Travel Tips | Jamaica (Port.)

Post on 05-Aug-2016

247 views 0 download

description

 

Transcript of Travel Tips | Jamaica (Port.)

JAMAICA

TRAVEL TIPS

VISÃO GERAL ATRAÇÕESTRANSPORTE COMPRASONDE FICAR ONDE COMER

VISÃO GERAL

Uma das maiores ilhas do Caribe e também uma das mais cheias de agito. É normal estar andando pelas ruas e ouvir um bom reggae, que é a marca registrada da Jamaica. Muitas praias, paisagens fantásticas, água cristalina e um povo muito receptivo e alegre é o que você encontrará aqui. Aqui você vai relaxar, esquecer um pouco da vida, contemplar a natureza e se divertir muito com as freqüentes festas que acontecem pelas ruas.

Você encontrará museus que contam a história do país e do seu maior ídolo, o lendário Bob Marley. Encontrará também muitas trilhas, praias sossegadas, feiras de rua e comida típica de boa qualidade.

A Jamaica vive praticamente só para o turismo, ou seja, você será muito bem recebido e terá muitos lugares para visitar, todos espalhados por Kingston, Montego Bay, Negril, Ocho Rios e outras cidades.

O clima jamaicano é tropical e tem poucas variações de temperatura durante o ano, varia entre 25°C e 38°C. Os ventos oceânicos aliviam o calor e a umidade da Jamaica. As chuvas estão concentradas de maio a dezembro. As montanhas têm um clima mais frio e de junho a novembro há risco de ciclones devido aos ventos fortes já que a ilha situa-se entre áreas de baixa e alta pressão. Para fugir da chuva você pode agendar sua viagem entre janeiro e maio, que é a época em que o clima fica mais seco.

DUFRY TRAVEL TIPSJAMAICADUFRY TRAVEL TIPSJAMAICA

O inverno é morno durante o dia e esfria um pouco a noite, enquanto o verão é quente o tempo todo, afinal, a Jamaica é um país tropical. Mas não esqueça que as chuvas podem ocorrer a qualquer momento durante o ano.

Como o clima na Jamaica é bastante estável, são poucas variações de temperatura, permanecendo entre 25°C e 38°C o ano todo. Ou seja, deu para ver que você vai curtir ao máximo toda a natureza e as lindas paisagens desta ilha do Caribe.

Entre dezembro e abril a ilha se enche de turistas, portanto é a época com maior ocupação em hotéis, campings e etc. Se quiser visitar o país num período mais tranquilo, vá entre os meses de maio e junho. De junho a novembro inicia-se a temporada de furacões, mas isso não significa que você não pode visitar a Jamaica nesse período, geralmente os furacões atingem apenas o mar sem passar pelas ilhas caribenhas e quando as atingem, são breves e inofensivos.

Vale muito a pena visitar, pois é um país de cultura riquíssima e tem muito a oferecer. As águas cristalinas e a cultura rastafári da Jamaica te esperam para uma experiência inesquecível!

TRANSPORTE

O transporte público jamaicano ainda é um pouco precário. Os ônibus são bem baratos, mas não possuem horário certo e costumam ficar bem lotados. O passeio pode se tornar um pouco cansativo, vai depender do seu estado de espírito.

Uma boa opção é alugar um carro. Diversas empresas de aluguel de carros são encontradas nas grandes cidades e oferecem períodos bem longos de estadia com o veículo. Mas é preciso ter mais de 25 anos e ter carteira de motorista válida de outro país para poder utilizar esse serviço. O mais importante é saber que na Jamaica você dirige do lado esquerdo da pista, isso requer uma certa flexibilidade dependendo da origem do turista. É recomendado alugar carros com seguro incluído.

DUFRY TRAVEL TIPSJAMAICA

Se você dispõe de um orçamento maior, existe a opção de vôos domésticos em helicópteros, você chegará aos lugares muito mais rápido do que em transporte público ou taxi e conseguirá uma visão espetacular das paisagens naturais jamaicanas. Há diversas linhas domésticas nos Aeroportos Internacionais em Kingston e Montego Bay e também em aeroportos menores em Portland, Ocho Rios e Negril.

Na Jamaica também existem os bons e velhos taxis, que você pode pedir pelo telefone ou parar um pelas ruas. A maioria possui taxímetro, porém alguns estabelecem um preço por viagem. Taxis com uma placa vermelha com a sigla PPV (Public Passenger Vehicle) cobrarão uma gorjeta de 10 a 12% já incluída no valor.

Depois da meia noite é cobrado 25% a mais em cima do valor da tarifa.

Um sistema de transporte bem interessante e útil é o da JUTA (The Jamaica Union of Travellers Association), basta ligar no telefone (1876) 952-0813 e agendar um dos transportes que eles oferecem (incluindo micro ônibus, ônibus, carros luxuosos e vans). É um atendimento bem personalizado, você viajará com muito conforto e profissionalismo dos motoristas. Há a possibilidade de fazer paradas em alguns pontos turísticos, tirar fotos e depois continuar a viagem, a JUTA é especializada no atendimento de viajantes que vem à Jamaica, ou seja, os seus profissionais vão dar algumas dicas e falar sobre a cultura, a geografia e a história do país.

ATRAÇÕES

BLUE MOUNTAINS

Várias trilhas para você caminhar e escalar. Com alturas de mais de 2.100m. Os picos tem um tom azulado, pois são envoltos por névoas. Existem mais de 200 espécies de aves e 800 espécies de plantas nas ‘Montanhas Azuis’.

MUSEU DO BOB MARLEYÉ localizado em Kingston, capital jamaicana. É destino obrigatório para quem viaja para a Jamaica, afinal, o país é a terra do reggae. A casa de madeira que servia também de estúdio para o lendário Bob Marley é o endereço mais visitado da cidade de Kingston e é como um santuário.

CARNAVALO Carnaval da Jamaica começa em Fevereiro e se estende até a semana de Páscoa (em abril). É uma explosão de culturas. Músicos na rua, dançarinos com roupas características, enfim, o carnaval aqui é uma grande festa de rua que acontece em todo o país. Você vai se divertir com a riqueza cultural e o astral do povo jamaicano.

COLUMBUS PARKRelíquias da história jamaicana podem ser encontradas neste museu a céu aberto que funciona 24 horas. É um parque comemorativo que marca a chegada de Cristovão Colombo nas Américas em 1494.

GOLFINHOSEm Ocho Rios existe a maior lagoa natural de golfinhos-nariz-de-garrafa-do-mundo. É possível nadar e interagir com esses animais encantadores, não deixe de visitar. Será uma experiência inesquecível!

RIO GRANDEPegar uma jangada de bambu e explorar o Rio Grande, passando por plantações de bananas e cana de açúcar é uma ótima pedida. Você pode velejar dos picos das Blue Mountains em Berrydale e chegar até Margaret s Bay.

KINGSTONÉ a capital da Jamaica e a moradia de Bob Marley, aqui você estará imerso no que é a Jamaica de verdade, pois há favelas e pessoas de todas as classes. Você poderá ver de perto o que é a vida jamaicana, uma vida de rua pulsante, grandes pontos históricos. Resumindo, você precisa passar pela capital do país se for visitá-lo.

DUFRY TRAVEL TIPSJAMAICA

CAVERNAS LIMESTONEUma experiência única e muito interessante. Fenômenos naturais como as estalactites, estalagmites, penhascos, túneis e as profundezas de um lago subterrâneo. A Green Grotto (Gruta Verde) era usada como abrigo pelos Índios Arawak.

MONTEGO BAYA cidade mais movimentada da Jamaica. Se você quer festa e agitação é aqui que você deve ficar. Seja relaxando na praia Doctor s Cave ou se cruzando o Gloucester

e se deliciando com as inúmeras atrações que fazem a vida noturna viva e sempre movimentada. A maioria dos turistas, quando chega a Montego Bay, não vai para nenhum outro lugar da ilha.

Além dessas, existem muitas outras atrações, afinal a Jamaica é uma ilha quase totalmente dedicada ao turismo e tem muito a oferecer. Como, por exemplo, o Museu Port Royal, os Jardins Botânicos de Shaw Park, aSpanish Town, a Treasure Bay e também os Jardins Subaquáticos noMontego Bay Marine Park.

DUFRY TRAVEL TIPSJAMAICA

ONDE FICAR

Existem muitas possibilidades de estadia na Jamaica, cada uma com sua particularidade.

APARTAMENTOSUma opção para quem quer conforto e privacidade para uma estadia longa na Jamaica, apartamentos de todos os tipos mobiliados disponíveis para aluguel. Fleur Flats é perto da praia e inclui serviço de limpeza. El Greco é localizado nas montanhas e tem uma vista panorâmica espetacular do planalto e das águas de Montego Bay, além de possuir piscina, quadra de tênis, restaurante e serviço opcional de babá.

CAMPINGÉ uma ótima pedida para quem gosta de curtir a natureza e quer economizar. O melhor de acampar na Jamaica é que há muitos lugares diferentes: jardins botânicos, montanhas e parques arborizados. Mas não é aconselhável

se arriscar em qualquer lugar, procure lugares seguros e de preferência mais conhecidos, como os campings de Negril.

BED-AND-BREAKFASTAqui você terá maior contato com a cultura jamaicana pois são ambientes muito familiares. Estar em contato com nativos, jogar dominó, ouvir histórias na varanda e escutar clássicos do reggae. Como o nome já diz, os bed-and-breakfast s são apenas para passar a noite, mas vale a pena pelo intercâmbio cultural e também para quem quer aproveitar a Jamaica ao máximo e não quer ficar dentro de um quarto com tanto luxo. Duas dicas para quem quer aproveitar esse serviço são: Chateau Margarita, que é perto do Aeroporto Internacional de Montego Bay e Zion Country, que é cercada por uma floresta, perfeito para os amantes da natureza.

CASA DE HÓSPEDESO povo da Jamaica é hospitaleiro e receptivo. Muitos donos de casas estarão dispostos a ceder um espaço para turistas por um preço

DUFRY TRAVEL TIPSJAMAICA

muito acessível. E assim como nos bed-and-breakfast s, proporciona uma experiência cultural bem amigável e informal. Mesmo sendo hospedagens mais simples, é tudo de muita qualidade, o Palm View Guest House, por exemplo, fica perto do Aeroporto Internacional de Sangster, possui 15 quartos totalmente mobiliados e é próximo de vários restaurantes, shoppings e praias. O Pastel Villa possui piscina e quartos com ar condicionado.

HOTÉISHá muitos hotéis luxuosos na Jamaica, com quadra de tênis, jacuzzis, academias e etc. Mas qualquer um que já foi a Jamaica aconselharia sentir a natureza, ficar perto do mar e aproveitar o melhor que a Jamaica tem

para oferecer: sua incrível paisagem. Na praia de Firefly, emNegril, você fica literalmente em frente a praia, o hotel fica na areia e é cercado de árvores. Há quartos para solteiros, casais, ou até para mais de 4 pessoas. É tudo muito bem equipado e de muito bom gosto. O hotel ainda promove algumas festas, vale a pena conferir!

Uma grande novidade são os Eco Lodges, que são acomodações que procuram ter o mínimo de impacto ambiental possível, sejam barracas, hotéis (como o Mocking Bird Hill) ou resorts. Esse tipo de atitude ambiental tem tudo a ver com o país, que tem a natureza como seu maior tesouro, e é uma maneira de preservar e ao mesmo tempo atender aos turistas.

ONDE COMER

Clima tropical e natureza pede uma alimentação leve e saudável. Frutas como manga, limão, coco, abacate, graviola, ackee (fruta típica do país que tem aparência de pêssego e sabor de ovos) e banana são encontradas pela Jamaica. Aliás, a banana frita é a sobremesa favorita dos jamaicanos, duckoono é um doce feito de bananas verdes misturadas a coco ralado e batata doce, que é obrigatório de se experimentar. A culinária jamaicana é bem exótica e normalmente muito apimentada. O prato mais popular do país é o Jerk, nome dado ao método de cozimento da carne (porco, boi ou frango) que é marinada sob carvão em uma espécie de churrasqueira e com um tempero especial: o jerk spice, uma mistura de várias pimentas, alho, páprica e cebola.

Tudo isso você encontra em diversos restaurantes espalhados pela cidade. Em Kingston você encontrará O Norma s, que é situado em um terraço e serve as melhores especialidades jamaicanas, e o Strawberry Hill, com um ambiente que permite que você escolha onde você vai jantar de acordo com o seu humor. Em Montego Bay há alguns restaurantes que oferecem culinária jamaicana e internacional como o Margaritaville, o Pork Pit e o Glistening Waters. Esses e muitos outros podem ser encontrados em outras cidades, por exemplo: Spring Garden Cafe & Seafood Grill em Ocho Rios, Blue Mahoe Restaurant em Negril, Pelican Bar em Treasure Beach.

Cuidado ao pedir um ‘chá’ na Jamaica, pois lá esse é um termo usado para se referir a qualquer bebida quente ou fermentada. Ou seja, pode ser rum, ervas ou até cogumelos alucinógenos.

Uma bebida que você não pode deixar de experimentar é o Sky Juice feito de gelo raspado temperado com xarope e água de coco. Além do Sky Juice, você precisa conhecer o sabor do café jamaicano das Montanhas Azuis, que está entre os mais saborosos do mundo.

DUFRY TRAVEL TIPSJAMAICA

COMPRAS

Ao fazer compras na ilha caribenha você ficará a maioria do tempo nos mercados de rua, aqui a cultura de toda atividade ser ao ar livre, contemplar a natureza e curtir um reggae é muito viva e presente.

A Jamaica é conhecida pelos tecidos, bordados, serigrafia, esculturas em Madeira, pinturas a óleo, sandálias e etc. Ou seja, você vai conseguir produtos típicos, feitos à mão, verdadeiras lembranças de sua viagem. No In-Craft Centre, é possível encomendar tapetes, porcelanas, e peças em peltre que são reproduções das ruínas da antiga cidade

submersa de Port Royal. Há também uma oficina popular especializada em móveis, tapetes e outros acessórios na Highgate Village, localizada nas montanhas.

Outra especialidade jamaicana é o rum, como por exemplo o Ian Sagsters Rum Cream, que você pode encontrar em diversos mercados. O mais famoso da ilha é o Coronation Market em Kingston. Mas outros mercados também valem a pena serem visitados, como o Linstead Market em St. Catherine, o Browntown Maerket em St. Anne, o Savanna-la-mar, emWestmoreland, e o Albert George em Falmouth. Lá você encontra temperos, geleias, molhos e bebidas locais, incluindo o famoso café Blue Mountain Coffe.

1876119

CÓDIGO DE LONGA DISTÂNCIA

POLÍCIA

MOEDAA moeda oficial da Jamaica é o Dólar Jamaicano, e o seu símbolo é D$J$, sendo o Dólar Americano amplamente aceito também. Para não confundir, determine que tipo de moeda você utilizará na sua compra e preste atenção nos valores dos produtos mostrados, pois a diferença entre o Dólar Jamaicano e o Dólar Americano é grande. Existem casas de câmbio localizadas nos aeroportos, hotéis, portos de cruzeiros e bancos comerciais. A maioria dos cartões de créditos também são aceitos como Diners Club,Visa, Master Card e American Express.

NÚMEROS IMPORTANTES