Vamos refletir sobre: A relação ... -...

Post on 10-Nov-2018

213 views 0 download

Transcript of Vamos refletir sobre: A relação ... -...

Vamos refletir sobre:

A relação Meio Ambiente

Desenvolvimento com Sustentabilidade

A competitividade é uma referência obrigatória na sociedade contemporânea....

De uma forma crescente, todas as empresas buscam-na sem que se atenda, com rigor, aos princípios,definições e conceitos deste confronto que é simultaneamente:a)- desafio, uma vez que, competitividade é,b)- acima de tudo, concorrência.

competitividade como a capacidade da empresa formular e

programar estratégias para concorrência que lhe permitam ampliar uma posição

sustentável no mercado.

... De

vemo

s ver

a

Ao contrário do que muitos empresáriospossam acreditar, os

padrões ambientais

são fatores de constante estímulo àinovação e competitividade e não uma barreira ou ameaça às empresas.

A imposição de padrões ambientais move as empresas a adotarem inovações que reduzem os custos totais de um produto ou aumentam o seu valor.

O principal argumento é que a imposiçãode regulamentações ambientais adequadas pode induzir a inovações que irão em parte ou mais do que o todo, compensar os custos de adequação a tais padrões.

Acreditamos que a conservaçãoambiental esta associada ao aumento da produtividade dos recursos utilizados na produção e que geram aumento de competitividade.

Em termos genéricos, pode ser difundida a idéia central de que as empresas precisam ajustar o alinhamento correto do conceito da inovação sustentávelao seu objetivo de programar o progresso global em várias áreas:

1.• Reduzindo a quantidade dos materiais na produção de diversos artigos;2.• Ajustando a carga energética ao longo dos processos de fabricação;

3. • Reduzindo as emissões de ruído,poluentes gasosos e líquidos;

4. • Melhorando acentuadamente a reciclabilidade dos materiais usados;

5. • Maximizando o uso dos materiais renováveis, em especial nas embalagens

6. • Adotando tecnologias limpas e integradas.

NO QUE PODEMOS AUXILIAR O PROCESSO DE TECNOLOGIA LIMPA?

QueQue éé Biotecnologia, e seus Biotecnologia, e seus produtos.produtos.

Como surgiu? E para que?Como surgiu? E para que?

QualQual éé a amplitude de utilizaa amplitude de utilizaçção?ão?

Principais diversas de produtos?Principais diversas de produtos?

Ela foi inventada na esfera financeira, mais precisamente em Wall Street, para expressar um conjunto de conhecimentos, técnicas e ferramentas que podem ser usadas para produzir produtos úteis ou avançadosexperimentos científicos.

A palavra biotecnologia não foi criada na esfera científica

Biotecnologia

1. DNA recombinante,

desenvolvida conjuntamente por Stanley Cohen, da Universidade de Stanford e Herbert Boyer, da Universidade da Califórnia, em 1973;

A biotecnologia nasceu em torno deduas descobertas científicasimportantes, depois transformadas eminovações tecnológicas:

2. os procedimentos científicos etecnológicos para produzir anticorposmonoclonais,

desenvolvidos por César Milstein e GeorgesKohler na Universidade de Cambridge, em1975, posteriormente reconhecida comotecnologia do “hybridoma”.

A primeira geração de empresas debiotecnologia desenvolveu um importante conhecimento científico para entender o processo envolvido nos mecanismos das proteínas e para identificar os efeitos terapêuticos associados à sua produção.

“O casamento da academia com WallStreet representou cerca de 50% das empresas de biotecnologia fundadas nos Estados Unidos, uma fração muito mais alta do que em qualquer outra atividade”

Zhang e Patel (2005)

Essas empresas de biotecnologia atraem investimentos de capital de risco, especialmente de venture capital.

Mesmo sendo o negócio da biotecnologia altamente arriscado, ele se paga largamente quando as firmas conseguem desenvolver um produto comercializável.

A Biotecnologia pode ser definida como, “umbloco de conhecimentos e informaçõestecnológicas combinando protocolos e metodologias de pesquisa utilizadas no estudo da biologia da célula, da genética, da bioquímica,entre outras matérias, com novos conceitos científicos derivados de disciplinas que não existiam há alguns anos atrás _ como biologia molecular, genômica funcional e proteômica _ e, também, com as ciências da computação e da informação”

FONSECA(1999),

Os campos de pesquisa abarcados pela biotecnologia são:

a)- Genômica: estudo da estrutura e função dos genes através de seu papel no crescimento do organismo,saúde, resistência à doençasetc.;

b)- Proteômica: estudo da estrutura, função e interações das proteínas através do seu papel no crescimento do organismo,saúde,resistência à doenças etc.;

c)- Bioinformatica: aplicação da tecnologia de computadores no processo de criação, coleção, estoque e uso eficiente das informações genéticas;

d)- Pharming: produção de farmacêuticos (ou produtos intermediários usados na sua produção) em plantas geneticamente modificadas;

e)- Tecnologia Ambiental : bactérias geneticamente engenheiradasou não e enzimas que podem ajudar na depuração de contaminantes ambientais ou a melhorar as técnicas de gerenciamento genético;

Prof. Dr. Arion Zandoná Filho 21

Biotecnologia Ambiental Aplicada

Biotecnologia ambientalBiotecnologia ambiental

Prof. Dr. Arion Zandoná Filho 22

Biorremediação de xenobióticos

Biorremediação de solos

Biorremediação de efluentes urbanos

Biorremediação de efluentes industriais

É chamada de biotecnologia ambiental,por usar, de forma controlada, processos microbiológicos que ocorrem normalmente na natureza para remover poluentes.

Prof. Dr. Arion Zandoná Filho 23

É preciso entender “Meio Ambiente” sua

relação com nossa Sociedade

E o que é Bioremediação

O BrasilO Brasil......

É carente de informações sobre as áreas contaminadas e os poluentes lançados nos rios,lagos e mar , no entanto estimativas indicam que existem mais de 20.000 áreascontaminadas, incluindo resíduosdomésticos, industriais e hospitalares, que requerem ações de recuperaçãoe remediação.

Prof. Dr. Arion Zandoná Filho 25

O BrasilO Brasil......As atividades industriais que mais contribuem para a degradação ambiental no Brasil, com lançamento de resíduos perigosos, são ásempresas :

1. de petróleo, (exploração, refino e comercialização);

2. extração e beneficiamento de minério;3. produção de cimento e artefatos; 4. desdobramento de madeira, 5. indústria automotiva e periféricas; e 6. hospitais e estabelecimento de saúde

... Não vamos nos esquecer das ... prefeituras. Prof. Dr. Arion Zandoná Filho 26

O BrasilO Brasil......Os resíduos domésticos, apesar de serem classificados como Classe II - Não Inertes, apresentam elevados graus de periculosidade, pois além de possuíremalimentos e energia, podem conter microrganismos patogênicos, uma vez que a maioria dos doentes portadores de agentes patogênicos passam a maior parte do tempo de cura ou convalescência nos domicíliosproduzindo resíduos perigosos.

Prof. Dr. Arion Zandoná Filho 27

O BrasilO Brasil......Em geral, os curativos, restos de secreções,etc, são misturados junto com o lixo comum das residências, tornando toda massa de resíduos domiciliar um produto perigoso.

O maior problema é que cerca de 97% das cidades brasileiras dispõem seus resíduossólidos de forma inadequada, formando os lixões ou vazadouros, que são fontes de contaminação, aumentando o número de áreas que requerem ações de remediação.

Prof. Dr. Arion Zandoná Filho 28

AA BiorremediaBiorremediaççãoão......

“é uma das ferramentas da biotecnologia ambiental que utiliza microrganismos decompositores no tratamento dos resíduos, através da decomposição anaeróbia,bioestabilizando os resíduos,tornando-os menos solúveis, e portanto, menos perigosos e impactantes.”

Prof. Dr. Arion Zandoná Filho 29

A Biorremediação Ambiental permitetratar a maioria dos compostos orgânicos :

a) de origem animal b) vegetalc) agentes químicos tóxicos.

Prof. Dr. Arion Zandoná Filho 30

Prof. Dr. Arion Zandoná Filho 31

A Biorremediação pode ser classificada de três modos diferentes quanto ao local de tratamento:

•In situ: tratamento no local da contaminação.•Ex-situ ou off site: remoção do solo contaminado para posterior tratamentoem uma planta.•On site: tratamento após escavação do solo.

(GRUIZ e KRISTON, 1996)

Prof. Dr. Arion Zandoná Filho 32

A técnica consiste na aplicação de processos biodegradáveis no tratamento de resíduos para recuperar e regenerar ambientes (principalmente água e solo) que sofreram impactos negativos, mantendo o equilíbrio biológico em ecossistemas.

Prof. Dr. Arion Zandoná Filho 33

E os sistemas de tratamento?E os sistemas de tratamento?

Na indústria

No comércio

Nas residências

…Matéria Orgânica graxa em tubulaçõese caixas de gordura…

NH3

NH4

Autotrófica aeróbio (Thiobacillus)HeterotróficaProduto Final : S SO4

2-

Autotr ófica

(Nitrobacter,

Nitrosomonas

)

Produto Final : NO 2

NO 3

Dentro deste processos como podemos afirmar…..

Melhores Bioprodutos …..

Melhores resultados….

ComeComeççamos por:amos por:QUEM SÃO OS QUEM SÃO OS RESPONSRESPONSÁÁVEIS PELA VEIS PELA DEGRADADEGRADAÇÇÃO M.O.ÃO M.O.

MICROORGANISMOS.....

Os microrganismosestão presentes em todos os lugares e em populaçõesvariáveis.

Prof. Dr. Arion Zandoná Filho 45

A interferência humana no meio ambiente, particularmente a acumulaçãode grandes quantidades de resíduosorgânicos e de elementos tóxicos, afeta o equilíbrio ecológico de duas formas:

Prof. Dr. Arion Zandoná Filho 46

1.1. Pode destruir um ou mais elementos da cadeia alimentar, rompendo o equilíbrioentre os organismos. Conseqüentemente,fontes de nutrientes não serão mais recicladas, ocorrendo acumulação de resíduos potencialmente perigosos e proliferação de organismos patogênicos;

Prof. Dr. Arion Zandoná Filho 47

2.2. O excesso de resíduos não só destrói o equilíbrio natural em um ecossistema como também leva à destruição de habitats naturais (por exemplo, poluição da água) e coloca em risco a saúde humana.

Prof. Dr. Arion Zandoná Filho 48

É comum ocorrer em sistemas de tratamento de efluentes desequilíbrios no processo biológicoque refletem em conseqüências negativas como: baixa eficiência do tratamento, exalaçãode odores desagradáveis, acúmulo de sólidos,depósito de gorduras, etc.

Prof. Dr. Arion Zandoná Filho 49

Os fatores que levam a esse desequilíbriopodem ser devidos a sobrecargas, alteraçõesbruscas de pH, concentrações excessivas de agentes de limpeza, detergentes, branqueadores, produtos químicos, pesticidas e fertilizantes sintéticos, causando reduções nas populações microbianas e queda da atividade biológica.

Prof. Dr. Arion Zandoná Filho 50

Uma das técnicas mais utilizadas, no mundo inteiro, é aaplicação de microrganismos selecionados (bioaumentação), que acelerem o processo de degradação da matéria orgânica, para incrementar a população microbiana no sistema de tratamento, recuperando e/ou aumentando a eficiência do processo biológico.

Prof. Dr. Arion Zandoná Filho 51

Prof. Dr. Arion Zandoná Filho 52

Os fatores que levam a esse desequilíbriopodem ser devidos a sobrecargas, alteraçõesbruscas de:a) pHb) concentrações excessivas de agentes de

limpeza detergentesc) branqueadores

d) produtos químicose) pesticidas f) e fertilizantes sintéticos, causando reduções nas populações microbianas e queda da atividade biológica.

Prof. Dr. Arion Zandoná Filho 53

Em qualquer sistema de processo catalítico, quantomelhor o catalisador, melhora o funcionamento dosistema.

Em processos bioquímicos como sistemas detratamento biológico de efluentes, as bactériastrabalham como o catalisador.

Por isso, a mesma situação ocorre tanto com asbactérias como com os catalisadores:

Quanto melhor a bactéria, mais eficiente seráo sistema.

Bactérias e Enzimas / Processos Catalíticos

Existe uma diferença significanteentre processos catalíticos e sistemas deprocessos bioquímicos.

Com catalisadores, o processo ocorrecom substâncias químicas inertes que sãorelativamente fáceis de serem duplicadas eproduzem resultados altamente previsíveis.

Com bactérias, o processo ocorre comorganismos vivos - um “subsistema” biológicoque varia de acordo com a espécie evariedades dentro de uma espécie.

Na procura de um catalisador, o usuáriosimplesmente especifica o composto químico e o nível de pureza.

Não importa quem produz o catalisador,desde que seja a substância adequada com a pureza correta.

Ao se utilizar bactAo se utilizar bactéérias, o usurias, o usuáário deverio deveconhecer a espconhecer a espéécie requerida e sua variedade.cie requerida e sua variedade.

Diferentes empresas biotecnológicas produzem variedades diferentes e a eficiência de uma variedade pode mudar significantemente.

Por isso, hPor isso, háá uma grandeuma grandediferendiferençça entre quem produz asa entre quem produz asbactbactéérias utilizadas em processosrias utilizadas em processosbioqubioquíímicos.micos.

O que muda no ciclo metabólicos ?

O crescimento dos microrganismos que se reproduzem por fissão binária pode ser representado graficamente como o logaritmo decimal do número de células versus o tempo de incubação.

A curva resultante caracteriza-se por quatro fases distintas:

1)- fase de arranque,2)- fase exponencial de crescimento,3)- fase estacionária,4)- e fase de morte.

Log10 nºcélulas

Fasearranque

Faseexponencial

Fase estacionária

Fase de morte

Tempo

Se uma cultura for inoculado com uma célula que se divide com um tempo de geração de 20 minutos apopulação será de 2 células ao fim de 20 min.....

4 células ao fim de 40 min...... Etc...

Como a população duplica em cada geração, o aumento populacional é dado por 2n, onde n é onúmero de gerações.

Tabela Crescimento bacteriano exponencial

Tempo(min.) Nº de divisões 2n População ((N0×2n)log Nt

0 0 20 = 1 1 0.00020 1 21 = 2 2 0.30140 2 22 = 4 4 0.60260 3 23 = 8 8 0.90380 4 24 = 16 16 1.204100 5 25 = 32 32 1.505120 6 26 = 64 64 1.806

O aumento da população é pois exponencial ou logarítmico. Estas observações podem ser expressas em forma de equação para o cálculo do tempo de geração.

Se :

N0 = Número da população inicial Nt = Número da população no tempo t n = Número de gerações no tempo t

Nt = N0 × 2n

Logaritmizando a equaLogaritmizando a equaçção temos queão temos que:

log Nt = log N0 + n log 2

Resolvendo para n temos que:

n =log Nt - log N 0

2 log

O número de gerações n pode também ser dado por:

n = t / g

t = tempo de cultura g = tempo de geração

A taxa de crescimento

k = n / t = log Nt - log N 0

2 log . t

O tempo de geração médio (g) que é o tempo uma população demora em média a duplicar pode ser calculado. Se a população duplica então t = g e n = 1.

Nt = 2 N0

g= 1 l k g=

log Nt - log N 0

2 log . t

Exemplo :

Uma população bacteriana aumenta de 103 células para 109 células em 10 horas. Calcule a taxa de crescimento e o tempo de geração.

K = 9 – 3

Log 2 ( 3,01) K = 2 gerações por hora

tempo de geração = g = 1 2 = 0,5 h = 30 min

Enzimas isoladas ou purificadas possuem um número de propriedades que tornam seu uso atrativo como catalisador em biotransformação,tais como alta eficiência catalítica (podem elevar a velocidade de uma reação de 108 a 1012 vezes); seletividade; atuação em condições brandas de temperatura (30 a 70 ºC)e em pressão atmosférica.

Enzimas

A categoria setorial que a SuperBac atua é a da

biotecnologia verde e/ou a Industrial e Ambiental (biocleaning, bioremediação, diagnósticoambiental,diagnóstico industrial, tratamento de águas e efluentes, reciclagem de perdas apelidada de biotecnologia branca).

IntroduçãoNossa história

1995 2000 2002 2003 2005 2006

1995 - a SuperBAC Proteção Ambiental é fundada

2000 - criada a divisão SuperSAN - Sterilizer com o objetivode prestação de serviços para de controle microbiológico

2002 - lançamento da primeira linha de produtos da SuperBAC

2003 - criada a divisão Genesis para desenvolver, produzire comercializar produtos biológicos naturais

2005 - parceira mundial com a JohnsonDiversey

2006 - parceria com um conceituado laboratórionorte-americano a Bio-Green Planet

as vendas apresentam um crescimento exponencial após

o contrato com a JohnsonDiversey

o faturamento ultrapassa 2 milhões e

a margem de ebitda chega a 40%

Utilizamos formulações de produtospatenteadas. Elas são de eficiência superior aosoutros produtos similares encontrados no mercado,pois possuem maior concentração de bactérias

As cepas encontradas nos produtos SuperBac são comprovadamente excelentes produtoras de bio-enzimas e bio-surfactantes e são capazes deenfrentar diversos tipos de desafios ambientais edegradar multiplos tipos de resíduos.

Os produtos Gênesis contém os seguintesmicroorganismos:

Arthrobacter Globiformis, Arthrobacter Parafinia,Bacillus, Laterosporus, Bacillus Pumilus, BacillusMegaterium, Bacillus Licheniformus, Bacillus Cereus, Bacillus Subtilis, Bacillus Theringiensis Israelis,Mycobacterium Vaccae sp.,Nocardia Parfinia sp.,Nitrobacter, Nitrosomonas, Trichoderma

Super Bac Super Bac ProteProteçção Ambientalão AmbientalTratamento de lagos e lagoasTratamento de lagos e lagoas

Super Bac fornece tecnologia de ponta para garantircondições ambientais saudáveis e seguras parapeixes e o meio ambiente, assegurando a estética eum visual agradável dos lagos e lagoas.

BIO CUBOS

Bio Cubos Super Bac são sólidos contendo microorganismos para uso nadegradação de resíduos orgânicos em caixas de gordura, tubulações e fossas sépticas. Os microorganismos de ocorrência natural e seguros são presentes em alto número para tratar de difíceis problemas orgânicos. Os Bio Cubos se dissolverão gradualmente num período de 90 a 150 dias, permitindo um tratamento contínuo de degradação de resíduos.Os microorganismos de ocorrência natural contidos nos sólidos irá reduzir odores, lodo, gorduras, óleos e resíduosencontrados em fossas sépticas e caixas de gordura. A contagem bacteriana é superior a 2 bilhões de UFCs por grama e contém micronutrientes.

Vantagens

Reduz significativamente o trabalho humano necessário para dosagens de manutençãoPermite um tratamento de resíduos contínuo de 24 horas, e não uma dosagem periódicaReduz sulfitos e sulfetos de hidrogênio e formação de lodoReduz significativamente maus odoresFácil de sar, excelente custo-benefício e reduz a necessidade de limpezasDegrada a formação de gorduras, graxas e óleosElimina a necessidade de bombas dosadorasAutomatiza a manutenção de fossa e caixas de gordura

Lagos, lagoas e represas de qualquer tamanho;

Lagoas aeradas;

Fontes e lagos para criação de peixes;

Aplicações

AplicaAplicaçção geralão geralBiodegradação de óleo e graxa Controle de OdorRedução de amônia e fosfatoRedução de DBO e DQODegrada e liquefaz lodo orgânicoDegradação de gorduras, celulose, detergentes, fenol,hidrocarbonetos, etc.Redução do odor em banheiros químicosDegrada compostos orgânicos comumente encontrados em fossas sépticas , etc.

Prof. Dr. Arion Zandoná Filho 76

Utilizando-se granulado para fase de aclimatação microbiana nos

reatores

RESULTADO EM FOSSA

Volume de Lodo

Lodo e Sedimentos são reduzidos com os produtos Super Bac

TEMPOTEMPO

VO

LUM

EV

OLU

ME

Aplicação

Fossa Séptica com lodo, gordura e mau odor

-DBO/DQO > 0,5

A maior parte da matéria orgânica é biodegradável,Tratamento indicado: biológico convencional.

-DBO/DQO « 0,5 (relação muito menor que 0,5!)

A parte da matéria orgânica não é biodegradável,Tratamento indicado: físico-químico

- SSV/SV> 0,8A maior parte da matéria orgânica se encontra na forma de sólidossuspensos,Tratamento indicado: físico ou físico-químico convencional, por ex. decantação primária, flotação, coagulação/decantação.

- SDV/SV > 0,8A matéria orgânica se encontra na forma de sólidos dissolvidosTratamento: físico-químico avançado, por ex. carvão ativado, oxidaçãoquímica, combustão.

çCase de sucesso – tratamento de

caixas de gordura comerciais

Cliente: rede de restaurantes

Problema: caixas de gordura com odor extremamente forte, resíduos de graxa pesados solidificados no topo e no fundo

Objetivo: eliminar o odor desagradável e reduzir os níveis de graxa e liquidificar a gordura

Solução: SafeBio Box

ANTES DO TRATAMENTO DEPOIS – TÉRMINO DO 1 MÊS DEPOIS – TÉRMINO DO 2 MÊS

aplicação

produto

çCase de sucesso – tratamento de

efluentes industriais

Cliente: indústria de alimentos

Problema: carga de compostos orgânicos e químicosextremamente alta nas estações de tratamento, e altos índices de sacarose e sulfato

Objetivo: redução de parâmetros analíticos de modo a atender a legislação ambiental vigente

Solução: desenvolvimento de um blend de produtos HC e FM para melhorar tanto os índices de sacarose quanto os de sulfato, e instalação de um sistema de dosagem automática de bactérias

8,120 mg/l 735 mg/l

25,250 mg/l 2,369 mg/l

16 mg/l 5 mg/l

10 mg/l 0.8 mg/l

DBO

DQO

Óleos&Graxas

Sulfato

Antes Depois

aplicação

produto

ANTES DO TRATAMENTO DEPOIS DO TRATAMENTO

çCase de sucesso – tratamento dos

descartes na água

Cliente: industria de processamento de laticínios

Problema: alta carga de compostos orgânicos, altas taxas de óleos, graxas, proteínas, lactose e forte odor

Objetivo: reduzir os descartes e adequar os parâmetros analíticos de modo a atender a legislaçãoambiental

Solução: blend granulado de WTa contendo microorganismos capazes de degradar resíduos de lactose, convertendo-os em componentes menos complexos e que não agridem o meio ambiente

ANTES DO TRATAMENTO APÓS 2 MESE DE TRATAMENTO

aplicação

produto

DBO

DQO

Óleos&Graxas

PH

4,800 mg/l 642 mg/l

6,000 mg/l 1,000 mg/l

2,007 mg/l 21 mg/l

5.8 7.1

Antes Depois

www.superbac.com.br

Grato pela AtenGrato pela Atenççãoão

Prof. Dr. Arion Zandoná Filho 89