TÍTULO: Protagonismo dos Educandos na Educação de...

Post on 27-Nov-2018

212 views 0 download

Transcript of TÍTULO: Protagonismo dos Educandos na Educação de...

Autor(es): Giuseppe Motta Marenda e Leonardo Dias de MoraisProfessor orientador: Tiago R. T. Manggini Tutor orientador: Carla Andreia S. dos Santos

INTRODUÇÃO: Protagonismo na EJA para construção de saberes humanizados

Ações democratizantes são de suma importância para uma educação real semhierarquia ou preconceito, nas relações entre professores-alunos-direção paraconstrução e percepção de qual o papel do cidadão na comunidade escolar, de formahumanizada para compreensão do sentido da educação na vida e como elementoconstrutor do seu próprio destino, eliminando a opressão cultural, intelectual eeconômica.

MARCO TEÓRICO Pedagogia de integração na complexidade do humano nas relações de construção dos saberes

E esta luta somente tem sentido quando os oprimidos, ao buscar recuperar suahumanidade, que é uma forma de criá-la, não se sentem idealisticamente opressores,nem se tornam, de fato, opressores dos opressores, mas restauradores dahumanidade em ambos. - Paulo FreireE Fisicamente, não há dúvida que seriam melhores do que a classe mais elevada, ementalmente também o seriam se lhes fossem favoráveis as oportunidades. – SergioBuarque de Holanda/Smith

OBJETIVOS: Construção de novos saberes de forma humanizada.

Construir uma escola decente, humanizada, prazerosa, dentro daperspectiva da construção dos saberes da educação do futuro.

Figura 1 – Visita ao Quilombo Mesquita com a presença de quilombolas e o Cineasta Vladimir Carvalho.

RESULTADOS OBTIDOS

CONCLUSÕES

A construção de uma escola democrática exige professores sensibilizados parasensibilizar sobre a essência da cidadania na gestão escolar dentro da realidade dacomunidade viva e contextualizada para uma sociedade empoderada e dona do seudestino, sem preconceitos, discriminações na diversidade de pensamento, gênero eétnico racial como premissas fundamentais do novo modelo civilizatório em curso.

Figura 2 – Processo de consulta aos educandos sobre questões da escola.

Figura 3 – Consulta sobre a necessidade de intervalo entre as aulas.

Sendo uma atividade subjetiva, os resultados não podem ser avaliados de uma formaquantitativa, mas sim qualitativa. A participação dos educandos no processo foi muitointensa e demonstra que estes tem interesse em tomar posição nas decisões docolégio. A atividade mobilizou professores e estudantes de uma forma não habitualpara o período noturno, o que abre caminho para que outras atividades com o mesmopropósito sejam desenvolvidas.

Universidade de Brasília – UnBUniversidade Aberta do Brasil – UAB

Faculdade de Educação – FECoordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação

II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com ênfase na Educação de Jovens e Adultos / 2013-2014

“TÍTULO: Protagonismo dos Educandos na Educação de Jovens e adultos para efetividade da gestão democrática no Centro de Ensino Fundamental 02 do Paranoá para construção de

saberes na realidade escolar com humanização das relações professores-alunos-direção.”

Este trabalho não tem como propósito encerrar em si mesmo, mas sim ser uma sériede atitudes e ações que visam construir uma escola mais democrática. Sendo assim,a primeira experiência desenvolvida com os educandos foi a realização de umsimulacro de eleição, na qual foi realizada uma consulta aos estudantes sobre temareferente a própria realidade. A escolha do tema, o processo eleitoral e a apuraçãodos resultados foi realizada pelos próprios educandos, sendo apenas orientados esupervisionados pelos professores.

SIMULACRO DE ELEIÇÃO

Deste modo, a construção de quem somos dentro da perspectiva do ser humanocomo grande autor de si mesmo é o legado que a cidadania e participação dacomunidade escolar nos desafios da escola que é sua, delineando a primazia do norteque dos educadores e educando inseridos na realidade vivida pela comunidade emprocesso de empoderamento e protagonismo desse ser em contínua humanização ebusca de um novo padrão civilizatório próprio e singular.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Freire, PauloPedagogia da Autonomia: Saberes Necessários a prática educativa/ Paulo Freire. São Paulo:Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura)Freire, PauloPedagogia do Oprimido, 17ª Ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987Saviani, DermevalEscola e Democracia: Teorias da Educação, Curvatura da Vara, onze teses sobre educaçãopolítica/Dermeval Saviani- 36. Ed. Revista - Campinas , SP: Autores Associados, 2003(Coleção Polémicas do Nosso Tempo;vol.5)Lei de Gestão Democrática - Lei Distrital nº 4751, de 7 de fevereiro de 2012.Holanda, Sergio Buarque de, 1902-1982.Raízes do Brasil/Sergio Buarque de Holanda. -26. edSão Paulo: Companhia das Letras, 1995.MORIN, Edgar - Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3a. ed. - São Paulo:Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2001.

REFERÊNCIAS

Foto/ Mapa/ Desenho e/ou Gráfico

20cm de altura37cm de largura

Dimensão pode ser variada

Foto/ Mapa/ Desenho e/ou Gráfico

20cm de altura37cm de largura

Dimensão pode ser variada