幻灯片 1 - Cloud Object Storage | Store & Retrieve Data ... · ... diferenciando da primeira...

16
12/09/2016 1 ESQUADRIAS Professor: Jairo Lage Matoso ESQUADRIAS O que é Esquadria? Trata-se de uma armação de madeira, metal, etc. na qual se fixam porta, janela, veneziana, etc. É a designação genérica de porta, janela, etc. (Dicionário Aurélio) Vãos em Alvenaria → PORTAS: No vão de portas coloca-se verga → JANELAS: No vão de janela coloca-se verga e contraverga. As estruturas são responsáveis por redistribuir as tensões ao longo das alvenarias. Esses elementos podem ser pré-moldada ou feitos no local. E devem ter, no mínimo, 20 cm a mais para cada lado do vão. Vãos em Alvenaria

Transcript of 幻灯片 1 - Cloud Object Storage | Store & Retrieve Data ... · ... diferenciando da primeira...

12/09/2016

1

ESQUADRIAS

Professor: Jairo Lage Matoso

ESQUADRIAS

• O que é Esquadria?

Trata-se de uma armação de madeira, metal,etc. na qual se fixam porta, janela, veneziana,etc. É a designação genérica de porta, janela,etc. (Dicionário Aurélio)

Vãos em Alvenaria

→ PORTAS: No vão de portas coloca-se verga

→ JANELAS: No vão de janela coloca-se verga e contraverga.

• As estruturas são responsáveis por redistribuir as tensões ao

longo das alvenarias. Esses elementos podem ser pré-moldada

ou feitos no local. E devem ter, no mínimo, 20 cm a mais para

cada lado do vão.

Vãos em Alvenaria

12/09/2016

2

Fixação

• As esquadrias podem ser fixos às alvenaria através de

pregos, parafusos, espuma expansiva de poliuretano ousobre contramarco. Para a fixação de esquadrias metálicasutilizam-se grapas, chumbadas com argamassa.

• Fixação com pregos

Fixação• Fixação com parafuso

• Fixação com espuma expansiva

Fixação• Fixação sobre contramarco

• Fixação com grapa

Ferragens

Além das dobradiças, temos as fechaduras que podem ser:

12/09/2016

3

Material• Madeira:

Para a fabricação das esquadriasdevemos utilizar madeiras maisresistentes, macias e secas, paranão ter o risco de empenar como tempo. As madeiras maisutilizadas são o ipê, o cedro, acerejeira, o pau-marfim, etc.Este tipo de material requercuidados maiores em relação àmanutenção e ao tempo devida, sempre utilizandomateriais como o verniz, a tintae o selador para auxiliar nestespontos.

Material• Alumínio

natural, anodizado ou coloridoTambém é um materialmetálico, mas sem osproblemas do ferro, pois nãosofrem o problema daoxidação. Por o alumínio nãosofrer o problema daoxidação, este material nãoprecisa ser revestido comnenhum outro material.Podem ser fabricadas peçasem alumínio natural,anodizado ou já coloridos.

Material• PVC

É um material industrializado,desenvolvido á partir dopetróleo. A vantagem é queeste material não sofreoxidação, mas apresentamenor resistência mecânicaem relação ao ferro e aoalumínio. Pode ser fabricadoem várias cores, nãonecessitando receber nenhummaterial como acabamento ea cor das peças não sofremnenhuma deterioração aolongo do tempo. Tambémencontramos peças imitandomadeira.

Material

• Vidro temperado

Para a fabricação de esquadriasutilizando apenas vidro, semassociar com nenhum outromaterial, como a madeira, oferro, o alumínio e o PVC,devemos utilizar o vidrotemperado, que é um materialmuito resistente a esforçosmecânicos.

12/09/2016

4

Material

• Misto

Neste tipo de folha, podemos trabalhar com dois ou mais tiposde material.

Folhas

• Maciça

Para a fabricação das portas ejanelas são utilizadas madeiras maisresistentes, macias e secas, paranão ter o risco de empenar com otempo. Um inconveniente é que ouso da madeira maciça acabagerando peças bem pesadas. Estetipo de material requer cuidadosmaiores com sua manutenção,principalmente em regiões quentese com insolação forte, como é ocaso de Cuiabá.

Folhas• Semi-oca

Uma das vantagens de usarmadeira semi-oca, parafabricar as folhas das portas edas janelas, é em relação aopeso, pois ficam bem maisleves e por apresentar menorrisco de empenar, mas mesmoassim o cuidado em se usarmadeira seca deve sermantido.

Acabamento

• Lisas

Este tipo de folha não apresentanenhum tipo de trabalho,podendo a folha ser maciça ousemi-oca. Muito utilizada para afabricação das folhas das portas.

12/09/2016

5

Acabamento

• Almofadadas

Este tipo de folha utiliza partessemi-ocas associadas compartes maciças.

Acabamento

• Mexicana:

Este tipo de folha é formadapor pequenas peças demadeira maciças, interligadasatravés de encaixes e peçasmetálicas de união.

Acabamento

• Venezianas:

Permite a ventilação mesmoquando fechada. Cada folhade veneziana é composta dedois montantes e duastravessas: superior e inferior,e as palhetas que preenchemo quadro.

As venezianas podem terduas folhas (mais comum),quatro folhas ou mais,serem de abrir ou correr.

PORTA

12/09/2016

6

Porta

• Compõem-se de batente, que é a peça fixada na

alvenaria, onde será colocada a folha por meio dedobradiças .

• A folha é a parte móvel que veda o vão deixado pelo

batente e por fim a guarnição, que é um acabamentocolocado entre o batente e a alvenaria para esconder asfalhas existentes entre o batente e a alvenaria.

Porta

Porta• De Abrir:

A folha da porta é fixada ao portal por um de seus dois ladosverticais, através de uma ferragem denominada de DOBRADIÇA,que permite a folha abrir, fazendo um arco de até 180º.Dependendo do material de que for feita a folha, são utilizadas,para a sua fixação ao portal, de três a quatro dobradiças.

Os padrões de medidas para portas de abrir são:• 80 cm;

• 70 cm;

• 60 cm;

• 100 ou 90 cm para PNE ou saídas de emergência.

Porta

PVC Alumínio Aço Madeira

12/09/2016

7

Porta

Planta BaixaCorte Vista

Porta• Porta com abrir 2 folhas

Porta

• De Correr:

A folha da porta é fixada à alvenaria por um de seus dois ladoshorizontais (de cima ou de baixo), através de duas ferragens:uma roldana e um trilho, que permite a folha abrir, correndo nosentido horizontal. Para dar um melhor acabamento ao vão feitona alvenaria, pode-se utilizar um portal liso. Para um melhorfuncionamento deste tipo de porta, o ideal é colocar a roldanana parte de cima e apenas o trilho na parte inferior, fixado nopiso.

Porta

Fixação não aparente

12/09/2016

8

Porta

Com mais de 2 folhas

Porta

Roldanas aparentes

Porta

Vidro PVC Madeira eAlumíniovidrocom

veneziana

Porta

Embutida na parede

12/09/2016

9

Porta

Porta de correr com uma folha

Porta de correr embutida

Porta de correr engastada

Planta baixa – porta decorrer de canto

Porta de correr com quatro folhas

Porta

• De Vai-e-Vem (90º e 180º)

O sistema de abertura desta porta é semelhante ao da PORTADE ABRIR, diferenciando da primeira pelo uso de DOBRADIÇASDE PRESSÃO, que permite que a folha abra para os dois ladosautomaticamente. Também podemos trabalhar com a utilizaçãode DOBRADIÇAS COMUNS associadas com uma MOLA DEPRESSÃO, colocada na parte superior da porta. O portal utilizadoneste tipo de porta é liso.

Porta

Planta Baixa

Porta

Dobradiça vai-vem

Mola vai-vem

12/09/2016

10

Porta

• De Girar (360º)

A folha da porta é fixada à alvenaria através de pinos metálicos,colocados nas partes superior e inferior da folha, bem no eixocentral vertical, que permitem que a folha gire até 360º (emtorno de seu eixo central). Para dar um melhor acabamento aovão feito na alvenaria, pode-se utilizar um portal liso.

Porta

Planta Baixa

Porta

• Pivotante

A folha da porta é fixada ao portal através de pinos metálicos,colocados nas partes superior e inferior da folha, deslocados deseu eixo central vertical, que permitem que a folha gire até180º. Dependendo do grau de abertura da folha, o portal muda:se for de 90º de abertura, o portal será semelhante ao da portade abrir; se for de 180º de abertura, o portal deverá ser liso. Edependendo do material da folha, não haverá necessidade deportal, como no caso de folhas em vidro temperado.

Porta

12/09/2016

11

Porta Porta

• Sanfonada

Esta porta tem o sistema de abertura semelhante ao da PORTADE CORRER (a folha da porta é fixada à alvenaria por um de seusdois lados horizontais, através de duas ferragens: uma roldana eum trilho, que permite a folha abrir, correndo no sentidohorizontal). A diferença está na folha, que é formada por variaspartes pequenas, interligadas por peças, que funcionam comopequenas dobradiças e que permitem que as partes dobremuma em cima da outra à medida que vão correndo/abrindo,fazendo um efeito tipo sanfona quando fechada.

PortaPlanta Baixa

Porta

• De Enrolar

Esta porta tem seu sistema de abertura semelhante ao da portade correr, mas correndo no sentido vertical. A folha da porta éum conjunto formado por varias folhas estreitas, interligadaspor peças, que funcionam como pequenas dobradiças e quepermitem que as pequenas folhas, à medida que a folha vaisubindo, ela vai se enrolando e formando um rolo, que é fixadona parte superior do vão. As pequenas folhas podem ser devários tipos: chapa fechada, chapa perfurada, perfil tipo grade,etc. Devido ao tipo de mecanismo de abertura e facilidade defuncionamento, este tipo de porta deve ser feita em metal. Paraque ela corra no sentido vertical, lateralmente ao vão sãoutilizados perfis metálicos tipo “U”.

12/09/2016

12

Porta

Planta Baixa Corte

JANELA

Janelas

• As janelas sempre devem comunicar o meio interno com

o externo, exceto nas varandas. O modelo da esquadriadeve ser adequado ao clima da região e os materiais queas compõe deverão ser de pouca absorção de calor.

• As janelas, mesmo tendo aberturas para passagem do ar,

devem ser completamente estanques à passagem da água.Portando, deverão ser previstos dispositivos que garantama estanqueidade à água entre os perfis e partes fixas oumóveis, drenos nos perfis que compõe a travessa inferior, deforma a permitir que a água escoe e seja lançada para oexterior.

Janelas

• Nas janelas, caso haja necessidade, poderão ser projetas de

forma a promover isolamento sonoro do ruído externo, utilizandovidros duplos.

• Uma vez instalada, as janelas estarão sujeitas às condições

ambientais, portanto os materiais que as constituem deverão sercuidadosamente escolhidos visando a manutenção.

• Os componentes mecânicos as folhas móveis bem como os

dispositivos devem ser operados com o mínimo de esforço.

• As janelas de madeira podem ser compostas apenas de

caixilhos (ambientes sociais), ou ainda janelas com venezianas ecaixilhos (ambientes íntimos), os batentes com diversas seções eas guarnições.

12/09/2016

13

Janelas• De Abrir

Esta janela tem o funcionamento semelhante à porta de abrir,se diferenciando por apresentar dobradiças nos montantes deambos os lados.

Janelas

Janelas• Correr

Esta janela tem o funcionamento semelhante à porta de correr,diferenciando por apresentar a roldana e o trilho fixados nastravessas e não na alvenaria, como acontece nas portas decorrer.

Janelas• Guilhotina:

Esta janela tem seu sistema de abertura semelhante ao da janelade correr, mas correndo no sentido vertical. Para que ela corra nosentido vertical, lateralmente ao vão, nos montantes laterais, sãoutilizados trilhos, através dos quais a (s) folha (s) deslizam,subindo ou descendo. Quando a abertura da folha é no sentido“de baixo para cima” é utilizada uma ferragem conhecida comoBORBOLETA, responsável por manter a folha levantada.

12/09/2016

14

Janelas• Maxim-ar

A abertura deste tipo de janela é semelhante ao da portapivotante. Ela gira em torno de um eixo horizontal, que podeestar centralizado ou deslocado do centro da janela.

Janelas• Basculante:

O funcionamento deste tipo de janela é semelhante ao da janela maxim-ar,se diferenciando pela fato das folhas possuírem pequenas alturas e que sãodenominadas de BÁSCULAS.

Janelas• Pivotante

O funcionamento deste tipo de janela é semelhante ao da portapivotante, se diferenciando pelo fato da janela estar afastada dopiso.

Janelas

12/09/2016

15

Cálculo Básico de Iluminação e Ventilação

As funções básicas de uma janela são: iluminação e ventilaçãodos ambientes de uma construção.

Em muitos municípios brasileiros o código de obras apresenta emseus anexos tabelas que indicam as áreas mínimas de iluminaçãoe ventilação necessárias para cada cômodo em determinado tipode construção.

Cálculo Básico de Iluminação e Ventilação - Exemplo

• No dormitório a área mínima pedida para o cômodo éde 8m². Caso tenha mais de um dormitório os demaispodem ter área mínima de 6m².

• Na tabela o item chamado "círculo inscrito" significaque a dimensão mínima do cômodo é 2m pordimensão X. Então, para fechar os 8m² a dimensãomínima deste dormitório precisa ser de 2x4m.

• A área mínima de iluminação deste dormitórioprecisa ser de, no mínimo, 1/8 da área do cômodo esua área de ventilação de 1/16 da mesma área.

1.70 x 1.20 / 1.05 • Neste exemplo, o dormitório tem 9,26m², e está acima da áreamínima exigida, com largura mínima de 2,80m, portanto acima dos2m exigidos, logo está dentro do que pede a legislação paraaprovação.

• O valor exigido para iluminação é de 1/8 da área do cômodo que é1,15m². A janela tem uma dimensão de 1,70x1,20m, portanto2,04m², também está dentro das dimensões mínimas exigidas.

• Para a ventilação mínima dividimos a área por 16 (já que a ventilaçãoé 1/16 da área do cômodo).

• O valor da área mínima de ventilação é exatamente metade do valorda iluminação. Isso porque uma janela com duas folhas de correr terásempre uma folha aberta e outra fechada e esta é a base para ocálculo. A janela precisa abrir pelo menos 50% do seu total paraatingir as dimensões mínimas exigidas.

• No caso da nossa janela projetada teremos uma ventilação mínimade 1,02m², sendo que o mínimo exigido era de 0,57m².

12/09/2016

16

• Um quadro de áreas mínimas é elaborado paracolocar no projeto e facilitar a leitura do analista,que não ficará calculando cômodo por cômodo detodos os projetos que entrarem para aprovação.