Tanques Sépticos

Post on 30-Dec-2015

49 views 3 download

description

Tanques Sépticos. Prof.º Carlos Eduardo Prof.ºMarcílio Fonte: Prof.ªMarcos Von Sperling. Tanques Sépticos. O tanque séptico constitui-se em um das alternativas mais antigas de tratamento de esgotos, sendo ainda hoje extensivamente utilizado no mundo inteiro. - PowerPoint PPT Presentation

Transcript of Tanques Sépticos

TANQUES SÉPTICOSProf.º Carlos Eduardo

Prof.ºMarcílio

Fonte: Prof.ªMarcos Von Sperling

TANQUES SÉPTICOS

O tanque séptico constitui-se em um das alternativas mais antigas de tratamento de esgotos, sendo ainda hoje extensivamente utilizado no mundo inteiro.

Seu sucesso deve-se principalmente à sua simplicidade construtiva e operacional.

São unidades de forma cilíndrica ou prismática retangular de fluxo horizontal,sendo destinadas, principalmente, ao tratamento primário em áreas não servidas de redes coletoras.

TANQUES SÉPTICOS

RESTRIÇÕES AO USO ; LOCALIZAÇÃOE DISTÂNCIASMÍNIMAS

-O sistema de fossas sépticas deve preservar a qualidade daságuas superficiais e subterrâneas, mediante estrita observânciadas prescrições da NBR 7229/1993: Projeto, construção eoperação de sistemas de tanques sépticos.-É vedado o encaminhamento ao tanque séptico de: águaspluviais e despejos capazes de causar interferência negativa nafase do processo de tratamento ou elevação excessiva da vazãode esgoto afluente, como os provenientes de piscinas elavagem de reservatórios de água.

RESTRIÇÕES AO USO ; LOCALIZAÇÃOE DISTÂNCIASMÍNIMAS

-As fossas sépticas devem ser localizadas o mais próximopossível do banheiro,com tubulação o mais reta possível edistanciadas no mínimo a 15m abaixo de qualquer manancialde água (poço, cisterna, etc)-As fossas sépticas devem observar as seguintes distânciashorizontais mínimas:a)1,50m de construções, limites de terreno, sumidouro, valas deinfiltração e ramal predial de água;b)3,0m de árvores e de qualquer ponto de rede pública deabastecimento de água;c)15,0m de poços freáticos e de corpos de água de qualquernatureza.OBS: As distâncias mínimas são computadas a partir da face externa mais próxima aoselementos considerados.

PERÍODO DE DETENÇÃO (T) DOS DESPEJOS, POR FAIXA DE CONTRIBUIÇÃO DIÁRIA.

CONTRIBUIÇÃO DIÁRIA DE ESGOTO(C) E DELODO FRESCO (LF) POR TIPO DE PRÉDIO E OCUPANTE

TAXA DE ACUMULAÇÃO TOTAL DE LODO (K), EM DIAS POR INTERVALO ENTRE LIMPEZAS E TEMPERATURA DO MÊS MAIS FRIO

PROFUNDIDADE ÚTIL MÍNIMA E MÁXIMA, POR FAIXA DE VOLUME ÚTIL