- não há a intervenção de proteínas transportadoras MOVIMENTOS TRANSMEMBRANARES R E S U M O...

23
- não há a intervenção de proteínas transportadoras MOVIMENTOS TRANSMEMBRANARES R E S U M O PROCESSOS NÃO MEDIADOS PROCESSOS MEDIADOS OSMOSE DIFUSÃO SIMPLES DIFUSÃO FACILITADA TRANSPORTE ACTIVO - deslocação da água , de meios menos concentrados para meios mais Não há consumo de energia. - deslocação do soluto a favor do gradiente de concentração, concentrados, de modo a igualar as concentrações. isto é, de meios mais concentrados para meios menos concentrados, de modo a igualar as concentrações. Não há consumo de energia. - a intervenção de proteínas transportadoras - deslocação do soluto a favor do gradiente de concentração, isto é, de meios mais concentrados para meios menos concentrados, de modo a igualar as concentrações. Não há consumo de energia. - deslocação do soluto contra o gradiente de concentração, isto é, de meios menos concentrados para meios mais concentrados, de modo a aumentar as diferenças de concentrações. Há consumo de energia.

Transcript of - não há a intervenção de proteínas transportadoras MOVIMENTOS TRANSMEMBRANARES R E S U M O...

Page 1: - não há a intervenção de proteínas transportadoras MOVIMENTOS TRANSMEMBRANARES R E S U M O PROCESSOS NÃO MEDIADOS PROCESSOS MEDIADOS OSMOSE DIFUSÃO SIMPLES.

- não há a intervenção de proteínas transportadoras

MOVIMENTOS TRANSMEMBRANARESR E S U M O

PROCESSOS NÃO MEDIADOS

PROCESSOS MEDIADOS

OSMOSE

DIFUSÃO SIMPLES

DIFUSÃO FACILITADA

TRANSPORTE ACTIVO

- deslocação da água, de meios menos concentrados para meios maisNão há consumo de energia.

- deslocação do soluto a favor do gradiente de concentração,

concentrados, de modo a igualar as concentrações.

isto é, de meios mais concentrados para meios menos concentrados, de modo a igualar as concentrações. Não há consumo de energia.

- há a intervenção de proteínas transportadoras

- deslocação do soluto a favor do gradiente de

concentração, isto é, de meios mais concentrados para meios menos concentrados, de modo a igualar as concentrações. Não há consumo de energia.

- deslocação do soluto contra o gradiente deconcentração, isto é, de meios menos concentrados para meios mais concentrados, de modo a aumentar as diferenças de concentrações.Há consumo de energia.

Page 2: - não há a intervenção de proteínas transportadoras MOVIMENTOS TRANSMEMBRANARES R E S U M O PROCESSOS NÃO MEDIADOS PROCESSOS MEDIADOS OSMOSE DIFUSÃO SIMPLES.

OUTROS MODOS DE AS SUBSTÂNCIAS

ENTRAREM E SAIREM DA CÉLULA SEM TEREM QUE ATRAVESSAR OS

CONSTITUINTES DA MEMBRANA

Page 3: - não há a intervenção de proteínas transportadoras MOVIMENTOS TRANSMEMBRANARES R E S U M O PROCESSOS NÃO MEDIADOS PROCESSOS MEDIADOS OSMOSE DIFUSÃO SIMPLES.

ENDOCITOSE

EXOCITOSE

Entrada na célula

Saida da célula

Page 4: - não há a intervenção de proteínas transportadoras MOVIMENTOS TRANSMEMBRANARES R E S U M O PROCESSOS NÃO MEDIADOS PROCESSOS MEDIADOS OSMOSE DIFUSÃO SIMPLES.

Esta vesícula desprende-se da membrana plasmática, deslocando-se para o interior da célula.

É, assim, formado um saco no interior do qual se situam as substâncias a ingerir.

As células através de invaginações da membrana plasmática têm a capacidade de ingerir macromoléculas e mesmo partículas de dimensões apreciáveis.

ENDOCITOSE

Quando as substâncias que entram são pequenas gotas de fluído, a endocitose denomina-se pinocitose, formando-se uma vesícula endocítica.Se as substâncias que entram são partículas de grandes dimensões ou mesmo bactérias, a endocitose denomina-se fagocitose, formando-se uma vesícula fagocítica.

Page 5: - não há a intervenção de proteínas transportadoras MOVIMENTOS TRANSMEMBRANARES R E S U M O PROCESSOS NÃO MEDIADOS PROCESSOS MEDIADOS OSMOSE DIFUSÃO SIMPLES.

Exterior da célula

Citoplasma

Partículas

Sentido da deslocação dos

materiais

Vesícula endocítica ou

fagocítica

FORMAÇÃO DE VESÍCULAS ENDOCÍTICAS

ENDOCITOSE

Page 6: - não há a intervenção de proteínas transportadoras MOVIMENTOS TRANSMEMBRANARES R E S U M O PROCESSOS NÃO MEDIADOS PROCESSOS MEDIADOS OSMOSE DIFUSÃO SIMPLES.
Page 7: - não há a intervenção de proteínas transportadoras MOVIMENTOS TRANSMEMBRANARES R E S U M O PROCESSOS NÃO MEDIADOS PROCESSOS MEDIADOS OSMOSE DIFUSÃO SIMPLES.
Page 8: - não há a intervenção de proteínas transportadoras MOVIMENTOS TRANSMEMBRANARES R E S U M O PROCESSOS NÃO MEDIADOS PROCESSOS MEDIADOS OSMOSE DIFUSÃO SIMPLES.
Page 9: - não há a intervenção de proteínas transportadoras MOVIMENTOS TRANSMEMBRANARES R E S U M O PROCESSOS NÃO MEDIADOS PROCESSOS MEDIADOS OSMOSE DIFUSÃO SIMPLES.
Page 10: - não há a intervenção de proteínas transportadoras MOVIMENTOS TRANSMEMBRANARES R E S U M O PROCESSOS NÃO MEDIADOS PROCESSOS MEDIADOS OSMOSE DIFUSÃO SIMPLES.
Page 11: - não há a intervenção de proteínas transportadoras MOVIMENTOS TRANSMEMBRANARES R E S U M O PROCESSOS NÃO MEDIADOS PROCESSOS MEDIADOS OSMOSE DIFUSÃO SIMPLES.
Page 12: - não há a intervenção de proteínas transportadoras MOVIMENTOS TRANSMEMBRANARES R E S U M O PROCESSOS NÃO MEDIADOS PROCESSOS MEDIADOS OSMOSE DIFUSÃO SIMPLES.
Page 13: - não há a intervenção de proteínas transportadoras MOVIMENTOS TRANSMEMBRANARES R E S U M O PROCESSOS NÃO MEDIADOS PROCESSOS MEDIADOS OSMOSE DIFUSÃO SIMPLES.
Page 14: - não há a intervenção de proteínas transportadoras MOVIMENTOS TRANSMEMBRANARES R E S U M O PROCESSOS NÃO MEDIADOS PROCESSOS MEDIADOS OSMOSE DIFUSÃO SIMPLES.

Ao aproximar-se da membrana plasmática, a membrana da vesícula funde-se com a membrana plasmática libertando, assim o seu conteúdo para o exterior da célula.

Estas substâncias encontram-se, geralmente, no interior de uma vesícula rodeada por uma membrana.

As células têm a capacidade de deitar fora substâncias que lhe são prejudiciais bem como de segregar substâncias produzidas no interior da célula.

A exocitose é o processo inverso da endocitose.

EXOCITOSE

Page 15: - não há a intervenção de proteínas transportadoras MOVIMENTOS TRANSMEMBRANARES R E S U M O PROCESSOS NÃO MEDIADOS PROCESSOS MEDIADOS OSMOSE DIFUSÃO SIMPLES.

Exterior da célula

Citoplasma

Sentido da deslocação dos

materiais

Vesícula de

secreção

ouVacúolo digestivo

EXOCITOSE

Page 16: - não há a intervenção de proteínas transportadoras MOVIMENTOS TRANSMEMBRANARES R E S U M O PROCESSOS NÃO MEDIADOS PROCESSOS MEDIADOS OSMOSE DIFUSÃO SIMPLES.
Page 17: - não há a intervenção de proteínas transportadoras MOVIMENTOS TRANSMEMBRANARES R E S U M O PROCESSOS NÃO MEDIADOS PROCESSOS MEDIADOS OSMOSE DIFUSÃO SIMPLES.
Page 18: - não há a intervenção de proteínas transportadoras MOVIMENTOS TRANSMEMBRANARES R E S U M O PROCESSOS NÃO MEDIADOS PROCESSOS MEDIADOS OSMOSE DIFUSÃO SIMPLES.
Page 19: - não há a intervenção de proteínas transportadoras MOVIMENTOS TRANSMEMBRANARES R E S U M O PROCESSOS NÃO MEDIADOS PROCESSOS MEDIADOS OSMOSE DIFUSÃO SIMPLES.
Page 20: - não há a intervenção de proteínas transportadoras MOVIMENTOS TRANSMEMBRANARES R E S U M O PROCESSOS NÃO MEDIADOS PROCESSOS MEDIADOS OSMOSE DIFUSÃO SIMPLES.
Page 21: - não há a intervenção de proteínas transportadoras MOVIMENTOS TRANSMEMBRANARES R E S U M O PROCESSOS NÃO MEDIADOS PROCESSOS MEDIADOS OSMOSE DIFUSÃO SIMPLES.
Page 22: - não há a intervenção de proteínas transportadoras MOVIMENTOS TRANSMEMBRANARES R E S U M O PROCESSOS NÃO MEDIADOS PROCESSOS MEDIADOS OSMOSE DIFUSÃO SIMPLES.
Page 23: - não há a intervenção de proteínas transportadoras MOVIMENTOS TRANSMEMBRANARES R E S U M O PROCESSOS NÃO MEDIADOS PROCESSOS MEDIADOS OSMOSE DIFUSÃO SIMPLES.