Sociedade Contemporanea

Post on 06-Jun-2015

73.837 views 2 download

Transcript of Sociedade Contemporanea

Sociedade Contemporânea

• A sociedade contemporânea, é a sociedade que vivemos hoje, ou seja, os tempos modernos

....

*Saúde*

• O sistema de saúde pública brasileiro é gerenciado e fornecido por todos os níveis do governo, enquanto os sistemas de saúde privada atendem um papel complementar.

Há vários problemas no sistema público de saúde do Brasil. Em 2006, os principais problemas eram as elevadas taxas de mortalidade infantil e materna, de mortalidade por doença não-transmissível e de mortalidade por causas externas: transporte, a violência e o suicídio.

*Esportes*

• Jogos da XXXI Olimpíada, serão um evento multi esportivo realizado no segundo semestre de 2016, no Rio de Janeiro, Brasil. A escolha foi feita durante a 121ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional, que aconteceu em Copenhague, Dinamarca, em 2 de Outubro de 2009. Os Jogos Paraolímpicos de Verão de 2016 serão sediados na mesma cidade e organizados pelo mesmo comitê.

• O evento ocorrerá entre os dias 5 a 21 de agosto de 2016, e as Paraolímpiadas serão entre 7 a 18 de setembro do mesmo ano.

O local de abertura e encerramento será o Estádio do Maracanã. Serão disputadas 28 modalidades, duas a mais em relação aos Jogos Olímpicos de Verão de 2012.

O Comitê Executivo do COI sugeriu as inclusões do Rugby Sevens e do golfe, e foram aprovados durante a 121ª Sessão. O programa dos Jogos ainda poderá ser expandido, após o sucesso de novas modalidades incluídas nos primeiros Jogos Olímpicos da Juventude realizados em Cingapura em 2010.

*Energia*

• O Brasil é o décimo maior consumidor da energia do planeta e o terceiro maior do hemisfério ocidental, atrás dos Estados Unidos e Canadá. A matriz energética brasileira é baseada em fontes renováveis, sobretudo a energia hidrelétrica e o etanol, além de fontes não-renováveis de energia, como o petróleo e o gás natural.

Ao longo das últimas três décadas o Brasil tem trabalhado para criar uma alternativa viável à gasolina.

• Com o seu combustível à base de cana-de-açúcar, a nação pode se tornar energicamente independente neste momento. O Pró-álcool, que teve origem na década de 1970, em resposta às incertezas do mercado do petróleo, aproveitou sucesso intermitente.

Ainda assim, grande parte dos brasileiros utilizam os chamados "veículos flex", que funcionam com etanol ou gasolina, permitindo que o consumidor possa abastecer com a opção mais barata no momento, muitas vezes o etanol.

*Religião*• Desde os finais do século XIX, e em particular desde a

segunda metade do século XX, o papel da religião, bem como seu número de aderentes, se tem alterado profundamente.

Alguns países cuja tradição religiosa esteve historicamente ligada ao cristianismo, em concreto os países da Europa, experimentaram um significativo declínio da religião.

Este declínio manifestou-se na diminuição do número de pessoas que frequenta serviços religiosos ou do número de pessoas que desejam abraçar uma vida monástica ou ligada ao sacerdócio.

Em contraste, nos Estados Unidos, na América Latina e na África, o cristianismo cresce significativamente; para alguns estudiosos estes locais serão num futuro próximo os novos centros desta religião.

• O islã é atualmente a religião que mais cresce em número de adeptos, que não se circunscrevem ao mundo árabe, mas também ao sudeste asiático, e a comunidades na Europa e no continente americano.

O hinduísmo, o budismo e o xintoísmo tem a sua grande área de influência no Extremo Oriente, embora as duas primeiras tradições influenciem cada vez mais a espiritualidade dos habitantes do mundo ocidental.

A Índia, onde cerca de 80% da população é hindu, é um dos países mais religiosos do mundo, ficando em segundo lugar após os Estados Unidos.

As explicações para o crescimento das religiões nestas regiões incluem a desilusão com as grandes ideologias do século XIX e XX, como o nacionalismo e o socialismo.

*Folclore na sociedade contemporânea*

• Folclore é um gênero de cultura de origem popular, constituído pelos costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração.

Todos os povos possuem suas tradições,crendices e superstições, que se transmitem através de lendas, contos,provérbios,canções,danças, artesanato,jogos,religiosidade, brincadeiras infantis,mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.

• É comemorado no dia 22 de agosto.

A Carta do Folclore Brasileiro, declara que folclore é sinônimo de cultura popular e representa a identidade social de uma comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais, e é também uma parte essencial da cultura de cada nação.

• Deve-se lembrar que o folclore não é um conhecimento cristalizado, embora se enraíze em tradições que podem ter grande antiguidade, mas transforma-se no contato entre culturas distintas, nas migrações, e através dos meios de comunicação onde se inclui recentemente a internet.

Parte do trabalho cultural é orientar as comunidades no sentido de bem administrar sua herança folclórica, sabendo que o progresso e as mudanças que ele provoca podem tanto enriquecer uma cultura como destruí-la para sempre.

*Cultura*

• O núcleo de cultura é derivado da cultura portuguesa, por causa de seus fortes laços com o império colonial Português. Entre outras influências portuguesas encontram-se o idioma Português, o catolicismo romano e estilos arquitetônicos coloniais.

A cultura, contudo, foi também fortemente influenciada por tradições e culturas africanas, indígenas e europeias não-portuguesas.

• Alguns aspectos da cultura brasileira foram influenciadas pelas contribuições dos italianos, alemães e outros imigrantes europeus que chegaram em grande número nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Os ameríndios influenciaram a língua e a culinária do país e os africanos influenciaram a língua, a culinária, a música, a dança e a religião.

1º ano 2

Alex,

Débora,

Leonardo,

Kaique,

Taynara Werner,

Elaine.