Uruguai turma - 1001

Post on 09-Jun-2015

2.979 views 4 download

description

Uruguai

Transcript of Uruguai turma - 1001

O Uruguai é um país que se localiza na parte centro-sul da América do Sul e que é limitado a norte pelo Brasil, a leste pelo Oceano Atlântico, a sul pelo Rio da Prata e a oeste pela Argentina. A única fronteira terrestre do Uruguai é com o estado brasileiro do Rio Grande do Sul. Uruguai é o segundo menor país da América do Sul, perdendo apenas para o Suriname.

Cultura do UruguaiAlgumas das manifestações que fazem parte do patrimônio

cultural do Uruguai são as que foram deixadas pelos nascidos nesse território, destacando-se no campo das letras, pensamento, arte e ciência. Exemplo disso é Mario Benedetti, nascido em Montevidéu em 1920, entre suas publicações encontram-se “La Trégua" e seus poemas "Viento del exílio". Outro é Eduardo Galeano, autor de vários livros, traduzidos a mais de vinte línguas e de importante obra jornalística.

FolcloreO folclore uruguaio apresenta distintas manifestações. Por um lado

estão as canções e danças que nascem e se nutrem no âmbito campesino, assim como também o acordeón que imprimi um gracioso ritmo às suas

danças. Por outro, as danças e rituais de origem africana deram lugar a um rico folclore afro-uruguaio onde se destaca o famoso candomblé, a grande

dança dos cidadãos de Montevidéu imortalizada nos quadros de Fiagri. É um espetáculo de chamar atenção e de muita animação onde seus espectadores

se convertem em participantes.

O esporte com mais seguidores no Uruguai é o futebol. As equipes profissionais mais importantes são o Nacional e o Peñarol de Montevidéu. A seleção uruguaia ganhou duas vezes a Copa do Mundo de futebol e duas vezes as olimpíadas. Além disso, ganhou quatorze vezes a Copa América e é Campeão dos Campeões ao ter ganhado a Copa de Ouro que reuniu a todos os campeões do mundo. Tem também o Rugby, que é bem conhecido.

Um aspecto a destacar do Uruguai é sua boa comida. Se bem que a cozinha uruguaia apresenta uma forte influência da mesa européia, se caracteriza por alguns pratos típicos e indispensáveis, como a "parrilla", que pode ser degustada praticamente em todos os restaurantes do país. Fora da "parrilla", as carnes vermelhas também são a vedete da comida uruguaia.

Se utilizam na elaboração de saborosos churrascos, assim como em uma espécie de sanduíche elaborado denominado "chivito", que reúne a carne com ovos, queijo, presunto, alface, tomate e diversos molhos. Para quem prefere outro tipo de alimento, o Uruguai oferece também boas mesas de massas.

Suas raízes profundamente européias, provenientes principalmente de espanhóis e italianos, fazem que as massas e a pizza sejam de excelente nível no país, assim como as paellas e outros pratos realizados a base de mariscos.

Quem permanece em Montevidéu ou se desloca para Punta del Este ou à outras praias da imensa cadeia que rodeia o país, poderá desfrutar dos peixes frescos e diversas preparações de mariscos, servidas tanto ao meio-dia como de noite, já que é costume dos uruguaios ter duas refeições principais por dia.

O peso é a moeda corrente oficial do Uruguai. Um peso uruguaio ($U) equivale a dez centavos de

real.Ou seja, R$ 1,00 = U$ 10,00.

O Uruguai foi fundado pela Espanha, daí o idioma espanhol (ou castelhano).

Se quizer ouvir o hino, é só clickar no alto falante ao lado!

Aqui, a tradução do hino.

Homeland oriental ou o Tomb! Liberdade ou morte com a glória! Este é o voto que decide a alma, E temos que cumprir heróico!

Liberdade, liberdade Orientais! Grito que salvou a Pátria Que o seu corajoso em batalhas ferozes De sublime entusiasmo inflamação. Este dom sagrado glória Merece jogar fora tremer! Liberdade na tampa Clam, E morrer, a liberdade!

Dominaram os dois mundos Iberia Ostentação seu orgulho poder, Cativeiro e suas plantas mentir O unnamed nem ser Médio; Mas, subitamente os seus pedaços Irons Confrontado com o dogma que inspirou maio, Entre livre, déspotas feroz,

Um abismo sem ponte viu.

Billet sua cadeia arma, Por seu escudo no peito a tampa, Em sua soberba coragem temblaron Os campeões feudal del Cid: Nos vales, montanhas e selvas É silenciosa abordadas com orgulho, Rumbles com feroz Sonic boom As cavernas eo céu de uma vez.

O barulho que ecoa em torno A partir de Atahualpa do túmulo foi aberto, E batendo palmas a Sañudo O seu esqueleto, vingança! gritou: A grande eco patriotas Trata-electrizan incêndio em marcial E, em seu mais vivo mostra relumbra Dos incas o Deus imortal.

Longo período de tempo, variando com fortunas, Liberto batalha, e sir, Bloody terras disputa Palmo span com uma fúria cega. Justiça, finalmente vence Domeño a ira de um rei; E, perante o mundo a indomável Homeland Abre ensinou ela, e de seu rei.

Orientais, assistir a bandeira, Fulgente cadinho de heroísmo; A nossa defesa das suas lanças brilho, Ninguém insultos a imagem do sol! Fueros civis do gozo Segure, eo código fiel Ven imunes e glorioso Tal como o sagrado ark Israel.

Porque foi a sua glória mais elevada, E brilho seu preço e poder, Três diadems, ho Pátria, foram Seu domínio desfrutar, e perder. Liberdade, liberdade adorado, Muito encostas inigualável tesouro! Mas vale o seu divino alegrias Que o sangue que irriga o seu altar

A população do Uruguai é basicamente de origem européia. No decorrer do século XIX e do século XX, o Uruguai atraiu milhares de imigrantes europeus, com a intenção de povoar seu território com baixa densidade demográfica.

A grande maioria desses imigrantes era de italianos e espanhóis, embora o Uruguai também tenha recebido imigrantes de outros países da Europa.

 Principalmente no interior do país, a população mantém ainda alguns traços ameríndios.

Segundo o último senso realizado no Uruguai, o número de habitantes no país é de 3,4 milhões, sendo que mais da metade da população vive na capital, Montevidéu.

Na foto, uma típica família

Uruguaia.

Apesar de sua força de trabalho ter alto nível educacional (os melhores índices da América Latina), o principal componente da economia do Uruguai é o setor agropecuário, caracterizado pela criação de gado bovino e ovino, cujos produtos (como carne, lã, couro e derivados lácteos) são destinados em sua maioria à exportação.

Os recursos minerais são escassos, mas há uma incipiente indústria de transformação das matérias primas e combustíveis importados. Em se tratando de um país com forte produção agropecuária, sua principal indústria é a alimentícia, seguida da têxtil e da química.

A infra-estrutura de transporte rodoviário é de boa qualidade e o turismo tem crescido em importância.

Os serviços financeiros também constituem expressiva parcela do PIB, embora acarretem ao país a fama de ser um paraíso fiscal.

“Há tempos existem projetos de reciclagem, impulsionados por ongs como o Cempre (Compromisso Empresarial Para a Reciclagem). De qualquer maneira, não existe muita consciência e compromisso popular. Uma ação desenvolvida em Montevideo foi a distribuição de bolsas de duas cores para classificar resíduos domiciliares de maneira muito elementar, mas não está funcionando, porque o município não criou um programa potente e visível para respaldá-lo. Há mais consciência entre as pessoas que há anos atrás, mas ainda não há bons resultados. Diferente do que aconteceu com a fumaça do cigarro: o governo aprovou um decreto proibindo fumar em qualquer lugar fechado, público ou privado. Incrivelmente, a participação do público foi total! Não se pode fumar em qualquer público, ou até mesmo no escritório de sua empresa. Talvez a razão é que a fiscalização que aqui se realiza em qualquer lugar por quem não fuma. É um excelente exemplo de que, quando as pessoas, a comunidade se envolve, as mudanças chegam rápido e de maneira profunda. Aí está o grande desafio dos educadores ambientais: se conseguimos evoluir pouco até agora, somos os principais responsáveis por nosso fracasso. Sem dúvida alguma, a meu ver, erramos no enfoque, nas técnicas, nos procedimentos, etc. Temos esse grande desafio adiante e devemos assumí-lo! Um grupo muito importante de educadores ambientais ibero-americanos está discutindo este tema para o VI Congresso Iberoamericano de Educação Ambiental , que será realizado na Argentina, em 2009. Não queremos que seja mais um congresso onde nos reunimos para discutir temas que não chegam a ter um impacto significativo na realidade da educação de nossos povos. E que, portanto, não ajudam a solucionar os problemas graves que enfrentamos todos os dias.”

Parte da Entrevista com ambientalista e professor Hermán Sorhuet sobre questões ambientais.

Não existe nenhum registro sobre Políticas Ecológicas no Uruguai.

Vegetação: Originalmente a região apresentava, em termos de vegetação, nas nascentes do rio Uruguai, os Campos, e na direção sudoeste, a Mata do Alto Uruguai (Mata Atlântica). Atualmente a região encontra-se intensamente desmatada e apenas áreas restritas conservam a vegetação original. As principais alterações são consequência da expansão agrícola, notadamente das lavouras de arroz irrigado na região da Campanha, soja e trigo no Planalto. Nas áreas de minifúndio, localizados juntos aos vales, se desenvolveram intensamente a suinocultura e avicultura.

Fauna:No que respeita a fauna, puma, nandou (ou avestruz da América), às tapir e à foca, que foi relativamente abundante no momento em que os Espanhóis exploraram o Uruguai praticamente desapareceram. O cervo, loutre, sanglier, a raposa, o gato selvagem, tatou, fourmilier e diversos roedores são os mamíferos mais largos. Entre os pássaros, encontra-se cygnes, cegonhas, gruas, garças brancos e dos patos. O Uruguai protege também outras espécies, como abutre, perdiz, a codorniz, dindon selvagem, perruche, o leque com crista e o colibri. Os principais répteis são lagartos, a tartaruga, a crotale e vipère chamado víbora do cruz. Jacarés povoam o curso superior do río o Uruguai. Gordas as aranhas são numerosas.