SOCIOLOGIA - centrodemidias.am.gov.br · Unidade I - Cultura e transformações Unidade II -...

Post on 23-Dec-2018

224 views 0 download

Transcript of SOCIOLOGIA - centrodemidias.am.gov.br · Unidade I - Cultura e transformações Unidade II -...

SOCIOLOGIAPROF. JOSINO DA SILVAPROF. DARIO PINHEIRO

2° ANOENSINO MÉDIO

Unidade ICultura e transformações

2

CONTEÚDOS E HABILIDADES

Aula 1.1Conteúdo

• Definindo cultura

3

CONTEÚDOS E HABILIDADES

Habilidade • Expressar definições de cultura.

4

CONTEÚDOS E HABILIDADES

Unidade I - Cultura e transformaçõesUnidade II - Religião e sociedadeUnidade III - Política e cidadaniaUnidade IV - Movimentos Sociais - a sociedade em ação

PLANO DIDÁTICO PEDAGÓGICO

5

Para reflexão, ouçam e vejam atentamente o vídeo a seguir sobre os olhares.

6

DESAFIO DO DIA

Os olhares

7

AULA

Definindo cultura - Conceitos de culturaUma definição exata e definitiva de cultura seria muito difícil de obter, pois depende de alguns fatores como: a visão sociológica, antropológica, filosófica.

8

AULA

9

AULA

• Para Coelho (1997, p.54) “Em su acepción más amplia, cultura nos remite a La idea de una forma que caracteriza al modo de vida de una comunidad em su dimensión global, totalizante”.

• Em sua concepção, Teixeira Coelho define cultura como tudo que faz parte totalmente da forma de vida de uma comunidade, estão inseridos nesse contexto: hábitos, costumes, valores, princípios, manifestações e expressões culturais, dentre outros. 10

AULA

Para Barros (2008, p. 20), “a cultura engloba os aspectos que definem a identidade de uma pessoa, dos grupos e das sociedades como valores, percepções, imagens, formas de expressão, comunicação”.

11

AULA

• Cultura é uma palavra multidiscursiva, podendo ser usada em várias falas diferentes.

• O uso da palavra depende do contexto discursivo. É impossível encontrar uma definição válida que sirva para todas as ocasiões.

12

AULA

• Em alguns usos da palavra ela aparece de forma clara como: cultura jovem, cultura da classe trabalhadora, cultura intelectual, cultura bacteriana, agricultura, cultura política, etc.

• Cultura, no sentido de cultivar a terra, semear, etc. Cultura, no sentido de quem tem conhecimento, que é culto.

13

AULA

Ela é usada em vários sentidos, e o sentido que se usa em um contexto pode não servir a outro. Há dois sentidos da palavra cultura que podem ser destacados: 1. No sentido popular, o

antropológico e o sociológico. Num sentido popular a palavra cultura é utilizada para designar pessoas que possuem conhecimento, intelectualmente desenvolvidas. 14

AULA

2. No sentido antropológico e sociológico a palavra cultura é utilizada para designar o comportamento social de um grupo.

15

AULA

• A cultura é um produto humano, somente o homem tem a capacidade de criá-la, produzi-la e transmiti-la. Os elementos que compõem a cultura são interdependentes, mas se inter-relacionam de forma harmoniosa na sociedade. São elementos como: as ideias, os hábitos, as técnicas, os costumes etc.

16

AULA

• A cultura é recebida como herança ao nascer e também é adquirida na integração e interação com pessoas de outras regiões.

17

AULA

• O contato com a cultura de outras regiões, com hábitos e costumes diferentes do seu, adquire-se e incorpora-se ao seu modo de vida alguns desses hábitos, costumes ou modos de agir. Assim como pode também transmitir um pouco de sua cultura a cultura de outra região.

• A troca mútua de valores culturais, que é chamada de transculturação. 18

AULA

Transculturação

19

AULA

Escolas antropológicasO conceito de cultura integra o quadro teórico de todas as ciências sociais, contudo, a cultura está vinculada com frequência à Antropologia.

20

AULA

Escola evolucionistaPara Edward Burnet Tylor (1832-1917) a diversidade cultural que se observa na contemporaneidade, reflete diferentes estágios evolutivos de cada sociedade, em uma escala que varia do mais primitivo, representado pelos povos tribais, ao mais desenvolvido, alcançado pelos europeus.

21

AULA

Escola da antropologia culturalPara Franz Boas (1858-1942) cada cultura é única e deve ser analisada de modo particular e aprofundada. Existem, portanto, “culturas” e não “a cultura”, é essa diversidade cultural que explica as diferenças entre as sociedades humanas.

22

AULA

Escola funcionalistaBronislaw Kasper Malinowsk (1884-1942) afirmava que era necessário examinar as culturas em seu estado atual, sem preocupação com as origens. Concebia as culturas como sistemas funcionais e equilibrados, formadas por elementos interdependentes que lhes davam características próprias.

23

AULA

Malinowsk desenvolveu o método de observação participante, ou seja, não se observava à distância, pois só vivendo determinado tempo na sociedade a ser pesquisada se podia conhecer as relações entre a cultura e a vida social.

24

AULA

Cultura e relações de poderA ideia de cultura fundamenta a construção de teorias sociais que nos permitem compreender os conflitos culturais e a construção de uma crítica à dominação cultural que historicamente destruiu diversas sociedades e grupos culturais.

25

AULA

O que é cultura?

26

AULA

Questão 01A definição antropológica de cultura define o termo como:a) ( ) um elemento que aproxima os homens dos animais.b) ( ) uma função orgânica do homem.c) ( ) um elemento que garante a homogeneidade entre os povos.d) ( ) um traço distintivo do homem, mas que não é homogêneo.e) ( ) as capacidades e os hábitos esquecidos pelo homem.

27

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

Questão 02Estudiosos e populares variam na definição de cultura. Identifique um traço cultural próprio de sua comunidade presente nos dias atuais na sua vida.

28

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA