto. WILFRID - Santo da Igreja Católica.

WILHELMINO - Derivado de William. WILLIAM - (teutônico) - Protetor, resoluto. WILMAR - Célebre vontade. WILSON - Filho de William. WILTON - De uma fazenda primaveril. WINDSOR - Banco de areia que limita uma terra. WINOLA - (teutônico) - Amigo gracioso. WINSTON - Da cidade de um amigo. WISMAR - (germânico) - Do cavalo bom. WISTON - (anglo-saxão) - Pedra amiga. WLADIMIR - O mesmo que Valdemar, Valdemiro, Valdomiro. WLADISLAU - (eslavo) - Dirigente glorioso. WOLF - (germânico) - Lobo. WOLFGANG - Que anda com lobos. WUNIBALD - (germânico) - Prazer ousado.

X

XANDE/XANDU - Hipocorístico de Alexandre. XANTIPO - (grego) - Cavalo ruço. XANTO - Rei de Tebas. XARIF - (árabe) - Benigno, clemente. XAVER - Variação de Xavier. XAVIER - (basco) - Proprietário da nova casa. XENIK - (grego) - Estrangeiro. XENÓCRATES - (grego) - Força estrangeira. XENOFONTES - (grego) - O que mata os estrangeiros. XENOS - (grego) - Estrangeiro. XERXES - (persa) - Ksathra, guia. XÍLON - (grego) - Xylon, madeira. XIMENES - Ligado ao antigo Ximeno, de Ximeno. XISTO - (latim) - Aléia, rua arborizada. XUTO - Filho de Heleno e Orseis.

Y YAPIKVE - (tupi) - O primeiro filho. YEHUDI - (hebraico) - Louvor ao Senhor. YKEIRA - (tupi) - Irmão mais velho. YUDIPO - Nome masculino japonês. YULA - (anglo-saxão) - Nascido no Natal. YÚRI - (russo) - Diminutivo de Georg. YVES - (anglo-saxão) - Ives, filho do arco de teixo.

Z ZACARIAS - (hebraico) - O lembrado de Deus. ZACCHEUS - (hebraico) - Inocente, puro. ZADOQUE - (hebraico) - O justo, o reto. ZADROS - (grego) - Comilão. ZAFRIEL - Anjo que governa parte do dia. ZAGALO - (espanhol) - Pastor.

ZAGO - (italiana) - Pequeno clérigo. ZAGREU - Filho de Júpiter e Prosérpina. ZAMBI - (quibundo) - Deus. ZANCHETA (italiana) - Canhotinho. ZANCHI - (Italiano) - Canhoto. ZANETTI - Variação italiana de João. ZANINI - Hipocorístico de Giovani. ZAQUE - (árabe) - Inteligente. ZAQUEU - (hebraico) - Zacah, puro. ZARATUSTRA - profeta persa. ZARCO - (português) - Olhos azuis. ZÉ - Hipocorístico de José. ZEBEDEU - (hebraico) - Deus deu. ZEBILON - (hebraico) - Moradias. ZECA - Hipocorístico de José. ZENÓBIO - (grego) - Vida dada por Júpiter ou Zeus.

ZENODORO - (grego) - Presente de Zeus. ZENON - Variante de Zenóbio. ZERBINI - (italiano) - Moço elegante. ZETO - Filho de Júpiter e de Antiopa. ZEUS - (grego) - Pai dos deuses e dos homens. ZEZITO - Hipocorístico de José. ZHUAN-SHU - Legendário imperado chinês. ZIMERMANN - (germânico) - Carpinteiro, marceneiro. ZOÉ - (grego) - Vida. ZÓILO (grego) - Invejoso, murmurador. ZOROASTRO - (persa) - O adorador dos astros. ZOROBABEL - (hebraico) - Gerado na Babilônia. ZOSTERIO - Epíteto de Apolo. ZÓZIMO - (grego) - Zoé, vida: o mesmo que Zólio. ZUMBI - (quimbundo) - Fantasma, alma do outro mundo. ZURIEL - (hebraico) - Zuriyel, Deus; minha pedra.