| [email protected] | Diretor...

8
Jaguariaíva, 02 de março de 2017 | Ano XVII | N° 413 R$ 2,00 www.folhapr.com.br | [email protected] | Diretor: Augustinho A. Ludwig | Tel.: (43) 3535.3142 FOLHA PARANAENSE O Jornal dos Campos Gerais e Norte Pioneiro Aniversário Eleições Educação Jaguariaíva Empreendedorismo Contabilizando Sucessos Saída Sengés completa 83 anos sem cerimônias Piraí tem quatro candidatos a prefeito registrados Objetivo se destaca pela qualidade de ensino Sicredi apresentou balanço de 2016 em assembleia JR Vidros celebra 15 anos com confraternização Entrega da Declaração do Imposto de Renda Promotor deixa a Comarca de Arapoti Página 05 Página 08 Página 04 Página 02 Página 04 Página 02 Página 08 Página 07 Alimentos saudáveis na lancheira escolar das crianças

Transcript of | [email protected] | Diretor...

Page 1: | folha@folhapr.com.br | Diretor ...folhapr.com.br/wp-content/uploads/2017/03/Edição-413.pdf · última vez na Comarca de Arapoti. ... “Vou para uma comarca que tem 600 processos

Jaguariaíva, 02 de março de 2017 | Ano XVII | N° 413 R$ 2,00

www.folhapr.com.br | [email protected] | Diretor: Augustinho A. Ludwig | Tel.: (43) 3535.3142

FOLHA PARANAENSE O Jornal dos Campos Gerais e

Norte Pioneiro

Aniversário Eleições

Educação

Jaguariaíva

Empreendedorismo

Contabilizando Sucessos

Saída

Sengés completa 83 anos sem cerimônias

Piraí tem quatro candidatos a prefeito registrados

Objetivo se destaca pela qualidade de ensino

Sicredi apresentou balanço de 2016 em assembleia

JR Vidros celebra 15 anos com confraternização

Entrega da Declaração do Imposto de Renda

Promotor deixa a Comarca de

Arapoti

Página 05

Página 08

Página 04

Página 02

Página 04

Página 02

Página 08

Página 07

Alimentos saudáveis

na lancheira escolar das

crianças

Page 2: | folha@folhapr.com.br | Diretor ...folhapr.com.br/wp-content/uploads/2017/03/Edição-413.pdf · última vez na Comarca de Arapoti. ... “Vou para uma comarca que tem 600 processos

02 JR VIDROS E JUSTIÇA FOLHA PARANAENSE 02 de março de 2017

EXPEDIENTEPropriedade da empresa SOMAR & EDUCAR SS

LTDA. CNPJ 84.791318/0001-28 – Rua João Tracz, 162 – Jardim Matarazzo – CEP 84200-000 - (43) 3535-3142 / (43) 9111-1121 TIM, e-mail: [email protected] Diretor: Augustinho A. Ludwig. Jor-nalista e redator: Diego Fernandes Soares DRT/PR 5005. Diagramação: Fábio A. Ribeiro. Fotos: Foto e Arte Estúdio, Diego F. Soares e Assessorias. FOLHA ONLINE: www.folhapr.com.br: Reinaldo Ferreira Jú-nior.

OBS.: Os artigos assinados não representam ne-cessariamente a opinião do jornal e são de responsa-bilidade de seus autores.

JR Vidros celebra 15 anos em confraternização com toda a equipe

Máscaras faciais. Aposte nestas receitas caseiras para renovar sua pele

PARA TODOS OS TIPOS DE PELEMÁSCARA DE BANANA, MEL E LARANJA

PARA COMBATER A OLEOSIDADEMÁSCARA DE AVEIA

MÁSCARA ILUMINADORA DE MAMÃO PAPAIA E MEL

MÁSCARA CÍTRICA DE MEL E LARANJA

ALESSANDRA [email protected]

PAPO FEMININO

As máscaras faciais são grandes aliadas da mulher, se-jam para dar brilho, para tirar a oleosidade ou reduzir os poros. Existem muitos produtos adequados no mercado, mas em épocas de economia, dê mais atenção aos produ-tos que você tem em casa.

São ingredientes básicos que com certeza você terá na cozinha.

Vamos dar uma olhada em 4 receitas fáceis e rápidas que vão deixar sua pele incrível!

Vai deixar sua pele com brilho saudável e rejuvenes-cida.

Amasse ½ bananaMisture com uma colher de sopa de suco de laranja e

uma colher de sopa de melAplique no rosto e deixe agir por 15 minutosLave com água morna e hidrate.

Vai corrigir e acalmar peles oleosas.Misture uma gema de ovo com uma colher de sopa de

mel, uma colher de sopa de azeite de oliva e meia xícara de aveia em flocos finos

Aplique no rosto e deixe agir de 15 a 20 minutosLave com água morna e hidrate

Essa máscara é específica para quem tem hiperpig-mentação, manchas de sol e pigmentação desigual da pele.

Misture duas colheres de sopa de mel com meia xícara de mamão papaia amassado

Aplique uniformemente no rosto e deixe agir de 15 a 20 minutos

Lave com água morna e depois hidrate

Essa máscara ajuda a dar brilho instantâneo à pele.Combine 3 colheres de sopa de suco laranja com meia

xícara de melAplique no rosto e deixe por 30 minutosLave com água morna, depois passe água fria e hidrate

No último sábado, 25 de fevereiro, a JR Vidros e Es-quadrias comemorou seus 15 anos reunindo toda sua equi-pe para celebrar. Criada por José Renato Santos, a JR (que leva as iniciais de seu nome) começou muito pequena, com apenas uma máquina emprestada. “Foi um início muito complicado, com enor-mes dificuldades” revelou o empresário.

Ele tinha a ideia de dis-ponibilizar um serviço di-ferenciado ao cliente. “Não queríamos ser apenas mais um no mercado. Iniciamos com o propósito de trabalhar aonde os outros não estavam. Com isso, as coisas foram acontecendo naturalmente” explicou.

A experiência de anos como funcionário foi decisiva para o sucesso do empreendi-mento. “Como fui funcionário por muitos anos, aprendi que teríamos que valorizar a nos-sa equipe. Não queria que o nosso funcionário passasse as intempéries que eu passei”. Aliás, essa preocupação com o funcionário é apontada por José Renato como o grande segredo do sucesso da JR.

“Quanto mais investimos no funcionário, mais ele traz retorno à empresa. Temos a visão de que precisamos das

pessoas para ter êxito. Sozi-nho ninguém alcança seus objetivos. Por isso temos essa filosofia de valorizar e se pre-ocupar com o bem-estar de toda a equipe” diz o empre-sário.

Renato explica que não se valoriza funcionários apenas com dinheiro. “Nós investi-mos em capacitação, treina-mento e no lazer de cada um. Nunca contratamos nenhum profissional. Todos que aqui chegaram, aprenderam co-nosco. Outro fator importan-te é a preocupação com a vida pessoal do funcionário. Bus-car entender o que ele está passando fora da empresa e procurar ajudá-lo”.

O investimento no lazer do funcionário é fator deter-minante para a união da equi-pe. A JR, além das constantes confraternizações, promove viagens. “Nós já levamos o pessoal para a praia e fazemos essas celebrações para que toda a equipe esteja junto co-nosco, dentro de nossa casa, para saberem que são parte de uma família” falou Renato.

A JR conta com 13 fun-cionários em suas duas lojas. Recentemente, a empresa inaugurou sua filial na cida-de de Castro, dando início ao planejado projeto de expan-são. “Nós queremos expandir ainda mais, para poder levar a JR ainda mais longe” revela

a esposa de Renato, Adriane Ortiz, gerente da filial de Cas-tro.

A política de valorização dos funcionários faz com que a empresa seja extremamente atrativa para o profissional, como é o caso de Leandro que há 14 anos trabalha na JR. “É gratificante ver o quanto esta empresa evoluiu e saber que você contribuiu para isso. No início, com apenas dois fun-cionários e com limitações de ferramentas e hoje com essa qualidade” diz.

Ele aponta como o prin-cipal diferencial o respeito ao funcionário. “A forma como somos tratados aqui é dife-rente. Essa valorização, essa preocupação só nos motiva ainda mais” complementou. A mesma visão tem o funcio-nário Charles, há 8 anos na JR. “É uma verdadeira famí-lia. Eles se preocupam com o nosso bem-estar pessoal” comenta Charles. “Uma gran-de equipe, onde a cada dia aprendemos um com o outro” concluiu Marcelo, há 10 anos na JR.

Outro fator decisivo para o sucesso da empresa, além da valorização do profis-sional, é o investimento em

parcerias sólidas. Um dos produtos mais valorizados no mercado, o Blindex, é vendi-do com exclusividade na re-gião pela JR. “O preço não é tudo. O principal é qualidade e é com esse foco que busca-mos fechar parcerias como a que fizemos com a Blindex”.

Segundo Renato, os 15 anos serviram para consoli-dar a marca JR como sinôni-mo de qualidade, durabilida-de e trabalho bem feito. “Isto para nós é motivo de satisfa-ção, por isso temos o orgulho de trabalhar a divulgação da nossa marca” concluiu José Renato, que espera expan-dir ainda mais a JR, para em 2018, abrir uma segunda fi-lial.

Bastam poucos minutos de conversa com José Renato para perceber que ele é em-preendedor nato, uma pessoa que constrói o sucesso da sua empresa apoiado em pilares como a valorização e o trei-namento de funcionários, a parceria com fornecedores de qualidade, inovação em produtos e equipamentos e investimento constante em marketing, que hoje é feito por uma agência de publici-dade. “Para crescer a gente tem que se cercar de parcerias fortes e acreditar nas pesso-as.” completa José Renato.

Apesar do pouco tempo de atuação no município, o Promotor de Justiça, Edu-ardo Henrique Germano criou uma simbiose única com a população arapotien-se. Com seu estilo vigoroso e transparente, Dr. Eduardo como era conhecido, deixa-rá uma lacuna no judicário local, principalmente por se auto-declarar, diferente da maioria dos representes do Poder em todo o país, famo-sos por segirem a doutrina “garantista”.

Nesta última sexta-feira, 24, o promotor atuou pela última vez na Comarca de

Arapoti. Ele recebeu uma promoção e assume como Promotor de Justiça da Co-marca de Colorado, de en-trância intermediária. Em sua despedida, Dr. Eduardo emitiu uma declaração ex-clusiva para o jornal Folha Paranaense, explicando os motivos de sua saída.

“Quando cheguei em Arapoti pensei que seria um lugar para ficar muitos anos, para ter meus filhos e ficar aqui sem pressa de sair. O problema é que a realidade matou meu sonho, pois a promotoria aqui é precária. Existem 1.200 processos criminais para um promo-tor, enquanto Jaguariaíva

tem o mesmo número para 3. Há números similares em relação a processos da in-fância e família, mostrando que Arapoti deveria ter mais uma promotoria para haver condições dignas de traba-lho e atender bem à socie-dade” explicou o Promotor.

O promotor explica que em Arapoti tem que traba-lhar em média 12 horas por dia, não sobrando tempo para aproveitar momentos com sua família. “Vou para uma comarca que tem 600 processos para 3 promoto-res. Ano passado registou apenas 2 homicídios, con-tra 10 daqui de Arapoti. Do povo de Arapoti guardarei

boas lembranças por serem hospitaleiros, educados, fe-lizes e de grande coração, mas a missão continua com a graça de Deus” concluiu Dr. Eduardo.

Parcerias

Empreendedorismo

Satisfação dos Funcionários

ARAPOTI

ARAPOTI

JustiçaPromotor Eduardo Germano deixa Comarca de Arapoti

Dr. Eduardo assumirá a Comarca de Colorado que tem

em média 600 processos para três promotoresTel.: (43) 3535.3142

ANÚNCIE:www.folhapr.com.br

FOLHA PARANAENSEO Jornal dos Campos Gerais e Norte Pioneiro

Page 3: | folha@folhapr.com.br | Diretor ...folhapr.com.br/wp-content/uploads/2017/03/Edição-413.pdf · última vez na Comarca de Arapoti. ... “Vou para uma comarca que tem 600 processos

03ACIAJAFOLHA PARANAENSE02 de março de 2017

Page 4: | folha@folhapr.com.br | Diretor ...folhapr.com.br/wp-content/uploads/2017/03/Edição-413.pdf · última vez na Comarca de Arapoti. ... “Vou para uma comarca que tem 600 processos

04 SICREDI FOLHA PARANAENSE 02 de março de 2017

JaguarCONTABILIDADE

E CORRETORA DE SEGUROS

CONTABILIZANDOSUCESSOS Sicredi apresenta balanço

em assembleia na Casa da Amizade de Jaguariaíva

JaguarCONTABILIDADE

E CORRETORA DE SEGUROS

Tel.: (43) 3535-1585

Na noite do dia 21 de fevereiro, a Sicredi Capal apresentou um balanço dos resultados alcançados em 2016 pela cooperativa. A as-sembleia realizada na Casa da Amizade mostrou aos associados jaguariaiven-ses, que compareceram em grande número, os números obtidos pelas sete agências da cooperativa.

Em 2016, A Sicredi Ca-pal alcançou R$ 299,7 mi-lhões em ativos, sendo 5 milhões de lucro, dos quais R$ 1,5 milhão serão distri-buídos aos associados, pro-porcionalmente a sua mo-vimentação na cooperativa. No total das sete agências, a Sicredi Capal fechou o ano com 11.795 associados. Na agência de Jaguariaíva são 1.165 associados.

Fundada em 2013, a agência fechou 2016 com um crédito total de R$ 9 milhões. Em poucoa mais de três anos, a agência de Jaguariaíva apresenta cres-cimento considerável, tendo

11 colaboradores, ganhando cada dia mais espaço no mercado local.

“A cada ano a sicredi Capal vem mostrandi força e solidez para seus assso-ciados. Somos uma coope-rativa focada no relaciona-mento com a comunidade. Mesmo vivendo um período turbulento no país, o cresci-mento percebido neste ano de 2016 mostra que a Sicre-di Capal está no trilho e ca-minhando a passos largos” afirmou o presidente Lucia-no Dias Carneiro Kluppel.

O desafio para 2017, segundo o presidente Lu-

ciano, é levar a Sicredi para mais dois novos municípios. “Com isso, ampliaremos ainda mais as oportunida-des de novas comunidades usufruírem dos produtos e serviços da cooperativa” disse.

A unidade de Jaguaria-íva, buscando fortalecer o relacionamento com a co-munidade, realizou diversas ações neste ano de 2016. O Dia C (Dia de Cooperar) foi um dos principais desta-ques. Os colaboaradores fo-ram até o Lar do Idoso Bom

Jesus, onde realizaram a pintura das calçadas e vive-ram momentos de descon-tração junto aos idosos.

Outras iniciativas de destaque foram a partici-pação no desfile de 7 de se-tembro e o plantio de 200 mudas de ipê amarelo no Parque Linear de Jaguariaí-va, além de destinarem mais de 70 mudas de ipê para o plantio no parque Beira--Rio. “Uma das missões do Sicredi é trabalhar com os 3 pilares da sustentabilidade: o social, o econômico e o ambiental” revelou o geren-te Fabiano Costa de Castro.

JAGUARIAÍVA

Ações

Page 5: | folha@folhapr.com.br | Diretor ...folhapr.com.br/wp-content/uploads/2017/03/Edição-413.pdf · última vez na Comarca de Arapoti. ... “Vou para uma comarca que tem 600 processos

05POLITICAFOLHA PARANAENSE02 de março de 2017

Dr. Aluisio Pires de Oliveiracontato@ piresadvogados.adv.br

Direito Empresarial

Alexandre de Moraes Ministro do Supremo

Tribunal Federal

Piraí tem quatro candidatos registrados na disputa pela prefeitura

Campanha da Fraternidade 2017

Com a definição pelo TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral) das novas eleições no município para o dia 02 de abril, quatro pretenden-tes registraram suas candi-daturas. Uma das surpresas foi o nome do atual prefei-to em exercício, o vereador Márcio Flávio da Silva, o Márcio do Gás (PMB). Ele disputará contra o ex-pre-feito Valentim Milléo (PSD), Maricelso Ribeiro (PDT) e José Carlos Sandrini (PHS).

Os partidos que defi-niram o apoio a Márcio do Gás foram o Partido Repu-blicano da Ordem Social (PROS), Partido Popular Socialista (PPS), Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Progressista (PP) e do Partido da Mulher Bra-sileira (PMB). Ele terá Da-niela Fankin Bett (PP) como candidata à vice-prefeita. Márcio venceu a eleição como presidente da Câmara Municipal em 1º de Janeiro e foi automaticamente con-duzido ao cargo de prefeito.

Já o ex-prefeito Tim Milleo, que encerrou seu

mandato em 31 de dezem-bro, terá novamente como companheiro de chapa, Helder Tito Avais de Mello (PSDB), e contará com apoio de oito partidos, PSD (Partido Social Democráti-co), PSDB (Partido da So-cial democracia Brasileira), PV (Partido Verde), PMDB (Partido do Movimento De-mocrático Brasileiro), PSC (Partido Social Cristão), PCdoB (Partido Comunista Brasileiro), PTN (Partido Trabalhista Nacional), PR (Partido da Republica).

Maricelso terá o apoio de seu partido PDT e do PRTB. Sua candidata a vice será a Professora Rosani-nha. Já José Carlos Sandri-ni contará como o apoio do

PHS, REDE, PRP, PSDC, SD, PTB e DEM. A vice é a professora Ludi Raimundo. O horário eleitoral gratuito em rádio já está liberado desde o dia 27 de fevereiro e segue até 31 de março. A propaganda de rua também está liberada e é permitida até o dia 1º de abril. A diplo-mação dos eleitos está pre-vista para ocorrer no dia 20 de abril.

Pode ser que algumas candidaturas não se viabi-lizem ao longo da disputa. Existem informações de que Maricelso poderia abando-nar a corrida eleitoral de-vido a recentes problemas de saúde. Já o prefeito em exercício Márcio do Gás também é outro que poderia

deixar a disputa. Sandrine e Milléo continuam fortes no pleito.

O TSE (Tribunal Supe-rior Eleitoral) decidiu em dezembro passado pela impugnação da candidatu-ra do ex-prefeito Antonio “Toto” El Achkar. A Coor-te entendeu que ele não poderia concorrer por ter sido condenado pelo paga-mento irregular de diárias, enquanto era prefeito na gestão 2009-2012. Toto havia vencido as eleições de outubro por apenas 76 votos a mais do que o seu concorrente o então prefei-to Tim Milléo.

A Campanha da Fraternida-de é, tradicionalmente, lançada na Quarta-feira de Cinzas e apre-senta um tema, lema e objetivo para serem refletidos, trabalha-dos e apresenta meios e ações que devem ser desenvolvidas com a finalidade de buscar so-luções para aquele determinado problema.

Em todas as igrejas, ontem, foi lançada a Campanha que, neste ano tem como Tema “Fra-ternidade: Biomas Brasi-leiros e defesa da vida”. O Lema é “Cultivar e guardar a criação (Gênesis 2,15)” .

O Objetivo Geral da Campa-nha da Fraternidade 2017 é “Cui-dar da criação de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fra-ternas com a vida e a cultura dos povos à luz do Evangelho”.

Com o lançamento da CF 2017, inicia também a Quares-ma, período de 40 dias antes da Páscoa, de penitência, reflexão e preparação para o Dia da Ressur-reição, a Páscoa.

PIRAÍ DO SUL

A Constituição Federal estabelece como requisito para ser Ministro do Supremo Tribunal ser cidadão com mais de trinta e cinco anos e menos de sessenta e cinco anos de idade, notável saber jurídico e reputação ilibada, sendo escolhido e nomeado pelo Presidente da República.

Não existe na Constituição Federal nenhum requi-sito acerca do alinhamento político dos escolhidos para ocupar o cargo de Ministro, tão somente versando sobre reputação ilibada.

Por conseguinte, a nomeação de Alexandre de Mo-raes para o cargo de Ministro do Supremo Tribunal, mesmo depois de ter ocupado o Ministério da Justiça do Governo Federal na administração do Presidente Michel Temer, não configura nenhum ato ilícito perante a Cons-tituição Federal.

Ainda que o Cargo de Ministro da Justiça seja exer-cido por uma pessoa de confiança da Presidência de Re-pública e simultaneamente um aliado político do Presi-dente.

Nada disso importa para efeito da Constituição Fe-deral, no sentido de impedir a nomeação do referido Mi-nistro do Supremo Tribunal Federal.

Inclusive já houve nomeação de outros Ministros ao Supremo Tribunal da Federal com íntima ligação políti-ca com a Presidência da República.

Tal como o Ministro Marco Aurélio Melo que é primo do ex-presidente Fernando Collor de Melo e foi nomea-do durante o mandato deste Presidente.

Ou como o Ministro Dias Tóffoli, que foi advogado da CUT de 1993 a 1994 e do Partido dos Trabalhadores de 1995 a 2000, além de atuar nas Campanhas Eleitorais de Lula da Silva de 1998, 2002 e 2006, ficando na Casa Civil da Presidência da República de 2003 a 2005.

Quer dizer, já houve pelos menos dois precedentes de nomeação de Ministros do Supremo Tribunal com manifesta ligação política íntima com a Presidência da República, de sorte que a nomeação de Alexandre de Moraes para o cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal segue esta mesma “tradição jurídica” torpe.

Agora, o que não se pode é considerar normal esse ato antiético, imoral e inidôneo de nomeação de Minis-tros ao Supremo Tribunal Federal que sejam íntimos aliados políticos da Presidência da República, mesmo que já tenham havido precedentes anteriores.

Máxime, preconizando a Constituição Federal como Princípios Essenciais da Administração Pública a IM-PESSOALIDADE E A MORALIDADE, dentre outros.

Cabe reformar a Constituição Federal e o sistema po-lítico nacional para que não se torne o Supremo Tribunal Federal uma casa de Ministros com a função primordial de apadrinhamento político em consonância com a Pre-sidência da República na época da nomeação deles.

Não se podendo considerar normal essa clara viola-ção da independência entre os Poderes.

Cancelamento das Eleições

Tim Milléo terá nova oportunidade de buscar a reeleição. Foto: Divulgação

Cartaz da Campanha da Fraternidade 2017

Page 6: | folha@folhapr.com.br | Diretor ...folhapr.com.br/wp-content/uploads/2017/03/Edição-413.pdf · última vez na Comarca de Arapoti. ... “Vou para uma comarca que tem 600 processos

06 SOCIAIS FOLHA PARANAENSE 02 de março de 2017

Page 7: | folha@folhapr.com.br | Diretor ...folhapr.com.br/wp-content/uploads/2017/03/Edição-413.pdf · última vez na Comarca de Arapoti. ... “Vou para uma comarca que tem 600 processos

07EDITAL, CLASSIFICADOSFOLHA PARANAENSE02 de março de 2017

TERRENO, no RESIDENCIAL BELVEDERE, em Ja-guariaíva, quadra E, lote 19, Rua Veneza. Contato pelo Fone (43) 99111-1121.

CLASSIFICADOS

VENDO COLBAT LT 2014 CASA EM ARAPOTI

VENDE RESTAURANTETERRENO EM PONTA GROSSA

VENDO um sítio de 2 alqueires, 2 km do asfalto, plano com 500 m de rio, água por gravidade, luz 110v e 220v, reflorestado euca-liptos. Tratar (43) 99980-1485 / (42) 99828-1944. [email protected]

VENDO - Sítio Nossa Sra do Car-mo, bairro Fazendinha, sentido São José da Boa Vista. 20 alquei-res, sendo 17 agricultáveis e 3 de Reserva Legal com água. Estrada boa e fácil acesso para Arapoti e W. Braz. Tratar Airton: 43 99910 9173 ou Célio 43 99859 3936.

ENCADERNAÇÃO em Jaguaria-íva - Alpha Encadernação. Fone (43) 99642-4205. TCC, Traba-lhos Acadêmicos, Livros Fiscais, Encadernação de documentos. Informações pelo e-mail alpha-

[email protected] ou pelo WhatsApp 43 99642-4205.

ENTRE PARA A FACULDADE já! Ainda é tempo de iniciar em 2017. VESTIBULAR A DISTÂN-CIA FATI-FAJAR. Ainda há vaga para você. Ligue e agende o seu vestibular agora: 43 3535-2830.

PÃO CASEIRO (R$ 6,00), sal-gados, cuques, etc., Só ligar ou chamar pelo whats: (43) 99603-2379 ou 996767961.

PODÓLOGA em Jaguariaíva – Leila - Atende no Salão Duquese - Fone (43) 9652-4821.

AUTOESCOLA LUDWIG - Car-teira A, B, C ou D, Renovação da CNH, Inclusão de categoria. Jardim Matarazzo, Jaguariaíva,

Rua João Tracz, 162. Fone 43 3535-1086.

CURSOS PROFISSIONALIZAN-TES em Jaguariaíva - Mais de 40 cursos, para todas as áreas de atuação: Saúde, Administra-tivo, Secretariado, Informática, Industrial, Comercial, etc. Infor-me-se e marque uma visita. Cur-sos para adolescentes e jovens - preparação para uma carreira profissional de sucesso. JUM-PER Profissões e Idiomas - 43-3535-7190. MASSOTERAPIA – Correção, Relaxamento, Ajuste corporal. Técnica oriental. Nádia Y. Fuka-zawa Kasai. Fone (43) 3535-4224 ou (43) 9833-9767.

RECUPERAÇÃO DE RODAS,

PNEUS, RODAS ESPORTIVAS. WEST RODAS – Ponta Grossa, Nova Rússia. Fone (42) 3222-1212.

PÁSCOA CACAU SHOW em JAGUARIAÍVA. Já chegaram os OVOS DE PÁSCOA da Cacau Show. A Cacau Show de Jagua-riaíva está com o estoque com-pleto. Visite a loja na Av. Conde Francisco Matarazzo, 118. Fone 3535-4525. Evite filas, antecipe suas compras de Páscoa!

SEU CARRO com carinho. Em PONTA GROSSA, alinhamento em 3D, suspensão, balancea-mento, calibragem, recuperação de rodas, na melhor loja de Ponta Grossa: West Rodas. Rua Júlia Lopes, 49, Nova Rússia – Fone 42 3222-1212.

EDITAIS E PUBLICAÇÕES LEGAIS

“Edital de CITAÇÃODOS RÉUS EM LUGAR INCERTOS E EVENTU-AISINTERESSADOS COM PRAZO DE 30 (TRINTA) DIAS.” A DOU-TORA LIVIA SIMONIN SCANTAMBURLO, JUÍZA SUBSTITUTA DACOMARCA DE JAGUARIIAÍVA ESTADO DO PARANÁ, na forma da Lei, etc..., F A Z S A B E R a quem o conhecimento desde couber e a quem interessar,possa de que por este juízo, se processam os au-tos de USUCAPIÃO, autuado sobnº 0002873-84.2016.8.16.0100 em que figura como autor SUELI FITZ e para quechegue ao conhecimen-to de todos e ninguém possa alegar ignorância mandou aMM. Juíza de Direito, que expedisse o presente edital para a C=I=T=A=Ç=Ã=O dos confrontantes do imóvel usucapiendo sendo eles: SENGÉS PA-PEL E CELULOSELTDA, MUNICÍPIO DE JAGUARIAÍVA, EUCA-PINUS LTDA – ASSESSORIAFLORESTAL E REFLORETAMENTO, FLORESTAL VALE DO CORISCO LTDAe ESPÓLIO DE ATAÍDE NICOLAU FITZ, e dos réus incertos e não sabidos edemais interessa-dos, bem como dos confinantes e confrontantes ou seus herdeirosou sucessores e suas respectivas esposas e esposos, para queapresentem resposta querendo no prazo de 15 (quinze) dias, ao pedido de usuca-pião do imóvelusucapiendo constante de: “Uma parte de terras rurais correspondente a 35,5152alqueires, situada no Bairro Boa Esperança, na Zona Rural deste Município deJaguariaíva - Paraná”; ficando desde logo os interessados incertos, desconhecidose não sabidos, advertidos de que se não contestada a presente ação, presumir-se-ão, como aceitos e verdadeiros os fatos articulados pelos autores - art. 246 do NCPC e que no prazo para contestação começara a fluir a partir da publicação do presenteedital, sendo que eventual contestação deverá ser apresen-tada através de advogadolegalmente constituído. E para que chegue ao conhecimento de toso mandou expedir o presente edital que será afixado no lugar de costume do Fórum local, e publicadona forma da Lei. Cumpra-se. Dado e passado, nesta cidade de Jaguariaíva, estadodo Paraná, aos vinte e cinco dias do mês de janeiro do ano de dois mil e dezessete.a) Livia Simonin Scantamburlo. Juíza Substituta.

Estado do ParanáCOMARCA DE JAGUARIAÍVA ESTADO DO PARANÁ

CARTÓRIO DO CÍVEL E ANEXOSROSANE APARECIDA DE BARROS - TITULAR

VENDO Colbat LT, 2013-2014, branco, 8V, todas as revisões na concessionária, única dona, 46.000 KM, lindo. Tratar pelos fones 41 99911-1534 ou 41 99914-1654.

CASA EM ARAPOTI - Jardim Ceres, 220m2, 01suí-te, + 2 quartos, 2 salas, copa, cozinha, banheiro social, churrasqueira com dependências para em-pregado, terreno com 480m2. Tratar com Aline, fone 43 99970-1699.

Buffet Avenida, em Jaguariaíva, no centro. Com toda a es-trutura, no centro. Av. Antônio Cunha, 148. Tratar com Edi. Fone 43 3535-1180.

Próximo Parque Ambiental e Shopping Paladium. R$ 260 mil. Excelente localização, aprox. 38 m², de esquina, medindo 14.40 x 22.00m Decisiva Imóveis, fone 42. 3025-2008.

TERRENO, no RESIDENCIAL BELVEDERE, em Jaguariaíva, quadra E, lote 19, Rua Veneza. Contato pelo Fone (43) 99111-1121.

PEDREIRA PROENÇA EXTRAÇÃO E COMERCIO DE PEDRA LTDA, CNPJ 09.652.545/0001-57, torna público que irá requerer ao IAP/PR a Licença de Operação, para Mineração e Extração de Diabásio – Poliedros e Britas – local Es-tância Dom Guilherme/Morro do Letreiro – São José da Boa Vista – PR., DNPM nº 826.788/2010.

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA OPERAÇÃO

Sengés completa 83 anos sem cerimônias

Nesta quarta-feira, 1º de março, o município comple-tou 83 anos de emancipação político-administrativa. Com o mandato do novo prefeito, Nelson Ramos (Pezinho), apenas no início, nenhuma cerimônia foi programada pela Prefeitura Municipal. A nova gestão tem adotado medidas de austeridade fis-cal para o equilíbrio dos gas-tos da administração.

O prefeito tem buscado cumprir com os compromis-sos e manter os pagamentos em dia. Na última sexta-fei-ra, 24, inclusive, antecipou o salários do funcionalismo público. A prefeitura conta com 534 servidores que re-cebem um montante mensal de R$ 1,5 milhão. Pezinho ressaltou que esta medida só pode acontecer graças a um cuidadoso planejamento junto à secretaria de Finan-ças.

“Temos o dever de va-lorizar nossos funcionários, sempre respeitando a capa-cidade de nosso orçamento.Desde o início do ano nos esforçamos para garantir o equilíbrio das contas e per-manecer com nossos paga-mentos em dia, o que é nossa obrigação” declarou o pre-

feito.

Um fato digno de ser relatado foi a participação da cidade na Revolução de 1930. Por estar localizada na fronteira entre os estados do Paraná e São Paulo, e contar ainda com o privilégio de ser cortada pela única boa via terrestre que ligava a região Sul a São Paulo, Sengés se tornou palco de sangrentas batalhas.

Ocorreram combates

sangrentos, sendo um dos piores o que se deu no dia 23 de outubro de 1930, em que morreu o coronel Izaltino Pi-nho, até então capitão do Dé-cimo Terceiro Regimento de Infantaria de Ponta Grossa. No dia seguinte, a Revolução acabou e as tropas se retira-ram do povoado, deixando para traz um rastro de des-truição.

Então os moradores re-construíram o que a guer-ra tinha destruído e em 1º de março de 1934 a Vila de

Sengés passou ao status de município, adotando o nome de Sengés, (em homenagem ao engenheiro Dr. Gastão Senges, que chefiou a cons-trução da estrada de ferro). Em 1949 Sengés foi elevada a Comarca de Primeira Ins-tância.

Atualmente Sengés é muito conhecida na região como Polo Madeireiro, e re-cebe uma grande migração de famílias que vem a procu-ra de emprego e se instalam no município.

SENGÉS

História

Nenhuma celebração foi marcada para o aniversário de 83 anos. Foto: Divulgação

Page 8: | folha@folhapr.com.br | Diretor ...folhapr.com.br/wp-content/uploads/2017/03/Edição-413.pdf · última vez na Comarca de Arapoti. ... “Vou para uma comarca que tem 600 processos

08 EDUCAÇÃO FOLHA PARANAENSE 02 de março de 2017

Colégio Objetivo de Jaguariaíva destaca-se

pela qualidade de ensinoNa lancheira escolar, mais

alimentos saudáveis e menos açúcarCom a maior nota

da região, no Exame Nacional dos Cursos - ENEM, o Colégio Obje-tivo de Jaguariaíva ini-ciou ano de 2017 com mais motivação para manter o ensino de qua-lidade, num ambiente agradável, estrutura de faculdade e excelentes professores.

Para o diretor José Carlos de Carvalho, o primeiro lugar no ENEM é a comprovação do ensino de qualidade ofertado pelo Objeti-vo. “Este não é um fato isolado, pois por vários anos o colégio vem al-cançando a maior mé-dia do ENEM. Isto é motivo de orgulho para toda a equipe” revelou o diretor.

Ele aponta alguns diferenciais que per-mitem que o Objetivo alcance esse padrão de qualidade. “Primeiro, a nossa carga horária que é acima da média em comparação com todas as escolas da região. Outro fator importante é a estrutura universi-tária da FAJAR que o aluno tem à sua disposi-ção, possibilitando, por exemplo, que ele tenha acesso a laboratórios utilizados por universi-tários” explicou.

O colégio continua aceitando matrículas para este ano, para to-

das as séries do ensino fundamental I e II, e também para o ensino médio. Pais interessa-dos em conhecer o pro-jeto pedagógico e a es-trutura do colégio estão convidados a visitar a escola, podendo agen-

dar horário com a coor-denação e direção.

Também são acei-tas transferências a qualquer época do ano, mediante solicitação. O telefone do colégio, para informações é 43 3535-2830.

Matrículas e transferências

Alunos do Objetivo no início do ano, com a professora Jéssica.

Um click com alunos e professor Gilberto.

Gabrielle Araújo [email protected]

Saúde e Bem Estar

Em 2015, mais de quarenta milhões de crianças com menos de cinco anos foram diagnosticadas como obesas

Os números preocupam! Em 2015, mais de quarenta milhões de crian-

ças com menos de cinco anos foram diagnosti-cadas como obesas. É o que afirma o relatório da Comissão Para Erradicar a Obesidade Infan-til, vinculada à Organização Mundial de Saúde (OMS). O quadro é grave e requer uma ampla conscientização, principalmente porque é realida-de que prejudicará gerações futuras. “Um dos fa-tores que pode estar comprometendo são os maus hábitos alimentares. É preciso enfrentar consumo excessivo de açúcar e para tanto é importante ga-rantir que as crianças, na volta às aulas, tenham uma alimentação saudável”.

A alimentação realizada na escola tem um im-pacto considerável para a saúde. Trata-se de uma refeição realizada diariamente e o planejamento para que ela seja saudável é muito importante para garantir uma alimentação adequada nos primeiros

anos da vida. Para que isso aconteça, é preciso evi-tar alguns alimentos e priorizar outros, criando hábitos que se consolidem no presente e no futuro, gerando mais bem-estar e saúde. Acima de tudo, é fundamental uma alimentação balanceada, com diversidade e sem excessos, principalmente no que diz respeito ao açúcar refinado, presente em balas, biscoitos, chocolates, pirulitos, gelatinas, re-frigerantes e sucos artificiais”

A cantina escolar precisa estar também com-prometida o propósito de promover uma alimen-tação saudável.

Ficam as perguntas:- Como está a alimentação do seu filho na es-

cola?- A escola do seu filho trabalha com Educação

Nutricional, para formar um hábito alimentar sau-dável, prevenindo futuras patologias?

Av. Antônio Cunha(em frente ao Banco do Brasil)

Jaguariaíva–PR

Fone: 43 3535-7173

Palestra com o Dr. Gumercindo Athayde, Delegado de Polícia a uma das turmas do Objetivo.

Professor Hélio, com uma de suas turmas do Colégio Objetivo.