SISTEMA DE REPOSTA A DESASTRES -Água e Saneamento-

Post on 21-Jan-2016

23 views 0 download

description

SISTEMA DE REPOSTA A DESASTRES -Água e Saneamento-. DESASTRE. “ Resultado de eventos adversos, naturais ou provocados pelo homem, sobre um ecossistema vulnerável, causando danos humanos, materiais e ambientais e consequentes prejuízos econômicos e sociais. - PowerPoint PPT Presentation

Transcript of SISTEMA DE REPOSTA A DESASTRES -Água e Saneamento-

SISTEMA DE REPOSTA A DESASTRES -Água e Saneamento-

DESASTRE

“ Resultado de eventos adversos, naturais ou provocados pelo homem, sobre um ecossistema vulnerável, causando danos humanos, materiais e ambientais econsequentes prejuízos econômicos e sociais.

A intensidade depende da interação entre:-a magnitude do evento-o grau de vulnerabilidade do sistema receptor.

Emergência

É aquela situação anormal, provocada por desastres, causando danos , os quais são superáveis pela comunidade afetada.

PROBLEMAS SANITÁRIOS COMUNS A TODOS OS DESASTRES:

1. Enfermidades Transmissíveis2. Deslocamentos da população3. Exposição às intempéries4. Alimentação e Nutrição5. Saúde Mental6. Manejo de cadáveres7. Água e Saneamento8. Reações Sociais

Efeitos dos Desastres

São variados segundo:-o tipo de fenômeno causante- as condições da comunidade

Em alta porcentagem os efeitos deterioramou destroem o Saneamento Ambiental.

Medida implementada: Gestão de Risco Ambiental

Consiste em desenvolver ações para minimizar os efeitos dos desastres (Bom pretexto para lograr um Desenvolvimento Sustentável da comunidade)

Inundação em Santa Fé - Argentina

-Abril de 2003 – importante inundação súbita

-Resultado: acumularam toneladas de escombros e resíduos em toda a cidade.

-Necessidade de implementar um Plano de “Manejo de dejetos”

-Aumento das enfermidades: Leptospirose, Diarréias e Hepatite A ( sem provocar epidemia)

-Aprox. 120.0000 Hab. Não tiveram água potável pelo menos por 15 dias.

Terremoto de Aiquile

-1998-Improvisaram 30 acampamentos em diferentes Zonas;-Falta de um adequado procedimento de eliminação de excretas aumentaram os vetores-Problema agravado pelos trabalhos de demolição(nuvens de poeiras com partículas de fezes em Suspensão)

ENFRENTAMENTO

No âmbito internacional existem várias organizações que cumprem importante trabalho na gestão de desastres.

Movimento de cruz vermelha e do crescente vermelho

Movimento de Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho

• Formado pela: Federação Internacional das Sociedades Nacionais de Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho , Comitê Internacional de Cruz Vermelha e as Sociedades Nacionais.

• Maior Organização Humanitária do Mundo. (185 países)•Missão: melhorar a vida das pessoas vulneráveis através do poder da humanidade

•intervem na gestão de risco ( preparação da comunidade e fortalecimento institucional) e a atenção aos desastres

•Sua grande experiência e flexibilidade e alguns recursos consideráveis a convertem na fonte não governamental de maior utilidade para o apoio e a cooperação com o setor saúde.

A ajuda proporcionada consiste em:

-alimentos-abrigos-telecomunicações-equipamentos de água e saneamento-recursos humanos

Marcos referenciais:-Estratégia Internacional para a reduçãode desastres-Marco de Acción de Hyogo ( 2005-2015)

-Assembléia Geral - Seul ( Coreia ) Nov. /2005 Aprovado o Programa Mundial ou Agenda Global 1º Objetivo: “ Reduzir o número de feridos e danos causados pelos desastres.

SISTEMA DE RESPOSTA A DESASTRES NA AMÉRICA.

UNIDADE DE RESPOSTA A DESASTRESNA AMÉRICA (Padru)

•Apoia 35 Sociedades Nacionais

•Funções: - em momento de desastres: coordenar e fazer mais eficiente a resposta internacional. -na ausência de desastres; contribuir a a capacidade local e regional das Sociedades Nacionais.

•Maior fortaleza:-ampla informação de provedores, preços em todo o mundo-acordos preestabelecidos e coordenação logistica( recursos em menor tempo)

Ferramentas

-Equipes Nacionais de Intervenção – NIT-Equipes Regionais de Intervenção -RIT Capacitados em : Água e Saneamento Informação em Desastres Saúde Pública em Emergência

-Equipes de Avaliação e Coordenação sobre o Terreno(FACT)-Unidade de Intervenção de urgência –ERU-Fundo de Emergência - DREF

Equipamentos

O Sistema mantém dentro de PADRU :-uma planta de tratamento de água (10.000 pessoas)-4 sistemas ou linhas de distribuição (capacidade de 150.000 litros e 5.000litros diários para consumo humano.-Tanques de distribuição ( 10.000 pessoas)-Equipamentos para manejo de resíduos sólidos.

Nossos objetivos estratégicos

•adotar um programas de capacitação, treinamento e gestão de Recursos humanos;•estabelecer convênios de intercâmbio e programas de cooperação com as Universidades e outras organizações;•estimular o crescimento de acordos Interinstitucionais;•empreender projetos de pesquisa e parcerias com centros superiores de ensino.•compartilhar capacitaçõs de ferramntas comoMDP ( Melhor Diseños de Programas)

Outras Iniciativas:

- Centro de Cruz Vermelha e do CrescenteVermelho sobre Mudanças Climáticas e Preparação de Desastres ( Cruz Vermelha Holandesa).

-Centro de Informação sobre Apoio Psicossocial( Cruz Vermelha Dinamarquesa)

-Faculdade Latinoamerica de Ciências Sociais –FLACSO ( Equador) e OPAS – Convênio paraDesenvolvimento de Curso – Modalidade Virtual.

Muitas vezes não podemos evitar os ventos,mas podemos construir moinhos.

Provérbio Holandês