Trabalho de Arquitetura

Post on 04-Jul-2015

119 views 4 download

Transcript of Trabalho de Arquitetura

Alunos:Lucas de Carvalho Bertol José Antônio Belquior GomesJoão Paulo Norberto

Lucas Goulart Silva¹, Márcio Oliveira Soares de Souza²PUC Minas – Grupo de Sistemas Digitais e Computacionais (GSDC)

lgourlatsilva@ieee.org¹, marciooss@ieee.org²

O número de transistores nos processadores aumentaria 60% a cada 18 meses.

Tal foi a evolução dos processadores, que se atingiu um limite quanto ao aumento da sua capacidade de processamento.

As técnicas de pipeline, aumento do número de transistores, aumento do clock já estavam no limite ou não surtiam tanta melhora de desempenho quanto antes.

Qual a solução?Fabricar processadores com mais

de um núcleo de processamento.

A solução deu tão certo que os processadores de vários núcleos estão atualmente presentes em quase qualquer sistema computacional: desktops, notebooks, tablets, smartphones, sistemas embarcados, etc.

Os processadores de vários núcleos tornaram-se o novo padrão em hardware. Esse padrão permitiu se continuar melhorando o poder de processamento dos computadores, mas trouxe novos problemas a tona.

O principal deles é a implementação de softwares que possam tirar proveito máximo dos processadores de múltiplo núcleo, - softwares que trabalhem com o paralelismo - uma vez que todos os aplicativos criados antes da popularização desse tipo de processador e a grande maioria dos aplicativos atuais são otimizados para execução em processadores de núcleo simples.

Para que se tenha maior desempenho em processadores de múltiplos núcleos, deve-se usar a técnica de paralelismo, ou seja, destinar partes do código para execução em cada núcleo presente no processador, diminuindo o tempo de execução.

O problema principal – algoritmo - seria quebrado em vários problemas menores, nos quais cada núcleo do processador se encarregaria de resolver.

Faltam profissionais no mercado que saibam lidar com o paralelismo, que se torna o novo paradigma da computação, substituindo o paradigma sequencial – todo o algoritmo é processado em uma única sequência de passos no processador.

Isso se deve, em parte, a falta de atenção dada ao paralelismo nos cursos de TI.

Introduzir o conceito de paralelismo aos estudantes das áreas da computação é algo delicado, uma vez que entram no contexto várias questões importantes, como: I) Devem ser abordados os conceitos seqüencial e paralelismo?

II) Como os professores devem trabalhar esses conceitos?

III) Qual algoritmo paralelo deve ser trabalhado?

IV) A didática deve ser padrão em todo o mundo? Ou todo o país?

Os processadores de múltiplos núcleos resolveram os problemas quanto ao aumento do poder de processamento, que já atingia seu limite nos processadores de núcleo simples, e chegaram para ficar. Atualmente, eles estão em todas as partes, e trazem consigo a evidência e importância do paralelismo, que se torna o novo paradigma da computação.

Observa-se então uma discordância entre as pesquisas, o ensino e a indústria quanto ao paralelismo. Tal discordância deve vir a ser atenuada no futuro, com a maior importância a ser dada para a Arquitetura de computadores nos cursos de graduação e formação de profissionais em consonância com as exigências do mercado de trabalho, ou seja, profissionais que saibam trabalhar com o novo paradigma da computação: o paralelismo.