fi caram atemorizados. (Atos 16.36-38). Foi então que Paulo ... · objetivo de incentivar o...

8
Sementeira 01 ANO: 50 Nº. 28 DATA: 09/07/2017 LIÇÕES DA VIDA DE PAULO (VII) O carcereiro disse a Paulo: “Os magistrados deram ordens para que você e Silas sejam libertados. Agora podem sair. Vão em paz”. Mas Paulo disse aos soldados: “Sendo nós cidadãos romanos, eles nos açoitaram publicamente sem processo formal e nos lançaram na prisão. E agora querem livrar-se de nós se- cretamente? Não! Venham eles mes-mos e nos libertem”. Os soldados relata- ram isso aos magistrados, os quais, ouvindo que Paulo e Silas eram romanos, ficaram atemorizados. (Atos 16.36-38). No capítulo 16 do livro de Atos encontramos a história da prisão e livramento de Paulo e Silas na cidade de Filipos. Eles chegaram à cidade, e logo se converteu uma mulher chamada Lídia. Nessa cidade Paulo expulsou o demônio de uma jovem que, adivinhando, dava grandes lucros aos seus senhores. Por isso ele e Silas, sem julgamento foram colocados na prisão. Sabemos mais o que se segue: Paulo e Silas cantavam e oravam quando, à meia-noite houve um terremoto, as correntes dos presos se soltaram, as portas se abriram. O carcereiro, vendo o que acontecera ia suicidar, mas Paulo o impediu, dizendo que todos os presos continuavam ali. Ele, então, perguntou a Paulo o que devia fazer para ser salvo e o apóstolo lhe disse: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa”. Depois de cuidar das feridas de Paulo e Silas é claro que o carcereiro teve que mantê-los presos até o dia seguinte. Foi então que Paulo recebeu o recado dos oficiais, dizendo que ele e seu com- panheiro de ministério podiam sair e ir embora. Acontece que Paulo e Silas ti- nham cidadania romana. Paulo a herdara por direito de nascimento. Como cida- dão romano Paulo tinha direitos que não eram dados aos que não o possuíam tal cidadania. E, um deles, era o direito a um julgamento justo. Ele usou esse direito em outras oportunidades, inclusive quando, preso em Cesaréia, apelou para Cé- sar, para ser julgado em Roma. O que isso nos ensina? Ensina-nos que o crente também tem direitos como cidadão. Como cidadãos brasileiros estamos sujeitos a cumprir a lei. Mas não estamos obrigados a cumprir nada que a lei não exija de nós. Isso significa que há ocasiões em que precisamos exigir que nossos direitos sejam cumpridos. Isso é justo e agrada a Deus. Deus ama a justiça. Quando um crente sofre injustamente, ele pode buscar na lei do seu país a proteção de que é merecedor. Pr. João Leão

Transcript of fi caram atemorizados. (Atos 16.36-38). Foi então que Paulo ... · objetivo de incentivar o...

Sementeira 01

ANO: 50 Nº. 28 DATA: 09/07/2017

LiçÕes da vida de PauLo (vii)

o carcereiro disse a Paulo: “os magistrados deram ordens para que você e silas sejam libertados. agora podem sair. vão em paz”. Mas Paulo disse aos soldados: “sendo nós cidadãos romanos, eles nos açoitaram publicamente sem processo formal e nos lançaram na prisão. e agora querem livrar-se de nós se-cretamente? Não! venham eles mes-mos e nos libertem”. os soldados relata-ram isso aos magistrados, os quais, ouvindo que Paulo e silas eram romanos, fi caram atemorizados. (Atos 16.36-38).

No capítulo 16 do livro de Atos encontramos a história da prisão e livramento de Paulo e Silas na cidade de Filipos. Eles chegaram à cidade, e logo se converteu uma mulher chamada Lídia. Nessa cidade Paulo expulsou o demônio de uma jovem que, adivinhando, dava grandes lucros aos seus senhores. Por isso ele e Silas, sem julgamento foram colocados na prisão. Sabemos mais o que se segue: Paulo e Silas cantavam e oravam quando, à meia-noite houve um terremoto, as correntes dos presos se soltaram, as portas se abriram. O carcereiro, vendo o que acontecera ia suicidar, mas Paulo o impediu, dizendo que todos os presos continuavam ali. Ele, então, perguntou a Paulo o que devia fazer para ser salvo e o apóstolo lhe disse: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa”. Depois de cuidar das feridas de Paulo e Silas é claro que o carcereiro teve que mantê-los presos até o dia seguinte.

Foi então que Paulo recebeu o recado dos ofi ciais, dizendo que ele e seu com-panheiro de ministério podiam sair e ir embora. Acontece que Paulo e Silas ti-nham cidadania romana. Paulo a herdara por direito de nascimento. Como cida-dão romano Paulo tinha direitos que não eram dados aos que não o possuíam tal cidadania. E, um deles, era o direito a um julgamento justo. Ele usou esse direito em outras oportunidades, inclusive quando, preso em Cesaréia, apelou para Cé-sar, para ser julgado em Roma.

O que isso nos ensina? Ensina-nos que o crente também tem direitos como cidadão. Como cidadãos brasileiros estamos sujeitos a cumprir a lei. Mas não estamos obrigados a cumprir nada que a lei não exija de nós. Isso signifi ca que há ocasiões em que precisamos exigir que nossos direitos sejam cumpridos. Isso é justo e agrada a Deus. Deus ama a justiça. Quando um crente sofre injustamente, ele pode buscar na lei do seu país a proteção de que é merecedor.

Pr. João Leão

Sementeira 02

Férias...No Pr. Francinaldo e sua família sairão em férias

por um período de 10 dias, no próximo sábado dia 15/7, retornando às suas atividades no dia 25/7. No início do ano eles saíram por 20 dias e, agora, estão tirando o restante de suas férias. Oremos para que sejam dias de descanso e renovo sobre suas vidas.

Neste período do ano muitos irmãos estão em via-gem de férias, quando aproveitam o recesso escolar. Contamos com as orações de todos, por segurança nas estradas e aeroportos. Que todos que viajam neste período experimentem as bên-çãos do Senhor.

Novos MeMbrosNo último domingo dia 2/7, tivemos batismos em nossa igreja, durante o culto da

manhã. Na ocasião as irmãs apresentaram à Igreja sua profissão de fé, sob a orienta-ção do Pr. João Leão, testemunhando a todos de sua decisão em passar pelas águas batismais. Foram momentos de louvor a Deus e grande alegria de todos os presentes. Todas foram aprovadas diante da comunidade reunida.

Em seguida, o Pr. Francinaldo realizou os batismos das irmãs, as quais apresenta-mos aqui e damos as boas vindas. São elas: Caroline de Jesus santos, elizabeth apa-recida Campos, ilka Horizontina soares, isabela Hosana Ferreira resende, Lorena Meireles Gonçalves da silva e, Luciana silva Chaves.

Agradecemos a Deus pelo trabalho dos professores da Classe Nova Vida em Cristo, classe que prepara os novos decididos para o batismo: Pr. Antonio Jone, ir. Conceição e ir. Elzimar.

Oremos para que tenhamos mais vidas sendo preparadas para se tornarem mem-bros da igreja e cooperadores com o Reino de Deus.

Pedimos orações por estas irmãs que foram batizadas, para que permaneçam fir-mes nos caminhos do Senhor.

MissioNários TesTeMuNHaM...Hoje à noite, teremos conosco o grupo de missionários de JOCUM/Contagem. Eles

retornaram ao Brasil, depois de dois meses trabalhando no Rio de Janeiro, Turquia e Grécia. Deram assistência aos refugiados sírios, especialmente trabalhos com crian-ças e suas famílias.

Estes irmãos estiveram conosco nos meses de abril e maio, cooperando aos finais de semana com o trabalho de evangelismo e visitas aos domingos. São jovens de diversas localidades que estavam cursando a ETED – Escola de Treinamento e Discipulado da JOCUM. O ir. Robson é o líder da Escola e deste grupo de missionários.

Agradecemos a Deus por todo trabalho que eles realizaram e oramos para que todos continuem a ser usados pelo Senhor com poder e unção.

Venha ao culto da noite e, traga sua família e amigos para ouvir a Palavra de Deus e os testemunhos do que o Senhor tem feito.

Sementeira 03

A Escola de Música da Terceira Igreja Batista de Belo Horizonte conta com professores de alto nível e experiência. A escola está aberta para os membros da igreja bem como para toda a comunidade, oferece preço acessível e aulas individuais ou em grupo com o objetivo de incentivar o estudo da música.

A Escola de Música da Terceira Igreja Batista de Belo Horizonte oferece aulas de músi-ca para: Canto, Violão, Contrabaixo, Piano, Bateria (outros instrumentos e modalidades de aulas poderão ser solicitadas/sugeridas caso haja possibilidade).

Venha orar conosco – 30 minutos de oraçãoLembramos a todos os irmãos que há uma reunião de oração 30 minutos antes dos

cultos, na sala da Juventude no andar superior da casa ao lado da Igreja:

Domingo Manhã: das 8h3 às 9h e, Noite: das 18h30 às 19hQuinta-feira: das 19h às 19h30

Não permita que outras atividades substituam este tempo precioso de ouvir a voz de Deus, de ser usado pelo Senhor como intercessor (a), de manter comunhão com sua Igreja. Esta reunião é dirigida pelas células de acordo com a escala afi xada na sala de oração. Porém, as células não devem participar apenas no seu dia escalado e sim, pelo menos, em um momento de oração a cada semana. Esses momentos de oração são para todos os obreiros e toda a igreja.

Vamos todos juntos orar por nossas células, pelos ministérios, liderança e obreiros da Igreja. Se quisermos um avivamento em nossa igreja temos que pagar o preço na oração.

Você já visitou nosso Site hoje?

tibbh.com

Sementeira 04

(Extraído da Revista Surpresas para hoje)

O que é o que é: uma palavra minúscula, mas capaz de mudar toda a vida de uma pessoa? Descubra, na cruzadinha:

1. Alguma coisa que corta2. Você grita uma palavra e ela se repete

1 F2 E

É verdade. A FÉ pode fazer grandes mudanças na vida de uma pessoa. Veja o que aconteceu nos versículos de hoje:

- Uma mulher teve fé quando tocou em Jesus – ela foi curada

- Um pai teve fé quando chamou Jesus – sua fi lha morta viveu novamente.

Acho que você entendeu, não é? Se você não tem fé em Jesus, é difícil falar com ele em oração. Você pode pedir para Jesus lhe dar mais fé. Experimente.

UMA PEQUENA PALAVRA (MATEUS 9.22-26)

oração: Se você tem um pedido para fazer a Jesus, então ore agora, com suas palavras, e saiba esperar pela resposta dele, que é sempre a melhor para nós.

Sementeira 05

As famílias têm problemas. Hoje mais do que nunca. A complexidade da vida, as pressões da sociedade, o espírito materialista, o feminismo, o machismo, a necessidade de manter um status, a violência, as drogas, e com isso a insegu-rança, a falta de perspectiva futura para muitas pessoas, tudo isso, motivado principalmente pelo egoísmo, tem imposto à família um peso que nem sempre ela consegue levar. E, principalmente, porque a natureza humana é sempre voltada para o mal, voltada para si mesma e não quer se submeter à vontade de Deus e aos ensinamentos de sua Palavra.

As famílias mencionadas na Bíblia, foram, no geral famílias que tiveram pro-blemas. A começar pela primeira família, a de Adão. Para início de conversa, foi através do primeiro casal que o pecado entrou no mundo. E, como os dois foram os progenitores de toda a raça humana, o pecado deles passou a todos os homens. Mas a família de Adão tem o registro do primeiro homicídio, Caim matando Abel. Depois encontramos Abraão gerando um fi lho da carne com Agar, sem esperar o cumprimento da promessa, até que nasceu o fi lho da promessa, fi lho também de Sara. O sofrimento de Jacó foi imenso: perseguição do sogro, dois fi lhos que enga-nam e matam todos os homens de uma cidade inteira, um fi lho que comete incesto com a madrasta, venda de José. E, mencione-se ainda o problema conjugal que ele teve com a mulher que amava, Raquel, quando ela lhe disse: “dá-me fi lhos ou morrerei!” e ele teve que responder: “por acaso estou eu no lugar de Deus?”

Davi teve problemas imensos em sua família. Todos sabem suas fraquezas.E assim vai a humanidade com as famílias, com os casais. E a família desestrutura-

da nos dias de hoje e os pretensos novos modelos de família que o mundo quer criar.Sim, pode haver problema nas famílias e os casais podem ter problemas. Mas

é necessário lutar para superar todos eles. Afi nal, quem criou a família foi Deus e Ele quer o melhor para a família, a começar pelo casal.

Muitas vezes, quando um casal busca ajuda, já estão em tal fase de confl ito que o conselheiro não tem muito que fazer. Por isso, é necessário que os casais que começam a ter problemas, e vêem que eles estão se tornando sérios, sim, é necessário que procurem resolver logo. E, se preciso for, que busquem um conse-lheiro idôneo. E é necessário que tanto o marido quanto a esposa procurem ajuda dispostos a mudar naquilo que for necessário. Assim terão a bênção de Deus e a solução de seus problemas.

Pr. João Leão

FaMÍLias: CoNFLiTos e soLuçÕes

Sementeira 06

CaLeNdário eCLesiásTiCo

orieNTaçÕes FiNais Para o eNCoNTro das CéLuLas

JuLHo

Hoje, Dia 9• Pr. Marcos M. Naves (Projeto Ma-

drugada de Carinho), pregando hoje na TIB.

• Almoço na Igreja• Miss. Robson e equipe de ETED

Jocum Conta-gem estarão co-nosco, testemunhando do tra-balho na Turquia e Grécia.

Dia 10• Reunião de Oração de Casais

Dia 11• Encontrão de Células

Dia 16• Ceia do Senhor

Dia 23• Equipe Atletas em Ação na TIB

Dias 24 a 29• Projeto Comunidade Atletas em

Ação na TIB

Dia 28• Vigília

Dia 30• Culto da noite dirigido pelo Ge-

ração Vida

Está chegando o momento da realiza-ção do nosso Primeiro Encontro de Células deste ano. E para tal, lembramos aos líde-res e membros das células:

• Convidem visitantes.• Também convidem aqueles irmãos

que frequentavam sua célula e que por algum motivo deixaram de fre-quentá-la.

• Não se esqueçam da contribuição de 10,00 reais por cada membro de sua célu-la. Como já falamos ante-riormente, ao in-vés de trazerem cada um o seu lanche, vamos com-prar os ingredientes e fazer-mos na igreja, deliciosos caldos quen-tes para este tempo de frio. Será canjiquinha e caldo de mandioca. Além de uma deliciosa canjica com amendoim.

• Não se esqueçam de orar por esta programação, para que tenhamos um bom tempo de comunhão e edifi -cação com todos que participarem.

• Aqueles que tiverem um testemu-nho impactante em sua célula, de-vem procurar a coordenação para podermos acrescentar em nossa programação.

Teremos um grande momento de comunhão e celebração ao nosso deus!

Miss. Vera Lúcia Rocha

No “ano das boas Novas” espalhe

as boas Novas do evangelho

Sementeira 07

Pedidos de oração Para a seMaNa

aNiversariaNTes Louvor

PorTaria

iNTroduTores (culto à noite)

aNiversariaNTesde CasaMeNTo

dia PeLa iGreJa PeLo FuNdo PeLa PaTrÍa/ouTros

09/07Dom

Oremos pela equipe de alu-nos de ETED/Contagem que está conosco hoje na Igreja.

Oremos pelos missionários que estão dando testemu-nhos hoje na Terceira Igreja.

Oremos pela economia bra-sileira, pelo fim da crise po-lítica em nossa nação.

10/07Seg

Agradecendo pelos teste-munhos e batismos que ti-vemos no último domingo.

Oremos pela Diretoria do Fundo Missionário Achilles Barbosa e Júnior.

Ore por salvação do Presi-dente Michel Temer e sua equipe de governo.

11/07Ter

Oremos por salvação de vidas em nossas reuniões de células nos lares e cultos na igreja.

Ore pela Obra nas cidades de Senador Morão, Desembarga--dor Otoni e Carbonita.

Oremos pelo problema do crescimento da violência em nosso país.

12/07Qua

Por crescimento espiritual na vida de cada membro de nossa igreja.

Oremos pelo Pr. Pedro dos Santos Neto e sua família em Gouveia.

Pela população da Venezue-la e toda a crise que está estabelecida naquela nação.

13/07Qui

Oremos por um desperta-mento para evangelização na vida dos membros da igreja.

Ore pela saúde da esposa do Pr. Állan Jean, ir. Cida na cidade de Maravilhas.

Oremos pela paz entre as na-ções dos EUA e a Coréia do Norte.

14/07Sex

Ore pela Campanha para aquisição da Sede Campestre da Igreja.

Oremos provisão financeira na vida de cada obreiro do Fundo Missionário.

Oremos provisão financeira na vida de cada obreiro do Fundo Missionário.

15/07Sáb

Pela equipe de ETED Jocum/Contagem de volta ao Brasil e, aqui conosco amanhã

Oremos por um grande des-pertamento espiritual para evangelização nos campos.

Oremos por conversão dos povos islâmicos e por des-pertamento aos cristãos.

DIA 10/07 – Carlos Roberto FigueiredoJosé Cupertino Filho Vieira

DIA 11/07 – Mª das Graças L. Rocha MilhomemMarta Helena Ferreira da Silva (Car)

DIA 12/07 – Dirciley Aparecido Guedes (Gou)DIA 14/07 – Elizabeth L. de Andrade CamiloDIA 15/07 – Mara Vanessa de Souza

Sérgio Vieira de Souza Júnior

DIA 10/07 – Elzimar e Pr. João Leão dos S. Xavier DIA 12/07 – Mª Lúcia e Geraldo M. Gonçalves (Sac)

Vânia Mª e Pr. Tiburtino F. Assis Neto (Mis.) DIA 13/07 – Eliane e Laiston Reginaldo OliveiraDIA 14/07 – Leda e Flávio José R. Barreto (SM)DIA 15/07 – Efigênia e Murilo de Alencar Nigri

Vanilda e Lomelino dos Santos (SM)

“Ensina-me, SENHOR, o teu caminho, e andarei na tua verdade; dispõe-me o coração para só

temer o teu nome” (Salmo 86.11).

HOJE, DIA 09/07/2017:Manhã: Luciana Mendes e Elbert Noite: Deives

PRÓXIMO DOMINGO, DIA 16/07/2017:Manhã: Maurício e Miriam Paula Noite: Raquel Paula e Isabela

HOJE, DIA 09/07/2017Manhã: Áureo

PRÓXIMO DOMINGO, DIA 16/07/2017: Manhã: Antônio Francisco

HOJE, DIA 09/07/2017:José Maria e Conceição

PRÓXIMO DOMINGO, DIA 16/07/2017:Mário Lúcio e Cleonice

Sementeira 08

sede e seCreTaria:Rua Padre Marinho, 101 - Santa Efi gêniaBelo Horizonte – MG

eNdereço Para CorresPoNdÊNCia:Caixa Postal 2480 / Belo Horizonte – MGCEP 30140-971

TeMPLo:Rua Padre Marinho, 113 - Santa Efi gêniaBelo Horizonte – MG

Horário de aTeNdiMeNTo da seCreTaria:De segunda a sexta-feirada 8h às 12h e das 13h às 17h

[email protected] | (31) 2535-0113

Conta Bancária: Banco Itaú – Ag. 0587 – CC. 06120-1

aTividade PerMaNeNTes

doMiNGo:• 9h – Culto e Escola Bíblica

Dominical• 14h30 – Evangelismo• 19h – Culto

QuarTa Feira:• 15h - União Feminina

Todo TerCeiro doMiNGo:• Ceia do Senhor

QuiNTa-Feira:• 19h30 - Culto

seXTa Feira:• 19h30 - Culto de Batalha

Espiritual

sábado: • 19h30 - Culto Jovem

TODA ÚLTIMA 6ª FEIRA:• 19h30 às 24h - Vigília

FuNdo MissioNárioaCHiLLes barbosa e JÚNiorCaixa Postal 493 – Belo Horizonte/MG - CEP 30161-970BANCO ITAÚ – AG. 0587 – CC. 51768-1

MissioNários:

Pr. Állan Jean de Lima Almeida (Maravilhas e Papagaios); Elesbom Pereira dos Santos (Senador Mourão); Enisval Rocha Milhomem (Pitangui); Geraldo Lino Bertoldo (Santo Antônio do Cruzeiro); Osvaldo Alves Oliveira (Carbonita); Pr. Pedro dos Santos Neto (Gouveia); Valter Rodrigues Pereira (Conceição do Pará).

“Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a pala-vra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Ma-ligno.” (1João 2.14b)

Em sua primeira carta, o após-tolo João discorre a res-peito dos jovens, dizendo que são fortes. Essa força da qual ele se refere não é apenas fí-sica, e nem ao vigor, que já é natural dessa fase da vida. João afi rma que essa força existe pelo fato da “palavra Deus está em nós”.

O mais importante de tudo isso é que “já vencemos o maligno”, através dessa força que vem de Deus. Devemos utilizá-la crendo que pode-mos vencer os nossos desafi os diários e alcançar os nos-sos objetivos, concretizando des-sa forma os nossos sonhos.

É preciso ter fé e atitudes que nos levarão a viver em triunfo.

Jovens, nós somos fortes!

Aguinaldo dos Santos

JoveNs ForTes