Treinamento e Exercicios CATIA V5R

Post on 08-Aug-2015

205 views 18 download

Transcript of Treinamento e Exercicios CATIA V5R

Treinamento Treinamento Fundamentals Fundamentals

Catia V5R14Catia V5R14

Michele David da CruzMichele David da Cruz

Part Part DesignDesign

Iniciando um WorkbenchIniciando um Workbench

OuOu

Atalhos para WorkbenchAtalhos para Workbench

LicençaLicença

Licença HD2Licença HD2

Configuração da área de trabalhoConfiguração da área de trabalho

Cor de fundoCor de fundo

GradienteGradiente

Abrindo um documentoAbrindo um documento

• Open an Existing DocumentOpen an Existing Document

• Create a New Document from an Existing OneCreate a New Document from an Existing One

InterfaceInterface

CompassoCompassoÁrvoreÁrvore

Seta dupla: Seta dupla: Acesso a Acesso a mais mais ferramentasferramentas

Visualização utilizando o mouse: Visualização utilizando o mouse: pan, rotate, zoompan, rotate, zoom

Visualização: compassoVisualização: compasso

Selecionar as arestas do compasso e arrastá-as, Selecionar as arestas do compasso e arrastá-as, dependendo do local selecionado no compasso dependendo do local selecionado no compasso ocorre um tipo diferente de movimentação: ocorre um tipo diferente de movimentação: translação, rotação em torno dos eixos.translação, rotação em torno dos eixos.

Sketcher: Área de trabalho - GridSketcher: Área de trabalho - Grid

• Primary spacing: Primary spacing: Espaçamento total em mm.Espaçamento total em mm.

• Graduations: Número de Graduations: Número de divisões.divisões.

• Snap to point: “Atrai” o Snap to point: “Atrai” o ponteiro do mouse ao grid.ponteiro do mouse ao grid.

Sketch é um perfil 2D que é parametrizado e utilizado Sketch é um perfil 2D que é parametrizado e utilizado para gerar modelos 3D.para gerar modelos 3D.

SketchSketch

Para criar um sketch selecionar e escolher um Para criar um sketch selecionar e escolher um suporte planar, este suporte suporte planar, este suporte pode ser um dos planos pode ser um dos planos ou ou

uma face de um sólido existente. uma face de um sólido existente.

SketchSketch

Após a criação do sketch o mesmo pode ser redefinido e modificado rapidamente e o sólido é atualizado automaticamente sem a necessidade de redesenhar todo o perfil novamente.

Sketch: Sketch:

Barra de ferramentas ProfileBarra de ferramentas Profile

O comando Profile ativa a barra de ferramentas a seguir: O comando Profile ativa a barra de ferramentas a seguir:

1 10

11

2

3

4

5

6

7

8 9

1- Ligar o “Snap to Point”, o cursor desloca em dados espaços (As configurações estão em “Tools>Options>Mechanical Design>Sketcher”). 2- Trabalhar com linhas auxiliares 3- Adicionar/Não adicionar restrições 4- Adicionar/Não adicionar dimensões (Adiciona dimensões quando digita-se os valores na caixa de diálogo “Sketch Tools” 5- Modo de linhas 6- Modo de arco tangente 7- Modo de arcos não tangentes 8- Dimensão horizontal do objeto 9- Dimensão vertical do objeto 10- Comprimento do objeto 11- Ângulo do objeto

Sketch: Sketch:

Barra de ferramentas ProfileBarra de ferramentas Profile

O comando Profile permite dentro do mesmo comando a O comando Profile permite dentro do mesmo comando a criação de arcos, basta apenas clicar e arrastar o mouse:criação de arcos, basta apenas clicar e arrastar o mouse:

Sketch: Sketch:

Barra de ferramentas ProfileBarra de ferramentas Profile

Demais ferramentas:Demais ferramentas:

Sketch: Sketch:

Barra de ferramentas ProfileBarra de ferramentas Profile

Demais ferramentas: Linha Normal a uma CurvaDemais ferramentas: Linha Normal a uma Curva

Sketch: Sketch:

Filtros de seleção:Filtros de seleção:

Os filtros de seleção devem ser utilizados para facilitar a seleção Os filtros de seleção devem ser utilizados para facilitar a seleção de objetos que estejam posicionados em regiões com diversas de objetos que estejam posicionados em regiões com diversas geometrias sobre ou próximas deles.geometrias sobre ou próximas deles.

Sketch: Sketch:

Barra de ferramentas ConstraintBarra de ferramentas Constraint

Esta ferramenta é utilizada para aplicar restrições ao profile, as restrições são Esta ferramenta é utilizada para aplicar restrições ao profile, as restrições são utilizadas para definir o perfil. Para desabilitar a adição das restrições utilizadas para definir o perfil. Para desabilitar a adição das restrições temporariamente pressionar a tecla SHIFT.temporariamente pressionar a tecla SHIFT.

Adição de cotas às geometrias. Adição de cotas às geometrias.

É também uma ferramenta para É também uma ferramenta para adição de restrições de forma mais adição de restrições de forma mais prática: Basta selecionar duas prática: Basta selecionar duas geometrias enquanto o comando de geometrias enquanto o comando de cotas estiver ativo e pressionar o cotas estiver ativo e pressionar o botão direito do mouse, surgirá o botão direito do mouse, surgirá o menu contento uma lista de menu contento uma lista de restrições.restrições.

Sketch Solving: Sketch Solving:

Analisando o perfilAnalisando o perfil

Esta ferramenta é utilizada para verificar se o perfil ainda possui algum grau de liberdade. Esta ferramenta é utilizada para verificar se o perfil ainda possui algum grau de liberdade. O sketch pode estar livre(Under Constrained) – cor branca, sem graus de liberdade O sketch pode estar livre(Under Constrained) – cor branca, sem graus de liberdade

(Iso-Constrained) – cor verde, super dimensionado (Over Constrained) – cor lilás ou (Iso-Constrained) – cor verde, super dimensionado (Over Constrained) – cor lilás ou inconsistente (Inconsistent) – cor vermelha.inconsistente (Inconsistent) – cor vermelha.

Under ConstrainedUnder Constrained Iso-ConstrainedIso-Constrained

Over ConstrainedOver Constrained InconsistentInconsistent

Sketch: Sketch:

RelationsRelations

Esta ferramenta é utilizada para aplicar relações entre os valores das cotas.Esta ferramenta é utilizada para aplicar relações entre os valores das cotas.

Clicar com o botão direito do mouse Clicar com o botão direito do mouse sobre a cota desejada e na opção sobre a cota desejada e na opção Length object selecionar a opção Length object selecionar a opção Edit Formula.Edit Formula.

Ao abrir a caixa de diálogo clicar no Ao abrir a caixa de diálogo clicar no campo indicado e depois clicar na campo indicado e depois clicar na outra cota de referência.outra cota de referência.

Sketch: Sketch:

Barra de ferramentas OperationBarra de ferramentas Operation

Esta ferramenta é utilizada para aplicar Fillets, Chamfros, Trim, Mirror e Esta ferramenta é utilizada para aplicar Fillets, Chamfros, Trim, Mirror e projeções.projeções.

Sketch: Sketch:

RecomendaçõesRecomendações

Existem algumas recomendações a serem levadas em consideração para o Existem algumas recomendações a serem levadas em consideração para o correto desenvolvimento do perfil:correto desenvolvimento do perfil:

• Evitar a criação de perfis complexos incluindo chanfros e fillets pois a Evitar a criação de perfis complexos incluindo chanfros e fillets pois a modificação e edição torna-se difícil.modificação e edição torna-se difícil.

• Utilizar sempre perfis ISO Constrained para se ter a certeza de que não está Utilizar sempre perfis ISO Constrained para se ter a certeza de que não está faltando nenhuma medida, evitar que qualquer movimento feito por engano faltando nenhuma medida, evitar que qualquer movimento feito por engano arraste a geometria para uma posição indesejada, as restrições irão fixar arraste a geometria para uma posição indesejada, as restrições irão fixar matematicamente a geometria no espaço.matematicamente a geometria no espaço.

Exercício 1: Exercício 1:

- No ambiente Part criar o perfil abaixo aplicando cotas e restrições:- No ambiente Part criar o perfil abaixo aplicando cotas e restrições:

Exercício 2: Exercício 2:

- No ambiente Part criar o perfil abaixo aplicando cotas e restrições:- No ambiente Part criar o perfil abaixo aplicando cotas e restrições:

Finalizando o Sketch: Finalizando o Sketch:

- Após terminado o perfil, o sketch deve ser finalizado para que a barra de ferramentas Após terminado o perfil, o sketch deve ser finalizado para que a barra de ferramentas seja alterada para as ferramentas de criação de sólidos.seja alterada para as ferramentas de criação de sólidos.

- Para finalizar o sketch basta selecionar o comando . Para finalizar o sketch basta selecionar o comando .

- Agora a barra de ferramentas aparece da seguinte maneira:Agora a barra de ferramentas aparece da seguinte maneira:

Estas ferramentas são para geração e modificação de sólidos.Estas ferramentas são para geração e modificação de sólidos.

Part Part DesignDesign

PERFIL BÁSICO - RECOMENDAÇÕESPERFIL BÁSICO - RECOMENDAÇÕES

Para iniciar um modelo é importante a criação de um Para iniciar um modelo é importante a criação de um bom perfil básico que representará o formato bom perfil básico que representará o formato

primário do sólido a ser criado.primário do sólido a ser criado.

Geralmente é um perfil 2D.Geralmente é um perfil 2D.

Qual o melhor perfil a ser criado Qual o melhor perfil a ser criado para cada peça? para cada peça?

Features: Features:

Features baseadas em sketchFeatures baseadas em sketch

Alteração de featuresAlteração de features

Transformação de featuresTransformação de features

Elementos de referênciaElementos de referência

TreeTree

Clicando-se com o botão direito do mouse em um item da Clicando-se com o botão direito do mouse em um item da árvore e selecionando-se a opção Parents/Children é árvore e selecionando-se a opção Parents/Children é aberta uma janela que mostra onde este objeto está sendo aberta uma janela que mostra onde este objeto está sendo utilizado e onde ele foi criado, muito útil para saber como o utilizado e onde ele foi criado, muito útil para saber como o modelo foi construído.modelo foi construído.

Árvore: Pode ser ativada e desativada pela tecla F3Árvore: Pode ser ativada e desativada pela tecla F3

Sketch-Based FeaturesSketch-Based Features

Nem todo perfil pode ser utilizado para a criação do Pad. Nem todo perfil pode ser utilizado para a criação do Pad. Seguem as recomendações:Seguem as recomendações:

Sketch-BasedSketch-Based FeaturesFeatures

Sketch-Based FeaturesSketch-Based Features

Sketch-Based Features:Sketch-Based Features:Multi-PadMulti-Pad

Porque utilizar:Porque utilizar:

-Permite modificar Permite modificar rapidamente diversos rapidamente diversos perfis em um único perfis em um único comando.comando.

Por que não utilizar:Por que não utilizar:

- Para modificar um - Para modificar um único perfil é necessário único perfil é necessário carregar todo o carregar todo o comando.comando.

Sketch-Based FeaturesSketch-Based Features

Este comando é utilizado para Este comando é utilizado para criar cortes ao sólido, basta criar cortes ao sólido, basta selecionar o perfil e a selecionar o perfil e a profundidade desejados.profundidade desejados.

Sketch-Based FeaturesSketch-Based Features

Este comando é utilizado para Este comando é utilizado para criar sólidos por revolução. criar sólidos por revolução. Basta desenhar o perfil e Basta desenhar o perfil e selecionar um eixo de revolução.selecionar um eixo de revolução.

Sketch-Based FeaturesSketch-Based Features

Este comando é utilizado para criar furos.Este comando é utilizado para criar furos.

Furo cego Furo escareado Furo passanteFuro cego Furo escareado Furo passante

- Não é necessária a criação de sketches para a criação de Não é necessária a criação de sketches para a criação de furos, o sketch é automaticamente criado.furos, o sketch é automaticamente criado.

- Deve-se utilizar o comando Hole ao invés do Pocket pois o Deve-se utilizar o comando Hole ao invés do Pocket pois o comando trás informações tecnológicas como roscas, por comando trás informações tecnológicas como roscas, por exemplo.exemplo.

Dress-Up-Features:Dress-Up-Features:Fillets / ChamferFillets / Chamfer

Estes comandos são utilizados para criar fillets e chanfros Estes comandos são utilizados para criar fillets e chanfros aos sólidos.aos sólidos.

Dress-Up-Features:Dress-Up-Features:Fillets / ChamferFillets / Chamfer

Estes comandos é utilizado para criar paredes inclinadas.Estes comandos é utilizado para criar paredes inclinadas.

Dress-Up-Features:Dress-Up-Features:ShellShell

Este comando é utilizado para criar objetos-casca.Este comando é utilizado para criar objetos-casca.

Exercício 3: Exercício 3: - - Chaveta 50x15x10,Chaveta 50x15x10, Furo dia 8 x 35 (escariado 5x45) e raios 8 Furo dia 8 x 35 (escariado 5x45) e raios 8 mmmm

Transformation Features:Transformation Features:

Este comando é utilizado para multiplicar objetos em padrão Este comando é utilizado para multiplicar objetos em padrão retangular ou circular.retangular ou circular.

Medindo componentes e distâncias:Medindo componentes e distâncias:

Para medir os componentes basta selecionar o comando em destaque e selecionar Para medir os componentes basta selecionar o comando em destaque e selecionar o item desejado.o item desejado.

Exercício 4: Exercício 4: - - Raios 8 mmRaios 8 mm

Exercício 5: Exercício 5: - - Raios 5 mm e chaveta 10 x 15Raios 5 mm e chaveta 10 x 15

EXERCÍCIOS DE EXERCÍCIOS DE PARTPART

Exercício 6: Exercício 6: - - Utilizar os comandos Profile, Mirror e ShaftUtilizar os comandos Profile, Mirror e Shaft

Exercício 7: Exercício 7: - - Utilizar os comandos Profile, Mirror e PadUtilizar os comandos Profile, Mirror e Pad

Exercício 8: Exercício 8: - - Utilizar os comandos Profile, Pad, Hole e PocketUtilizar os comandos Profile, Pad, Hole e Pocket

Exercício 9: Exercício 9: - - Utilizar os comandos Shaft, Shell e PocketUtilizar os comandos Shaft, Shell e Pocket

Exercício 10: Exercício 10: - - Utilizar os comandos Pad, Pocket e HoleUtilizar os comandos Pad, Pocket e Hole

Exercício 10: Exercício 10: - - Utilizar os comandos Pad, Pocket e HoleUtilizar os comandos Pad, Pocket e Hole

Exercício 11: Exercício 11: - - Utilizar os comandos Pad, Pocket e HoleUtilizar os comandos Pad, Pocket e Hole

Exercício 11: Exercício 11:

Exercício 12: Exercício 12: - - Utilizar os comandos Pad, Pocket e HoleUtilizar os comandos Pad, Pocket e Hole

Exercício 12: Exercício 12:

Exercício 13: Exercício 13: - - Utilizar os comandos Pad, Pocket e HoleUtilizar os comandos Pad, Pocket e Hole

Exercício 13: Exercício 13:

Exercício 14: Exercício 14:

Exercício 14: Exercício 14:

Exercício 15: Exercício 15:

Exercício 15: Exercício 15:

Exercício 16: Exercício 16:

- Abrir o arquivo exercicio10.CATPart, utilizar a ferramenta de - Abrir o arquivo exercicio10.CATPart, utilizar a ferramenta de medição, medir e modelar a peça abaixo.medição, medir e modelar a peça abaixo.

SkeletonSkeleton

SkeletonSkeleton

Para a realização de estudos de Para a realização de estudos de funcionamento de dispositivos pode-se funcionamento de dispositivos pode-se utilizar o conceito de skeleton, ou seja, utilizar o conceito de skeleton, ou seja,

desenha-se o “esqueleto” do mecanismo, desenha-se o “esqueleto” do mecanismo, sem a criação de sólidos, testa-se seu sem a criação de sólidos, testa-se seu funcionamento para que depois, caso funcionamento para que depois, caso

aprovado, seja modelado. Isso faz com que aprovado, seja modelado. Isso faz com que o trabalho seja mais ágil.o trabalho seja mais ágil.

SkeletonSkeleton- - Animate constraint.Animate constraint.

O comando animate constraint O comando animate constraint varia o valor da restrição tornando varia o valor da restrição tornando possível a simulação de possível a simulação de movimento.movimento.

Skeleton- exercício 1Skeleton- exercício 1- - Desenhar e aplicar restrições no mecanismo a seguir. Utilizar o Desenhar e aplicar restrições no mecanismo a seguir. Utilizar o comando animate constraint.comando animate constraint.

Skeleton - exercício 2Skeleton - exercício 2- - Desenhar e aplicar restrições no mecanismo a seguir. Utilizar Desenhar e aplicar restrições no mecanismo a seguir. Utilizar o comando animate constraint.o comando animate constraint.

Assembly DesignAssembly Design

Iniciando o WorkbenchIniciando o Workbench

Área de trabalhoÁrea de trabalho

ÁrvoreÁrvoreRestriçõesRestrições

CompassoCompassoFerramentas Ferramentas de mediçãode medição

ÁrvoreÁrvore

Visualization mode:Visualization mode:

Por default uma montagem é carregada em design mode, ou seja, todos os Por default uma montagem é carregada em design mode, ou seja, todos os componentes são carregados na memória. Isso pode demorar mais ou menos componentes são carregados na memória. Isso pode demorar mais ou menos tempo de acordo com o tamanho do arquivo.tempo de acordo com o tamanho do arquivo.

Para melhorar a performance pode-se definir a opção de carregar a montagem em Para melhorar a performance pode-se definir a opção de carregar a montagem em visualization mode, ou seja, somente uma representação da geometria em *.cgr é visualization mode, ou seja, somente uma representação da geometria em *.cgr é carregada.carregada.

As geometrias carregadas em visualization mode não podem ser editadas. É As geometrias carregadas em visualization mode não podem ser editadas. É necessário dar um duplo-clique para alternar para o design mode para que seja necessário dar um duplo-clique para alternar para o design mode para que seja possível a edição.possível a edição.

Visualization mode:Visualization mode:

Salvando o conjunto:Salvando o conjunto:Recomenda-se a utilização do comando Save Management.Recomenda-se a utilização do comando Save Management.

Cada arquivo existente em uma montagem mais os arquivos abertos são exibidos na lista. Selecionando-se qualquer componente da lista que não esteja salvo e selecionando-se “Save As” pode-se alterar o nome do arquivo e o local onde será salvo. Componentes já existentes podem sofrer as mesmas alterações, mas uma cópia será feita. A opção “Propagate directory” assume que o diretório onde será salva a montagem será o mesmo de todas as peças. Caso haja necessidade de voltar as opções da caixa ao estado inicial deve-se selecionar a opção “Reset”.

Restrições:Restrições:Para remover os graus de liberdade e montar as peças do conjunto deve-se utilizar Para remover os graus de liberdade e montar as peças do conjunto deve-se utilizar restrições de montagem.restrições de montagem.

Compasso:Compasso:O compasso é utilizado para mover e rotacionar a montagem e seus componentes O compasso é utilizado para mover e rotacionar a montagem e seus componentes individualmente.individualmente.

Visibilidade de componentes:Visibilidade de componentes:

Para ligar / desligar a visibilidade de componentes utilizar o comando Hide/Show.Para ligar / desligar a visibilidade de componentes utilizar o comando Hide/Show.

Basta selecionar o componente na árvore ou na área de trabalho com o botão Basta selecionar o componente na árvore ou na área de trabalho com o botão direito do mouse e escolher a opção Hide/Show.direito do mouse e escolher a opção Hide/Show.

Para ligar a visibilidade dos componentes utilizar o comando...... “Swap visible Para ligar a visibilidade dos componentes utilizar o comando...... “Swap visible space” será aberta uma janela mostrando os componentes escondidos, basta space” será aberta uma janela mostrando os componentes escondidos, basta selecionar estes componentes e utilizar novamente o Hide/Show.selecionar estes componentes e utilizar novamente o Hide/Show.

Medindo componentes e distâncias:Medindo componentes e distâncias:

Para medir distâncias entre os componentes basta selecionar o comando em Para medir distâncias entre os componentes basta selecionar o comando em destaque e selecionas os pontos desejados.destaque e selecionas os pontos desejados.

Exercício 1: Exercício 1:

- Montar os componentes utilizando restrições de montagem:- Montar os componentes utilizando restrições de montagem:

Exercício 2: Exercício 2:

- Montar os componentes utilizando restrições de montagem:- Montar os componentes utilizando restrições de montagem:

EXERCÍCIOS DE EXERCÍCIOS DE ASSEMBLYASSEMBLY

Design TableDesign Table

Design Table:Design Table:

Permite a criação de famílias de componentes. Os valores dos parâmetros podem Permite a criação de famílias de componentes. Os valores dos parâmetros podem estar em arquivo texto tabulado ou excel.estar em arquivo texto tabulado ou excel.

Árvore:Árvore:Para que a Design table apareça na árvore a opção Para que a Design table apareça na árvore a opção “Relations” em Tools>Options>Part Infrastructure deve estar “Relations” em Tools>Options>Part Infrastructure deve estar habilitada.habilitada.

Design Table:Design Table:Nome da Nome da design tabledesign tableCria uma Cria uma

design table design table a partir de a partir de um arquivo um arquivo existenteexistente

Cria uma Cria uma design table design table a partir de a partir de parâmetrosparâmetros

Localização Localização da design da design table na table na árvoreárvore

Design Table:Design Table:Create a design table with current parameter valuesCreate a design table with current parameter values

Design Table:Design Table:Create a design table from a pre-existing fileCreate a design table from a pre-existing file

Ao se utilizar esta opção Ao se utilizar esta opção deve-se associar o deve-se associar o parâmetro da tabela com parâmetro da tabela com o parâmetro do modelo.o parâmetro do modelo.

Design Table:Design Table:Adicionando mais linhas à Design TableAdicionando mais linhas à Design Table

-Desativar a Design TableDesativar a Design Table

- Alterar os valores no modeloAlterar os valores no modelo

- Selecionar a opção Add row with current Selecionar a opção Add row with current valuesvalues

Exercícios Exercícios Design TableDesign Table

PublicationPublication

PublicationPublication

Publicar uma geometria significa associar um nome a ela para poder ser reconhecida por Publicar uma geometria significa associar um nome a ela para poder ser reconhecida por outros documentosoutros documentos

Elemento Elemento publicadopublicado

PublicationPublicationPara publicar um elemento selecionar o componente desejado e selecionar o menu Para publicar um elemento selecionar o componente desejado e selecionar o menu Tools>Publication...Tools>Publication...

Na janela Publication, Na janela Publication, pode-se renomear o item pode-se renomear o item publicado, para isso basta publicado, para isso basta dar um clique no local dar um clique no local indicado e digitar o nome indicado e digitar o nome desejado.desejado.

PublicationPublication

Elementos publicados devem ser copiados e colados com a opção “as result with link” Elementos publicados devem ser copiados e colados com a opção “as result with link” (Paste Special).(Paste Special).

Elementos que podem ser publicados:Elementos que podem ser publicados:

- Wireframe features (Pontos, linhas, curvas, planos)Wireframe features (Pontos, linhas, curvas, planos)

- SketchesSketches

- Features (Pad, Pocket, ...)Features (Pad, Pocket, ...)

- Features Generative Shape DesignFeatures Generative Shape Design

Diferenças do comando PasteDiferenças do comando Paste

As Specified in Part Document: objeto copiado como criado mas sem as especificações do desenho, por exemplo, as superfícies utilizadas para criá-lo não são copiadas. As Result With Link: o objeto é copiado e lincado com o original, ou seja, caso o original seja modificado ele será atualizado.

SimbologiaSimbologia

A geometria foi copiada de um documento diferente do CATPart em A geometria foi copiada de um documento diferente do CATPart em que foi colado. que foi colado.

a geometria inicial sofreu modificações no documento original: sólido a a geometria inicial sofreu modificações no documento original: sólido a ser sincronizado.ser sincronizado.

A geometria inicial foi suprimida do documento original ou o documento original não foi encontrado.

Documento original encontrado mas não carregado (use o comando Load do menu de contexto ou Edit => Links

Link externo desativado de modo que a geometria não podeser sincronizada durante o update da peça (mesmo se a opção "Synchronize all external references for update" estiver ligada)

Este elemento é um elemento publicado.

Geometria colada (usando “As Result with Link”) dentro do mesmo CATPart de que foi copiado

O sketch referenciado no CATPart é um elemento publicado. O elemento publicado sofreu modificações e necessita de uma sincronização.

EXERCÍCIOS DE EXERCÍCIOS DE PUBLICATIONPUBLICATION

DrawingDrawing

Iniciando o WorkbenchIniciando o Workbench

Aproveitando TemplatesAproveitando Templates

Para aproveitar folhas existentes pode-se utilizar Para aproveitar folhas existentes pode-se utilizar a opção New from..., com esta opção abre-se a opção New from..., com esta opção abre-se um arquivo de desenho existente e é carregado um arquivo de desenho existente e é carregado o arquivo em branco com a folha padrão o arquivo em branco com a folha padrão desejada.desejada.

Vista ativa

Comandos para geração de vistas

Frame

Ferramentas de detalhamento

Alterando o diedro e Alterando o diedro e tamanho da folhatamanho da folha

Formato

ProjeçãoSelecionar com o botão direito do mouse a folha “Sheet” no browser e escolher a opção Properties, na caixa de diálogo realizar as alterações.

VisibilidadeVisibilidade

Para desligar a Para desligar a visibilidade de visibilidade de objetos como o eixo objetos como o eixo de coordenadas de coordenadas basta selecioná-lo basta selecioná-lo com o botão direito com o botão direito do mouse e clicar do mouse e clicar na opção Hide/Showna opção Hide/Show

Criando vistasCriando vistas

Para a criação de vistas é necessário que a peça ou conjunto 3D estejam abertos. Selecionar o comando Front View, ir até a janela do objeto e selecionar uma face ou um plano.

Aqui é exibido um preview da vista a ser gerada

Criando vistasCriando vistasApós a seleção do Após a seleção do plano ou face, volta-se plano ou face, volta-se para o drawing e para o drawing e aparece um cursor para aparece um cursor para que seja definida a vista que seja definida a vista desejada, basta clicar desejada, basta clicar nas setas para alterar a nas setas para alterar a visualizaçãovisualização

Criando projeçõesCriando projeções

Para criar projeções Para criar projeções selecionar o comando selecionar o comando Projection View e clicar Projection View e clicar na posição desejada da na posição desejada da folha – não é folha – não é necessário voltar ao necessário voltar ao sólido.sólido.

Para a vista isométrica Para a vista isométrica selecionar o comando selecionar o comando Isometric View, ir à Isometric View, ir à janela do sólido e janela do sólido e selecionar um plano.selecionar um plano.

Vistas em corteVistas em corte

Esta opção gera uma vista em corte ortogonal. No caso ao lado para gerar deve-se clicar no círculo.

Definir o comprimento da linha de corte e clicar duas vezes.

Clipping ViewClipping View

A opção “Clipping view” mantém na tela todos os objetos de uma vista contidos na área desenhada. Neste caso definiu-se um círculo.

DimensõesDimensões

Para adicionar uma dimensão pode-se selecionar uma aresta da peça e posicionar a cota após selecionar a opção “Lenght/Distance Dimensions”.

Propriedades das VistasPropriedades das Vistas

Para alterar propriedades das vistas tais como escala e legenda, ativar a vista desejada no browser com duplo-clique, clicar com o botão direito do mouse e escolher Properties

EXERCÍCIOS DE EXERCÍCIOS DE DRAWINGDRAWING