slide de apresentação das intervenções

Post on 30-Jul-2015

23 views 0 download

Transcript of slide de apresentação das intervenções

INTERVENÇÃO

URBANA

UFBA – Ação e Mediação Cultura através das Artes

Andreza - Ariana - Carlos - Ive - Ravi

O que é intervenção urbana?

São movimentos artísticos relacionados ás intervenções visuais,realizadas em espaços públicos. Feito num espaço ampliado para causar nas pessoas uma reflexão sobre determinado assunto.

Coletivos e artistas:

Poro - Intervenções Urbanas e Ações Efêmeras (MG)GIA - Grupo de Interferência Ambiental (BA)EIA - Experiência Imersiva Ambiental (SP)Esqueleto Coletivo (SP)Descalços (MG)Rubens Mano (SP)Joan Brossa (Espanha/Barcelona)Frente 3 de Fevereiro (SP)Espaço Coringa (SP) Media Sana (PE)

O que é o GIA?

É um grupo de interferência ambiental aleatório. O humor e reflexões a respeito da vida cotidiana e suas singularidades: talvez esses sejam pontos chaves do Grupo de Interferência Ambiental - GIA, coletivo artístico que foge a qualquer tentativa de definição.

Porque o GIA?

Com o intuito de utilizar os locais públicos para se manifestar, abrindo um novo espaço de diálogo entre os meios não convencionais de propagação da arte, viabilizando mais um canal para reflexão sobre as intervenções no cotidiano, na construção de situações que não fazem parte de um mercado de arte.O GIA tem o mesmo objetivo que o nosso trabalho.

Salão de M.A.I.O 2004

• Durante sete dias, trabalhos de 36 artistas de seis estados brasileiros e países como Chile e Espanha tomaram conta das ruas, praças e avenidas da Barra, Campo Grande, Avenida Sete de Setembro e Pelourinho.

Carnaval 2004 – Não Propaganda

Não Propaganda

Salão de Maio 2004 – Árvore de Fruta Pão

“Os pedintes que estavam ao redor ficaram olhando sem entender, até que um foi lá e pegou o pão. Como não houve qualquer tipo de repressão, os outros foram aos poucos se aproximando até virar um Deus nos acusa”

Pedro MarighellaMembro do GIA

Árvore de Fruta Pão

AsfaltoAsfalto, da carioca Célia Cotrim, ao contornar com giz corpos de participantes que se deitavam sobre a rua, discutiu o respeito a vida no trânsito.