Sistemas Táticos Ofensivos Cópia

Post on 18-Feb-2016

245 views 11 download

description

Tatico

Transcript of Sistemas Táticos Ofensivos Cópia

SISTEMAS TÁTICOS SISTEMAS TÁTICOS OFENSIVOSOFENSIVOS

Escolha das jogadas: Possuir pelo menos uma jogada para cada

uma das ocasiões: defesa por zona (todas), defesa individual, defesa mista, defesa pressão, além de jogadas especiais para lateral, posse de bola no fundo de quadra, saída de contra-ataque após lance-livre, jogada para gastar o tempo no final de jogo, etc.

Como montar ou escolher uma jogada:Estas jogadas deverão ser escolhidas de

acordo com a capacidade técnica de nossa equipe. Portanto, estas jogadas devem estar sempre adequadas à equipe que possuímos.

Como montar ou escolher uma jogada:

É importante que o jogador de posse de bola tenha sempre espaço para jogar

Devemos, se possível, deixar no máximo dois jogadores do lado em que está a bola (lado forte), devendo os outros estarem posicionados do lado contrário, (lado fraco ou de ajuda) com isso estaremos dando espaço para o jogador com bola

além de forçar a defesa a fazer a opção de fazer a cobertura ou marcar mais de perto o jogador sem bola.

Como montar ou escolher uma jogada:

A jogada deve, na medida do possível, ter uma seqüência retornando os jogadores para suas posições originais a fim de reiniciar a jogada ou tentar uma nova, caso a anterior não tenha obtido sucesso. Com a regra dos 24 segundos as movimentações ofensivas devem ser simples, rápidas e eficientes

Como montar ou escolher uma jogada:

As jogadas ensaiadas são essenciais a qualquer equipe mas não devemos com isso imobilizar os jogadores, podando a sua criatividade.

A individualidade deve ser respeitada dentro da jogada, pois a improvisação pode ser uma arma mortal contra qualquer defesa.

Como utilizar as jogadas:

Para sabermos que tática ofensiva devemos utilizar durante o jogo, devemos ter como primeiro requisito:

saber ler a defesa adversária. Isto significa, identificar de que modo esta defesa esta marcando (zona, individual ou mista se é pressionada ou não) e a partir daí tentar organizar sua equipe com as jogadas previamente treinadas para cada situação.

Tática ofensiva contra defesa por zona

Identificar os pontos vulneráveis de cada defesa.

posições pré-determinadas, fica facilitado o trabalho de visualizar a sua movimentação. Devemos tentar explorar estes pontos, procurando colocar 2 (dois) atacantes em uma área que possui apenas um marcador.

Tática ofensiva contra defesa por zona

A movimentação rápida da bola (através de passes) proporciona aberturas na defesa que podem ser utilizadas no posicionamento dos jogadores de ataque

lembrar que a defesa por zona favorece o arremesso de longa distância

deve ser um fundamento exaustivamente treinado ao enfrentarmos este tipo de defesa.

Tática ofensiva contra defesa individual

Para montarmos nossas jogadas contra defesa individual devemos nos basear em alguns movimentos ofensivos: Corta-luz (com bola e sem bola), Poste, Cortina e Fintas.

Tática ofensiva contra defesa individual Corta-luz consiste em um dos jogadores de ataque parar próximo ao defensor de um de seus companheiros. O Corta-luz pode ser feito pelo jogador que está com a bola ou por um jogador que está sem bola.

No caso de haver troca de marcação pela defesa, o atacante que realizou o corta-luz deve virar-se para a bola e tentar receber na frente do defensor que foi bloqueado. A este movimento chamamos “Pick-and-roll”.

Tática ofensiva contra defesa individual

Poste é quando o jogador que vai receber o corta-luz conduz o seu marcador até próximo ao seu companheiro de ataque, A diferença do Corta-luz para o poste é que no poste o jogador que vai executar o bloqueio fica parado enquanto no Corta-luz ele se desloca até o jogador que vai ser bloqueado.

Tática ofensiva contra defesa individual

Cortina (parede ou duplo) é semelhante ao poste só que é executada por mais de um jogador ofensivo, tentando aumentar a área de bloqueio, dificultando assim a passagem do defensor.

Tática ofensiva contra defesa individual

fintas giros, paradas e arrancadas, fintas de arremesso, fintas de mudança de velocidade e mudanças de direção. Um desses movimentos mais utilizados é o chamado “dá e segue” ou “passe e vá”,

Tática ofensiva contra defesa individual

back-door Outra finta muito utilizada é o “back-door”, onde se faz uma finta em direção ao meio da quadra e volta-se recebendo a bola por trás do marcador para poder ir em direção à cesta.

O jogador que está sem bola, nunca deve O jogador que está sem bola, nunca deve permanecer parado para que não seja permanecer parado para que não seja facilitada a visualização do defensor facilitada a visualização do defensor

O jogador de posse de bola deve ter o maior O jogador de posse de bola deve ter o maior espaço possível para trabalharespaço possível para trabalhar

As jogadas ensaiadas devem sempre procurar As jogadas ensaiadas devem sempre procurar abrir espaço para o jogador que está de posse abrir espaço para o jogador que está de posse de bola de bola

A sincronia de movimentos é fundamental para A sincronia de movimentos é fundamental para o sucesso de uma jogada ofensiva. o sucesso de uma jogada ofensiva.