Vanguardas europeias

Post on 15-Apr-2017

1.079 views 0 download

Transcript of Vanguardas europeias

Vanguardas Europeias

A palavra VANGUARDA deriva do francês AVANT-GARDE, termo militar que designa aqueles que, em campanha, vão à frente da unidade.

A partir do início do séc. XX, passou a ser empregada para designar aqueles que, no campo da arte e das ideias, estavam à frente de seu tempo.

As Vanguardas surgem, no início do século XX, atravessando a I Guerra Mundial e finda com o início da II Guerra Mundial, momento em que as produções artísticas cessam diante do terror nazista.

Principais movimentos europeus:

1. FUTURISMO2. EXPRESSIONISMO3. CUBISMO4. DADAÍSMO5. SURREALISMO

VANGUARDAS EUROPEIAS

Transformações tecnológicas na virada do século;

o automóvel, o avião, o cinema deslocaram e aceleraram o olhar do homem moderno;

novas maneiras de o homem perceber a realidade;

Em meio a essas transformações, surgem várias manifestações artísticas:

Momento Histórico

• Crise capitalista;• Invenção da lâmpada, do telefone, do cinema e do

avião;• Primeira Guerra Mundial (1914-1918);• Revolução Russa (1917);• “Belle Ëpoque” (bela época) – Esse termo foi usado

para designar o avanço tecnológico, cultural e social da época;

• Crise econômica violenta na Europa – estopim da 2º Guerra Mundial.

VANGUARDAS EUROPEIAS Expressionismo

Surgiu na Alemanha em 1910;

preocupação foi a forma em expressar as manifestações do mundo interior; pouco se importavam com os conceitos de belo e feio. O importante era a "expressão", valorizaram as composições abstratas e as imagens distorcidas, próximas da caricatura;

desenvolveu-se mais na pintura e os principais representantes desse movimento foram:

Vincent Van Gogh Paul Cézanne Paul GauguimEdward Much

Expressionismo – 1910 - Alemanha

• Precursores: Van Gogh, Cezanne e Gauguin.

CARACTERÍSTICAS:• Preocupa-se com as manifestações do mundo

interior e uma forma de expressá-las;• “Expressão” – materialização numa tela ou em

uma folha de papel, de imagens nascidas em nosso mundo interior;

• A linguagem é fragmentada.

SofrimentoComo estou atreladoÀ carroça de carvão da minha dor!Repelente como uma aranhaRasteja sobre mim o tempo.Cai-me o cabelo,Encanece-me a cabeça para o campo,Para lá do qual ceifaO último segador.O sono ensombra-me os ossos.Morri no sonho já,Erva nascia do meu crânio,De negra terra era a minha cabeça.

Expressionismo

O grito (1893), de Edward Munch.

Utilizando cores irreais, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição. Deforma-se a figura, para ressaltar o sentimento.

VANGUARDAS EUROPEIAS Cubismo

Surgiu em 1907, a partir das experiências do espanhol Pablo Picasso e do francês Georges Braque;

desenvolveu-se inicialmente na pintura, caracterizou-se pela valorização de formas geométricas como cubos, cones e cilindros.

defesa da ideia de que o artista deveria ter toda a liberdade para decompor a realidade que está interessado em representar e depois recriá-la a partir de elementos geométricos sobrepostos.

Segundo Picasso, "A arte é uma

mentira que nos faz perceber a

verdade".

Les Demoiselles d'Avignon (1907), de Pablo Picasso

Cubismo

Na literatura:• Fragmentação da realidade;• Mistura assuntos, espaços e tempos diferentes;• Logismo;• Humor;• Linguagem nominal;• Uso das formas geométricas• Despreza verbos, adjetivos e pontuações tradicionais;• Invenção de palavras.

Cubismo - 1907

Proposta

- Supressão do sentimentalismo piegas e da dor.- Nada de lamentos- Não só acentua o caráter de destruição mas

acrescenta construção.- Abolição da cópia na arte.- Interesse: mudança de planos, de perspectivas, da

decomposição geométrica dos objetos.

Hípica – Oswald de Andrade

“Saltos recordsCavalos da Penha

Correm jóqueis de HigienópolisOs magnatasAs meninas

E a orquestra tocaChá

Na sala de cocktails.”

Expressão do Cubismo

TU QUE AMAS SORVE NÉCTAR E PAIXÃO VIRAR DOR A M O R

O Manifesto Futurista, de autoria do poeta italiano Filippo Tommaso Marinetti (1876 - 1944), é publicado em Paris em 1909.

PROPOSTAS: o Futurismo propunha a ruptura com o passado. Mais que isso: destruir o passado. Exaltavam:• a velocidade, o progresso;• a coragem, a audácia e a revolta;• o soco e a bofetada;• a guerra – única higiene do mundo;• pregava a demolição de bibliotecas e museus, além de combater o moralismo, o feminismo e todas as covardias oportunistas e utilitárias.

Futurismo - 1909• Fellipo Tomamaso Marinetti – “Manifesto Futurista” –

“Jornal Le Figaro”;

CARACTERÍSTICAS:• Caráter destruidor e demolidor;• Valorização excessiva da máquina, do movimento, do

progresso e da vida urbana;• Exaltação à vida moderna, a guerra e o conforto;• Liberdade de expressão, abandonando regras de

sintaxe, ortografia e conjugação de verbos (usando a forma infinitiva).

Ode triunfal Álvaro de Campos

À dolorosa luz das grandes lâmpadas eléctricas da fábrica Tenho febre e escrevo. Escrevo rangendo os dentes, fera para a beleza disto, Para a beleza disto totalmente desconhecida dos antigos. Ó rodas, ó engrenagens, r-r-r-r-r-r-r eterno! Forte espasmo retido dos maquinismos em fúria! Em fúria fora e dentro de mim, Por todos os meus nervos dissecados fora, Por todas as papilas fora de tudo com que eu [sinto! Tenho os lábios secos, ó grandes ruídos [modernos, De vos ouvir demasiadamente de perto, E arde-me a cabeça de vos querer cantar com um excesso De expressão de todas as minhas sensações, Com um excesso contemporâneo de vós, ó máquinas!

A rua entra na

casa (1911)

Umberto Boccioni,

LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ano10. AS VANGUARDAS EUROPEIAS

VANGUARDAS EUROPEIAS Dadaísmo

Fundado na Suíça em 1916, foi o mais radical dos movimentos de vanguarda;

a palavra "Dadá", escolhida por Tristan Tzara, líder do movimento, pode significar várias coisas, como por exemplo: rabo de vaca santa, ama de leite, mãe etc;

os dadaístas não propõem nada, exceto a destruição do passado, do presente e do futuro;

total falta de perspectiva diante da guerra.

O DADAÍSMO

O próprio Tristan disse que "Dadá" não significa nada. Segundo ele essa palavra foi encontrada casualmente quando ele abriu um dicionário.

Embora a palavra DADA em francês signifique cavalo de madeira, sua utilização marca o non-sense ou falta de sentido que pode ter a linguagem (como na fala de um bebê).

VANGUARDAS EUROPEIAS

DadaísmoA técnica do ready-made consiste em transformar em obra de arte objetos do cotidiano, satirizando o mito mercantilista do capitalismo. Essa técnica deu origem á Arte Pop.

Duchamp de 1917, A fonte

Dadaísmo - 1916

Romper com o bom senso, a lógica e o significado compreensível, repudiar tudo aquilo que é do domínio da consciência.O mais radical dos movimentos de vanguarda, procura a antiarte e a antiliteratura, algo diferente de tudo que já tivesse sido feito até então.

• A Batalha

Berr... bum, bumbum, bum... Ssi... bum, papapa bum, bumm Zazzau... Dum, bum, bumbumbum Prã, prà, prã... ra, hã-hã, aa...Hahol...

VANGUARDAS EUROPEIAS Surrealismo

Duas linhas de atuação: 1- As experiências criadoras automáticas; 2- Imaginário extraído do sonho, buscando liberar o artista dos limites da razão.

André Breton, Salvador Dali, Juan Miró são representantes do movimento.

SURREALISMOO Manifesto Surrealista foi lançado em Paris, em 1924, por André Breton, um ex-participante do Dadaísmo que rompera com Tristan Tzara.

A arte do sonho, do subconsciente, da não

razão, da influência Freudiana

Surrealismo

Poeminha surrealista

Gostaria, querida, De ser inesperadoComo uma madrugada amanhecendoÀ noiteE engraçado, também,Como um pato num trem.

Millôr Fernandes

LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ano10. AS VANGUARDAS EUROPEIAS

Surrealismo - 1921 ( a costela do Dadaísmo)

CARACTERÍSTICAS COMUNS- Amor ao protesto- Valorização do improviso- Espontaneidade no manejo da linguagemSURREALISTAS EXPLORARAM- A relação da linguagem e da arte com o inconsciente,

os sonhos, o sobrenatural, a loucura e os estados alucinatórios. Tudo o que fosse o reverso da lógica e fora do controle da consciência.

- O emprego passional e irracional das imagens, em busca de representar um mundo em que a realidade e a força inconsciente da imaginação se misturem.

Fora do ar

Naveguei sobre o mar dos sonhosembora possua esclerose lateral amiotróficaO meu barco viroucontra a ditadura da razãoAprendi a nadarVirei um astro de TVAprendi a voaraté uma vila no Estado de SergipeComo é bom estar no aracho que vi um pássaro originário da Australásia!Como é bom estar fora do ar…