TATUÍ, 1º DE AGOSTO DE 2015 NOVA GESTÃO DA SANTA · PDF filesete primeiros...

Post on 30-Jan-2018

213 views 0 download

Transcript of TATUÍ, 1º DE AGOSTO DE 2015 NOVA GESTÃO DA SANTA · PDF filesete primeiros...

TATUÍ, 1º DE AGOSTO DE 2015

PÁGINA 5JORNAL INTEGRAÇÃOCidade

FONE: 3305-9100Av. das Mangueiras, 217

LETHALETHALETHALETHALETHASEGUROS

Via R.G. Adão Bertim, 184Fones: 3305-6568

José Maurício C. Almeida

N. Redação: Esta seção é gratuita. Os óbitos publicados são enviadospelas funerárias que prestam serviço no município de Tatuí.

A reunião do GAATAacontece toda penúltima

terça-feira do mês, a partirdas 19h00 no Buffet eGastronomia Cláudia

Rauscher. Av. Cel. Firmo V.Camargo, 171

Telefone de contato:3251-8520.

NOVA GESTÃO DA SANTA CASARENEGOCIA DÍVIDAS

A primeira semana de tra-balho da nova gestão da SantaCasa, compartilhada entre a“São Bento Saúde”, aprovedoria do hospital e amunicipalidade, foi marcadapela renegociação de dívidas.Na segunda-feira (27), a SantaCasa divulgou um balanço dossete primeiros dias sob o novomodelo administrativo.

De acordo com a assesso-ria, diversos avanços foramcontabilizados. O principal de-les refere-se a acordos deparcelamento com diversos for-necedores, como é o caso dedistribuidoras de medicamen-tos, que permitiram a normali-zação da entrega de remédiose demais suprimentos do gê-nero. Também esta semana foifirmado acordo com a empresaque administra o cartão ali-mentação dos funcionários,que estava há três meses semreceber. Na última segunda-feira, o valor de julho, referenteao mês trabalhado de junho, foicreditado.

O responsável pela São Ben-to Saúde, frei Bento Aguiar,reuniu-se também com os fun-cionários e o corpo clínico. FreiBento falou com os médicos arespeito da nova dinâmica ad-ministrativa da entidade filan-trópica. “Sentimos o amploapoio da classe médica. To-dos se mostraram receptivos eprontos para colaborar comesse momento de nova gestãoe virada de página para o hos-pital. Essa adesão nos dá muitaconfiança de que certamentevenceremos essa batalha”,destacou.

O frei Bento reuniu-se ain-da com gestores de planos desaúde interessados em cele-brar convênios com hospitais eainda com o Sindicato dos Tra-balhadores da Saúde, para ga-rantir direitos trabalhistas. Opróximo passo é regularizar,junto às instituições bancári-as, o atraso no recolhimentode empréstimos consignadosdos funcionários.

O Departamento Jurídico daSanta Casa estuda uma liminarantecipada, para obter a libera-ção da Certidão Negativa deDébitos (CND) e garantir re-passe de recursos estaduais efederais, em especial do Pro-grama “Santa Casa Sustentá-vel”, já autorizada desde 2014,através de intervenção do pre-feito José Manoel Corrêa Coe-lho (Manu) junto à Secretariade Estado da Saúde. Em outrareunião, frei Bento foi apresen-tado aos padres que trabalhamatualmente nas paróquias deTatuí e conversou com elessobre a situação do hospital.“Estamos muito confiantesnesse novo modelo de gestãoe, com apoio da nossa popula-ção, iremos salvar nossa San-ta Casa”, finalizou o prefeitoManu.

Foto: Comunicação/Prefeitura de Tatuí

Provedora Nanete Walti Lima, prefeito Manu e Frei Bento Aguiar.

PEÇA TEATRAL ABORDAIMPORTÂNCIA DA ÁGUA

Na segunda-feira (3) e ter-ça-feira (4), a companhia deteatro de bonecos sobre rodas“BuZum!”, que percorre o Paísdesde 2011, levando culturaaos alunos da rede pública deensino, apresenta gratuitamen-te em duas escolas de Tatuí oespetáculo “13 Gotas”, queaborda a importância da água.A primeira apresentação ocor-re no dia 3, na CEPEM “Profes-sora Eny Vanni Campos”, naRua Antonio de Souza, s/nº,na Vila São Lázaro, e a segun-da acontece no dia 4, na EMEI“Joaquim da Silva Campos”, naRua Benedito Pereira Macha-do, nº 461, no Bairro Valinho. Apeça é patrocinada pela con-cessionária CCR SPVias, atra-vés do Instituto CCR, e recebeapoio do Ministério da Cultura,por intermédio da Lei Rouanet.

O nome “13 Gotas” surgiude um estudo do InstitutoAkatu, demonstrando que setoda a água do planeta cou-besse em um balde de dezlitros, somente 13 gotas pode-riam ser consumidas pelos

Foto: Milene Milan

homens. “Apesar de o planetaser coberto pela água, nemtodos sabemos qual volumepode ser utilizado”, contaMariane Gutierrez, diretora doBuZum!. Segundo o estudo,97,5% da água do planeta ésalgada e, portanto, imprópriapara uso e consumo. Apenas2,5% é doce, sendo que amaior parte está em locais dedifícil acesso. Desse total, so-mente 0,26% estaria disponí-vel e acessível ao homem.

O roteiro da peça, escritopor Marília de Toledo e dirigidapor Wanderley Piras, apresen-ta um laboratório onde doiscientistas “malucos” explicampara as crianças, de formalúdica e sensorial, a importân-cia da água, desde a gesta-ção, quando os bebês estãoimersos em líquido uterino, atéa presença nos alimentos, nocorpo humano e na natureza.Os diferentes estados da água(sólido, líquido e gasoso) sãodemonstrados e as criançasaprendem também como ocor-re o ciclo das chuvas.

Utilizando várias técnicasdo teatro de bonecos, os ato-res mostram que a água estápresente no céu, nuvens, terra,lençóis freáticos, lágrimas,suor, sangue, ossos, pele ecabelo. Com um “mapamundi” em cena, as criançasconseguem visualizar em quais

pontos do planeta há maiorquantidade de água salgada ede água doce, e por que é vitalque esse bem seja utilizado deforma consciente. Além deTatuí, até o dia 14 de agosto, oBuZum! apresentará a peça nascidades de Avaré, Capela doAlto, Cesário Lange, Itapeva,Itaberá e Itatinga.

Sobre o BuZum!A companhia mantém e de-

senvolve a premissa de unirteatro e educação e já se apre-sentou em 520 escolas públi-cas, em um total de maisde 150 mil quilômetrosrodados. Nos cinco anos naativa, com mais de cinco milapresentações na bagagem, oprojeto conta com um públicode cerca de 200 milespectadores em sete esta-dos brasileiros (São Paulo, Rio,Maranhão, Minas Gerais,Paraná, Espírito Santo eBahia). Adaptado em um ôni-bus que se transforma em salade teatro, o BuZum! é equipadocom palco, iluminação, ar con-dicionado e espaço para aplateia com capacidade parareceber até cinquenta espec-tadores por sessão. O gruporecebeu o prêmio de MelhorProdução e Melhor Autor deTexto Original no “1º PrêmioSão Paulo de Incentivo ao Te-atro Infantil e Jovem” (ex-Prê-mio Femsa), em 2014.

† Gertrudes Maria de ArrudaAlmeida – Faleceu dia 22 dejulho, aos 88 anos.

† José Cardoso de Oliveira –Faleceu dia 23 de julho, aos 67anos.

† Levino Pereira Lima – Fa-leceu dia 24 de julho, aos 94anos.

† Benedita GonçalvesCamprubi – Faleceu dia 25 dejulho, aos 80 anos.

† Lúcia Phols Choquette –Faleceu dia 25 de julho, aos 78anos.

† Maura Rodrigues Silveira– Faleceu dia 25 de julho, aos 75anos.

† Jacira de Almeida Oliveira– Faleceu dia 26 de julho, aos 80anos.

† Manuel Marques de

Almeida – Faleceu dia 26 dejulho, aos 80 anos.

† Ricardo Roberto Thomaz –Faleceu dia 26 de julho, aos 35anos.

† Sueli Leme da Silva Tosti –Faleceu dia 27 de julho, aos 54anos.

† Durval Pocidonio Barbosa– Faleceu dia 27 de julho, aos 29anos.

† Raul dos Santos Pereira –Faleceu dia 27 de julho, aos 86anos.

† Irineu Aprígio do Amaral –Faleceu dia 28 de julho, aos 79anos.

† Jorge Quevedo – Faleceudia 28 de julho, aos 64 anos.

† Lúcia Rodrigues deAlmeida Jacob – Faleceu dia 28de julho, aos 74 anos.

Estão abertas no SindicatoRural Patronal de Tatuí inscri-ções para o curso deArtersanato em Fibras Vege-tais. O curso será realizado noperíodo de 17 e 21 de agosto.As vagas são limitadas e gra-tuitas. Mais informações naRua 11 de Agosto. 1.375, outelefone (15) 3251-4320.

NOVO CURSO COMINSCRIÇÕES NO

SINDICATO RURALNa quinta-feira (30), a con-

cessionária CCR SPVias pro-moveu mais uma edição doprograma “Estrada Para Saú-de” em Tatuí. A ação ocorreuno km 122,6 da Rodovia Anto-nio Romano Schincariol (SP-127), onde os motoristas tive-ram a oportunidade de realizar,em um ônibus adaptado, diver-sos exames gratuitos de saú-de, como glicemia, colesterol,triglicérides e aferição da pres-são arterial.

Os motoristas receberamainda orientações sobre segu-rança viária e materiaiseducativos sobre alimentaçãosaudável e prevenção de doen-ças. O objetivo maior do “Es-trada Para Saúde” é promoverconscientização, aumentandoa qualidade de vida do motoris-ta e, consequentemente, redu-zindo o número de acidentes.

“ESTRADAPARA SAÚDE”