Teoria da Comunicação 02 - Típico 02

Post on 07-Jul-2015

626 views 1 download

description

Aula de Teoria de Comunicação 02 do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Pernambuco, tratando da Escola de Frankfurt.

Transcript of Teoria da Comunicação 02 - Típico 02

A Escola de FrankfurtUniversidade Católica de PernambucoProf. Fernando Fontanella

Teoria da Comunicação 2

A escola de Frankfurt.Conjunto de intelectuais alemães agrupados em torno do Institut für Sozialforschung em Frankfurt a partir da década de 30.

Uma escola marxista.Rompendo com a ortodoxia marxista, os pensadores de Frankfurt propõem uma Teoria Crítica preocupada com as mudanças culturais ocorridas a partir do surgimento dos meios de comunicação massivos.

Uma escola marxista.Os frankfurtianos buscaram avançar dentro da teoria marxista, propondo análises inovadoras para os novos problemas apresentavam.

Frankfurt: Principaisinfluências

O fracasso das revoluções operárias na Europa.

A ascenção do nazismo na moderna economia industrializada alemã.

O aparecimento de avanços na teoria desconhecidos no tempo de Marx.

Com as leis raciais de Hitler, e com ele todos os membros judeus do instituto são destituídos.

Já exilados, eles transferem-se para a Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, onde publicarão suas obras mais importantes.

Frankfurt: Principaispensadores

Obras: O eclipse da razão; A teoria crítica; A dialética do esclarecimento.

Max Horkheimer

Obras: Mínima Moralia; A personalidade autoritária; A dialética do esclarecimento; A filosofia da música moderna.

Theodor Adorno

Obras: Razão e evolução; Eros e civilização; O homem unidimensional.

Herbert Marcuse

Obras: A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica; Paris, capital do século XIX

Walter Benjamin

Frankfurt: Conceitos fundamentais

Razão instrumental.Estado em que a razão humana é totalmente operacionalizada, e que a ciência deixa de ser a busca da verdade e passa a servir um instrumento de dominação.

Razão crítica.Oposta à razão instrumental, tem como objeto os homens como produtores de todas as suas formas históricas de vida.

Emancipação.Liberação, pelo uso da razão crítica e a conquista da autonomia intelectual, dos sujeitos em relação à lógica instrumental do capitalismo.

Indústria cultural.Aplicação do método de produção capitalista ao campo da arte, e sua assimilação pela lógica de mercado, que acaba por subtrair dela todo poder de contestação.

ReferênciasSlide 3 // Imagem do edifício onde estava instalada a Escola de Frankfurt na década de 1930.Slide 8 // Karl Marx.Slide 9 e 10 // Imagens de barricadas nas ruas durante a Comuna de Paris em 1871.Slide 11 e 12 // Vladimir Lênin discursando durante os eventos da Revolução Russa.Slide 13 // Joseph StalinSlide 15 // Adolph Hitler recebe crianças alemãs em foto usada para propaganda nazista.Slide 16 // Imagem do Quinto Congresso do Partido Nazista em Nuremberg (1933).Slide 17 // Montagem com imagens de Hitler durante discurso.Slide 19 // Max Webber.Slide 20 // Sigmund Freud.Slide 23 // Imagens do Subcomitê Permanente de Investigação do Senado Americano, que promoveu a “caça às bruxas” contra supostos agentes comunistas infiltrados nos E.U.A. nos anos 50.Slide 24 // Cena de Steamboat Willie de 1923.Slides 25, 26 e 27 // Cenas típicas de audiências de cinema, rário e TV na metade do século XX.

Prof. Fernando Fontanella

Universidade Católica de Pernambuco

Graduação em Publicidade e Propaganda

Disciplina // Teoria da Comunicação 2Período // 2013.2

email // prof.fontanella@gmail.com