UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE LABORATÓRIO...

Post on 18-Apr-2015

105 views 0 download

Transcript of UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE LABORATÓRIO...

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOASUNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTEINSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE

LABORATÓRIO DE ESTUDOS AGRÁRIOS E DINÂMICAS TERRITORIAISLABORATÓRIO DE ESTUDOS AGRÁRIOS E DINÂMICAS TERRITORIAIS

GRUPO DE ESTUDOS TERRITÓRIO E DINÂMICAS TERRITORIAISGRUPO DE ESTUDOS TERRITÓRIO E DINÂMICAS TERRITORIAISMONITOR: HERBETH VIEIRA DOS SANTOSMONITOR: HERBETH VIEIRA DOS SANTOS

GRUPO DE ESTUDOS GRUPO DE ESTUDOS TERRITÓRIO E DINÂMICAS TERRITÓRIO E DINÂMICAS

TERRITORIAISTERRITORIAIS

BLOCO I :BLOCO I :

A GEOGRAFIA E SEU OBJETO DE A GEOGRAFIA E SEU OBJETO DE ESTUDO : ESTUDO : O ESPAÇOO ESPAÇO

O PAPEL ATIVO DA GEOGRAFIA: UM O PAPEL ATIVO DA GEOGRAFIA: UM MANIFESTOMANIFESTO

“ “ A riqueza da geografia como província do saber A riqueza da geografia como província do saber reside, justamente no fato de que podemos reside, justamente no fato de que podemos pensar, a um só tempo pensar, a um só tempo os objetosos objetos ( a ( a materialidade ) e materialidade ) e as açõesas ações ( a sociedade ) e os ( a sociedade ) e os mútuos condicionamentos entretecidos com o mútuos condicionamentos entretecidos com o movimento da história. As demais ciências movimento da história. As demais ciências humanas não dominam esse rico veio humanas não dominam esse rico veio epistemológico”.(SANTOS et. al.p.02;2001)epistemológico”.(SANTOS et. al.p.02;2001)

POR UMA GEOGRAFIA NOVAPOR UMA GEOGRAFIA NOVA

“ “ O espaço portanto é um testemunho; ele O espaço portanto é um testemunho; ele testemunha um momento de um modo de testemunha um momento de um modo de produção pela memória do espaço construído, produção pela memória do espaço construído, das coisas fixadas na paisagem criada. Assim o das coisas fixadas na paisagem criada. Assim o espaço é uma forma, uma forma durável, que espaço é uma forma, uma forma durável, que não se desfaz paralelamente à mudança de não se desfaz paralelamente à mudança de processos; ao contrário, alguns processos se processos; ao contrário, alguns processos se adaptam às formas preexistentes enquanto que adaptam às formas preexistentes enquanto que outros criam novas formas para se inserir dentro outros criam novas formas para se inserir dentro delas”.(SANTOS, p.173; 2008)delas”.(SANTOS, p.173; 2008)

Jaraguá - AntigoJaraguá - Antigo

Porto de JaraguáPorto de Jaraguá

Jaraguá - AntigoJaraguá - Antigo

METAMORFOSES DO ESPAÇO HABITADOMETAMORFOSES DO ESPAÇO HABITADO

O espaço seria um conjunto de objetos e de O espaço seria um conjunto de objetos e de relações que se realizam sobre estes objetosrelações que se realizam sobre estes objetos; ; não entre eles especificamente, mas para as não entre eles especificamente, mas para as quais eles servem de intermediários. Os objetos quais eles servem de intermediários. Os objetos ajudam à concretizar uma série de relações. O ajudam à concretizar uma série de relações. O espaço é resultado da ação dos homens sobre espaço é resultado da ação dos homens sobre o próprio espaço, intermediados pelos objetos, o próprio espaço, intermediados pelos objetos, naturais e artificiais”.(SANTOS, p.78; 2008)naturais e artificiais”.(SANTOS, p.78; 2008)

Centro AntigoCentro Antigo

Centro - HojeCentro - Hoje

Centro AntigoCentro Antigo

Ponta Verde - AntigaPonta Verde - Antiga

Ponta Verde - HojePonta Verde - Hoje

ESPAÇO E MÉTODOESPAÇO E MÉTODO

Quais são os elementos do espaço ?Quais são os elementos do espaço ?

“ “ Os elementos do espaço seriam os seguintes: os Os elementos do espaço seriam os seguintes: os homens, as firmas, as instituições, o chamado homens, as firmas, as instituições, o chamado meio ecológico e as infra-estruturas”.(SANTOS meio ecológico e as infra-estruturas”.(SANTOS p.16;2008)p.16;2008)

POR UMA GEOGRAFIA CIDADÃPOR UMA GEOGRAFIA CIDADÃ

““Quando me refiro à realização da economia, da sociedade, Quando me refiro à realização da economia, da sociedade, da cultura, da política, o que eu tenho são espaços da cultura, da política, o que eu tenho são espaços adjetivados; o espaço econômico, o espaço cultural, o adjetivados; o espaço econômico, o espaço cultural, o espaço político, o espaço social, mas o que quero espaço político, o espaço social, mas o que quero entender e preciso entender, é o espaço banal. entender e preciso entender, é o espaço banal. O espaço O espaço banal é o espaço de todos os alcances, de todas as banal é o espaço de todos os alcances, de todas as determinações; o espaço banal é o espaço de todos os determinações; o espaço banal é o espaço de todos os homens, não importam as suas diferenças; o espaço homens, não importam as suas diferenças; o espaço banal é o espaço de todas as instituições, não importa a banal é o espaço de todas as instituições, não importa a sua força; o espaço banal é o espaço de todas as sua força; o espaço banal é o espaço de todas as empresas, não importa o seu poder”.empresas, não importa o seu poder”. (SANTOS,M. p.09. (SANTOS,M. p.09. In.: Boletim Gaúcho de Geografia, nº 21. AGB-PA. 1996.)In.: Boletim Gaúcho de Geografia, nº 21. AGB-PA. 1996.)

“ “ É essencial compreender bem que o É essencial compreender bem que o espaço é anterior ao território. O espaço é anterior ao território. O território se forma a partir do espaço território se forma a partir do espaço (...)”. (RAFFESTIN 1993; p.143)(...)”. (RAFFESTIN 1993; p.143)

CATEGORIAS DE ANÁLISE DA CATEGORIAS DE ANÁLISE DA GEOGRAFIAGEOGRAFIA

Para Santos, citando A. C. da Silva (1986, pp. Para Santos, citando A. C. da Silva (1986, pp. 28-29):28-29):

““as categorias fundamentais do conhecimento as categorias fundamentais do conhecimento geográfico são, entre outras, espaço, lugar, geográfico são, entre outras, espaço, lugar, área, região, área, região, territórioterritório, habitat, paisagem e , habitat, paisagem e população, que definem o objeto da geografia população, que definem o objeto da geografia em seu relacionamento.” (SANTOS em seu relacionamento.” (SANTOS 2008;p.77)2008;p.77)