Sistema circulatório aula 07 cetesp

Post on 11-Aug-2015

22 views 3 download

Transcript of Sistema circulatório aula 07 cetesp

SISTEMA CIRCULATÓRIOSISTEMA CIRCULATÓRIO

Profº. JOSÉ DE ARIMATEA MACIEL TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - CETESP

SISTEMA CIRCULATÓRIOSISTEMA CIRCULATÓRIO

O sistema circulatório é um conjunto de órgão responsável por levar oxigênio e nutrientes para o corpo. Outras funções desse sistema são levar substâncias que não serão mais usadas pelo corpo para os órgãos que irão expulsá-las e também limpar os canais por onde o sangue passa. Muitas vezes, esse canal fica com impurezas como gordura, e pode até ser totalmente obstruído, levando a um infarto.

CORAÇÃO

Constituição:

Constituído por 3 camadas que do exterior para o interior são:

Pericárdio ( é a camada externa); Miocárdio ( é a túnica média composta por

músculo cardíaco); Endocárdio( é a camada interna).

O CORAÇÃO

AORTA

ARTÉRIA

VEIA CAVA SUPERIOR

VEIAS

VEIA

VEIA

ARTÉRIAS

VEIAS PULMONARES

VEIA

CORAÇÃO

Válvulas Mitral - localiza-se entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo; ela é composta por duas cúspides.

MÚSCULOS PAPILARES

VÁLVULA BICÚSPIDE

CORDAS TENDÍNEAS

VÁLVULA PULMONAR

VÁLVULA TRICÚSPIDE

VÁLVULA TRICÚSPIDE

ARTÉRIA CORONÁRIA ESQUERDA

RAMO CIRCUNFLEXO

VEIA MAGNAARTÉRIACORONÁRIA DIREITA

SEIO CORONÁRIO

Coração: órgão rico em músculos que se movimentam involuntariamente, ou seja, sem depender da nossa vontade. Ele fica entre o pulmão direito e o esquerdo, abaixo das costelas

CIRCULAÇÃO: É o nome dado à movimentação do sangue pelos vasos sanguíneos, impulsionada pelas batidas do coração. Quando os músculos do coração se relaxam, falamos que ocorreu a diástole; e quando seus músculos se contraem, sístole.

Na circulação sanguínea, o sangue rico em gás carbônico passa do coração para os pulmões, por meio das artérias pulmonares. Lá, ele se oxigena, e depois retorna ao coração dentro das veias pulmonares.

DIÁSTOLESÍSTOLE

SISTEMA ESTIMULADOR DO CORAÇÃO

NÓ SINO-ATRIALNÓ ÁTRIO-VENTRICULARFASCÍCULO ÁTRIO-VENTRICULAR

RAMO DIREITO

RAMO ESQUERDO

RAMOS SUBENDOCÁRDICOS

CORAÇÃO: Faces

Depois, esse sangue já oxigenado vai do coração para as diversas partes do corpo. Ele leva oxigênio para as células, e retira delas o gás carbônico, retornando ao coração. Após esse momento, ele completa o ciclo, retornando novamente aos pulmões.

PRINCIPAIS ÓRGÃOS DO SISTEMA CIRCULATÓRIO

CORAÇÃO

VASOS CAPILARES

SANGUE

ÓRGÃOS DO SISTEMA CIRCULATÓRIO

CORAÇÃO: é o “motor” do sistema circulatório. Sua função é bombear o sangue, de forma que chegue a todo corpo. Com isso, o sangue que contém oxigênio pode alimentar a células do corpo. Uma circulação completa inclui duas passagens pelo coração: uma em direção ao corpo e a outra em direção ao pulmão.

Os canais usados pelo sangue para circular são chamados de:

VASOS SANGUINEOS,ARTÉRIAS,VEIAS

vasos sanguíneos. São divididos nas artérias, veias e os capilares. As artérias: São os canais usados pelo sangue quando ele sai do coração em direção ao corpo, sendo mais grossas que os outros dois tipos de canais. As veias:São canais menores, mas tão fortes quanto as artérias. Recebem o sangue vindo dos capilares ( vasos menores que as veias e que servem para a transição de sangue entre as artérias e as veias) e levam o sangue em direção ao coração, para serem encaminhadas para o pulmão.

CANAIS USADOS PELO SANGUE

A SEGUNDA PASSAGEM DO SANGUE.

A segunda passagem do sangue pelo coração é para ser encaminhada para outro tipo de circulação: a circulação pulmonar. Nessa circulação, o sangue já está sem oxigênio, pois percorreu o corpo todo e já distribuiu esse oxigênio, assim como os nutrientes, para as células e tecidos do corpo. Quando chega ao pulmão, o sangue é oxigenado e então volta ao coração pela segunda vez, terminando o ciclo do sangue. Agora ele será novamente bombeado pelo corpo, levando oxigênio às células.

O MATERIAL QUE O CORPO PRECISA ELIMINAR

O material que o corpo precisa eliminar também tem a contribuição do sistema circulatório para fazê-lo. Esses materiais, chamados de excretas, passam pelo sistema circulatório para que sejam levados aos órgãos responsáveis para retirá-los do corpo. Exemplo de excretas são ureia ou CO2.

⇒ Circulação Pulmonar: Nesse tipo de circulação, o sangue rico em gás carbônico sai, é oxigenado e volta ao coração.

⇒ Circulação Sistêmica: O sangue sai do coração para o corpo onde irriga os tecidos. Nestes há trocas gasosas e o sangue rico em gás carbônico volta para o coração.

VASOS CAPILARES: são as veias, artérias e capilares. Sendo que as artérias são mais largas e flexíveis, as veias mais finas, mas igualmente resistentes (isso porque as veias circulam sangue em locais de baixa pressão, portanto precisa ser resistente). Os capilares são os menores vasos sanguíneos e sevem de canal de transição das artérias para as veias.

ÓRGÃOS DO SISTEMA CIRCULATÓRIO

SANGUE: material líquido que transporta os nutrientes e oxigenação para as células e tecidos do corpo. É bombeado pelo coração e é amplamente rico em nutrientes.

ÓRGÃOS DO SISTEMA CIRCULATÓRIO

ÓRGÃOS DO SISTEMA CIRCULATÓRIO

ESTRUTURA DOS VASOS

1- Túnica externa: é composta basicamente por tecido conjuntivo. Nesta túnica encontramos pequenos filetes nervosos e vasculares que são destinados à inervação e a irrigação das artérias. Encontrada nas grandes artérias somente.

2- Túnica média: é a camada intermediária composta por fibras musculares lisas e pequena quantidade de tecido conjuntivo elástico. Encontrada na maioria das artérias do organismo. 3- Túnica íntima: forra internamente e sem interrupções as artérias, inclusive capilares. São constituídas por células endoteliais.

ARTERIACAPILARIS VEIA

VAMOS ENTENDER

As artérias levam o sangue do coração para outras regiões do corpo;- As veias levam o sangue de volta para o coração;- Os vasos capilares unem as veias às artérias e transportam nutrientes e oxigênio às células, retirando dali gás carbônico e substâncias tóxicas.

Chamamos de pequena circulação, ou circulação pulmonar, quando o sangue, rico em gás carbônico, passa do coração para os pulmões, se oxigena, e depois retorna ao coração.

A grande circulação, ou circulação sistêmica, caracteriza o trajeto do sangue, já oxigenado, do coração para as diversas partes do corpo, posteriormente retornando ao coração.

FUNCIONAMENTO DO SISTEMA CIRCULATÓRIO

O principal órgão desse sistema é o coração, que bombeia o sangue, de forma que ele possa chegar até as extremidades do corpo e voltar para o coração. O sangue, material transportado pelo sistema circulatório, sai do coração carregado de oxigênio, passa pelas artérias, veias e capilares, pelo pulmão e então retorna para o coração. O tempo médio para que o sangue complete um ciclo completo de circulação é de um minuto.

A aorta carrega o sangue oxigenado do ventrículo esquerdo do coração para vários tecidos do corpo. As veias cavas levam o sangue não oxigenado dos tecidos para o átrio direito do coração. Já as artérias pulmonares transportam o sangue não oxigenado para os pulmões e as veias pulmonares transportam o sangue dos pulmões para o átrio esquerdo do coração.

FUNCIONAMENTO DO SISTEMA CIRCULATÓRIO

O principal órgão desse sistema é o coração, que bombeia o sangue, de forma que ele possa chegar até as extremidades do corpo e voltar para o coração.

O sangue, material transportado pelo sistema circulatório, sai do coração carregado de oxigênio, passa pelas artérias, veias e capilares, pelo pulmão e então retorna para o coração. O tempo médio para que o sangue complete um ciclo completo de circulação é de um minuto.

O coração é considerado um dos orgãos mais potentes, apesar de sua dimensão pequena.

Podemos descrever ela com:

A. Forma de coneB. Tamanho do punho fechadoC. Cerca de 12 cm de comprimento,D. 9 cm de largura em sua parte mais amplaE. 6 cm de espessura

Sua massa é, em média, de 250g, nas mulheres adultas, e 300g, nos homens adultos.

LIMITES DO CORAÇÃO:

SUPERFÍCIE ANTERIOR: logo abaixo do esterno e das costelas. superfície inferior: repousa sobre o diafragma, correspondendo a região entre o ápice e a borda direita. BORDA DIREITA: está voltada para o pulmão direito e se estende da superfície inferior à base; A BORDA ESQUERDA: também chamada borda pulmonar, fica voltada para o pulmão esquerdo, estendendo-se da base ao ápice. limite superior constituída pelos grandes vasos do coração e posteriormente a traqueia, o esôfago e a artéria aorta descendente.

CAMADAS DA PAREDE CARDÍACA:

Pericárdio: a membrana que reveste e protege o coração. Ele restringe o coração à sua posição no mediastino, embora permita suficiente liberdade de movimentação para contrações vigorosas e rápidas. O pericárdio consiste em duas partes principais: pericárdio fibroso e pericárdio seroso.

O pericárdio fibroso superficial: É um tecido conjuntivo irregular, denso, resistente e inelástico. Assemelha-se a um saco, que repousa sobre o diafragma e se prende a ele.

O pericárdio seroso, mais profundo: É uma membrana mais fina e mais delicada que forma uma dupla camada, circundando o coração. A camada parietal, mais externa, do pericárdio seroso está fundida ao pericárdio fibroso. A camada visceral, mais interna, do pericárdio seroso, também chamada epicárdio, adere fortemente à superfície do coração.

Epicárdio: a camada externa do coração é uma delgada lâmina de tecido seroso. O epicárdio é contínuo, a partir da base do coração, com o revestimento interno do pericárdio, denominado camada visceral do pericárdio seroso.

Miocárdio: é a camada média e a mais espessa do coração. É composto de músculo estriado cardíaco. É esse tipo de músculo que permite que o coração se contraia e, portanto, impulsione sangue, ou o force para o interior dos vasos sangüíneos.

Endocárdio: é a camada mais interna do coração. É uma fina camada de tecido composto por epitélio pavimentoso simples sobre uma camada de tecido conjuntivo. A superfície lisa e brilhante permite que o sangue corra facilmente sobre ela. O endocárdio também reveste as valvas e é contínuo com o revestimento dos vasos sangüíneos que entram e saem do coração.

O CORAÇÃO APRESENTA TRÊS FACES E QUATRO MARGENS:

FACES: Face Anterior (Esternocostal) - Formada principalmente pelo ventrículo direito.

Face Diafragmática (Inferior) - Formada principalmente pelo ventrículo esquerdo e parcialmente pelo ventrículo direito; ela está relacionada principalmente com o tendão central do diafragma.

Face Pulmonar (Esquerda) - Formada principalmente pelo ventrículo esquerdo; ela ocupa a impressão cárdica do pulmão esquerdo.

MARGENS:

Margem Direita - Formada pelo átrio direito e estendendo-se entre as veias cavas superior e inferior.

Margem Inferior - Formada principalmente pelo ventrículo direito e, ligeiramente, pelo ventrículo esquerdo.

Margem Esquerda - Formada principalmente pelo ventrículo esquerdo e, ligeiramente, pela aurícula esquerda.

Margem Superior - Formada pelos átrios e pelas aurículas direita e esquerda em uma vista anterior; a parte ascendente da aorta e o tronco pulmonar emergem da margem superior, e a veia cava superior entra no seu lado direito. Posterior à aorta e ao tronco pulmonar e anterior à veia cava superior, a margem superior forma o limite inferior do seio transverso do pericárdio.