Templo do senhor

Post on 21-Jun-2015

355 views 3 download

Transcript of Templo do senhor

Mt 21:12-17

Tendo Jesus entrado no templo, expulsou todos os que ali vendiam e compravam; também derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas.

E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a transformais em covil de salteadores.

Vieram a ele, no templo, cegos e coxos, e ele os curou.

Mas, vendo os principais sacerdotes e os escribas as maravilhas que Jesus fazia e os meninos clamando: Hosana ao Filho de Davi!, indignaram-se e perguntaram-lhe:

Ouves o que estes estão dizendo? Respondeu-lhes Jesus: Sim; nunca lestes: Da boca de pequeninos e crianças de peito tiraste perfeito louvor?

E, deixando-os, saiu da cidade para Betânia, onde pernoitou.

Jo 8.44   Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.

Hb 1.1,2 Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo.

Mercantilização da Fé (busca do lucro)

Uso de estratégias de marketing e administração de empresas na casa de Deus

Uso de métodos anti-bíblicos

Difamação e intriga

Disputa por membros

Palavra que da parte do SENHOR foi dita a Jeremias:

Põe-te à porta da Casa do SENHOR, e proclama ali esta palavra, e dize: Ouvi a palavra do SENHOR, todos de Judá, vós, os que entrais por estas portas, para adorardes ao SENHOR.

Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Emendai os vossos caminhos e as vossas obras, e eu vos farei habitar neste lugar.

Não confieis em palavras falsas, dizendo: Templo do SENHOR, templo do SENHOR, templo do SENHOR é este.

Mas, se deveras emendardes os vossos caminhos e as vossas obras, se deveras praticardes a justiça, cada um com o seu próximo;

se não oprimirdes o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, nem derramardes sangue inocente neste lugar, nem andardes após outros deuses para vosso próprio mal,

Jr 7:1-11

eu vos farei habitar neste lugar, na terra que dei a vossos pais, desde os tempos antigos e para sempre.

Eis que vós confiais em palavras falsas, que para nada vos aproveitam.

Que é isso? Furtais e matais, cometeis adultério e jurais falsamente, queimais incenso a Baal e andais após outros deuses que não conheceis,

e depois vindes, e vos pondes diante de mim nesta casa que se chama pelo meu nome, e dizeis: Estamos salvos; sim, só para continuardes a praticar estas abominações!

Será esta casa que se chama pelo meu nome um covil de salteadores aos vossos olhos? Eis que eu, eu mesmo, vi isto, diz o SENHOR.

“Covil” - Fig. Refúgio de malfeitores, ladrões etc. ; ANTRO; ESCONDERIJO

Uso do templo para negócios escusos

Forma de acobertar interesses gananciosos

Defraudação do sagrado para fins de interesse pessoal

Lugar de entrada do templo para acolher os não judeus

Reservado para acolher os “rejeitados” e dar oportunidade de aprender sobre o verdadeiro Deus de Israel

Em vez de ser usado para o trabalho missionário estava sendo usado para negócios e troca de moedas

Lugar onde o seu povo está orando:

◦ “E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração” (Mt 21:13)

◦ ITm 2.1   Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens

Lugar onde as pessoas são ajudadas:

◦ Mt 21.14   Vieram a ele, no templo, cegos e coxos, e ele os curou.

Lugar onde se entoa o verdadeiro louvor

◦ Mt 21.15, 16   Mas, vendo os principais sacerdotes e os escribas as maravilhas que Jesus fazia e os meninos clamando: Hosana ao Filho de Davi!, indignaram-se e perguntaram-lhe: Ouves o que estes estão dizendo? Respondeu-lhes Jesus: Sim; nunca lestes: Da boca de pequeninos e crianças de peito tiraste perfeito louvor?