- MARÇO / 2014 - Assembleia geral - cnmcut.org.br · tando a hegemonia na sociedade por meio de um...

4
- MARÇO / 2014 - METALÚRGICOS CONSTRUINDO UMA NOVA SOCIEDADE Boletim do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Leopoldo e Região Missão do sindicato: defender, representar e organizar os trabalhadores e trabalhadoras da nossa categoria, dispu- tando a hegemonia na sociedade por meio de um sindicato atuante e fortalecendo a nossa consciência de classe. - Tirada dos delegados (as) para a Plenária Estadual e Nacional da CUT AUXÍLIO ESTUDANTE: O prazo para entregar o re- querimento para receber o auxilio estudante é 30 de março, de acordo com a Convenção Coletiva de Tra- balho (CCT). Se você não encaminhou, faça um simples requeri- mento, escrito à empregadora, acompanhado do cer- tificado de matrícula e freqüência escolar. A empresa terá até o quinto dia útil de maio deste ano para pagar a 2ª parcela da ajuda de custo ao estudante. Quem tem direito? Todos os trabalhadores (as) que ganhe até 2 (duas) vezes e meia o piso da categoria, ou seja até R$ $ 2.502,50. Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de São Lepoldo e Região Av. David Canabarro, 106, Morro do Espelho, São Leopoldo/RS - Fone/FAX (51) 3592-8169 / 3590-2045 Facebook: Sindimetal são leopoldo - Site: www.metalsaoleo.org.br Esta é uma publicação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de São Lepoldo e Região - Tiragem: 12 mil exemplares - Jornalista responsável: Renata Machado (MTb.: 14.046) Ajude o sindicato a ajudar você: SINDICALIZE-SE! Quanto mais associados o sindicato tiver, mais condições financeiras terá para investir na campanha salarial e mais força política, mais respaldo ele vai ter na mesa de negociação. Mais condições ele terá de retornar o in- vestimento na luta e na assistência por meio dos convênios e de uma estrutura voltada a atender o maior número possível de associados e dependentes. Portanto, sendo sócio você só tem a ganhar! Ajude o sindicato ajudar você! Se você ainda não é sócio, associe-se! Se você já é, ajude o sindicato a conquistar mais associados! Não fique só, fique sócio! Assembleia geral 27 de março, quinta-feira 18h (primeira chamada) - 18h30 (segunda chamada) Na sede do Sindicato (Av. David Canabarro, 106, Morro do Espelho) Atenção estudantes! - PRESTAÇÃO DE CONTAS

Transcript of - MARÇO / 2014 - Assembleia geral - cnmcut.org.br · tando a hegemonia na sociedade por meio de um...

- MARÇO / 2014 -

METALÚRGICOS CONSTRUINDO UMA NOVA SOCIEDADEBoletim do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Leopoldo e Região

Missão do sindicato: defender, representar e organizar os trabalhadores e trabalhadoras da nossa categoria, dispu-tando a hegemonia na sociedade por meio de um sindicato atuante e fortalecendo a nossa consciência de classe.

- Tirada dos delegados (as) para a Plenária Estadual e Nacional da CUT

AUXÍLIO ESTUDANTE: O prazo para entregar o re-querimento para receber o auxilio estudante é 30 de março, de acordo com a Convenção Coletiva de Tra-balho (CCT).

Se você não encaminhou, faça um simples requeri-mento, escrito à empregadora, acompanhado do cer-

tificado de matrícula e freqüência escolar. A empresa terá até o quinto dia útil de maio deste ano para pagar a 2ª parcela da ajuda de custo ao estudante.

Quem tem direito? Todos os trabalhadores (as) que ganhe até 2 (duas) vezes e meia o piso da categoria, ou seja até R$ $ 2.502,50.

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de São Lepoldo e RegiãoAv. David Canabarro, 106, Morro do Espelho, São Leopoldo/RS - Fone/FAX (51) 3592-8169 / 3590-2045

Facebook: Sindimetal são leopoldo - Site: www.metalsaoleo.org.brEsta é uma publicação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de São Lepoldo e Região - Tiragem: 12 mil exemplares - Jornalista responsável: Renata Machado (MTb.: 14.046)

Ajude o sindicato a ajudar você: SINDICALIZE-SE!Quanto mais associados o sindicato tiver, mais condições financeiras

terá para investir na campanha salarial e mais força política, mais respaldo ele vai ter na mesa de negociação. Mais condições ele terá de retornar o in-vestimento na luta e na assistência por meio dos convênios e de uma estrutura

voltada a atender o maior número possível de associados e dependentes. Portanto, sendo sócio você só tem a ganhar! Ajude o sindicato ajudar

você! Se você ainda não é sócio, associe-se! Se você já é, ajude o sindicato a conquistar mais associados!

Não fique só, fique sócio!

Assembleia geral27 de março, quinta-feira

18h (primeira chamada) - 18h30 (segunda chamada)Na sede do Sindicato

(Av. David Canabarro, 106, Morro do Espelho)

Atenção estudantes!

- PRESTAÇÃO DE CONTAS

A MARRETA - 2

Em parceria com a academia de danças, Marcos Pinheiro, estamos abrindo as inscrições para o curso de danças.

*RITMOS GAÚCHOS *FORRÓ *BANDAS

As inscrições são totalmente gratuitas. As aulas começaram no dia 12 de março, porém mesmo com as aulas já iniciadas, você pode ingressar até dia 26 de março.

As aulas são nas quartas-feiras, das 20h às 21h30, no salão de festa do Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo e Região.

A dança é um excelente exercício para o corpo e mente. Investir neste segmento, é investir na socialização, no desen-volvimento pessoal, na auto estima e na qualidade de vida.

Desejamos um ótimo curso a todos que participarem!

Mais informações:Marcos, professor: (54) 8147.9646Jesus, secretário de Formação do Sindicato: (51)

8036.0412Sindicato: (51) 3592.8169

Curso de dança gratuitos

Cursos do PronatecEm parceria do Sindicato com a Secre-

taria Municipal de Trabalho de Sapucaia do Sul, na pessoa do secretário Cigano, divulga-

mos os seguintes cursos que estão com as inscrições abertas.

As inscrições devem ser feitas na rua

Assis Brasil, 47 (ao lado da Câmara de Ve-readores). Todos os cursos são na unidade da IFSUL

Turma Horário CH Duração Vagas

Agente de Gestão de Resíduos Sólidos

Sábados – 7h45 às 17h45 240 29/mar – 01/nov 30

Mecânico de Máquinas Industriais

Sábados – 7h45 às 17h45 300 29/mar – 20/dez 25

Fresador Mecânico Seg/Qui – 7h45 às 12h 200 24/mar – 26/jun 20 Alimentador de Linha de

Produção Sábados – 7h45 às 17h45 160 26/abr – 06/set 30

Auxiliar de Recursos Humanos Seg/Qui – 7h45 às 12h 200 07/abr – 15/jul 30

Agente de Desenvolvimento Cooperativista

Ter/Qui - 7h45 às 17h15 160 08/abr – 12/ago 30

Assistente de Planejamento e Controle de Produção

Seg/Qui – 7h45 às 12h 160 07/abr – 24/jun 30

Cuidador de Idosos Seg/Qui – 7h45 às 12h 160 07/abr – 24/jun 30 Traçador de Caldeira Sábados – 7h45 às 17h15 160 26/abr – 06/set 20

Os trabalhadores da Dalleaço são trata-dos como se fosse um tipo qualquer, a direção

desta empresa pensa que o trabalhador é um objeto qualquer, a empresa fornecia o rancho

e de uma hora para outra resolveu retirar o benefício. Os trabalhadores indignados chamaram o Sindicato e na manhã do dia seguinte pararam as atividades em protesto.

A entidade fez uma assembleia para tratar sobre o rancho e a insalu-bridade e ficou definido que se a em-presa não voltar a fornecer o rancho, o Sindicato deve ajuizar uma ação para que a empresa volte a fornecê-lo.

Diretores sindicais se reuni-ram com a empresa e a mesma com-

prometeu-se em rever a situação do rancho. Quanto à insalubridade não tem conversa, a empresa diz que não vai pagar, então o ca-minho é o Sindicato ajuizar uma ação para discutir a insalubridade via judicial.

Banheiros na Dalleaço: os trabalha-dores tem reclamado com freqüência que os banheiros ficam chaveados e não são limpos diariamente e sim uma vez por semana. Isso é uma questão de saúde pública. O Sindi-cato em reunião com a empresa cobrou que seja feita a higienização adequada e a mesma comprometeu-se em resolver a situaçao, que afeta diariamente os trabalhadores no chão da fábrica.

Trabalhadores desmotivados na Dalleaço

Comunicamos aos usuários do se-tor saúde que continuam sendo realizados os testes de Glicemia (HGT). Nas terças e quartas feiras das 09h30minh às 10h.

Há pelo menos duas décadas existem evidências científicas de que o rigoroso con-trole dos níveis de glicose no sangue, chama-do de glicemia, pode prevenir complicações do diabetes tais como a nefropatia diabética (lesão renal), retinopatia diabética (lesão dos olhos) e neu-ropatia diabética (lesão dos nervos periféricos).

Atenção!SAÚDE

Denúncias

A MARRETA - 3

Atendimento JURÍDICO TRABALHISTA e PREVIDENCIÁRIO (INSS), no Sindicato:

SEGUNDA, QUARTA e SEXTA-FEIRA, das 9h às 12h, TERÇAS e QUINTAS-FEIRAS, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h

Plantões: TERÇAS-FEIRAS, a partir das 17h (trabalhista), QUINTAS-FEIRAS, a partir das 17h (previdenciário)

Diariamente no escritório: Rua 1º de Março, 113,Salas 101 e 401 Centro – São Leopoldo -mFone: 3591-4640 / 3589-5507

e-mail: [email protected] - www.young.adv.br

A atitude autoritária tomada pela direção da COOLING FREEZING, fez com que o Sindicato fosse pra cima da empresa, cobrando explicações sobre demissão por justa causa de um membro da CIPA, no mês de fevereiro.

Depois de duas horas parados, os trabalhadores da Cooling dando de-monstração de que estavam determinados a lutar o tempo que fosse neces-sário para restabelecer a ordem e reverter a situação da demissão por justa causa impetrada pela empresa, o sindicato chamou a direção da Cooling para uma negociação sobre o assunto.

A empresa voltou atrás da demissão por justa causa do cipeiro, as par-tes foram em busca de um acordo para solucionar o impasse.

Esperamos que isso não se repita, ainda mais se tratando de membros da CIPA.

Paralisação faz empresa voltar atrás

Trabalhadores (as) da IEC A TEMPO não vêm tendo o FGTS depositado em suas cotas vinculadas. O Sindicato entrou com ação na Justiça, onde foi acordado que a em-presa passaria a colocar o FGTS em dia, o que não vem acontecendo, descumprindo o acordo firmado perante o juiz. A empresa co-locou que disponibilizaria uns terrenos que estão situados na cidade de Alvorada, o que não interessa aos trabalhadores, para garantir o pagamento do FGTS. Tendo o conhecimen-to e posição dos trabalhadores, o Sindicato

não concorda que sejam esses imóveis os pe-nhorados, e quer sim que sejam nomeado os bens que estão registrados aqui onde a em-presa esta instalada em São Leopoldo, para garantir mais recurso em caso de falência, e garantir o pagamento das verbas rescisórias.

QUANTO AS TROCAS DE FERIA-DOS: a empresa há anos vinha fazendo uma troca irregular trocando os feriados por dias de férias isso é ilegal, não pode ser trocado e o Sindicato não pode homologar sob pena de ser responsabilizado.

Empresa não cumpre acordo assinado na Justiça

Na empresa DELGA há uma nova gerência de produção que não é tão nova assim e já deveria, pelo menos conhecer as normas internas da empresa para aplicar alguma punição.

Esse sujeito tem passado dos limites sem medir as consequências ao ficar distribuindo advertências aos trabalhadores (as) como se fosse goma de mascar, esquecendo que quem produz e movimen-ta toda a riqueza da Delga são os “colaboradores”, como eles gostam de cha-

mar os trabalhadores, para que eles sintam-se parte do conjunto. Mas só recebem em troca esse tipo de tra-tamento no momento em que tiver alguma dificuldade em suas vidas.

Além disso, o RH da empresa omite informações dos trabalhado-res, ao colocar nos contracheques descontos identificados apenas

como “diversos”.Estamos de olho

nessas atidudes desca-bidas e vamos continuar cobrando uma postura e mais respeito com os tra-balhadores.

DELGA

Jurídico informa:Benefécio de auxílio-acidente

(pecúlio)Os trabalhadores tem direitos que nem sempre vem sendo obser-

vados e pagos pela Previdência Social. Exemplo típico é o benefício de AUXÍLIO ACIDENTE, que deve ser pago como uma indenização, ao segurado, quando, após a consolidação das lesões decorrentes de acidente de qualquer natureza, resultar sequelas que impliquem redu-ção da capacidade para o trabalho que habitualmente exercia.

Isto porque na maioria dos casos, os peritos limitam-se a dar alta ao segurado, deixando de conceder esse beneficio, que é devido a partir do dia seguinte ao da cessação do auxílio doença, ou auxílio doença acidentário.

Várias são as situações que podem gerar direito ao benefício, como por exemplo: perda de visão, perda ou encurtamento de mem-bros, redução de força ou capacidade funcional. E mais, este direito é devido, mesmo que não se trate de acidente de trabalho, sendo devido também ao desempregado, que mantiver a qualidade de segurado.

Em recente decisão, a Justiça condenou o INSS a pagar o auxílio acidente a um trabalhador metalúrgico desempregado, com qualidade de segurado, que sofreu acidente de trânsito e perdeu a visão. Será pago o valor de 50% do salário de benefício que vinha recebendo de auxílio doença, cessando apenas na concessão da aposentadoria.

Se você recebeu benefício de auxílio doença decorrente de aci-dente do trabalho, doença ocupacional ou acidente de qualquer natu-reza e ficou com sequelas que causam redução da capacidade para o trabalho, também poderá ter direito a receber do INSS o benefício chamado Auxílio-Acidente, mais conhecido como “pecúlio”, o qual é pago justamente para compensar a redução de capacidade que o tra-balhador teve.

Procure seus direitos, com quem está comprometido com os direitos do trabalhador!

A MARRETA - 4

O domingo, 09 de março, foi de come-moração para os trabalhadores meta-

lúrgicos de São Leopoldo e região. O STIMM-MESL celebrou seus 70 anos com uma grande festa para centenas de pessoas. Líderes sindicais, dirigentes, políticos, associados e familiares par-ticiparam do almoço e aproveitaram a área de lazer do Sindicato. Além disso, brinquedos inflá-veis estavam disponíveis para alegrar as crianças. Após o almoço, as bandas Eco do Pampa e Mega Brasil animaram a festa até o final da tarde.

Recepcionando os presentes, o 1º secretá-rio de Prevenção da Saúde do Trabalhador, Val-mir Lodi (Sabugo), deu boas vindas a todos os

trabalhadores (as) e familiares presentes.O dirigente coordenou o ato político con-

vocando as representações para fazer parte da mesa que contou com a presença do presidente de CUT-RS, Claudir Nespolo, do assessor do go-verno do estado, Milton Viário, o representante da CNM/CUT, Loricardo de Oliveira, o presi-dente do sindicato, Jorge Corrêa e o secretário geral da entidade, Ademir Maia.

Representantes dos sindicatos dos meta-lúrgicos de Canoas, Novo Hamburgo e Sapiran-ga participaram da festa. Os deputados Altermir Tortelli, Nelsinho Metalúrgico e Adão Villaverde também prestigiaram a comemoração.

Uma grande festa marcou os 70 anos do STIMMMESL

Comemoração reuniu centenas de pessoas nas dependências da entidade

“Eu tenho 53 anos e desde os 17 sou filiado neste sin-dicato, tenho muito orgulho dessa histó-ria e de ter sido presi-dente desta entidade. O STIMMMESL é um dos cinco sindicatos mais antigas do es-tado e que esteve presente na fundação da Fe-deração dos Metalúrgicos do RS. E a gente não constrói o futuro sem olhar para o passado, isso é fundamental para as nossas próximas conquis-tas.”

Milton Viário, assessor do Governo Esta-dual e ex-presidente do STIMMMESL

A direção do Sindicato agradece a todos e todas que participaram desta importante comemoração aos 70 anos de luta e conquistas

do Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo e Região.

“Na CUT estão os sindicatos de luta, aque-les que podemos contar e que faze a diferença para a classe trabalhadora. Então, nos não pode-ríamos estar em outra lugar, se não aqui, comemo-rando os 70 anos do Sindicato dos Metalúrgicos

de São Leopoldo. Entidade fundamental para a histó-ria da região, assim como será para os próximos de-safios. Portanto, vida longa ao STIMMMESL. Unidos somos mais fortes!”

Claudir Nespolo, presidente da CUT-RS

“Lembro da primeira vez que entrei neste Sindicato, numa assembleia de campanha sa-larial, nos anos 80. Sai daqui, achando que o STIMMMESL era a entidade dos sonhos.

Precisamos melhorar em muitas coisas. Mas na CNM tenho a oportunidade de conhecer a realidade de entidades em diversas partes do Bra-

sil e afirmo que estamos há anos luz de vários locais. Construímos isso ao longo desses 70 anos, sem dúvida, temos uma grande história.”

Loricardo Oli-veira, diretor da CNM/CUT e ex-presidente do STIMMMESL

“Dirigentes que ini-ciaram sua trajetória aqui no STIMMMESL, hoje es-tão em entidades nacionais. Nosso Sindicato é muito im-portante para o movimento sindical em todo o Brasil.

E não podemos es-quecer que foi um meta-lúrgico o responsável pela atual política econômica do país. Aqui, na região metropolitana contamos com índices de quase pleno emprego. Sem dúvida, nos fazemos parte dessa história. Parabéns para os metalúrgicos de São Leopoldo e região.”

Jorge Edemar Corrêa, presidente do Sindi-cato dos Metalúrgicos de São Leopoldo e Região