UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS HIDROGEOLÓGICOS E GEOTÉRMICOS SEMINÁRIO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E...

Post on 28-Apr-2015

110 views 5 download

Transcript of UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS HIDROGEOLÓGICOS E GEOTÉRMICOS SEMINÁRIO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E...

UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS HIDROGEOLÓGICOS E GEOTÉRMICOS

SEMINÁRIO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E TURISMOO DOURO E A SUSTENTABILIDADE

Em virtude de uma complexa e diversificada geologia, Portugal Continental possui um apreciável potencial geotérmico, evidenciado pelo elevado número de ocorrências com T > 20ºC, utilizadas com finalidades termais desde tempos antigos.

Nos últimos anos tem-se vindo a observar um interesse crescente na realização de estudos e projectos que têm em vista o aproveitamento da energia geotérmica, nomeadamente o aquecimento dos próprios estabelecimentos termais, de unidades hoteleiras, de piscinas e de estufas agrícolas.

RECURSOS GEOTÉRMICOS

RECURSOS GEOTÉRMICOS - Designação

“FLUIDOS E AS FORMAÇÕES GEOLÓGICAS DO SUBSOLO, DE TEMPERATURA ELEVADA, CUJO CALOR SEJA SUSCEPTÍVEL DE APROVEITAMENTO”

(artº 4º do Decreto-Lei nº 90/90, de 16 de Março)

• Em Portugal ocorrem águas com particularidades muito interessantes às quais, desde tempos remotos, foram atribuídas capacidades únicas na cura de certas doenças e na preservação da vida.

• A distribuição de ocorrências geotérmicas de baixa entalpia cobre o país de forma desigual, mas intensa.

•Regista-se a existência de explorações geotérmicas que têm vindo aumentar em número, confinadas, no entanto, às zonas de exploração termal.

RECURSOS GEOTÉRMICOS - Aproveitamento

No domínio das chamadas “baixas entalpias” (20ºC<T<80ºC), existem casos concretos de aplicações no domínio da indústria, aquecimento urbano e agricultura.

RECURSOS GEOTÉRMICOS - Aproveitamento

Piscinas

Aquecimento urbano(unidades hoteleiras, etc.)

Piscicultura

Estufas(fruticultura e fluricultura)

BalneárioAquecimento

urbano Estufas

Chaves: A água do furo AC2 das Termas de Chaves é utilizada no aquecimento ambiental do hotel Aqua Flaviae e de piscinas municipais.

S. Pedro Sul: A central geotérmica funciona desde 2001, para aquecimento de dois balneários e de dois hotéis.Na zona do Vau está a ser feita uma aplicação geotérmica em agricultura; a água do furo SDV1 é aproveitada no aquecimento de estufas de frutos tropicais.

Caldas de Monção: Elaborado recentemente estudo de viabilidade para o aproveitamento do potencial geotérmico.Tipo de aproveitamento a alcançar: aquecimento balneário termal, piscinas públicas, hotéis e edifícios públicos.

Caldas de Aregos: estão a ser feitos estudos e projectos com vista ao aquecimento do balneário termal e/ou unidades hoteleiras vizinhas.

Alcafache: balneário termal encontra-se climatizado desde 2003.

Ensaio caudal no furo geotérmico SDV1

RECURSOS GEOTÉRMICOS - Aproveitamento

Hotel Aqua Flaviae

- ChavesEm 1982 iniciou-se o primeiro projecto de uso de calor, para fins que não a balneoterapia. Numa perspectiva de aproveitamento em cascata, a água do furo AC2 das Termas é utilizada no aquecimento ambiental do hotel Aqua Flaviae e de piscinas municipais.

Hotel Aqua Flavie

Piscinas

Piscicultura

Estufas

Aquecimento

Urbano

RECURSOS GEOTÉRMICOS – Casos Aplicação

- S. Pedro do Sul: A central geotérmica encontra-se em funcionamento desde 2001, para aquecimento ambiental dos balneários Rainha D. Amélia e D. Afonso Henriques e aquecimento ambiental e de águas quentes sanitárias de dois hotéis (Hotel do Parque e Hotel Villa do Banho).

RECURSOS GEOTÉRMICOS – Casos Aplicação

RECURSOS GEOTÉRMICOS – Casos Aplicação

Balneário Rainha D. Amélia

Hotel Villa do BanhoHotel do Parque

Balneário D. Afonso Henriques

- Zona do VauNa zona do Vau está a ser feita uma aplicação geotérmica em agricultura, em que a água do furo SDV1 é aproveitada no aquecimento de estufas de frutos tropicais.

Estufa de ananases e bananas

RECURSOS GEOTÉRMICOS – Casos Aplicação

Aproveitamento dos recursos nas suas múltiplas valências

Termalismo

Outras energias renováveis

AproveitamentoGeotérmico

TERMAS DE UNHAIS DA SERRA (Covilhã)

1922 2002

2009

Quimismo da Água:Sulfúrea, bicarbonatada sódicaTipo de Aproveitamento:temp. 36 ºC.Complexo Termal de Unhais da Serra: a componente termal se cruza com o centro termo-ludico.

TERMAS DE UNHAIS DA SERRA

- Complexo hoteleiro do Grupo Natura Localizado no Parque Natural da Serra da Estrela, foi galardoado pela EDP com o Prémio Energia Eléctrica e Ambiente 2008, pelas suas práticas amigas do ambiente e pela capacidade de optimizar a eficiência da energia eléctrica.

H2OTEL/AQUADOME

TERMAS DE MONTE REAL (Leiria)

Quimismo da Água:Sulfúrea, sulfatada cálcicaTipo de Aproveitamento:

temp. 20 ºC.O complexo termal das Termas foi recentemente remodelado com a

unidade termal e o centro de bem-estar e de lazer (SPA).

TERMAS DE MONTE REAL

Painéis solares junto às Termas de Monte Real

TERMAS DE NISA (Nisa)

Quimismo da Água:Sulfúrea, bicarbonatada sódicaTipo de Aproveitamento:temp. 19 ºC.Moderno complexo termal com clínica de internamento.

TERMAS DO CARVALHAL (Castro Daire)

Quimismo da Água:Sulfúrea, bicarbonatada sódica, Tipo de Aproveitamento:temp. 60 ºC. Perspectiva-se o aquecimento ambiental do balneário e do hotel

TERMAS DE S. VICENTE (Penafiel)

Quimismo da Água:Sulfúrea, bicarbonatada sódica, Tipo de Aproveitamento: temp. 18 ºC. Feito o aquecimento ambiental do balneário / hotel e de águas quentes sanitárias.

Painéis solares junto ao balneário e por cima do hotel

TERMAS DO ESTORIL (Cascais)

Quimismo da Água:Hipersalina, cloretada sódicaTipo de Aproveitamento:temp. 35 ºC. Perspectiva-se o aquecimento ambiental do balneário.

Após quase 50 anos de encerramento, as Termas do Estoril reabriram no passado dia 12 de Abril.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Cada projecto geotérmico tem os seus problemas específicos, que se prendem fundamentalmente com aspectos técnicos e de organização.

É costume dizer-se que só existe recurso geotérmico quando há utilizador.

Salienta-se, no entanto, que este tipo de aproveitamento exige um investimento rapidamente amortizado uma vez que, regra geral, é reduzido praticamente aos custos iniciais de instalação de todo o equipamento, uma vez que a sua manutenção é caracterizada pelo seu baixo custo.